A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken Jostein Gaarder

Resenhas - A Biblioteca Mágica De Bibbi Bokken

Gislane Molleri 12/01/2015

"Aquele que tem ambos os pés bem assentados na terra está parado".

Douglas P Da Silva 26/05/2014

Recomendo!!!
O livro possui a classificação de infanto-juvenil, mas é uma leitura recomendada para todos aqueles que gostam do mundo dos livros e das bibliotecas ou àqueles desejam conhecer mais a arte da palavra escrita.
É o terceiro livro que leio do Jostein , e cada vez fico mais chocado, com a capacidade que ele tem de nos prender. Este por exemplo, não consegui para de ler, acabei eram 3:30 da manhã, é maravilhoso. Nils tem uma imaginação tão surpreendente e Berit é tão pé no chão, que acabo esquecendo que são personagens. Ri tanto com Nils, que acho q sou mais doido que ele. Adorei e recomendo.

Mila 29/03/2014

Sempre que leio algum livro de Jostein Gaarder me desperta uma vontade incrível de conhecer a Noruega e seus lindos fiordes , lugares maravilhosos descritos em seus livros .

Essa história é sobre dois primos Nils e Berit eles passam divertidas férias juntos , mas como eles moram em cidades diferentes da Noruega , decidem comprar um caderno (tipo um diário com chave) e decidem iniciar correspondência , o chamado livro de cartas (achei essa ideia tão incrível que me deu uma vontade imensa de fazer o mesmo !)

E é justamente nesse momento que começa um mistério : Ao comprar o caderno , Nils encontra uma mulher muito “estranha” que decide pagar a sua conta , Nils começa a escrever para Berit sobre a tal mulher estranha , é aí que começa uma história repleta de mistério , trama de detetives , e muita imaginação ( e isso os dois tem de sobra !)

Mas também é uma história para falar sobre os livros ( e o nosso amor por eles ) e o que eles significam para nós .

Um trecho : “E tudo o que leio faz o mundo ficar maior, ficando maior eu também. Por um momento, eu contemplei o fantástico, o mágico mundo dos livros".”

E quem se encantar por esse livro também poderá gostar de :
“ A sombra do Vento “ ( e outros livros sequenciais de Carlos R. Zafón)
“ A história sem fim “ (Michael Ende)

May 15/02/2014

Jostein Gaarder excelente como sempre
Mais uma obra excelente de Jostein Gaarder!!!é incrível como os livros dele fazem com que a gente sinta vontade de escrever!!!
Consegue levar o leitor a reflexão e entreter ao mesmo tempo. Apesar de o título parecer infantil, é uma obra extremamente rica, gostosa de ler e que nos prende do começo ao fim.
Recomendo a leitura.

Débora 29/12/2013

A magia da literatura
Este livro sem dúvida é uma maravilhosa narrativa que investiga a misteriosa biblioteca mágica de Bibbi Bokken. Desse modo, a dupla Berit e Nils analisarão qual é verdadeiro enigma daquela senhora, e qual motivo dela tratar os livros como se fossem chocolates deliciosos. O mais interessante de como o romance é constituído em forma epistolar.
Somente a verdadeira alma ingênua é capaz de expressar sua grandiosa arte. Também, todas essas dignas obras são guardadas em lugar mágico e interessante como dentro de uma montanha.
Foi muito adorável conhecer a capacidade de dois escritores norueguês de escrever de maneira simplória e instigante um romance policial.

"E, para garantir que tudo se conservasse para a posteridade ele deveria ser construído dentro de uma grande montanha." (p.141)

Sofi 25/09/2013

Mágico!
Um livro fácil de ler, intrigante e é uma ótima introdução aos estudantes de biblioteconomia!
Me apaixonei por Bibbi Bokken!

Emanuela 11/07/2013

Fantástico!
“(...) Pela primeira vez na minha vida, entendi o que é um livro. Um livro é um mundo mágico cheio de pequenos símbolos que podem ressuscitar os mortos e dar vida eterna aos vivos. É incrível, fantástico e ‘mágico’ que as vinte e seis letras do alfabeto possam ser combinadas de tantas maneiras, que elas possam encher com livros estantes gigantescas, levando-nos para um mundo que nunca tem fim e e nunca cessará de crescer e se expandir, enquanto na Terra existirem humanos.
Olhei para as paredes e, por um instante, tive a sensação de que todos os livros olhavam para mim. Sim, como estivessem vivos, e eles exclamavam:
- Venha até nós! Não tenha medo! Venha!
De repente senti muita fome. Não de comida, mas de todas as palavras escondidas naquelas estantes. Mas eu sabia que, por mais que eu lesse durante toda a minha vida, nunca conseguiria ler um milésimo de todas as frases que já foram escritas. Sim, pois há tantas frases no mundo quanto há estrelas no céu. E elas se multiplicam e se expandem continuamente, como o espaço infinito.
Mas ao mesmo tempo eu sabia que, a cada vez que eu abrisse um livro, eu veria um pedacinho desse céu. Sempre que lesse uma frase, saberia um pouco mais do que antes. E tudo o que leio faz o mundo ficar maior, ficando maior eu também”.

É um livro que, por ser infanto-juvenil, recomendaria a todos que estão começando a ler, porque fala da paixão por livros de dois adolescentes, espertos e sagazes, que estão em uma história de investigação bastante movimentada. Mas quem já está no vício da leitura (e já é mais velho) também vai se identificar. Assim como "O Mundo de Sofia", Gaarder vai contando um pouco da história dos livros de forma que é impossível não se envolver com ela. E, claro, quem não tem um pouco do fanatismo de Bibbi Bokken pelos livros? Recomendo muito a leitura!

sonia 02/04/2013

para amantes de livros
uma interessante história sobre arquivamento e conservação de livros, adaptada para o público adolescente, com riqueza de detalhes sobre o tema, por isso eu o indico a bibliófilos como eu!

Amanda 26/03/2013

Para bibliófilos
A biblioteca mágica de Bibbi Bokken foi escrito a quatro mãos por Jostein Gaarder, autor do best seller O mundo de Sofia, e Klaus Hagerup.

O enredo é composto por duas partes: a primeira, escrita de forma epistolar, é narrada pelos primos Berit, uma jovem de 14 anos, e Nils, seu primo de 13 anos. Na segunda parte, os dois também dividem a narração em primeira pessoa. Tudo começa quando os dois vão passar férias juntos e, ao final, decidem manter contato através de um livro de cartas, assim os dois passam a se corresponder freqüentemente. Nas cartas os dois passam a investigar uma misteriosa mulher, com atitudes estranhas, pois parecia babar frente aos livros. Durante as investigações os dois descobrem o mundo das bibliotecas e o fascínio que os livros podem exercer sobre as pessoas.

+ no blog: http://enlatadosliterarios.wordpress.com/2012/04/13/a-biblioteca-magica-de-bibbi-bokken-jostein-gaarder-e-klaus-hagerup/

ALINE 20/01/2013

"De repente senti muita fome. Não de comidas, mas de todas as palavras escondidas naquelas estantes."

(A biblioteca mágica de Bibbi Bokken - Jostein Gaarder, p.148)

É assim que me sinto toda vez que paro em frente as estantes para escolher o livro que vou ler, é uma fome, uma vontade de poder já ter devorado todos os exemplares, uma angústia por saber que nunca conseguirei ler todos, por mais que um livro possa ser sem graça, sem sal, ou fraco demais. Mesmo assim eu queria poder lê-lo, pois só saberei ter essa opinião sobre o livro se prová-lo, não é isso que nossas mães sempre falam desde cedo quando fazíamos "cara torta" para a comida? "- Prova, é gostoso! Você nem experimentou pra saber que não é bom!!!!"
Fiquei muito feliz por ter provado mais um livro do Jostein Gaarder. Seus livros são assim, nos deixam feliz. Não sei se é por causa de todos os questionamentos que eles fazem, se é pela maravilha da imaginação dele, que nunca tem limite, se é a paixão pelos livros que está estampada nas palavras dele... Enfim, são fascinantes, são gostosos, tem sal (ou açúcar, se preferir)!

Isa =) 19/10/2012

a biblioteca magica
eu achei o livro muito legal um menino ele manda cartas para toda a familha dele contando varias historias q acontece com ele.

Li 06/07/2012

Decepção
sabe aquele período em que a arte literária esteve a serviço do ensino e qualquer um escrevia qualquer coisa para ser lido em salas de aula? Sabe aquela revolução que o Marinho, a Ruth Rocha, a Ana Maria Machado fizeram nos anos 70, o de resgatar o lúdico, a voz da criança e o esmero com o texto e desde então as editoras passaram a buscar nos autores de literatura infantil aquilo que os do ramo da literatura chamam de estética, literalidade ( o que faz de um texto um texto literário)? Jostein não deve ter sabido nada disso... o que me dói é que já li outros livros dele e são bons, mas esse... só terminei porque nem sei. Ele explica o método de organização das bibliotecas, utilizado em todo o mundo, o Dewey. Não recomendo, o meu, doei.

Lindsai 24/06/2012

O final é previsível, pouco emocionante, mas a trama é muito boa. A cara do Jostein Gaarder. Gostei muito!