Santos Dumont Voar é para Todos

Santos Dumont Voar é para Todos Regina Gonçalves...

Resenhas - Santos Dumont Voar é para Todos

Rotina Agridoce 20/12/2012

"Precisamos apenas erguer os olhos para noa apaixonarmos pelo espaço e pela liberdade"
Alberto Santos Dumont

Baseada em fatos reais, esta viagem no tempo começa com Caio Zip, um jovem viajante do tempo, e vamos ser a sua aventura.

O livro é dividido em duas partes, na primeira a aventura de Caio e na segunda parte vamos ver a fundo informações importantes sobre os primeiros voos realizados, entre outros fatos de grande importância para a história.

Caio tem uma máquina do tempo, mas ele nunca sabe onde ele vai parar com ela. Dessa vez, ele para no ano de 1909, e logo de cara, ele se vê numa situação que tem que salvar uma aviadora, Hélène Dutrieu, que fica presa em uma árvore,pois a máquina experimental na qual ela voava deu defeito. Caio tem a idéia de pegar um barril de champagne e agitar, fazendo que a rolha salte e leve uma corda para o topo da árvore. Graças a isso, por esse brilhante resgate, Caio é considerado um herói, e isso chamou a atenção de Santos Dumont e acaba ficando amigo dele. Este depois o convida para passar uma tempo na casa dele.
Convivendo agora com Santos Dumont, Caio passa a conhecer as invenções de Santos Dumont e também de seus amigos, como
Gustav Eiffel, -o construtor da Torre Eiffel, que para a minha descoberta não fora construída para ser uma torre permanente, mas sim uma torre para ficar lá por um tempo e depois ser desmontada (ainda bem que não foi, não é mesmo?), Proust, Ravel, Freud, Matisse, etc..

"Santos Dumont insistiu desesperadamente no salvamento, com o coração a esperar pelo pior, principalmente quando ouviu o sinal para que liberassem o aeroplano. Foi neste instante que o milagre os alcançou. Vindo em grande velocidade, Caio Zip deslizava de pé, em cima do assento da Demoiselle. Sem asas, a armação de bambu tomava rumo em direção ao salvamento impulsionada pela hélice. Caio ultrapassava os amigos esbaforidos e tomava posição. Santos Dumont, Chapin, Gasteau e Dozen pararam de correr e assistiram ao show improvissados" pág 60

"Para mim, uma rapazinho de apenas dezoito anos, conhecer Paris era o máximo. Eu fiquei maravilhado ao ver as ruas movimentadas. Adorei ao ver as novas bicicletas com pneus com câmera de ar, bem melhor do que as que eu tinha. E os carros, então... A única coisa que me decepcionou foi não encontrar o céu povoado de aeronaves, tal como no romance de Júlio Verne." pág 67

leia o restante em meu blog

Vanessa Meiser 01/10/2012

Caio Zip é um jovem viajante do tempo e este livro vem nos contar uma grande aventura deste curioso rapaz.
Suas viagens são sempre imprevisíveis, nem ele sabe onde vai parar quando embarca em sua máquina do tempo. Numa destas aventuras ele se vê caído num gramado numa época bem anterior à sua. Caio está lá no gramado quando percebe que bem perto de si está uma espécie de aeronave pendurada numa alta árvore.
No tal avião encontra-se Hélène Dutrieu, uma jovem piloto que precisou forçar a aterrissagem devido à defeitos na máquina experimental em que voava. Caio então num ato de muita criatividade e coragem a ajuda a descer da arvore no exato momento em que a aeronave despenca lá de cima e se despedaça no chão. Nisto chega a equipe de resgate que sempre acompanha os vôos de uma turma que dedica seus dias às invenções de máquinas voadoras, desta turma faz parte um homem ainda desconhecido que todos chamam de Santô. Caio fica muito admirado quando se dá conta de que Santô é o famoso e mundialmente conhecido brasileiro Santos Dumont - O Pai da Aviação
Caio encontra-se na França nos primeiros anos de 1900.
Depois de ajudar a senhorita Hélène, ele foi considerado por todos como um herói e em agradecimento, Santos Dumont o convida a hospedar-se na sua casa. Com a companhia constante de seu ilustre mais novo amigo Caio toma conhecimento das mais variadas façanhas e invenções de Santô e de seus amigos que naquela época eram tidos apenas como sonhadores, mas que hoje são lembrados como pioneiros na aviação.
Caio têm então a oportunidade de ler documentos originais onde são relatadas todas as felizes tentativas de voo e os prêmios recebidos por Santos Dumont, além disto, seu amigo conta todos os detalhes de suas proezas.
O livro é divido em duas partes, na primeira temos o encontro de Caio com Santos Dumont e o nascimento desta amizade onde o ilustre amigo lhe põe a par de suas conquistas, histórias e sonhos.
Na segunda parte temos a oportunidade de conhecer a fundo dados importantes a cerca dos primeiros voos realizados, dos pioneiros que se arriscaram a testar as máquinas que toscamente eram criadas, prêmios recebidos por estes pilotos, entre outros fatos de grande importância para a história da aviação.
Nota-se que o livro foi ricamente escrito com detalhes desta grande invenção, que os autores possuem um vasto conhecimento do tema abordado e que foi feito tanto para divertir quanto para ensinar. É um livro completo que leva ao leitor um conhecimento verídico de fatos reais e ao mesmo tempo o faz viajar na grande aventura de Caio Zip - O Viajante do Tempo.
Também preciso comentar a diagramação do livro que é linda, a começar pela capa super bem feita, por dentro as páginas são amarelas e a fonte é muito boa para leitura, sem contar as inúmeras imagens dos primeiros dirigíveis criados.
Enfim, um livro ótimo e muito bem escrito, recomendo a leitura.
Maristela 09/11/2012minha estante
Livros contendo fatos reais é muito bom. A gente se diverte lendo e ainda aprende algo novo. Gosto de livros assim. Esse parece-me ser muito bom, pois sua resenha ficou ótima e deu-nos uma noção do que esperar. Parabéns.

Vanessa Meiser 09/11/2012minha estante
Obrigada Maristela, se tiver a oportunidade leia mesmo, o livro é super instrutivo além de divertido. beijo

Fernanda 19/09/2012

confira a resenha completa aqui:

Lizianesg 29/08/2012

Santos Dumont Voar é para todos
Caio Zip é um garoto que está descansando em um gramado quando escuta um barulho, ele vai ver o que é e então se depara com algo parecido com um ultraleve pendurado em uma árvore, ele ajuda o piloto a sair de sua aeronave, na verdade é uma moça chamada Hélène.

Você já imaginou poder viajar no tempo e se deparar frente a frente com pessoas que mudaram a história do mundo.

Caio se viu perto de Santô, é como os mais chegados chamavam Santos Dumont. Caio por não ter para onde ir acaba sendo convidado a ficar na casa de Santô, desde ai ele convive diretamente com esse ícone.

Santô, conta várias histórias principalmente como começou a sua aventura atrás de poder voar, como começou seus estudos e sobre o seu primeiro voo em um balão, suas peripécias durante alguns voos que poderiam ter acabado muito mal, mas ele sempre escapava ileso e também contou sobre o seu grande amor, uma jovem de 19 anos que foi a primeira mulher a voar, mas ninguém ficara sabendo, pois seu pai a proibiu de fazer outros voos e também proibiu a jovem de ver Santô.

Imagina poder conhecer cara a cara o homem que projetou e construiu a Torre Eiffel, ficar sabendo como foi que tudo começou e também poder ver os experimentos que fazem para tentar fazer a Demoiselle ficar pronta e o mais preparada possível para os voos.

Em meio a tudo isso Caio conhece Valquíria e logo o clima de romance esta no ar.

Gente vou parar por aqui por que se não vou acabar contanto tudo que Caio vivenciou nessa Viagem no Tempo. E olha que ele conheceu vários outros ícones históricos, realmente vale muito a pena ler o livro.

Achei muito legal as ilustrações no final do livro.

Quero parabenizar aos autores, adorei a ideia de poder conhecer fatos históricos de uma maneira muito criativa.