Suicidas

Suicidas Raphael Montes

Resenhas - Suicidas

Pietra29 02/06/2024

A história é bem interessante, da muita vontade de ler, ainda mais que tem varias referencias brasileiras. Algumas partes me deixaram meio assustada/enjoada/o que é isso, porém o final compensa

Rosângela 02/06/2024

Dor de estômago
450 páginas com dor de estômago. É isso que a tensão faz comigo. Pensei em largar, mas achei melhor ler de uma vez só. Comecei à noite e terminei alta madrugada, tudo pra acabar logo com o incômodo. Tem um bom plot, mas já estou acostumada com os absurdos do autor, então já tinha adivinhado bem antes. Tem como gostar não gostando? Pois é, estou assim com esse livro.

Clara3632 02/06/2024

Que horror de livro bom.
É maravilhoso (e terrível) ao mesmo tempo, você não sabe se lê ou vomita, passei muito tempo parada na metade do livro porque não aguentava mais, todo mundo ali é de se odiar, o narrador não é confiável e você se sente terrível de estar lendo aquilo.
A cena da Ritinha é aterrorizante para uma mulher, tudo o que envolve ela me enoja, tudo o que aconteceu com ela me assusta e acho toda aquela loucura muito bem escrita.
O "plot" não foi algo que me impressionou pois infelizmente recebi spoiler, mas pra quem não recebeu provavelmente vai impressionar.
O que realmente me pegou foram as duas última palavras (literalmente), eu não tava esperando e espero não estar contribuindo para um crime!!!
Amei tudo, do início ao fim, mas algumas partes ficaram em aberto e preciso de explicações. Como aqueles freios só não funcionaram na volta? Quando o assassino fez? Aquele caderno, toda aquela merda, todos os acontecimentos naquele maldito caderno realmente aconteceram? Algo foi deixado para trás?
Eu não sei mais de nada, só sei que todos deveriam ler esse livro!!! Incrível, maravilhoso e de embrulhar o estômago.

bree 02/06/2024

Uma obra de arte
Raphael Montes não decepciona nunca, isso é um fato. E me deixa ainda mais impressionada em saber que ele escreveu essa obra de arte com 16/19 anos.
Eu confesso que quando li a sinopse eu pensei - ai que chato, vai ser um livro que conta a história de 9 adolescentes que se mataram porque provavelmente estavam deprimidos. Mas foi completamente o contrário do que eu estava esperando!
Ele monta a narrativa em 3 momentos diferentes, prendendo a atenção do leitor, fazendo com que você devore todos os capítulos. Te apresenta todos os personagens, te fazer criar afetos, raiva, simpatia, proteção, pra no final dar um final trágico para todos.
Eu não esperava esse plot, passou algumas coisas na minha mente, mas o final foi muito bem construído. Me fez ficar euforia em plena madrugada, sem ter ninguém pra conversar sobre isso.
E com as últimas frases do livro, e levando em conta por ser o primeiro livro do autor a ser público, eu poderia dizer que ele é um gênio, e digno de todo o conhecimento!

maluvicco 01/06/2024

Genial
Raphael montes tem uma genialidade sem igual, esse livro me arrepiou do começo ao fim. agora eu entendo pq o primeiro livro dele foi tão aclamado, ele escreve muito bem, a história é insana.
arrisco dizer que ele se tornou meu autor preferido, ansiosa por outros livros dele.

Chama Literária 01/06/2024

Surreal
Resenha escrita pela @Samleitora, membro do Clube Chama Literária:

"Suicidas" é um romance de suspense escrito por Raphael Montes, autor brasileiro conhecido por suas tramas sombrias e intrigantes. Publicado pela primeira vez em 2012, o livro rapidamente capturou a atenção do público e da crítica, consolidando Montes como uma das vozes promissoras da literatura de mistério contemporânea no Brasil.

A trama de "Suicidas" gira em torno de um enigmático pacto de suicídio entre nove jovens de uma elite carioca. Eles se reúnem em um porão, cada um armado com um revólver, para participar de uma espécie de roleta russa. O objetivo é simples: um a um, os participantes devem puxar o gatilho até que todos estejam mortos. No entanto, o pacto não sai como planejado, e um ano depois, a delegada Diana Guimarães é chamada para desvendar o mistério por trás desse macabro evento.

Montes constrói sua narrativa de forma não linear, alternando entre as fitas gravadas por Alessandro, um dos jovens suicidas, e os interrogatórios conduzidos por Diana. Esse recurso narrativo adiciona camadas de complexidade à história, mantendo o leitor em constante estado de alerta e curiosidade. O autor habilmente insere pistas ao longo do texto, desafiando o leitor a juntar as peças do quebra-cabeça.

Os personagens são desenhados com profundidade, cada um carregando seus próprios segredos e motivações, que vão sendo revelados à medida que a história avança. A atmosfera claustrofóbica do porão contrasta com os diálogos afiados e o desenvolvimento psicológico dos personagens, criando um equilíbrio perfeito entre ação e introspecção.

Um dos pontos fortes de "Suicidas" é a forma como

Montes explora temas complexos como a pressão social,

o desespero juvenil e a busca por identidade. A história

não se limita ao mistério central, mas mergulha fundo

nas mentes perturbadas dos personagens, oferecendo

uma reflexão profunda sobre os dilemas enfrentados pela

juventude contemporânea.

A prosa de Raphael Montes é envolvente e visceral, com descrições vívidas que capturam a intensidade emocional e a tensão do enredo. O autor não hesita em explorar o lado sombrio da psique humana, resultando em uma leitura perturbadora, mas ao mesmo tempo, irresistivelmente cativante.

Em resumo, "Suicidas" é uma obra magistral de suspense psicológico que destaca o talento de Raphael Montes em criar tramas intrigadas e personagens memoráveis. É um livro que não apenas entretém, mas também provoca reflexão, permanecendo com o leitor muito tempo após a última página ter sido virada.

Taylane.Fernandes 01/06/2024

É uma proposta muito interessante. Gosto da forma como foi escrito o livro e realmente me passou sentimentos de raiva, nojo, angústia e medo. Porém, criei expectativa demais para o fim. Depois da quarta morte (que foi a parte mais repugnante do livro ao meu ver), nada parece impactar mais. Ficaram algumas perguntas sem resposta também.

Mesmo com seus defeitos, "Suicídas" é um baita livro. Acredito que depois de ler "Jantar Secreto", ápice de Raphael Montes, você fica com uma expectativa que atrapalha a experiência com os outros livros, mas vale muito a pena ler cada loucura redigida pelo nosso Stephen King brasileiro. ??

Maria1691 01/06/2024

Mais uma vez Raphael Montes não decepcionando. Q livro bom, ele me prendeu do início ao fim, a cada capítulo eu ficava com mais vontade de continuar lendo. O plot twist me pegou de mais.

Laura001 01/06/2024

Eu adorei esse livro, e é clara a evolução que o raphael montes teve desse livro até jantar secreto (por exemplo). é muito bem escrito e a história bem impactante, apesar que eu senti falta de um pouco mais de fluidez na história em alguns momentos.
Ana 01/06/2024minha estante
Senti falta de certa fluidez tbm! Mas o livro segue excelente.

Hannah 01/06/2024

O caso de adolescentes que jogaram a roleta-russa e todos morreram, o que levou a fazer isso? Como que tudo ocorreu? Era dúvidas da delegada, desse modo, encontram o livro de um dos garotos (Alexandre) descrevendo o que ocorreu um dia antes e no dia; a delegada decide chamar as mães para compreender e buscar novas informações do caso. Inicialmente, a obra tem uma trama que te deixa curioso e querendo saber o desfecho, também, levantando questões morais e filosóficas. A obra já deixo um aviso é muito pesada, aborda temas como necrofilia, suicídio, agressão e entre outros; acho que não é um ?livro de conforto?, e sim um pouco ?de desconforto?, ansiedade, nervoso e muitas atitudes questionáveis, por isso, não recomendo para quem tem grande desconforto com esses temas. Ainda sim, merece reconhecimento o autor, foi arquitetado maravilhosamente, os personagens são bem complexos, o que deixa eles mais fascinantes e o plot twist final é muito surpreendente e incrível, que me deixou chocada até agora.
?Como escritor, brinquei com elas por tempo suficiente para perceber que não dizem nada, podem ser forjadas, como a embalagem bonita de um bombom envenenado.?
?O fato de gostar de futebol, não usar vestido e ter braços mais fortes que os meus não significava que ela era homem, claro??
??Há mais famosos mortos do que vivos.??
?Até mesmo ali Zak tinha que se render às regras sociais.?
?Não importava o que ele fosse, o que ele pensava, o que escondera de mim??
?Somos todos humanos??
?Afinal, todos temos um limite.?
?Durante a noite ele podia retirar a máscara e vestir outra, virtual, para brincar com sua sordidez contida.?
??Até que ponto realmente conhecemos as pessoas???

Gabriele.Fajardo 01/06/2024

VAI SE FDER RAPHAEL MONTES
Fazia quase um ano que eu n conseguia ficar obcecada por um livro desse jeito, mas terminei de ler ele em um dia de tão bom que era
Fiquei obcecada pela escrita, pelo plot e pelos personagens, a cada capitulo eu so queria continuar pra saber o q tava acontecendo e oq iria acontecer
O plot twist do final PQP!!!!!!!!! sabia q algo assim iria acontecer mas n fazia ideia ao mesmo tempo do que era
mas a frase final foi oq me pegou mais ainda, SIMPLESMENTE PERFEITO UMA GENIALIDADE TERMINAR ASSIM UM LIVRO TÃO BOM!!!!
Juan228 01/06/2024minha estante
Amiga muito reall. Acabei de ler o vilarejo, tô literalmente a uns dez minutos olhando para o nada. Foi tipo ????????

Gabi.Zang 01/06/2024minha estante
Acabei de ler o livro e vim ver os comentários, e simplesmente acho as frases do final um atentado mental kkkkkk amei a experiência do livro, acho que vai demorar pra eu esquecer desse