Elogio da Loucura

Elogio da Loucura Erasmo de Roterdã

Resenhas - Elogio da Loucura

Rafael.Augusto 04/05/2020

Simplesmente fantástico
O elogio da loucura é um livro do início do século XVl, e me impressionou absurdamente. A narrativa é em primeira pessoa, e é ela, a deuza loucura quem nos conta todos os benefícios dados a nós por ela. Livro absolutamente satírico e de uma ironia deliciosa, que vai nos descrevendo como nossa vida seria impossível sem sua presença; como manteríamos nossos amigos se a loucura não nos ajudasse a desconsiderar certas atitudes, como nos casaríamos se a loucura não nos ajudasse a suportar o controle exercido de parte a parte, como suportaríamos funcionários e patrões etc etc etc.
Erasmo de Roterdã faz uma crítica muito forte a igreja católica. Por intermédio de sua interlocutora, nos conta como essa igreja desviou dos caminhos indicados por Jesus Cristo. Será que pagando indulgências o ser humano está livre de seus pecados tendo a perspectiva do paraíso? Será que o padre tem o poder de mandar esse ou aquele para o fogo do inferno? O o quê se diria da inquisição, que mandou milhares de pessoas para a fogueira? Estaria essa igreja no caminho de Jesus Cristo, ou seria ela totalmente influenciada pela deuza filha da riqueza e da volúpia?
Leiam esse livro! Inclusive, é ótimo para iniciar em filosofia.
Samuel Paulo 04/05/2020minha estante
Achei muito interessante os pontos que você mencionou sobre essa obra, vou até adiantar esta leitura!

Rafael.Augusto 04/05/2020minha estante
Sim Samuel! O livro é excelente cara! Pode ir na fé. Depois me diz o que achou.

Samuel Paulo 04/05/2020minha estante
Ok! Pode deixar.

Mariana.Oliveira 04/05/2020minha estante
Uaaaauu... Sua resenha me fez querer conhecer mais esse livro, que por sinal parece ser muito interessante e nos ensinará coisas valiosas!!!

Rafael.Augusto 05/05/2020minha estante
Show Mariana! Isso que é legal aqui do Skoob! Podemos ter uma idéia da experiência das pessoas com os livros! E, sim! Eu achei super valioso!

Daniella.DAfonseca 13/05/2020minha estante
Legal, já vou incluir na lista

Rafael.Augusto 13/05/2020minha estante
Foi uma grata surpresa Daniella! Depois me diz o que achou.

Thais645 08/03/2021minha estante
Agora sim. Fiquei com mais vontade de ler o livro. Obrigada.

Rafael.Augusto 08/03/2021minha estante
Leia sim Thais! Você vai gostar : )

Robson.Nunes 21/07/2022minha estante
Livro delicioso de ler, embora tenha sido escrito no séc XVI. Dei ótimas risadas com ele e me via a todo momento, de alguma forma, nele retratado. Vale muito a pena conhecer e indicar esta obra.

Clio0 26/04/2024

Ou quando Erasmo de Roterdã escreveu uma denúncia em formato de sátira para escapar da censura... e da fogueira.

Escrita no início do século XVI, é pelas palavras da deusa Loucura, que o autor critica a formação do Estado, a corrupção da Igreja Católica, as normas sociais, as instituições convencionais e tudo o mais que lhe vier a cabeça. Do casamentos aos filhos, do quotidiano a aventura, nada é poupado.

Não é um texto pesado, todavia, como foi escrito primeiramente em formato de monólogo, há uma boa dose de piadas e ridicularização que não apenas disfarçam a ácidez como dificultam a compreensão de quem acha se tratar de apenas mais uma peça.

Recomendo.
Karina Paidosz 26/04/2024minha estante
Gostei! Até já baixei pra ler

Lista de Livros 27/06/2014

Lista de Livros: Elogio da Loucura, de Erasmo de Roterdã
“Já escreveu sensatamente alguém que ser deus consiste em favorecer os mortais.”
“Só a gramática é mais do que suficiente para nos aborrecer durante toda a vida.”
“A verdade se encontra no vinho e nas crianças.”
“Em lugar de um epílogo quero oferecer-vos duas sentenças. A primeira, antiquíssima, é esta: Eu jamais desejaria beber com um homem que se lembrasse de tudo. E a segunda, nova, é a seguinte: Odeio o ouvinte de memória fiel demais.”
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2014/06/elogio-da-loucura-erasmo-de-roterda.html

Fulana de Tal 29/05/2009

adoro esse tipo de humor acido e ironia vindo de uma epoca em que isso beirava a heresia.

Fred Fontes 30/12/2012

De médico e louco, todo mundo tem um pouco
Tivesse a expressão "de médico e louco, todo mundo tem um pouco" uma origem literária, esta seria o "Elogio da loucura", de Erasmo de Roterdã.
Incrível ler esses livros escritos há tanto tempo (esse, precisamente, em 1501), e perceber que o ser humano do século XV é o mesmo do século XXI. Apenas o mundo muda, ou, diria, o aspecto material do mundo muda, mas o espírito do homem é imutável. O homem que andava a cavalo, depois a vapor, depois a combustão, depois a jato, era, é e será movido sempre pelas paixões, ou, nos termos empregados por Erasmo, pela loucura. E dela ninguém escapa, do servo ao papa.
E que bom! Nessa sátira ao racionalismo e à filosofia (e, não esqueçamos, ainda não estávamos no Iluminismo), o pensador holandês lança um olhar irônico e impiedoso aos que se julgam sãos. Filósofos, teólogos, a nobreza, o clero, ninguém escapa. Quase todos são loucos, como bem demonstrado pelo autor. E os poucos que não são, sofrem por não serem.
Só os loucos são felizes. Felizes as crianças, por não terem ainda a idade da razão. Felizes os idosos, por já a terem perdido. Felizes os que, loucos, não pensam nas misérias humanas e com elas não se angustiam. Felizes os velhos que torram sua fortuna com mulheres 40 anos mais jovens, felizes as velhas que acolhem jovens 40 anos mais moços (como diz o ditado, melhor comer filé-mignon com os amigos que carne de pescoço sozinho). Felizes os bobos engraçados, cercados de amigos e risos. Tristes os intelectuais chatérrimos e solitários. Felizes os que não sabem que são infelizes.
A ignorância como anestesia das desgraças, em contraponto à dor que a luz da razão nos traz, é um tema até "batido", mas poucos o abordaram com tanta inteligência, humor e, por que não, loucura.

Ananda 15/10/2021

Uma narradora peculiar
Irônica, assertiva e extravagante, a Loucura vai dançando sozinha uma valsa sem som no meio da humanidade, provando que todos precisam dela : “O sábio refugia-se nos livros dos antigos e deles tira apenas sutilezas verbais. O louco enfrenta de perto as situações com seus riscos correspondentes, e assim adquire, se não me engane, a prudência”, revelando a hipocrisia de muitos: “Todos reconhecem aos teólogos o direito de manipular o céu, ou seja, as Sagradas Escrituras, puxando – as para cá e para lá como um elástico [...] " e provando sua utilidade: “[...]ambos governaram a louca multidão com invenções fabulosas. É com tais bobagens que domina a grande e potente besta que é o povo”.

O livro é denso, e apesar de poucas páginas precisa de atenção, tem várias referências aristotélicas, escolásticas e helenistas. Aconselho saber o mínimo de mitologia e filosofia grega para entender essa obra de modo mais completo. Com certeza será um livro que lerei novamente, porque só com uma leitura não dá para absorver tudo.

Cynthia Cunha 06/03/2022

Sensacional
Não é um livro para fracos ou os muito sábios. A loucura é a voz feminina que representa toda humanidade. Eis o maior elogio.

GioMAS 30/05/2023

Para aprender a gostar de filosofia - A Sátira do Humanismo
Sabe um livro que dá gosto de ler?

Posso afirmar com convicção que "Elogio da Loucura" reúne todas as características de uma obra cult, com as pompas e circunstâncias da literatura intelectual, filosófica, sem perder o bom humor.

O autor, teólogo e filósofo humanista, por meio da personificação mitológica da loucura, desenvolve um monólogo satírico, abordando, em uma única "pegada", as características mais pungentes do movimento historico-cultural situado na transição da Idade Média para a Idade Moderna - movimento designado, principalmente nas esferas da arte e filosofia, como humanismo renascentista.

Assim, sob a perspectiva da Loucura, representada como divindade mitológica, solidária e, na mesma medida, aversa aos dramas humanos, o autor nos envolve em debates sobre a hegemonia da Igreja Católica, a relação com a espiritualidade, política, arte e filosofia, traçando, de forma descontraída, os contornos do cientificismo e racionalismo.

Como não poderia deixar de ser, há extensa reflexão sobre a sociedade e a condição humana. O homem, como elemento central do discurso, é avaliado por sua conduta, caráter e posicionamento. A Loucura, enquanto testemunha das dinâmicas sociais e oradora, compreende o indivíduo como agente ativo, autônomo, responsável por seus atos, ilustrando, assim, a ruptura com o autoritarismo religioso e a influência da Igreja Católica na construção da identidade.

A Loucura, inclusive, engrandece a liberdade em todas as suas acepções, opondo-se veementemente à utilização dos dogmas religiosos como subterfúgio para dominação e violência. Aos adeptos desta prática, chama de hipócritas, pedantes, cegos pelo véu da falsa sabedoria e soberba.

Nesse ponto, a obra retrata com excelência o resgate da mitologia grega e romana, decorrente da conversão da visão teocentrista para a antropocentrista. A mitologia pagã, mesclada com a arte, permitia a exaltação das emoções humanas, suas imperfeições, vícios, paixões excessos e decadência, contrapondo-se à rigidez das produções artísticas cristãs.

O ensaio aborda a temática de forma extensa, valendo-se de inúmeras referências à literatura greco-romana, ironizando as mazelas dos deuses e dos homens, ambos absortos em vaidades e devaneios dos mais diversos.

Desnecessário frisar a importância da obra para a Reforma Protestante. Irrelevante, também, mencionar as críticas ao Clero, não é mesmo?Tampouco me ocuparei com digressões sobre os monarcas, fidalgos, comerciantes, advogados, mulheres e o tragicômico papel que, aos olhos da Loucura, eles interpretam. Não! Esses são aspectos já muito explorados e evidentes - não que os demais não sejam. A verdade é que qualquer temática se mostra interessante e inovadora para os leigos, assim como eu. Podendo, por outro lado, soar como infindável ladainha - mais do mesmo - aos cultos. De toda forma, prefiro me ocupar de outro debate.

Por mera satisfação pessoal e petulância, adentrarei em uma análise narrativa que certamente não tenho competência ou conteúdo para travar - desculpem-me os filósofos, mas essa é a beleza das redes sociais, falar com muita convicção e nenhuma erudição. Sim, aceito de bom grado críticas e correções (coragem? Talvez. Arrogância, jamais).

Apesar da manifesta oposição à retórica, o autor utiliza-se de técnicas discursivas para formação do convencimento. Pode-se dizer que a capacidade persuasiva da narradora provém de sua credibilidade, diga-se, inquestionável, eis que dotada de autoridade divina e onisciente.

Além disso, há forte apelo às emoções, crenças profundamente arraigadas e motivações subjetivas, estimuladas, em geral, por enunciados abstratos e, simultaneamente, sensíveis ao interlocur, como a infância, velhice, romances, beleza, ódio etc. Basta identificar pontos comuns, apelo ao inconsciente e pronto, está feito, estreitaram-se os vínculos entre leitor e orador.

Em sequência, são apresentados fatos, verdades universais, conceitos racionais capazes de amparar a conclusão que se pretende. O leitor é conduzido para o desfecho - que lhe parece - óbvio.

Tem-se, portanto, os três pilares fundamentais da retórica de Aristóteles, ethos, pathos e logos, em outras palavras, ética (caráter), emoção e lógica. Veja se não é o triângulo retórico?

Erasmo nos presenteia, ainda, com metáforas, analogias, perguntas retóricas, refutação e exagero (ironia carregada). Um mestre da retórica, não se pode negar.

Calma, eu sei. Ao refutar a retórica, o autor se refere à técnica sofista, descompromissada com a verdade, ou seja, a manifestação da "sabedoria (sapientia) aparente mas não real?, utilizada tão somente para favorecer o orador. Não diz respeito, evidentemente, ao discurso filosófico, voltado para a verdade objetiva e absoluta.

Será?

Estaríamos diante do teólogo ou da Deusa Loucura?

A Loucura estaria mais inclinada à retórica oportunista e charlatã ou adotaria postura sóbria e responsável?

Minerva - talvez - seja capaz de nos responder.

"Quanto a mim, deixo que os outros julguem a minha tagarelice; mas, se o meu amor próprio não deixar que eu o perceba, contentar-me-ei de ter elogiado a Loucura sem estar inteiramente louco."
(Erasmo de Roterdã).

Por fim e finalmente, rsrs, fico com a alegria e jovialidade dos loucos. Deixemos para os sábios a hipocrisia e vaidade.

Carlos 01/07/2021

A dona loucura é espirituosa, irônica e revela com humor e seriedade nossa insensatez. Mesmo escrito há tanto tempo, fala muito sobre nós enquanto seres humanos.
Já denunciava os excessos da justiça, dos acadêmicos, e principalmente da religião. Sobra pra todo mundo!
Recomendo muito a leitura.

Marcos 24/04/2022

A loucura necessária
Na primeira metade do livro, Erasmo trata da loucura essencial para viver - ou melhor, a loucura busca se defender das acusações contra ela. Ou seja, aquilo que Nietzsche chamava de Dionísio em oposição a razão de Apolo, ou que outros definem como caos em oposição a ordem, e que outros podem chamar de alegria em oposição a tristeza.
Toda a argumentação parte da própria loucura e, com muita ironia, trata de nos mostrar como a loucura é necessária para a homem. Muito mais do que religião, filosofia, ciência ou arte. Interessante esse posicionamento que não é falso, mas que deve partir do posicionamento da época e seu contexto político para entender o que Erasmo queria. Ele não queria mostrar os problemas atuais (como um video de um comentarista do YouTube aborda e usa como exemplo o feminismo), mas os de sua própria época. Em específico a religião. A renascença trouxe o humanismo de volta e os debates com os luteranos estava a todo vapor. Então, não é de se esperar que criticas a igreja surjam no livro de forma irônica. Recomendo a leitura para todos que queiram abrir a mente para posturas loucas que temos e que não refletimos sobre elas.
Leitora 24/04/2022minha estante
Tenho e irei ler principalmente porque sou louca e depois dessa resenha, mais ainda.

Gustavo.Moura 14/08/2020

Livro difícil de ler. A linguagem e o humor são de outra época. Muitas das críticas ainda se mantém, porém nos dias de hoje talvez já tenhamos nos tornado mais conscientes dos vícios que o livro denuncia, por isso não me pareceu nada novo, quando na verdade foi o próprio livro um precursor dessa consciência desses vícios sociais.

É estranho que o autor critique tão ferrenhamente os sábios, os teólogos e filósofos, quando ele próprio, pelo que escreve, se apresenta como um.

Também achei contraditório o que ele entende por loucura: diz ser algo bom, que faz fugir dos vícios da sociedade, mas em outros momentos se mostra como algo ruim - como a loucura do príncipe, que o faz abandonar a responsabilidade de governar para o povo para apenas usufruir de seu poder.

Brenoarf 26/05/2021

‘’Contentar-me-ei de ter elogiado a loucura sem estar inteiramente louco.’’
Irônico e objetivo, Erasmo de Rotterdam, exímio teólogo e humanista, estabelece uma crítica cirúrgica à Igreja do século XVI, asfaltando esse percurso mediante uma certa “ridicularização” dos ditos sábios e filósofos da Antiguidade Clássica. Na obra, é estruturado um auto-elogio por meio do qual Erasmo assume a voz da loucura e passa a “desfazer” a sociedade de modo a explicar os mecanismos em que o desvairar se faz presente enquanto uma dinâmica vinculada às ocasiões, atitudes, vivências e profissões de uma forma geral. Sob essa ótica, não há como negar a excelência com a qual o autor transcendeu a rasa definição gramatical do termo loucura, pois, para além da ideia de “insanidade mental”, ele trata a loucura de uma forma externa ao homem, de tal maneira que o homem só será louco se desejar ser. Nessa sátira, a "Deusa da Loucura", divindade metaforicamente responsável pelos maus comportamentos humanos, se auto elogia por ser a única forma de fazer o homem sentir-se bem perante seus atos que afrontam as demais divindades. Aqui, a loucura é a verdade, é responsável pela perpetuação da espécie, pois, para viver como homem, é preciso abster-se de sabedoria. Engana-se quem acredita que o que nos torna humanos é a racionalidade, a sabedoria em sua versão dicionarizada... o que nos faz humanos é a Loucura. A alegria é preenchida pela incompreensão, não há razão que a define, que a limite. Quando isso ocorre, ela logo escapa! O bem-estar, a felicidade e, até mesmo, a verdadeira sabedoria, quando significados apenas na ideia limitada de razão, fazem com que passemos o restante da vida atrás daquilo que sempre está nos escapando na medida em que a encontramos, definimos, limitamos. Entender ‘’Elogio da Loucura’’ é entender a essência da Reforma Protestante, é conceber um esclarecimento acerca da ruptura religiosa com a educação, a política e ciência, é ter contato com uma perspectiva atemporal do aspecto moralista e hipócrita da idade média e do Renascimento. Uma obra excelente, contemporânea em narrativa e essencial a todos que almejam compreender a loucura como um patrimônio universal da humanidade necessário à vida e à felicidade dos mortais.

Wagner 03/05/2020

INVENÇÕES FABULOSAS

(...) Minos e de Numa: ambos governaram a louca multidão com invenções fabulosas.
É com tais bobagens que se domina a grande e potente besta que é o povo (...)

in; ROTTERDAM, Erasmo de. Elogio da loucura. São Paulo: Martin Claret, 2008. pg 40

Hell 25/02/2020

Todas as coisas estão cheias de loucura
"[...] a felicidade consiste, sobretudo, em se querer ser o que se é." O que é a loucura além da mais pura paixão de agir? A própria loucura relata como está presente na trajetória dos deuses, filósofos, monarcas e seres comuns, da infância à velhice, sendo suprimida apenas pela razão que toma os adultos que insistem em serem sábios, a sabedoria é a razão da tristeza/melancolia dos homens ao passo que a loucura é equivalente à felicidade. Leitura envolvente e reflexiva!

Lady Murphy 15/09/2012

Escrito em primeira pessoa, como sendo a voz da Loucura ao enumerar as benesses de se distanciar da razão e aproximar-se dela própria, de uma forma espontânea e ácida, Erasmo nos mostra que, onde a loucura se instala, instala-se também a alegria de viver, felicidade, os melhores delírios e emoções de nossas vidas. Que a sabedoria e a erudição tornam-nos pessoas amargas e ranzinzas, uma vez que caminhamos em direção à razão e esquecemos da vida. E quanto mais distantes estivermos da razão, tanto mais felizes seremos. Faz parte desse delírio acreditar, e apenas acreditar, que fazemos o bem, que somos importantes, que somos queridos. É um grande erro basearmos nosso contentamento na realidade. A narrativa mostra-se de início despretensiosa e inofensiva, de um jeito que torna a vida minimamente mais agradável como que para “calibrar” o leitor quanto à piada do livro. E quando vem a crítica, para quem ela realmente se destina – governantes, autoridades e até mesmo a própria Igreja- o leitor já esta situado quanto às intenções do autor. Satírico, Erasmo faz a vez do bobo Shakespeareano. Aquele que diz toda e qualquer verdade sob o pretexto de ser quem é: a personificação da sinceridade total, da verdade que tanto almejamos, a própria Loucura. E com uma mira certeira, ele aponta os erros e defeitos, e os atira sobre seus culpados. Nesse tom jocoso, denuncia males reais como a ingratidão, a hipocrisia e a intolerância, principalmente praticada por aqueles que se dizem, e que detêm títulos para tal, os homens justos, homens de deus. É dificil colocar uma interpretação precisa sobre o livro pois o leque de interpretações é extenso. Ou, nem isso, o leque de focos é extenso. Pode-se observar a Loucura como a mocinha, aquela que é responsável pela felicidade do homem, como também pode-se observá-la como a vilã, a responsável pela cegueira do mesmo. Ambas são verdadeiras. Há quem diga que é uma infelicidade ser enganado. Bem, maior infelicidade ainda é não ser.
Patrícia 24/04/2014minha estante
quero muito ler esse livro...