Vita Brevis Jostein Gaarder

Resenhas - Vita Brevis

Rafael Vebber 30/05/2024

Leitura rápida e deliciosa. Ótimo para quem gosta de filosofia, mas não tem paciência para os textos filosóficos mais densos.

LUNII 23/05/2024

Gostei muito, não esperava que fosse gostar tanto. Confesso que não saber muito sobre Agostinho me deixou fora da história, mas as criticas que Flória faz ao bispo me deixou presa nas cartas.
Parece algum tipo de fanfic/fanservice esquesita, mas tem grande levantamentos.

Giovana.Brugnara 23/12/2023

Vita Brevis
Mais um livro da mente brilhante de Jostein Gaarder. Aqui ele se passa por Flória Emília, ex companheira de Santo Agostinho. Ela o questiona sobre suas confissões, dissemina sua raiva contra o bispo, contra a igreja e por ter seu filho tirado de si, além de reflexões sobre a brevidade da vida.

É um ótimo livro para refletir sobre esse período, com a escrita e a narrativa super envolventes, você não evita pensar de que se trata de algo real.

Roberta.Biasioli 24/07/2023

Um livro que nos deixa intrigados sobre as origens da carta original na qual teria sido baseado: uma carta milenar, composta por cerca de 80 páginas, escrita por Flória Emília para Aurélio Agostinho, bispo de Hipona, o qual se tornaria Santo da Igreja Católica.
Em suas páginas, Flória questiona Aurélio sobre o fato de ter sido separada dele e fo filho de 12 anos, sob o pretexto de que ele deveria se casar com uma moça de posses, fato que nunca ocorreu.
Com base em fortes pressupostos filosóficos, Flória faz questionamentos profundos sobre aspectos relacionados à religião e seu poder sobre homens e mulheres em nome de Deus.
Muito bom!
Henrique Sanches 24/07/2023minha estante
Parabéns pela leitura e pela resenha.

Henrique Sanches 24/07/2023minha estante
Ficou muito interessante a maneira como o autor fala de história e religião com uma pitada de filosofia. Ficou uma boa combinação!!!

Gabriel 01/05/2023

Raiva
Raiva da igreja, raiva da mãe, raiva de tudo, tudo nesse livro me fez odiar a igreja e a família do Santo.

Carolina.Perdigão 09/01/2023

Flória Emília expõe em carta a perda do grande amor e de seu único filho, o ressentimento por ter sido abandonada por Santo Agostinho, questionamentos acerca da igreja católica e nos deixa muitas reflexões sobre o amor, sobre Deus, sobre religião. Que mulher inteligente! Consegui sentir em cada palavra sua perda e sua dor.

Mays_4 23/12/2022

O livro é muito bom!!

Que cartas, Flória Emília!
Flória uma mulher forte, determinada e apaixonada mas ao mesmo tempo triste, insatisfeita e com muita raiva após ter sido deixada por Aurélio Agostinho (Santo Agostinho). Nas cartas, de Flória, ela consegue transmitir muita emoção e muito sentimento ao ponto de conseguimos sentir o que ela estava sentindo no momento em que escrevia. Flória tem uma opinião tão forte q até esquecia que estava lendo um livro com cartas do lV e isso é incrível e impressionante pois a realidade q ela vivia era totalmente diferente da que vivemos hj. Quando peguei o livro para ler achei q a leitura fosse difícil mas n é, a leitura é bem tranquila e o livro não é tão longo.

Este livro me surpreendeu bastante e espero q mais pessoas possam ler e se surpreender também.
Lucas1429 23/12/2022minha estante
depois que li o mundo de sofia fiquei doido pra ler mais obras do autor. tenho esse na minha estante e depois dessa resenha já vou dar prioridade a ele

Jerfrey0 04/07/2022

Momento Mori
"A vida passa rápida demais e se você não parar de vez em quando para vivê-la, acaba perdendo seu tempo".

É com essa frase dita por Ferris Bouller, no filme Curtindo a Vida Adoidado, que gostaria de propor uma reflexão a respeito da forma como estamos vivendo e que, apesar de duas mídias e até temas distintos, este é um filme que se aproxima demais do que nos apresenta o livro Vita Brevis.

A intensidade que as palavras são proferidas e a forma pela qual nos comportamos, quando feitas de forma entregue ao aqui e agora, mesmo que mediante os sentidos e ao corpo, são menos importantes e impactantes que aquelas feitas através e por nossa alma?

Concordo com Flória ao questionar o porquê Áureo (ou Santo Agostinho) rejeita os prazeres proporcionados pelos sentidos e o corpo para salvar sua própria alma. Como podem ser separados um do outro se somos um só? Seria pecado parar para saborear uma boa comida, sentir o cheiro de um bom perfume ou "de seus cabelos"; ou mesmo beijar e "compartilhar os dons de Vênus"?

A vida é breve, curta. É preciso estar aqui e aproveitar, criando e compartilhando cada momento com aqueles que amamos e conosco também. Não existe mal se o que existe ali, no meio de vós, é amor e entrega.

Por muitas vezes me identifiquei com Floria, pois ela viveu sua vida intensamente por ter se permitido amar e ser amada. Ela não perdeu seu tempo, pois soube aproveitá-lo ao saber que a vida é breve.

Luciane 24/06/2022

Vita Brevis
Jostein Gaarder encontrou o manuscrito dessa carta de Floria a Aurel Agostinho (Santo Agostinho) após ter lido Confissões. Floria viveu por 12 anos com Aurel e com ele teve um.filho, mas Agostinho abdicou dos prazeres "carnais". Nessa missiva, Floria nos demonstra ser uma mulher culta e triste, por ter sido separada de seu filho e do amor.

Thiago 03/02/2022

Razoável resume
O livro apresenta uma temática interessante, uma suposta carta escrita pela concubina de Agostinho de Hipona a ele. Nessa carta, ela comenta sobre alguns de seus princípios e valores expostos em seu livro Confissões - princípios estes que serviram e servem de base para a Igreja Católica - como a necessidade de fuga da concupiscência. Ela advoga pela aceitação do prazer terreno, algo que também foi criado por Deus. No entanto, a escrita não empolga, a tentativa de metalinguagem do autor soa artificial e ela escreve como uma mulher do século XX, usando até mesmo a expressão "Oxalá" (culpa do tradutor, é claro). Além do fato dela citar vários autores da antiguidade aos quais, mesmo tendo se tornado, como o autor frisa, "culta" (o que é estranho, pois ela já parecia culta antes, segundo o modo como se conheceram), dificilmente teria acesso, uma vez que algumas das referências são às cartas privadas de Cícero...
Vale a leitura? Sim, uma vez que o livro é bem curto e simples. Empolga ou dá a sensação de alegria e aprendizado após concluí-lo? Não, infelizmente.

Gabriele 13/12/2021

Carta da amada de Santo Agostinho, Flória Emília, dirigida a ele depois que ela leu suas 'confissões', aparentemente revoltada por ter sido citada nas confissões como momentos de pecado e por ele ter falado tão pouco do filho que geraram no amor, Flória escreve sua carta de forma emocionada e envolvente.
Foi um romance de 12 anos que gerou um filho, antes de Agostinho fazer seus votos à igreja.

Graziela Delazir 15/04/2021

O que dizer dessa mulher que passou tantas coisas em nome do amor. E como ela deu a volta por cima se tornando uma mulher inteligente e culta para falar a altura com sabedoria.

Esse livro foi relevante para meu conhecimento e me rendeu ainda uma tatto escrito Vita Brevis rsrs

Por mulheres mais fortes e por mais estórias contada por elas.

adorkableforme 10/12/2020

Algumas partes importantes
a justiça é feita somente entre os iguais- jostein gaarder

"É confortável deixar -se ir de vez em quando"- Horácio

"Mas "nada é tão absurdo que não possa ser dito por um filósofo" escreve  Cícero. A mesma coisa poderia ser dita com certeza dos teólogos. "- Jostein Gaarder, vita brevis

"Se afastas a natureza com um forçado,ela retorna",diz Horácio

"Mas parece de alguma forma que a partida de Enéias de Cartago foi onde tudo começou. Talvez eu devesse acrescentar que foi ali que tudo também terminou. Tal como Enéias,tinhas uma missão que era maior e mais importante que o amor em Cartago." -Vita Brevis,Jostein Gaarder

"Teu maior delito então não foi amar uma mulher na carne; quanto a isso, não eras nem melhor nem pior que a maioria. Teu pecado mais ultrajante é que amavas a alma de Eva também" -Vita Brevis, Jostein Gaarder

"De vez em quando é bastante tentador dizer a verdade com uma piada." - Horácio

"Pois não foi em Florença que Flória floriu, e não foi à luz do entardecer sobre o Arno que o rosto de Aurel reluziu ouro?" -Vita Brevis, Jostein Gaarder

"Acredita sempre que cada dia que amanhece é seu último"- Horácio

"Quando os tolos querem evitar um erro,geralmente fazem o oposto" - Horácio