A Espada do Destino

A Espada do Destino Andrzej Sapkowski

Resenhas - A Espada do Destino

Viviane @litenatura 13/02/2020

Surpreendente
Gostei de todos os contos deste livro. Muito bom!
Café 18/02/2020minha estante
Bela resenha hahahaha
Gostou de todos mesmo? ?

Viviane @litenatura 18/02/2020minha estante
hahhahahahha

Bééé! 28/05/2020minha estante
meu livro favorito da saga :)

Ana Flavia 01/06/2020minha estante
Conta a história da Yennefer nesse livro?

Bééé! 01/06/2020minha estante
A história da yen só é "contada" com profundidade mesmo na série da netflix, no livro só mostra como o geralt e ela se conheceram. Mas de vez em quando há alguns trechos do livro que explicam um pouquinho dela (mas é bem solto)

Ana Flavia 01/06/2020minha estante
Entendi, que pena...Obrigada ??

Viviane @litenatura 03/06/2020minha estante
Imagino que algum livro da saga conte a história dela.... Eu espero que sim.

Virlaine 30/05/2020

Gostei do livro, achei melhor do que o primeiro, e já quero ler o terceiro
BibliodaArte 30/05/2020minha estante
Eu gostei mais da saga partir do terceiro livro que é quando a trama fica mais ligada

Ana Flavia 01/06/2020minha estante
Consta a história da Yennefer nesse segundo livro?

Virlaine 01/06/2020minha estante
@anna Flávia, na verdade não, mas conta um pouco mais sobre o envolvimento da Yennefer e do Gerald,

Blz, Obrigada ?

Virlaine 01/06/2020minha estante
De nada?

Asleep 13/05/2022minha estante
Acho que a Yen tem um desenvolvimento melhor no 3 livro. Inclusive, adorei sua resenha.

Asleep 13/05/2022minha estante
O assédio me incomoda muito também e acredite, piora.

Mariane 13/05/2022minha estante
Ai, eu espero que ela melhore, ao menos que eu a ache mais tolerável. Infelizmente a minha antipatia por ela já é tão grande que nem se ela chegasse montada em um unicórnio para salvar o Geralt diminuiria algo?

Ah, e obrigada ?

Mariane 13/05/2022minha estante
Hm, obrigada por me avisar. Já que vai piorar, é melhor eu preparar meu psicológico? aí aí bem desnecessário por isso e não trabalhar de forma coesa.

Kai 21/05/2022minha estante
Eu também tive um ódio forte pela Yennefer em vaaaarios momentos desse livro

E O TANTO QUE EU ME EMOCIONEI COM ESSE FINAL DELES SE REENCONTRANDO KKKKKK, nunca tinha chorado com um livro na vida mas esse final fez umas lágrimas caírem

Roberta 04/04/2020

Ando farta de livros com teor machista
Sabem por que dei a nota 2.5 a este livro (no fundo, querendo dar até menos)? Não foi devido à má elaboração de enredo ou personagens, não foi por falta de criatividade do autor ou problemas de estrutura, coerência textual, nem nada do tipo... foi simplesmente devido ao fato de que as mulheres são praticamente nulas na história. Isso mesmo: nulas. Mudas e surdas, quando não putas, más, vingativas e perversas... o perfeito estereótipo, não acham?

Mesmo a personagem Yennefer, considerada poderosa e de personalidade forte, é tratada de modo humilhante e degradante. Há uma cena que me chamou particularmente a atenção, pois, quando vão à caça do dragão (não se preocupem, não haverá spoilers significativos), alguns caçadores rasgam a parte da frente do vestido de Yennefer e a deixam exposta. Logo em seguida, outro personagem, Jaskier, começa a se aproveitar do momento vexatório de Yennefer e permanece encarando seus seios descobertos. Ainda que ela peça para ele parar, ele segue com comentários insolentes e ri da sua situação. Pode parecer pouco, pode parecer uma cena de mal gosto qualquer, mas vocês não sabem como eu me senti humilhada junto com a Yennefer, como se fossem meus próprios seios lá expostos a um bando de idiotas, que ainda acham graça do momento e caçoam de mim.

Não foi um fato isolado. No livro, as mulheres quase não têm falas. Quando têm, são ínfimas participações. Estão lá apenas como rostos bonitos, ou como bocas escancaradas para gritar de medo quando algum monstro aparece. Mesmo a rainha Calanthe não possui participação significativa na trama. O que dizer disso tudo? Seria demais pedir que os escritores parem de retratar as mulheres como coisas expostas a seu bel prazer? Seria muito pedir que tenham participação maior do que quando chega a hora do sexo? Nós somos muito mais do que um corpo, do que um monte de carne. E não suporto pensar que este livro, dentre tantos outros livros, não foge à regra de pensar na mulher como um estereótipo.

Não me levem a mal, eu gostei da história de um modo geral. Ela é divertida na maioria das vezes, mas este fato particular me incomodou e muito e estragou qualquer encanto que pudesse me fazer apaixonar. Na minha opinião, os livros devem servir como uma espécie de crítica social, devem apontar o que está errado, devem contestar e levantar os problemas sociais, não apenas reprisá-los ao pé da letra como se fossem normais. Eu quase não leio livros que tenham este tipo de conotação, pois me sinto enojada e com raiva. E me decepcionou imensamente o fato de este livro que escolhi para ler por diversão ter me proporcionado tamanha repulsa.

Eu lerei os próximos livros da série, todos eles, pois quero avaliar se esta minha percepção da obra realmente estava entranhada na cabeça do autor ou se era apenas uma tentativa de realizar um retrato fidedigno da Idade Média, mas com intenção de criticá-lo. Quero ter a certeza de que não estava enganada. Porém, também quero deixar clara minha opinião para que futuros leitores possam refletir se realmente desejam se expor a este tipo de trama.
Giovanna Coimbra 18/04/2020minha estante
Tente escolher mais livros escritos por mulheres! Acho que talvez seja uma alternativa pra sair desse tipo de livros!

Roberta 22/04/2020minha estante
Oi, Giovanna! Obrigada pela dica. Vou começar a aplica-la com certeza, até porque estou realmente cansada daquele tipo de livros. Beijos.

Giovanna Coimbra 22/04/2020minha estante
Boa sorte!!!! Beijos

Roberta 23/04/2020minha estante
Amada!!

Rê Lima 24/09/2020

Esse foi o livro que eu mais gostei até agora. Todos os contos foram interessantes e eu absolutamente ADORO as interações do Geralt com o Jaskier.
Gabi 11/07/2021minha estante
Ree, esse é o primeiro livro da saga??

Rê Lima 11/07/2021minha estante
Esse é o 2. O primeiro é O Último Desejo.

Rê Lima 11/07/2021minha estante
Os dois primeiros livros são der contos, as histórias não são lineares, mas a partir do 3o a história fica na ordem certinha.

Gabi 11/07/2021minha estante
Obrigada!

BRU 06/11/2020

Cada dia mais apaixonada pelo Geralt, e o mundo que o engloba!!!! Ansiosa pelo terceiro livro da saga!
@theodk 11/11/2020minha estante
O final do livro ficou bem melhor que na série da Netflix na minha opinião. Aquela parte "Você é algo mais, Ciri. Algo mais." Uouuuuu

BRU 18/11/2020minha estante
Concordo em gênero e grau, as partes se encaixam muito melhor,eu adorei,como imaginei que o fosse, estou finalizando outra leitura para então dar continuidade, pelo o que vi sangue dos elfos é ainda melhor rs! Veremos rsrs

@theodk 18/11/2020minha estante
Sangue dos Elfos digamos que começa a "Saga Ciri" aí passa a ser gênero romance com continuação que vai até o final . Deixa de ser esse estilo de contos dos dois primeiros ?

Laris 19/04/2021

Que salto de qualidade!
Se o primeiro livro foi meio arrastado, esse segundo compensou muito. OK, os primeiros contos parecem que não tem propósito no início, mas quando vc lê "um pequeno sacrifício" (que coisa linda, Essi rainha injustiçada) e "Algo mais", o livro vira outra coisa! Até a série da Netflix, que fiz a cagada de assistir primeiro, fica diferente... pois a linha do tempo foi bagunçada de tal forma que.... Meu Deus!!!
Estou com expectativas altas para os próximos volumes!
Milena 21/04/2021minha estante
Concordo plenamente!!! Acabei de ler esse livro (coisa de 2 min atrás) e vim avaliar... vc tirou as palavras da minha boca! Q salto incrivel do primeiro pro segundo volume! Agora to começando a entender de onde vem td esse amor das pessoas pela série (de livros). Tinha começado a assistir a série da netflix e me confundiu inteira, n tava entendendo nada e larguei pra ir para os livros... pena q n comecei por eles. Absurdamente mais lógico. Hahahah (n q a série seja ruim, mas tem um começo absurdamente confuso com a linha temporal)

Laris 21/04/2021minha estante
Siiim, Milena! A serie é muito boa, mas com crtza qm leu os livros antes, aproveitou muito mais! Agora ja to mais preparada pra próximo temporada

Milena 21/04/2021minha estante
O mesmo aqui! Hahahaha

Já posso voltar pra série. ?

Rodrigo.Artioli 06/03/2020

Fraco...
Cansativo, me empolguei somente no último conto....
Kath 06/03/2020minha estante
Também achei bem cansativo... Ainda não consegui terminar :|

Rodrigo.Artioli 06/03/2020minha estante
Não desiste! Por q o 3 melhora muito!

Leandro 16/03/2015

Tema adulto, mitologia interessante e humor inteligente
Excelente livro! Normalmente a forma de contos, pelo menos para mim, parece não gerar tanto interesse a fim de me manter (o leitor) engajado. No entanto, devido à diversas relações entre os contos, na forma de personagens que aparecem mais de uma vez e histórias que são lembradas, A espada do destino conseguiu me prender de tal forma que me dediquei inteiramente a ele até terminá-lo. O segundo livro da série supera bastante o primeiro, chamado de Último desejo. Muitos personagens importantes estão presentes, e geram relação inclusive com a série de jogos The Witcher, da desenvolvedora CD Projekt Red. É neste livro que é introduzida certa personagem importante que os jogadores já queriam conhecer há tempos. Resumindo, o livro é uma ótima experiência de leitura, com tema bem adulto e pitadas de humor inteligente.
Douglas 07/05/2015minha estante
Excelente livro, inclusive estou ansioso pelo lançamento do game agora dia 19 de maio;2015. Olha o vídeo incrível http://www.supergameplay.com.br/tag/the-witcher-3-wild-hunt/

LOSK 20/05/2015minha estante
São livros de contos?

Sabrina 17/06/2020

Neste livro pudemos aprofundar um pouco mais nos personagens!
Matheus 17/06/2020minha estante
Só eu que terminei esse livro já de saco cheio do geralt pensando na Yennefer? Torço muito contra ?

Sabrina 17/06/2020minha estante
Aaah, ela é má com ele, mas eu torço muito por esse casal hahaha

Jeniffer 02/03/2020

ok
É uma escrita leve, mas a linha temporal é bem desorganizada. Não curto muito isso de não sinalizar o tempo e deixar a mercê no leitor, fica confuso.
Para mim quem rouba a cena toda vez que aparece é o Jaskier.
Jéssica | @jehbreda 02/03/2020minha estante
Jaskier é estranhamente apaixonante rsrs

Jeniffer 02/03/2020minha estante
Jaskier é um cafajeste, mas um querido. Morro de rir toda vez que ele aparece, porque sei que vem pérola.

Lu 25/11/2020

Um pouco decepcionada
Terminei de ler o último conto de "A espada do destino" me sentindo, em partes iguais, curiosa para saber mais e, ao mesmo tempo, com uma leve, porém persistente, sensação de desapontamento.

Explico melhor: embora eu tenha visto um amadurecimento na escrita do Andrzej, um maior desenvolvimento na personalidade do Geralt e a perspectiva de suas futuras aventuras ao lado de Ciri, eu não consegui afastar totalmente o fato de que, por duas vezes, eu pensei seriamente em abandonar o livro.

Sendo direta: achei os 3 primeiros contos chatos. Sim, bem escritos, com boas cenas de ação, mas muito arrastados. Especialmente o segundo. A história fica incrivelmente chata com a Yennefer,. Compreendo a história do destino, compreendo que o autor pense que Geralt e Yen combinem, mas ele não conseguiu me convencer de que eles se amam. Ou melhor, Geralt ama Yennefer. Mas Yennefer, definitivamente não ama Geralt.

O resultado é que, embora seja até interessante ver o brucutu das capas dos livros, tão poderoso e implacável, correndo atrás e levando vários foras, no final, a sensação é ruim. Porque o Geralt, apesar de toda a fama, é uma boa pessoa. A gentileza com que ele trata Ciri, tem paciência com as maluquices de Jaskier e as inúmeras demonstrações de compaixão e caráter ao longo dos contos fazem com que eu torça pela felicidade dele... só que o autor tem outros planos. Então, fica um pouco complicado.

E, embora eu dê até os parabéns ao autor pela construção ousada de Yennefer, no fundo, eu quero é vê-la pelas costas. A personagem é simplesmente insuportável. Não apenas pela maneira como trata o Geralt. É por ser nojentinha mesmo.

No todo, o que pesou para eu dar uma nota mais baixa do que a de outros colegas skoobers foi a irregularidade dos contos, . Os 3 últimos são bons, em especial, o penúltimo, que é excelente. Mas não vou negar que estou pensando seriamente em deixar para acompanhar a história - embora existam várias diferenças - através da série.

Recomendo, com várias reservas.
Carol Amaro 25/11/2020minha estante
Os próximos livros não são em formato de conto e tem um protagonismo maior da Ciri. Talvez valha a pena você dar uma chance em algum momento. :)

Lu 25/11/2020minha estante
Oi, Carol. Bom saber que não são contos. Não gosto muito desse formato. E adorei a Ciri! Ainda vou pensar um pouco, mas, se comprar mesmo terceiro, deve ser só no ano que vem. Obrigada por comentar!

Camis Morket 22/05/2020

A espada do destino
A Espada do Destino, de Andrzej Sapkowski é o segundo livro da saga do bruxo Geralt de Rívia. Este, assim como o primeiro, também é separado por contos e a cronologia é menos confusa.
Nesse livro a relação entre Geralt e Yennefer fica mais profunda, porém mais complicada, já que sempre acabam se separando por algum motivo. E o bruxo se vê tentando entender quais seus verdadeiros sentimentos (se é que ele realmente tem) pela feiticeira, enquanto tenta descobrir ele continua suas aventuras com Jaskier atrás de monstros.
Além de sua jornada sentimental por Yen ele também vive uma luta contra o destino, descobrindo se ele existe realmente ou é apenas história e suas coincidências.
Aqui também vemos a nova personagem Ciri, que faz parte da lei da surpresa de Geralt, achei a parte dos dois bem interessantes e faz com que a gente se pergunte junto ao bruxo como o destino pode funcionar.
Todos os contos são ótimos, mas os que contém mais aventuras (ou seja, sem a Yennefer), achei muito melhores e mostram as várias habilidades do bruxo.
Minha única ressalva com o livro é que com a Yen, Geralt parece muito mais romântico do que deveria ser, já que ele é chamado de “o carniceiro de Blaviken”.

site: https://instagram.com/bibliotecadederry/
IzaBrum 23/05/2020minha estante
Concordo demais que nas partes sem Yen, ele se apresenta muito melhor. Yennefer, na maioria das vezes me irrita kkkkkkkk.. amanhã quero começar o 3º livro, vamos ver o que vai mudar...

Camis Morket 23/05/2020minha estante
Exato Izabella, até gosto da Yen, mas longe do Geralt, ele fica mais sem graça perto dela, perde toda a brutalidade haha

Isadora 19/11/2020minha estante
Eu tive a MESMA sensação!! Detestei o começo...

Caabiagi 21/11/2020minha estante
Confesso que foi difícil kkkkkk não é atoa que eu demorei muito tempo pra ler.. eu desanimei demais com o começo. Mas depois do meio ele fica muito bom ??

Alisson 02/02/2021

Arrastou tanto que quase abandonei.
Diferentemente do livro 1, neste aqui nem todas as narrativas tem uma real conexão com o "todo", como as aventuras com o Jaskier, por exemplo.
Parecem histórias avulsas, como se fossem contos.

Dos 6 "capítulos" (ou contos) do livro, só salvam o primeiro e os dois últimos.
Por diversas vezes, cogitei abandonar a leitura. Dei um tempo de uns 20 dias e mesmo assim foi uma tortura passar pelo "meio do livro".

E sempre que o Jaskier aparece, sinto que vem história ruim por aí. Ele me irrita -.-'
Dos livros que já li, não me recordo de ter tanta aversão de um personagem secundário como tenho dele.

Não é incomum o nível cair no segundo livro e geralmente melhorarem (torço para que sim) nos demais.
Pretendo ler o terceiro livro.
Hibrael.Araujo 02/02/2021minha estante
Se tu sofreu tanto nesse e ainda pretende ir pro terceiro, acho que vou começar a série então kkkkkkkk

Alisson 02/02/2021minha estante
Leia pelo menos o primeiro livro, compensa muito!