Belle

Belle Lesley Pearse

Resenhas - Belle

Tribo do Livro 25/02/2013

Impressão de Leitura por Gabriela Taranto

Antes de mais nada, queria dizer que: Esse não é um livro pra qualquer pessoa ler. E não por ter 552 páginas e letras relativamente pequenas, mas sim por questões preconceituosas e sociais. Mas se você tem a mente aberta vai entender, se emocionar e amar a história, como eu amei.

Estamos em Londres, 1910 e a jovem Belle tem apenas 16 anos. Sua mãe Annie é dona de um bordel e a menina vive lá. Porém Belle não tem qualquer acesso ao bordel, pois dorme e vive em um porão, no qual é muito bem cuidada por uma amiga de sua mãe e empregada do lugar, Mog. A história começa acontecer quando Belle acidentalmente adormece na cama de uma das prostituas, Millie, e com medo de Annie brigar com ela por estar lá, se esconde quando Millie sobe com um cliente. Daí Belle testemunha a morte da jovem, e é sequestrada.

O que se sucede é muito emocionante, Belle é estuprada em um só dia por 5 homens, vendida, sofre muito. E a maneira como ela encara tudo é surpreendente, ela sempre visa o lado bom de cada obstáculo. Mesmo estando em Nova York, ou Paris, lugares onde ela nunca pensou estar, longe da família, ela procura meios de tentar sobreviver de forma muito bonita. A autora consegui nos passar um universo que, pra mim, era obscuro. Que é o universo das prostitutas. Me fez perder que, qualquer tipo de preconceito que pudesse ter, tratam-se de meninas normais, que levam vidas normais e que sofrem de preconceito como as meninas de agora, mais de 100 anos depois.

É preciso sim, coragem pra perder a inocência, e posso dizer por experiência que o livro me ajudou muito a
enxergar alguns conceitos na minha própria vida. A destreza de Belle, o tempo em que ela passa abandonada, a descoberta de um mundo novo. Belle me ensinou a ser corajosa, em vários momentos do livro me coloquei no lugar dela e achei que JAMAIS conseguiria passar pelo que ela passou de cabeça erguida, como ela fez. Li o livro em duas semanas, porque estava lendo mais dois títulos ao mesmo tempo, acredito que se tivesse me concentrado só nele acabaria em 3 dias no máximo. Me prendeu muito e não consigo dizer uma passagem na qual eu tenha enjoado ou me entediado. E ainda terminei de ler com gostinho de quero mais. Consegui trazer Belle pra vida real, pro meu cotidiano e tenho certeza de que quem ler conseguirá o mesmo feito.

"Belle" entrou pro Top 10 dos meus favoritos.

ricardo_22 11/02/2013

Resenha para o blog Over Shock
Belle, Lesley Pearse, tradução de Bárbara Menezes, Carolina Caires Coelho e Elisabete B. Pereira, 1ª edição, Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito, 2012, 560 páginas.

Apesar de ter se tornado escritora apenas aos 49 anos, Lesley Pearse não demorou a atingir relativo sucesso com seus livros, principalmente no Reino Unido, onde é uma das romancistas mais amadas da atualidade. Sua principal característica é a incansável pesquisa, que foi fundamental para a construção de Belle.
Narrado em terceira pessoa, o livro conta a história de Belle, uma garota de quinze que passou a vida inteira morando em um bordel, mas sem conhecer o que realmente acontecia com as garotas que moravam ali. A verdade é revelada a Belle de uma forma um pouco chocante, quando ela vê um homem assassinando uma das garotas que ganhava a vida no bordel.
Por ser a única testemunha, o assassino não demora a sequestrar Belle e a levá-la para Paris, onde ela começa a sentir na sua própria pele, o que outras garotas como ela eram forçadas a fazer. Por fim, Belle é levada para o outro lado do Atlântico, em New Orleans, onde ela precisa aceitar o que lhe foi imposto, para assim ter a esperança de que um dia sua vida volte ao normal.

“O pequeno jardim no Embankment estava muito bonito. A neve nos caminhos estava pisada, mas era espessa, fresca e branca nas árvores, arbustos, grama e corrimões de ferro. Era um lembrete para Belle de que há apenas poucos dias ela era tão inocente como a neve fresca, mas que o terrível homem tinha pisado na pureza de sua mente e lhe mostrado a dura realidade” (pág. 55).

Belle é o segundo livro de Lesley Pearse a ser lançado pela editora Novo Conceito, e se Roubada já conquistou inúmeros fãs, esse pode fazer o mesmo, já que é um livro simplesmente incrível. O tipo de livro que é impossível de se esquecer, e que consegue emocionar e deixar o leitor engasgado por tudo o que esse encontra nas mais de quinhentas páginas tão bem elaboradas pela talentosa mente de Pearse.
Para começar, vale lembrar que o tema retratado em Belle, apesar da história se passar no início do século passado, é ainda muito atual. Parte disso é mostrado na atual novela global no horário nobre, e também em recentes livros, como Cruzando o Caminho do Sol (Resenha). Em todos esses exemplos, a prostituição e o tráfico de pessoas chega a causar revolta por sabermos que não são apenas atitudes que acontecem na ficção.
A própria Lesley Pearse, ao responder algumas perguntas presentes nas últimas páginas de seu livro, disse que o tráfico de mulheres e crianças era, e ainda é um mercado muito lucrativo. Não importa a época retratada. Enquanto houver homens capazes de maltratar uma mulher de forma tão brutal, haverá também esse mercado, que não só entristece quem o conhece da maneira como conhecemos em Belle, como também acaba com a vida e todos os sonhos de grande parte das garotas envolvidas. Não Belle, que persistiu e mostrou uma coragem que poucas mulheres teriam, e que não mediu seus atos ao buscar o reencontro com a felicidade.

“Meio adormecida, segura nos braços dele, Belle sentiu que finalmente conseguia entender todas as piadas que as meninas faziam. Aquele era o estado que todos queriam alcançar, mas talvez poucos alcançassem, pois ela tinha certeza que poucos homens conheciam o corpo de uma mulher como Serge conhecia” (pág. 232).

O livro em si cita inúmeros lugares de Londres, Paris e até mesmo New Orleans, mostrando a diferença da cultura americana e europeia, mas acima de tudo revelando o sofrimento de mulheres em lugares tão distintos. Apenas nesse fato percebemos que a autora precisou pesquisar muito antes de escrever a história, e apesar de não ter vivido na época retratada, Pearse consegue colocar o leitor dentro desses cenários muitas vezes cruéis.

Mais em: http://www.blogovershock.com.br/2013/02/resenha-134-belle.html

Pâm Possani 11/02/2013

É preciso ser a Belle, pra perder a inocência com muita coragem.
Belle é o livro para quem está cansado de histórias clichês - porque a protagonista se transformar em uma poderosa cortesã não é algo que acontece todos os dias, não é mesmo? Mas espera aí.

continua

Mandi 10/02/2013

Londres, 1910.
Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris.
Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro.
Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente.

Belle com certeza é livro marcante, no qual lembrarei por toda vida, Lesley Pearse conseguiu prender o leitor de tal maneira, que é quase que impossível não se envolver completamente com sua história. Belle, com sua coragem, determinação e sabedoria consegue se ver livre daquilo que parecia ser seu destino, ser um prostituta. A cada momento que você pensa que Belle está salva, a autora consegue trazer algum acontecimento marcante, que dá uma reviravolta na vida de Belle. Um livro apaixonante, onde com palavras seria impossível descreve-lo. É preciso coragem para perder a inocência, e mais coragem ainda para saber lidar com essa perda.

Saah 08/02/2013

Rsenha - Belle - Lesley Pearse
Belle, era uma garota inocente , que vivia num bordel administrado por sua mãe Annie.

Num belo dia ela conhece o jovem Jimmy que acabou se tornanado seu melhor (e único) amigo, por quem pega afeição enorme.

Em uma noite que poderia ter sido um tanto comun, Belle resolve ajudar a limpar o quarto de uma das "meninas" de sua mãe que é quando a jovem garota testemunha o assassinato de Mille. Porém Belle é sequestrada pelo mesmo assassino e levada a Paris.

Logo depois, ela é forçada a cruzar o mundo até a América, onde é praticamente obrigada a se tornar uma cortesã.

Planegando fuigir, Belle percebe que será muito mais dificil do que pensava. Uma menina forte, espirituosa e muito esperta, que tem uma longa e perigosíssima jornada pelo caminho.

Mas e agora? O que acontecerá com ela? Conseguirá belle voltar para casa? E SE conseguir, como será encontrar seus entes queridos novamento?

Como todo livro grande "Belle" é supreendente. Não o final, pois chega em um determinado momento em que você já espera por isso... Mas a cada virada de página, acontece alguma coisa inesperada, as vezes boas outras muito ruins.

Embora você chgue a ficar com raiva da escrita da Lesley Pearse (pelo menos foi o que aconteceu comigo), pois chegando na metade do livro fica bastante enjoativo. Alguns acontecimento despertaram me despertaram um interesse, que nem me importei com a forma de escrita dela, eu só precisava saber o que aconteceria adiante.

Gostei bastante do livro. Super legal, envolvente, intrigannte e que te leva a refletir algumas vezes.

Você se sente dentro do livro. Você sente as emoções. Fica triste quando ela esta triste, fica com raiva em algumas situações, e é capaz de fcar hiper mega feliz quando acontece alguma coisa boa.

Embora ela tenha sido sequestrada e você tenha acompanhado todo o seuquestro (o que faz de você uma testemunha rs), assim como seus familiares, Mog, Jimmy, você tem a esperança de que Belle consiga voltar para casa. Você tem a esperança de que alguem consiga resgatá-la.

Gostei bastante do livro. Recomendadissimo *-*

Michelly 08/02/2013

O que eu li: Belle
Pela capa eu achei que fosse só mais um romance igual tantos outros, ainda mais por ser um livro voltado ao público adolescente. Mas eu acabei me surpreendendo com a história. A autora conseguiu criar uma personagem com personalidade forte e decidida.

Belle é uma garota de 15 anos, bonita, inocente e muito inteligente. Apesar de morar em um bordel, a garota nunca soube o que acontecia na casa todas as noites. Sobre instruções rígidas de não sair do porão, Annie – a mãe de Belle – tentava proteger a filha e a mantinha sobre os cuidados de Mog, um mulher doce e que acaba sendo como uma mãe para Belle, já que Annie não é o tipo de mãe gentil e amorosa.

Quando começou a arrumar os quartos das garotas, Belle sabia que tinha de voltar para o porão antes de anoitecer, mas ela acaba pegando no sono e ao acordar uma das garotas está indo para o quarto com um cliente. Desesperada, a jovem se esconde embaixo da cama esperando que consiga sair sem que ninguém a veja. Belle, que sempre achou que as garotas só bebiam e dançavam com seus clientes, naquela noite descobriu o que realmente acontecia nos andares de cima da casa.
Enquanto se escondia debaixo da cama, a garota presencia a relação sexual do casal através de um espelho. Mas além de vários palavrões e agressões, Belle conseguiu ver o quando o homem assassina Millie.

Aqui a história realmente começa e a narrativa passa a ser mais rápida. Belle é sequestrada e vendida para um bordel na França para que ela não conte o que viu. Lá ela estuprada por cinco homens e adoece. Depois de ser levada para um hospital, ela é vendida novamente e será levada para New Orleans. A partir de então, Belle aos poucos vai deixando o jeito inocente que a autora descreve no começo da história e mostra uma jovem com maturidade e inteligência avançadas para sua idade. A garota encara com muita coragem tudo o que é imposto a ela, inclusive o fato de ter que se tornar uma prostituta. O que para qualquer jovem seria o fim, para ela foi um meio para voltar para casa.

Eu me irritei com a personagem diversas vezes, já que ela parece que está sempre a procura por problemas. Por vezes, quando ela encontra alguém em que pensa que pode confiar, a pessoa mostra o quanto ela não deve confiar em ninguém. E nessas horas ela não toma nenhuma atitude, ela simplesmente aceita. É como se nesses momentos ela voltasse a ser a menina inocente do começo da história. Mas o que me chamou muito a atenção é que, embora tudo pareça dar errado para ela, Belle mostra muita coragem e vai em busca de uma forma de se ver livre de tudo isso.

A autora – Lesley Pearse – tem uma forma bem detalhada de descrever cada cena. O jeito como tudo é exposto para o leitor, nos dá a impressão de estar assistindo a um filme. Posso dizer que enquanto eu lia, eu pude imaginar cada detalhe de tudo o que acontecia. E acho que este é o fato do livro ter sido tão emocionante e estar entre os meus favoritos. Não é fácil encontrar um livro que nos leve ter esse contato com a história e a autora soube conduzir tudo muito bem.

Belle é um livro forte, além de tratar de um tema importante que, por mais que a história aconteça em 1910, é bastante atual e afeta diversas mulheres e jovens no mundo. Ainda assim, Lesley foi capaz de expor tudo com muita realidade.

Jaque 05/02/2013

Resenha do blog: Meus Livros, Meu Mundo. http://estantevirtual-silva.blogspot.com.br/
Pela capa eu imaginava que esse livro fosse puro romance, mas me enganei totalmente o livro tem uma historia bem diferente e envolvente.

Belle é uma garota de 15 anos que vive em Londres no ano de 1910, uma garota linda e inocente mas também muito esperta e corajosa que mora com a mãe Annie, que é dona de um bordel da cidade. Belle ajuda a mãe na limpeza da casa mas não sabe exatamente o que acontece durante a noite no salão principal porque Annie mantém Belle no porão durante o funcionamento do Bordel.

Annie não é uma mãe amorosa mas tenta proteger a filha do que acontece na casa. Tudo vai bem até que Belle adormece em um dos quartos das meninas durante uma limpeza e quando acorda já é tarde demais para voltar pro porão, Belle acaba assistindo tudo o que acontece nos quartos da casa descobrindo assim o que realmente se passa ali, com uma diferença, Millie a dona do quarto acaba assassinada e Belle por ser a única testemunha, é sequestrada e vendida pelo assassino.

Belle passa por vários lugares diferentes, mas nunca desiste de voltar pra casa mesmo com a vida difícil que passou a ter. A mãe de Belle me deixou com muita raiva oh mulherzinha FRIA credo =S ta certo que ela tem todo um passado difícil, mas sei La não gostei dela, a menina some e nem parece que ela se importa. Mesmo assim ela bem que tentou manter Belle longe de muitas coisas que ela considerava “perigoso”.

Com Belle também morava Mog a empregada que praticamente a criou. Mog é um doce, a mãe que Belle não encontrou em Annie, dedicada compreensiva um amor mesmo, ela nunca desiste de encontrar a garota. Em um passeio que Belle faz ela conhece Jimy que acaba se tornando um amigo, é com ele que Belle se sente segura pra conversar sobre tudo. Gostei muito do Jimy ele também nunca perdeu as esperanças de voltar ver a Belle, mas queria que tivesse rolado um romance entre eles antes de Belle ser sequestrada, mas isso não acontece, ele mora com um tio Goth que tem um bar próximo ao bordel, que mais pro meio do livro tem um papel muito importante na historia.

Existem vários outros personagens importantíssimos para o desenrolar da historia que realmente foi bem construída por Lesley que aborda um assunto polemico de um modo bem claro.

Com Belle eu chorei. Ri passei raiva fiquei ansiosa, e fiquei triste quando acabou. O final meio que deixou a desejar achei que merecia um pouco mais de drama, mas mesmo assim ta muito bom =)

Estava doida pra ler esse livro e não sosseguei até conseguir rsrsrs E valeu muito a pena.Apesar dele sem bem grossinho não da preguiça nenhuma de ler. Ela cria cenas fortes, emocionantes e picantes que torna o livro cheio de acontecimentos.

Ainda não tinha lido nada da Lesley Pearce, mas Amei a narrativa dela, é uma delícia, a leitura rende que é uma beleza rsrs A capa do livro é PERFEITA a Novo Conceito arrasou nela!

Recomendadíssimo Leiam e se emocionem com Belle! ;)

Karol 05/02/2013

Belle é uma garota de 15 anos, normal, pelo menos no ambiente em que vive. A história começa a se desenrolas realmente após o assassinato de uma garota. Pera, não, não vou contar a história. Recomendo muito esse livro, quando cheguei na livraria e o vi lá na prateleira, não dei muita bola, fui olhando os outros até que decidi escolhe-lo e acreditem, não me arrependo nem um pouquinho. Se puderem lê-lo, leia sem medo, é muito bom. :D

Larissa 01/02/2013

Um livro cativante... - http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/2013/02/resenha-belle-lesley-pearse.html#more
Não posso negar, mesmo: Fazia muito tempo que eu não lia um livro que me prendeu tanto. Eu já tinha lido muitas resenhas positivas sobre ele e fiquei curiosa. Com a minha obsessão por livros, fui acumulando a minha pilha de leitura, e apesar de tê-lo a meses, só consegui ler o mesmo agora.
Quando li a sinopse, juro que não imaginei que seria um livro tão profundo.
A narrativa não é romantica, mesmo se tratando de contar sobre uma adolescente.
Belle é uma garota linda, incrível, simpática e até um pouco solitária, de 15 anos. E durante toda a sua vida ela morou em um bordél, que era dirigido por sua mãe, Annie. Criada por Mog, a empregada e melhor amiga da mãe, ela conseguiu preservar a sua inocência, nunca sabendo o que se passavam pelos quartos. Já havia ouvido muitas vezes a expressão prostituta, sendo dirigido até mesmo para ela, sem saber o significado.
Uma das vezes das quais escutou essa palavra, fora Jimmy quem falou. Um garoto ruivo, que logo vira seu melhor e único amigo além de Mog. Ele é sobrinho do dono de um bar que não fica muito longe do bordél. A amizade deles não chega a ser muito longa, mas notamos que algo bem bonito está surgindo.
Porém, no mesmo dia que isso acontece, Belle vai ajudar Mog a arrumar o quarto das meninas do bordel, e acaba dormindo em cima da cama de uma delas, Millie. Porém, quando acorda, muito tempo depois, se lembra da regra de sua mãe para não sair do porão depois de certo horário, fica com muito medo. Pouco depois, Millie volta, e além de finalmente descobrir o que as meninas de um bordél fazem, ela presenciou também o assassinato da moça.
A vida de Belle muda drásticamente após isso. Além da vergonha de finalmente descobrir o que a mãe fazia, descobre-se também que o assassino de Millie é um cara muito perigoso, e que até mesmo a polícia tem medo dele. Kent, como o chamam, "Falcão", a sequestra, com medo de ser denunciado, e então, a jovem tem que se submeter a muitas humilhações e a viver coisas que nunca imaginou que passaria.
Aquela vida não é a que sua mãe queria para ela, por isso a protegeu tanto. Não queria que a filha passasse por todo o abuso e sofrimento que ela mesma teve que enfrentar.
O livro tem o vocabulário bem pesado, com xingamentos e o sexo muitas vezes é bem narrado. Por muitas páginas podemos ver o quanto a sua família, Jimmy, Garth, o seu tio e o jornalista Noah se emprenharam em encontrá-la, junto com as outras meninas desaparecidas.
Belle descobriu como realmente eram a vida nos bordéis e a explicação do porque muitas meninas que moravam no que sua mãe administrava, viviam tristes.
Belle passa pela França, Inglaterra e América no começo do século XX, com até mesmo os lugares bem detalhados.
Não posso negar o quanto fiquei presa pela história, é do tipo que sabemos que é ficção, mas não conseguimos deixar de pensar que muitas garotas passam por isso. O final não é daquele tipo Oh meu Deus! e sim bem realista e simples, não deixando a desejar.
Indico mil vezes se precisar.

Silvia 31/01/2013

SUPERAÇÃO.
Amei este livro e recomendo para todas as pessoas, Belle é uma moça extraordinária; foi sequestrada, vendida, passou por verdadeiros horreres, mas enquanto seu corpo era maldratado ela manteve a alma intácta, poucos conseguem isso. Vou sentir saudades deste livro, ele foi escrito com a alma da autora: ela nos ensina que não devemos nos agarrar a dor e sim ver o lado bom da vida não importando o momento em si, e o mais importante independentemente dos horrores vividos, não devemos olhar para trás e sim para frente.

Positivo: A história de Belle é maravilhosa, o livro tem começo meio e fim. A capa é linda e apesar do livro ter 560 páginas a história não fica cansativa é ação do começo ao fim. "Preparem os lenços".
Negativo: A editora conceito deveria se ater mais aos erros de concordância, isto estraga e desvaloriza o livro. E por favor demitam estes revisores.

Carol 29/01/2013

- Linda, Belle - ele suspirou. - Você é tentação suficiente até para o mais santo dos homens.
Belle é uma jovem inocente que apesar de saber que foi criada em um bordel, não sabia o significado disso. Sua mãe é uma mulher fria e muito reservada em decorrência da vida dura que teve, e no final das contas, é Mog, a faxineira da casa que é dócil e calma, foi quem criou a menina. Belle vem a descobrir o real significado de bordel da pior maneira possível, testemunhando um assassinato, e isso trouxe consequências inimagináveis que acompanharão ela até o final do livro.

Amei o livro. Com certeza foi marcante para mim por tratar de fatos que realmente aconteceram e continuam acontecendo na sociedade atual e são encobertos pela imprensa. Sem dúvida Belle nos deixa surpreendidos por sua força de vontade, e que mesmo tendo passado pelos problemas mais difíceis que eu posso imaginar, ela continuou de cabeça erguida e se conformou com o seu "destino", sem deixar sua feminilidade e seu jeito doce de lado. O livro também é carregado de mistério e suspense, teve horas que eu tive que parar a leitura por estar lendo rápido demais, desesperada para saber o que ia acontecer.

[SPOILER] Não sei se fui só eu, pode ser que seja apenas minha preferência pelos caras errados, mas preferia ela muito mais com o Ettiene, achei que no final das contas ela só ficou com o Jimmy pela felicidade dele e da sua família e por já ter lidado com muitos desafios durante sua vida. Desde que Ettiene foi apresentado fiquei encantada com ele, e achei Jimmy sem sal, e até brinquei com o fato de o segundo livro ser como um "Cartas para Julieta", mas relutantemente digo que Belle se apaixonou de uma maneira boa por Jimmy. [/SPOILER]

Não posso esquecer de elogiar a capa, fiquei simplesmente impressionada com como acharam uma modelo tão linda, que apesar de não ser idêntica a personagem, foi o que inicialmente me atraiu a comprar o livro. Além da capa, a edição do livro foi muito bem feita e ouso dizer que não achei nenhum erro ortográfico durante a leitura, além de utilizar uma linguagem simples e direta.

Quando comprei 'Belle', achei que seria um livro romântico, que por se passar na Inglaterra, talvez ela encontraria um príncipe e ter que enfrentar a realeza para continuar com ele. Então, é de se imaginar que eu me surpreendi(positivamente) com o que realmente veio a acontecer.

Recomendo a leitura para qualquer um! Se ficou curioso, vá e compre, você não vai se arrepender.

Poetriz 27/01/2013

Belle
Depois de ler “Menina Morta Viva” eu fiquei interessada nessa temática de livro. A autora tem outro livro sobre sequestro, eu nem recordo exatamente como foi exatamente que o Belle chegou na minha mão e não o outro. Não importa. O fato é que Belle se tornou de longe uma das melhores leituras que já fiz.

Primeiramente tenho que elogiar a capa, que fantástica a arte! E se essa moça existe, é tão linda quanto a nossa heroína Belle.

A narrativa do texto é sensacional e não enjoa, alterando o foco da narrativa entre Belle que é sequestrada logo no início do livro e os países por onde passou, e pela família e amigos dela que ficaram em Londres lutando para desvendar o sequestro, recuperá-la e punir os sequestradores. Sua família descobre que não foi somente Belle, que até tinha um motivo para “darem um sumiço” nela, o problema é muito maior! Dezenas de jovens foram sequestradas e enviadas para a prostituição, e nunca se soube exatamente o que aconteceu com elas.

Algumas depois de entrarem para essa vida, não conseguem sair por vergonha, por medo, por falta de alternativa mas principalmente por causa da opressão dos bordéis, cafetões e afins. Muitas jovens morrem de depressão, de doença, pela violência de seus clientes. Nossa heroína passou por tudo isso, sem perder o coração inocente e bondoso, sem perder principalmente os sonhos e a dignidade. Foi isso que a motivou a continuar e a batalhar para ganhar respeito apesar de seu passado.

O mocinho me irritou com esse amor platônico, a mocinha com suas burradas durante a vida. Mas faz parte da juventude, fazer tudo errado ou acertar vez em quando.

A história também não se prende apenas no casal de jovens, mas vamos conhecendo dezenas de personagens secundários e suas histórias que só enriquecem ainda mais o livro denunciando fatos que bem podia ser verdade (e quem garante que não são?).

A história é lindíssima, de chorar e torcer junto. De devorar o livro e abraça-lo embalando como se pudéssemos embalar os personagens e dizer “vai ficar tudo bem no final”.

Mas o que eu gostei mesmo foi a riqueza de detalhes históricos, verídicos. É nítido que a autora fez uma pesquisa, quis ser fiel aos detalhes. Senti-me transportada para essa época distante, senti o cheiro imundo de Paris e a doce melodia de New Orleans. Eu lia e podia sentir o balanço do navio e o cheiro do mar. Podia sentir principalmente a parte triste e não tão ficcional dessa história.

Um livro feito com tanto cuidado, desde a história, detalhes históricos, capa sensacional. Recomendei pra todas as minhas amigas. E fica aqui também a dica. Recomendadíssimo, com 5 estrelinhas no meu conceito.