Carte Blanche Jeffery Deaver

Resenhas - Carte Blanche

Alessandro.Aguilera 18/04/2021

Uma história de James Bond
Meu primeiro contato com James Bond na literatura, e a minha impressão que foi muito bom. Mulheres bonitas, intriga internacional, traições, mecanismos engenhosos e muita ação. Gostei muito da história, e a escrita de Jeffery Deaver é envolvente.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/05/2018

Agora, com o fim da Guerra Fria, os perigos que o agente 007 encontra são outros: um mundo dominado por conflitos religiosos e políticos, num cenário marcado pela globalização e pela onipresença da tecnologia e da internet. James Bond, um veterano da Guerra do Afeganistão, não pensou duas vezes antes de aceitar a proposta de se tornar espião de uma unidade secreta de inteligência britânica. Seu único objetivo é proteger o Reino Unido, mas a um alto preço: a impossibilidade de se relacionar seriamente com qualquer pessoa. Quando uma mensagem sobre um plano que poderá matar milhares de pessoas é interceptada, Bond tem apenas uma semana para descobrir quem está por trás dessa trama macabra e impedir que o pior aconteça. Ele precisará se opor a um misterioso e sombrio empresário, seu psicótico segurança e até mesmo à burocracia das agências de defesa britânicas. Mas tem a seu favor um trunfo: a carte blanche, permitindo que ele use quaisquer meios necessários para atingir seu objetivo. O que, em tempos de desconfiança, se revela mais difícil do que parece. Com o auxílio do que há de mais moderno em tecnologia e de outros agentes, 007 parte em uma corrida alucinada contra o tempo e embarca em uma aventura ao redor do mundo com muitos perigos e belas mulheres, que tem tudo para agradar os fãs do espião mais famoso de todos os tempos.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501094520

Jansen 04/04/2017

Não é grande coisa. Já li livros melhores do autor, como Janela Quebrada e Dança com a Morte. Este trata-se de uma aventura de James Bond (criado por Yan Flemming). A aventura é muito burocrática, um suspense fraco. Como estou de dieta, sofri, pois as descrições das comidas e bebidas e de encher a boca de água. Quase me afogo... Não recomendo.

Fátima Lopes 12/04/2015

A narrativa só se torna empolgante (que é o que se espera de uma obra que tem o agente James Bond como protagonista) no último terço do livro. É um bom passatempo ,mas não apresenta a mesma qualidade de outros livros do autor que trazem a dupla de investigadores Lincolm Rhyme e Amelia (O Colecionador de Ossos,A Cadeira Vazia, A Lágrima do Diabo , etc) .

HARRY BOSCH 12/05/2014

Bond,James Bond......
É interessante como o Autor consegue realizar uma versão atualizada e preservar os aspectos e caracteristicas do James Bond original que na literatura é muito diferente do 007 cinematografico.Espero que venha outros.....

FrankCastle 04/05/2014

Ótimo livro, mas infelizmente comete uma auto-sabotagem
Ganhei este livro numa promoção, mas assim que vi o press release, já me interessei bastante (já que sou grande fã do agente 007). Apesar de não conhecer o autor, ouvi ótimos comentários sobre suas outras obras.

Gostei muito da narrativa e construção de personagens. E, principalmente, das sutilezas em vários momentos.

Infelizmente, na reta final, o livro cometeu um deslize, ofuscando um pouco tudo que ele havia construído e, desta vez, com uma trama não tem bem feita como a inicial. Isso me decepcionou bastante, mas não a ponto de dizer que o livro é ruim, muito pelo contrário. Ao final, ele retoma uma narrativa de qualidade e fecha bem. Não fosse esse ponto negativo, o livro seria perfeito.

Giuzão 25/11/2013

Carta Branca para Renovar
Após uma tentativa de continuar com o legado de Fleming com Sabastian Faulks, chega a vez de Jeffrey Deaver assumir a importante posição de criar uma nova aventura de James Bond, desta vez não só as continuações de Amis, Gardner e Benson ficaram d elado como também os romances de Fleming e a nova continuação de Faulks.

Bond já não vive mais nos anos 50 ou 60, está em 2011, uma época em que os governos vivem constantemente sua guerra contra o terror, principalmente após os atentados de 11 de setembro aos EUA.

Praticamente todos os personagens que compõem as obras de Fleming, M, Monnepeny, Goodnight, Taner, Leiter e Mathys estão aqui (até citação á May, sua governanta), devidamente repaginados para o século atual assim como a Seção Q.

Neste romance, Bond é um veterano da guerra da Afeganistão, agente da ODG (Overseas Devopment Group, algo como Grupo de Desenvolvimento no Exterior) criado após os ataques já citados, praticamente um “braço” do MI6, aqui fica a seção 00, na qual faz parte com a mesma função.

As Bondgirls deste livro são muito mais que apenas casos amorosos ou alívios românticos, como Felicity Willing (algo como Disposta para Felicidade, o autor não esqueceu de Fleming quando criou este nome, visto que o mesmo sempre criava nomes com duplos sentidos) e sua luta contra a fome.

O plot se inicia quando o serviço de inteligência britânico consegue informações a respeito de um suposto ataque envolvendo centenas de mortes, e claro, 007 é o escolhido para investigar e se depara com mais um vilão egocêntrico, megalomaníaco e com características estranhas (Deaver manteve, de forma mais atual e realista, o formato de vilão de Fleming). Severean Hydt é um poderoso dono da Green Way, empresa de reciclagem, que construiu sua fortuna de forma obscura, além disto, chega á ser um necrofilo, pois seu passa-tempo preferido é ver corpos em decomposição (Credo).

Velhos personagens repaginados, equipamentos atualizados (Whater PPS no lugar da PPK), veículos novos e antigos (Bond tem um Jaguar e o velho Bentley), tudo na medida certa para unir o clássico ao atual.
Além de tudo isto, o autor se arrisca e “joga” pelo livro fatos relacionados ao passado dos pais de Bond, que morreram quando ele ainda era um garoto, aguçando a curiosidade do leitor e principalmente dos fãs de James Bond.

O titulo fica claro, Carte Blanche é Carta Branca, pois dentro da Inglaterra quem manda é o MI5, o que deixa o trabalho de Bond “engessado”. Fora do pais ele tem total liberdade para agir, e claro, com licença para matar.

Deaver é autor de vários romances, incluindo o excelente e famoso O Colecionador de Ossos, nesta obra traz um Bond para o século 21, deixando a Guerra Fria de lado e adotando a atualidade do mundo que vive uma guerra contra terroristas. Um reboot muito bem vindo e talvez aquilo que o filme Casino Royale (2006) não conseguiu ser: a renovação perfeita para um personagem eterno.

Virgílio César 02/09/2013

Esperava mais
Não vou dizer que o livro é ruim, mas esperava mais de uma obra do Jeffery Deaver.
É apenas um bom passatempo, mas não se compara aos outros livros deste autor.
FrankCastle 04/05/2014minha estante
É o primeiro livro do autor que leio. Como fã de 007 gostei muito, me decepcionei de como a trama desenrolou perto do final. Qual outro livro de Jeffery Deaver você me indicaria para começar?

Obrigado

Virgílio César 05/05/2014minha estante
Bons livros do Jeffery Deaver: O Colecionador de Ossos, A Lágrima do Diabo e A Janela Quebrada.

HARRY BOSCH 12/05/2014minha estante
Realmente tem este aspecto,do autor gosto muito do 'Cadeira Vazia'

Aluisio 13/01/2013

Carte Blanche
História interessante, cheias de reviravoltas, algumas previsíveis, porém, de maneira geral, uma boa leitura. Um livro que prende a atenção desde as primeiras páginas. A primeira sequência de ação é realmente emocionante.

João Victor 30/10/2012

Carta Branca para leitura
Um livro cheio de reviravoltas, é isso que você irá encontrar em Carte Blanche, reviravoltas do início ao fim.

Jeffery Deaver dá um show e tanto de narrativa nesse romance, apresentando um James Bond ambientado nos dias atuais, diferente dos demais livros que se passam num período pós segunda guerra, utilizando celulares, computadores e tudo mais que se tem direito na sua investida para impedir que milhões de pessoas morram.

O autor consegue uma proeza tão fenomenal com sua narrativa que em dado ponto da leitura nós já estamos acostumados com as várias reviravoltas que a trama dá, tornando assim previsível o rumo que a história irá tomar, mas ai ele, maravilhosamente, se utiliza disso para nos surpreender.

Carte Blanche é uma leitura agradável e recomendada a todos, sejam fans ou não do agente 007.

Bondgirl 007 06/09/2012

É como ver um filme de James Bond
Carte Blanche é um livro q bem poderia ser roteiro de um filme de 007 daqueles clássicos do auge da Bondmania com todos os seus elementos. Se Jeffery Deaver ao escrever esse romnce pretendeu captar a essência de Ian Fleming, ele conseguiu. Chegueià conclusão de q oJames Bond dos livros ainda sobrevive mesmo num tempo pós Guerra Fria. Recomendo aos bondmaníacos de todas as idades

Sheila 23/08/2012

"Carte Blanche - O Novo Romance de James Bond" (Jeffery Deaver)
Chega ao Brasil um lançamento muito esperado pelos fãs do famoso 007: Carte Blanche, de Jeffery Deaver (autor de “O Colecionador de Ossos” que virou filme em 1999, com Denzel Washington como protagonista) que tem no espião mais conhecido das telinhas o personagem principal.

Na trama, James Bond trabalha numa sub-organização do MI6 – o que para quem não sabe, e segundo a Wikipédia, é o “serviço britânico de informações (ou de inteligência) encarregado de dirigir as atividades de espionagem britânicas. As atividades do MI6 são conduzidas, em princípio, no exterior, ao contrário do MI5, cuja ação é principalmente interna”. James faz parte da já aclamada Seção 00, e continua respondendo ao Sr Mile ou “M” por suas ações. Mas com tecnologia do século XXI, claro.

"A seção 0 ocupava quase todo o quarto andar.
Era uma grande área aberta, cercada pelos escritórios dos agentes. No centro, havia terminais de trabalho para assistentes e outros funcionários de apoio. Poderia ser o departamento de vendas de um grande supermercado, se não fosse pelo fato de que cada porta de escritório tivesse escâner de íris e fechadura com teclado. Havia muitos computadores de tela plana no centro, mas nenhum daqueles monitores gigantes que pareciam obrigatórios em organizações de espionagem da TV e do cinema".

Tudo começa quando o serviço britânico tem em mãos informação a respeito de um suposto ataque envolvendo centenas de mortes o que, se começa sendo uma caçada internacional, torna-se uma corrida em solo britânico, envolvendo cidadãos nacionais – o que foge à jurisdição de Bond, com total liberdade de movimentos quando seu trabalho é internacional e passa a ter de responder a outro agente do MI5, recebendo Carte Grise (Carta Cinza).

Aliás, é justamente deste fato que surge o nome da estória - Carte Blanche ou Carta Branca, que é do que James Bond se vê privado, tendo de responder por suas ações a Osborne-Smith, vice-diretor sênior de Operações de Campo que acabará por se transformar num sério estorvo à caçada que James Bond pretende realizar sozinho - com ou sem Carta Branca às suas ações.

Como "vilão" temos Severan Hydt, que segue a mesma linha da cadeia cinematográfica: um sujeito obscuro, com um passado que vai se revelando aos poucos, que fez fortuna saindo praticamente do nada e a usa para realizar seus intentos mais esquisitos e mórbidos. No presente caso, temos um dono de uma empresa relacionada a reciclagem com uma forte tendência à necrofilia.

"Sozinho agora, Hydt agachou-se ao lado do corpo.
A descoberta de cadáveres ali acontecia com relativa frequência.
Hydt nunca dava parte das mortes. A´presença da polícia era a última coisa que ele desejava.
Além disso, por que abriria mão de um tesouro como aquele?
Ele chegou mais perto do corpo, os joelhos comprimindo o que havia sobrado do jeans da mulher. O cheiro de podre -penetrante, como o de papelão molhado - seria desagradável para a maioria das pessoas. Entretanto, o lixo fazia parte da profissão de toda a vida de Hydt, e este lhe era tão indiferente quanto o odor de graxa para um mecânico de oficina ou o cheiro de sangue e víceras para o trabalhador de um abatedouro".

Nesta junção entre o antigo e o novo, algumas coisas se mantém iguais, outras são aprimoradas: vamos encontrar no livro de Jeffery Deaver Mary Goodnight, a secretária de Bond, Monneypenny e até May, a empregada. As armas e carros, no entanto, não seguem o clássico e são modernizadas.

Levando em consideração apenas o romance em si, teremos muita ação, diálogos inteligentes e sentenças muito bem escritas. Ação, aventura e um final realmente de tirar o fôlego, aos fãs e não fãs de James Bond vale a pena conferir. Recomendo.

Disponível em: http://www.dear-book.net/2012/08/resenha-carte-blanche-o-novo-romance-de.html

Quemlefazfilme 19/07/2012

Carte Blanche por www.quemlefazseufilme.com.br
Título Original : Carte Blanche
Jeffery Deaver
Editora Record

"Examinou os ferimentos da noite passada: duas contusões grandes, cor de berinjela, na perna, alguns arranhões e o corte no ombro, produzido pelo estilhaço de granada. Nada sério.
Barbeou-se com uma navalha pesada, de fio duplo ; o cabo de chifre de búfalo, em cor clara. Preferia esse belo acessório, não porque fosse mais benéfico ao meio ambiente do que os aparelhos descartáveis que a maioria dos homens usava, mas porque possuía um barbear melhor - e requeria alguma habilidade no manejo; James Bond encontrava conforto até nos menores desafios."

James Bond, Divisão 00, Seção 0, Grupo de Desenvolvimento Ultramarino, Ministério do Exterior e Ministério dos Negócios Estrangeiros e Commonwealth. Mais conhecido como 007, o espião a serviço dos ingleses que se infiltra em qualquer lugar e nunca deixa uma missão pela metade.

Uma mensagem interceptada indicava que milhares de pessoas poderiam morrer e também que os interesses britânicos estariam abalados. Bond parte para a cidade de Novi Sad para tentar impedir uma catástrofe acompanhado de espiões sérvios que mais pareciam recrutas inexperientes.
Missão parcialmente cumprida e Bond além de ganhar alguns inimigos sérvios, agora está a caça de um irlandês que ao que tudo indicava era o mentor daquela frustrada operação.

Satélites mega espiões com rastreadores de última geração, indicavam que o irlandês supostamente chamado Noah, estaria no único lugar onde James Bond não tinha Carte Blanche para trabalhar : a Inglaterra.
Isso significava que Bond deveria trabalhar em parceria e apenas como consultor com um grupo do serviço secreto britânico. Bond logo arranja um jeitinho de despistar o seu novo grupo de trabalho e seguindo uma pista chega até a Green Way. Uma mega indústria do ramo de reciclagem cujo dono chama-se Severan Hydt.

A partir desse ponto, Bond segue as pistas da Green Way , Severan Hydt e o suposto irlandês em outros países já com a Carte Blanche para trabalhar. Sua missão : desvendar a conexão entre o incidente vinte e o plano Geena. Uma trama macabra envolvendo cadáveres, segredos e a indústria milionária do lixo estava nas mãos de 007 para ser desvendada.

Não bastasse a missão, dados importantes sobre a operação Cartucho de Aço envolvendo a morte de seus pais chegam até Bond. Andrew e Monique Bond morreram em circunstâncias incomuns em um acidente que Bond jamais acreditou completamente. E, esses dados da operação cartucho de aço levantam novamente a questão.

Mulheres, carros e hotéis suntuosos são cenários indispensáveis em tramas de James Bond. Em Carte Blanche vemos isso e um agente capaz de colocar a própria reputação em jogo para desvendar a sua missão.
Jeffery Deaver foi escolhido pelos próprios herdeiros de Ian Fleming, o grande criador do agente secreto James Bond, para dar continuidade a série a partir do século XXI.

O livro em uma palavra : instigante

Como quem lê faz seu filme, eu gostei muito do estilo de Jeffery Deaver. Carte Blanche foi o primeiro livro do célebre agente 007 que eu li e por essa razão, não posso comparar com os demais livros de autoria de Ian Fleming.
O ritmo é forte e recheado de muitas siglas de agências e protocolos. Nada que o glossário não ajude.
James Bond do livro é muito parecido com o James Bond das telas, um pouco mais contido talvez no panomara romântico, mas no campo de ação não deixa a desejar.

Um thriller policial forte e com aspectos bem reais sobre espionagem e segurança que nos faz pensar em quão inesquecível 007 é até os dias de hoje.

Fã page do livro no Facebook :

Resenha originalmente publicada no blog www.quemlefazseufilme.com.br