O Amigo Fiel

O Amigo Fiel Oscar Wilde

Resenhas - O Amigo Fiel

raomzk 29/08/2021

Nem Todo Esforço Será Reconhecido
Em algum momento já nos deparamos com certas amizades que sempre foram apenas relações de conveniência. Pode até ser que para algumas pessoas a palavra amizade seja um caminho para favores constantes, abusivos e absurdos, mas amizade, genuína e saudável, nunca foi isso e nunca será. A história de Valentim, sua conduta altruísta para com Xicoqueixo, reflete as inúmeras relações interpessoais pelas quais passamos. Uma fábula sobre moral e conduta, ética e respeito. Essa história é delicada, profunda. A narrativa do livro também fala sobre o lugar da fala e da escuta, tão importantes e essenciais para a harmonia das relações. É preciso estar atento e ter cautela em relação às pessoas, pois nem todo ato de altruísmo será valorizado e contemplado com a gratidão.

Biblioteca Álvaro Guerra 27/02/2019

Inspirada num conto de Oscar Wilde, esta belíssima fábula põe em evidência o valor de lealdade e da amizade. Em um novo contexto, a história é narrada por personagens que são bichos da fauna brasileira. A ingênua capivara Valentim e a esperta queixada Xicoqueiro têm condutas próprias dos seres humanos. Travam uma relação de amizade que expõe diferenças de princípios de ordem ética e moral. O texto provoca o leitor: o que é ser leal? Numa relação de amizade, quem de nós é leal? Ou somos todos sempre leais? Que valores norteiam a amizade? Bastará somente nos identificar com uns dos personagens? Ou então, ora com um, ora com outro...

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8586387983

Lica 01/01/2011

Amizade na teoria e na prática.
As fábulas conseguem nos colocar no lugar de espectadores das nossas próprias relações, independente dos julgamentos positivos ou negativos atribuídos à elas.
Os princípios e valores que estão por trás de uma relação de amizade são o cerne da história, mas o leitor experimenta todo o tipo de sentimento ao conhecer o ingênuo Valentim e seu "melhor amigo", Xicoqueixo.
O respeito ao leitor fica evidente ao final da história, em uma trama que permite a quem lê pensar e tirar suas próprias conclusões.