Mahatma Gandhi

Mahatma Gandhi Joseph Lelyveld

Resenhas - Mahatma Gandhi

daniel.vasco.716 17/05/2021

Biografia pouco convencional do grande líder indiano. O livro silencia sobre a primeira juventude de Gandhi e se inicia com o protagonista já instalado na África do Sul como advogado, em 1893.

Eduardo 21/04/2014

Um bom livro que desmitifica, deixa de tratar Gandhi como mito para tratá-lo como um homem comum, com virtudes de defeitos, apesar de seu pensamento coletivo em relação ao ser humano... aí sim temos nele um diferencial para os atividades modernos pela paz. Ele usava de certos artifícios para tratar com os políticos da época, ou seja, usava de esperteza, de modo que os fins justificariam os meios. Leiam e entendam o que estou afirmando.

Biblioteca Álvaro Guerra 02/05/2024

Mohandas Karamchand Gandhi 1869-1948, é certamente uma das figuras centrais da história do século xx , e talvez a mais discutida, analisada e, sobretudo cultuada .

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535921137

Blanco 24/09/2014

Esse livro não tem a intenção de contar cada aspecto da vida do Mahatma, ignorando algumas partes, como sua infância, dando, porém, maior ênfase a passagens de sua vida que revelam o caminho que Gandhi seguiu para se transformar essa figura pública tão conhecida. A biografia começa, portanto, com Gandhi, antes de ser Mahatma, chegando à Africa do Sul aos vinte e poucos anos, recém-formado em direito.
O autor busca mostrar Gandhi como um humano desmitificado, com suas vitórias e derrotas e suas contradições na luta pelos seus ideais.

Leone 16/07/2015

Fantástico
Biografia excelente que descreve a trajetória de Ghandi, desde seus primeiros anos de vida na Índia, então um país dominado pelos ingleses, o período em que esteve na África do Sul, quando começa a lutar contra a discriminação e a exploração por questões raciais e religiosas, e depois o retorno a sua terra natal, onde teve participação decisiva no processo de independência do país. Ajuda a entender quem foi o homem, o político, estadista e visionário, com suas contradições e acertos.

Rafael 08/12/2017

Um relato equilibrado de uma figura complexa
Mahatma Gandhi é uma figura “conhecida” para muitas pessoas, mas o conhecem apenas de “ouvirem falar”. Nada além disso. Ele, na verdade, fora uma pessoa complexa em seu tempo histórico -, ambígua com seus altos e baixos. O livro desenha um personagem em busca de um dogma espiritual, mas que esteja ancorado com a política pública do país - por meio do ativismo não violento, sobretudo, pela causa dos menos favorecidos.

A sua trajetória começa não muito diferente de muitos; no seu caso, ele nasceu em 1969 na Índia; depois se formou em Direito na Inglaterra, passa mais um tempo na Índia e vai à trabalho para a África do Sul, em 1893. Chega ao país como um profissional do Direito, e é na África que ele começa a ter as primeiras percepções da discriminação de um imigrante indiano.

No continente ele começa a perceber a discriminação, e desse modo passa a engajar-se pela causa dos indianos em solo africano. Além disso, é na região que ele passa a aderir ao celibato, ao vegetarianismo e funda duas comunidades ligadas à terra, com um trabalho autossuficiente. Está, portanto, em uma fase de transição.

Em relação aos africanos do Sul, à sua visão não era tão idealista – como era para os indianos. Julgava-os seres inferiores, selvagens. A sua causa na África do Sul era, estritamente das minorias indianas no país. Gandhi era um homem como qualquer outro, com virtudes e defeitos. Era um homem de seu tempo.

Na sua volta à Índia, em 1914, a sua visão de mundo e as “suas causas” se ampliaram -, Gandhi passou o resto de sua vida em favor da abolição dos intocáveis, da união entre hindus e muçulmanos, da independência, e da autossuficiência econômica nas aldeias indianas.

Gandhi foi uma figura ímpar em seu país, dedicou-se de corpo e alma (literalmente) às “suas causas” em grande parte de sua vida, embora muitas vezes ”o meio” para se conseguir êxito estivesse equivocado. Ele era utópico demais, e muitas vezes não compreendia a dimensão da realidade.

Um de seus maiores equívocos foi na área econômica. Gandhi, em meio a um mundo cada vez mais industrializado, apostou no trabalho manual para os indianos. Uma jogada perdida frente à industrialização e as novas formas da divisão do trabalho. Queria combater o domínio do Império Britânico com ferramentas nada eficientes para a criação de riquezas para a população.

Mesmo com seus acertos e erros Gandhi acreditava em uma sociedade mais igualitária para os indianos, com menos conflitos sociais sobretudo com os muçulmanos. Queria uma hombridade para os intocáveis dando maior autonomia para seu povo. Lutou contra a violência e foi morto por ela – por um hindu. Gandhi a duras penas conquistou algum espaço para os indianos, além da independência do país, embora muitos dos conflitos que permanecem até hoje são praticamente intangíveis – pois são fruto de uma cultura muito enraizada e refratária a mudanças.

Carolina 01/08/2018

Biografia clássica
O livro começa muito bem na narração da juventude e formação acadêmica até a estadia na África do Sul (qdo iniciou-se as manifestações).
Depois fica cansativo de ler na parte política e já no final (qdo Gandhi já está na idade de70-77 anos) volta ser interessante.

Vinícius 27/09/2022

Midiático e Cansativo!!!
Tinha extrema vontade de ler essa versão biográfica de Ganhi, pois prometia entregar outra versão da figura santificada. E realmente ela traz informações divergentes a da imagem de homem santo. Porém, tem de se ter cuidado com os julgamentos decorrentes dessa leitura, pois o autor te conduz a uma interpretação anacrônica dos fatos, nos levando a tecer julgamentos a um homem que viveu a mais de 120 anos atrás, com a concepção atual. A meu ver, foi uma obra construída apenas para polemicar, em que seu ínterim fica presa em um sensacionalismo sem foco.
É uma boa leitura para conhecer uma das figuras mais emblemáticas da nossa história, mas extremamente cansativa.