O leitor de almas

O leitor de almas Paul Harper

Resenhas - O Leitor de Almas

Mari 25/01/2013

Com uma premissa mais interessante do que a história, que embora bem narrada, não empolga, "O leitor de almas" consegue se destacar pela tática do vilão para executar seu plano.

Ryan Kroll se envolve com Elise e Lore e penetra de uma tal forma em suas vidas, que as amedronta pelo jeito que ele mostra saber dos segredos mais obscuros das duas. Qual a intenção dele ao penetrar de tal forma em suas mentes? Como ele faz isso?

A história se desenrola em uma semana e a narrativa é bem dinâmica, não dando espaço para que o livro se torne cansativo.

O leitor de almas me pareceu mais um ensaio de um autor que tem potencial para fazer um thriller best-seller, mas que ainda não chegou lá.

Carla.Zuqueti 20/11/2012

Leitura cansativa
Achei o livro um pouco chato. É uma narrativa rápida, várias coisas acontecem, mas não me prendeu. Parei no meio e voltei a ler algumas semanas depois. Mas não foi algo que me encantou.

Isabel 22/10/2012

Excelente.
É um policial, mas não espere por investigações profundas e nem cenas de muita ação. Trata-se de um thriller psicológico, que tem de ser lido com atenção. É complexo e com revelações que vão além do "caso encerrado".

Não exitem muitos mistérios durante a história. Logo cedo sabemos quem é o assassino e mais para frente qual é o seu objetivo. O que é interessante, e que assusta, é a forma com que ele manipula a mente das pessoas e as suas consequências.

Também não é um livro que será admirado e entendido por todos, mas, para quem gosta do gênero, é recomendadíssimo.

gleicepcouto 13/09/2012

Requinte, inteligência e… Apenas mais um romance policial como os outros

***

O Leitor de Almas (Paralela) é o primeiro livro de uma série de romance policial que tem como protagonista o detetive Marten Fane. O responsável pela série é o escritor norte americano David Lindsey, mas aqui, ele usa o pseudônimo Paul Harper. Lindsey já escreveu mais de catorze romances policiais, que foram traduzidos para vinte línguas. Sua primeira obra, A Cold Mind, é considerada até hoje como uma dos melhores romances policiais de todos os tempos.

Nesse lançamento, Harper nos leva ao limite da manipulação da mente. O que pode acontecer quando duas mulheres, esposas de empresários poderosos de São Francisco, tem um caso extraconjugal com o mesmo homem? Como se não bastasse, esse homem, Ryan Kroll, tem o poder de descobrir seus mais profundos desejos e manipular suas mentes de uma forma perturbadora.

O elo entre as duas mulheres (Lore e Elise) é Vera, psicanalista de ambas, que começa a desconfiar através das sessões de terapia que suas clientes podem ser vítimas de um jogo perigoso. Da forma que o amante age, tudo indica que ele tem acesso aos arquivos confidenciais de suas clientes - o que também é prejudicial à Vera, uma vez que põe em risco sua conduta profissional referente a sigilo absoluto.

É então que a psicanalista procura Marten Fane, detetive aposentado, habilidoso e discreto, na esperança de que consiga elucidar o caso e impedir que os jogos psicológicos de Kroll vão longe demais.

Devo confessar que fui seduzida pela sinopse do livro. Impressionante, mas é só enfiar um psicanalista/terapeuta/psicólogo na trama, que já atrai minha atenção. Vai entender.

O bom é que o livro conseguiu suprir minhas expectativas, até certo ponto. É aquilo, né gente? É um romance policial que você lê parar passar o tempo, nada que vai revolucionar a sua vida. Mas, por outro lado, quem espera grandes questionamentos de livros policiais? Eles não foram feitos pra isso. (Alguns poucos até que conseguem.)

O que temos aqui é um típico livro policial, no que diz respeito à estrutura. Narrado em terceira pessoa, os capítulos são curtos, mas possuem todos com os elementos técnicos característicos do estilo. Os plots também estão lá, bem visíveis e desenvolvidos. O texto de Harper é objetivo, nada de muito lenga-lenga. O homem vai direto aos fatos e isso torna a história ágil.

Os personagens são interessantes, mas o destaque vai para Lore e Elise. Estranho. Creio que deveria ir para o protagonista, não? Mas é que Fane é tão comum, que parece que era mais um detetive qualquer. Mesmo com a descrição das inúmeras habilidades do moço e também da tentativa de deixá-lo mais humano com uma série de situações tensas em seu passado, não o considerei excepcional. Veja bem: ele não é mal elaborado, longe disso. Sua história de background é boa, assim como suas ações atuais, mas é que esperava que ele se destacasse mais, tivesse mais personalidade.

O que eu mais senti falta, entretanto, foi de uma reviravolta que me pegasse de surpresa na trama. Tudo segue um roteiro tão engessado que faltou espaço para improvisos. O livro vai seguindo seu curso muito bem e nada de inesperado acontece em momento algum. Até já se espera pelo final previsível.

A premissa de O Leitor de Almas é ótima. Sua narrativa é boa, e seus personagens idem. O problema é que fiquei esperando pelo 'ótimo' durante toda a leitura da obra. Mas, apesar de tudo, recomendo o livro. É um romance policial inteligente e requintado. Só não espere surpresas, pois elas não virão.

Autor(a): Paul Harper
Editora: Paralela
Ano: 2012
Páginas: 232
Valor: $25 a $35

Sheila 07/09/2012

Resenha: "O Leitor de Almas" (Paul Harper)
Segundo a orelha do livro, este é o primeiro volume de uma série com o detetive particular Marten Fane - apesar de esta não ser a melhor forma de defini-lo. Segundo palavras de alguns dos personagens, Marten é mais como alguém que resolve os problemas, a partir de métodos nem sempre convencionais, e que tem no sigilo e no anonimato seu maior interesse, o que no mais das vezes é o que quem o procura espera: segredo absoluto.

Vera List é uma psicanalista envolta em uma situação nada confortável: há algum tempo vem atendendo duas pacientes, Lore Cha e Elise Currin, que relatam episódios envolvendo um caso extra-conjugal que a vem preocupando seriamente. Afinal, acaba por se dar conta não só que o amante parece ser a mesma pessoa - o que por si só já seria uma grande coincidência - mas que este parece vir "adivinhando" os pensamentos mais íntimos dessas mulheres, o que a faz se questionar sobre uma possível invasão a seus arquivos e anotações pessoais.

Vera se vê em um terrível dilema: como ajudar suas pacientes sem expô-las publicamente? Como descobrir se seus arquivos realmente vem sendo acessados? E de que forma parar isso, sem acabar por prejudicar suas pacientes, que lhe contam seus mais fundos temores e traumas sem saber que seus maiores segredos vem sendo invadidos? É então que entra em cena Marten Fane, um ex detetive da CIA que promete tentar descobrir quem é essa pessoa e qual seu objetivo.

Tanto Lore Cha quanto Elise Currin são casadas com homens proeminentes, o que não descarta a possibilidade de que seja um chantagista. Mas a profundidade e intensidade tomadas por esse amante quase anônimo acaba por desestabilizar e chocar, levando-as a questionar sua proximidade com este homem que, de compreensivo, passa a ser assustador.

"O que ele acabara de fazer ia muito além da intuição. Era desconcertante, e fez com que ela tivesse a impressão de que seu cérebro não era mais a única fonte de sua imaginação. As fantasias sexuais dela eram isso mesmo: as fantasias sexuais dela, mas esse homem acabava de recriar um desses roteiros, com uma exatidão que só poderia ser chamada de macabra ..."

A estória toda se passa em São Francisco, onde moram as personagens principais. Além disso, compreende uma passagem pequena de tempo - tudo acontece no transcorrer de uma semana - o que faz com que os acontecimentos se sobreponham e que se chegue logo o desfecho. Há ainda uma sutil crítica a sociedade atual que achei muito pertinente. Nas palavras da psicanalista Vera List

"É o espírito do nosso tempo” disse ela. "Assistir a autodestruição das pessoas, observar vidas que vão por água abaixo, é nosso passatempo nacional. Somos viciados em segredos sujos".

Temos que lidar então com vários conflitos ao mesmo tempo: as personalidades complexas das pacientes de Vera, sua dificuldade em ajuda-las sem prejudicá-las ainda mais - tentando preservar a confidencialidade oferecida por este tipo de profissional - além de alguns dramas em que se vê envolvido Marten Fane, sua vida difícil e algumas perdas recentes.

Tudo isso mais uma escrita ágil e rápida - apesar de em alguns pontos um tanto quanto superficial - fazem deste livro um Thriller psicológico que prende o leitor do início ao fim, apesar de que fiquei um pouquinho decepcionada com a forma como o final foi colocado, esperava um pouco mais do desfecho pelo grande suspense levantado durante o desenrolar da trama.

Mesmo assim, há drama, ação, suspense e mistério para leitor de romance policial nenhum colocar defeito. Não é um livro que entra para minha lista de favoritos, mas com certeza leria mais livros da série, quando forem lançados - até por que algumas coisinhas ficam inconclusivas no final. Recomendo.

Disponível em: http://www.dear-book.net/2012/08/resenha-o-leitor-de-almas-paul-harper.html