Contos de Terror do Tio Montague

Contos de Terror do Tio Montague Chris Priestley

Resenhas - Contos de Terror do Tio Montague

Amanda 09/02/2013

Perturbador!
No momento em que o vi na estante da biblioteca do meu colégio, me chamou muita atenção. Não conhecia o autor, mas mesmo assim retirei o livro. Essa capa me deixou muito curiosa!

É muito bom! Devorei os contos em algumas horas. São muito perturbadores. Não achei que são para crianças. Na verdade, seriam melhores para adolescentes.

Uma coisa que eu adorei foi a forma como os contos, mesmo sendo fantásticos, são descritos de uma maneira tão assustadora, que você acredita que eles poderiam acontecer. E eles não são muito detalhados. Detesto aquele tipo de história em que o autor descreve tanta coisa, que é preciso voltar algumas linhas para saber do que se tratava.

O livro é muito viciante e você lê cada página como se fosse um bom filme de terror, repleto de suspense. E cada conto é diferente um do outro, o que torna as histórias únicas.

Enfim, recomendo!

eglair 15/08/2009

Terror britânico
O terror britânico sempre foi o meu favorito. Frio, neblina, personagens horripilantes, lendas antiquíssimas, assasinatos macabros; parece que o clima europeu é propício para contos de terror.

Chris Priestley mostra em seu primeiro livro “Contos de Terror do Tio Montague” que é um ótimo escritor do gênero.

Super detalhista ao descrever o ambiente, ele tem a sacada sensacional de adicionar a cada conto um objeto que torna a história mais palpável e real.

O livro possui 11 contos que são alinhavados por uma história base: a ida de Edgar a casa de seu tio Montague.

Os contos tem muito suspense e na sua grande maioria um final surpreendente. Algumas histórias esboçam um final, sem chegar a ele de fato o que deixa a imaginação ainda mais ativa para outras possibilidades de final mais ou menos horripilantes que a sugerida no conto.

É uma ótima leitura para adolescentes e não crianças, pois em alguns momentos chega ser perturbador o desfeço dos contos.

Com ilustrações de David Roberts, esse livro é um belo presente para adolescentes que desejam começar a desenvolver o gosto pela leitura.

Ana C. 23/01/2010

Eu não consigo não amar esse livro. Primeiramente, se o tivesse lido quando era mais nova, ficaria mais assustada do que já fiquei.

Ah, não tenho muito o que dizer. Quem gosta de contos, suspense, e de uma leitura boa mas não densa demais, vai se encantar com Contos de Terror do Tio Montague assim como eu me encantei. (:

rumohra 06/05/2023

Um calor estranho em meio ao medo
Adorei ler esses contos! achei o livro numa barraquinha em frente minha faculdade, por um valor bem acessível, e valeu mais do que a pena ter comprado esse livrinho. Ele representa meu início na faculdade e meu investimento real de ler algo desse nicho do terror pra eu mesma conseguir escrever também.

As histórias são ótimas, me provocou um pouco de medo e coração acelerado tambémkkkkk Achei que eu fosse me cansar de ler porque a estrutura é a mesma em todos os capítulos, mas incrivelmente isso não me afetou tanto na leitura. Pode cansar alguém, e fazê-la parar um pouco pra continuar, mas vale a pena. Quero reler algum dia

Yin 02/03/2010

Contos de terror para crianças, mas que também serve para os adultos se divertirem. As historinhas são bem legais.

Gilvan L. 20/09/2016

Combina muito com um café e um canto tranquilo parte sentare imaginar.
Um livro muito divertido, com ilustrações lindas.
O seu enredo consiste em vários contos de terror infantis que são contados a um jovem.

Gabriel 31/03/2013

Contos de Terror do Tio Montague
Inicialmente,acho que assim como a maioria,eu olhei para esse livro como uma história boba para crianças,mas após folhear algumas páginas,eu comecei a sentir que a história era interessante,e decidir comprar. Honestamente,não me arrependo nem um pouco,o livro é sim para crianças,mas é uma leitura incrível,que prende o leitor,eu não diria que é infantil,e sim no mínimo infanto-juvenil,porque ele tem pontos que podem ser assustadores demais para uma criança,dependendo da idade. Eu até hoje,gosto de vez ou outra reler alguns contos. Eu diria que é como se Edgar Allan Poe,escrevesse histórias infantis. Um livro,muito bom mesmo.

Kadosh 19/10/2013

Aterrorizado com meu tio.
Quem nunca teve aquele tio/tia que contava histórias para você dormir, histórias muitas vezes de fadas, princesas, duendes, sereias, ou coisas do tipo? Bem, Tio Montague é um pouquinho diferente, as histórias dele refletem a realidade do seu passado sombrio e obscuro. Mal o seu sobrinho sabe das coisas que seu tio passou.
A cada conto de terror a história por trás de tudo vai se revelando, as sombras gritam em silêncio cada vez mais e nada que parece real talvez seja e as coisas irreais vão tomando forma do real. Não acredite nem em sua própria sombra, afinal de contas, quando a luz se apaga ela some. Não confie em você mesmo, quem foi que disse que podemos confiar em nossos olhos, em nossos ouvidos, narinas ou em qualquer parte do nosso corpo?
Embarque na leitura desse livro e descubra tudo sobre O TIO MONTAGUE e suas incríveis aventuras, ou nem tão incríveis assim. Apenas tome muito cuidado, cuidado com o real que é irreal e com o irreal que é real. Cuidado com as pinturas, com os totens e com uma porção de outras coisas que podem tirar o seu sono eternamente.

Gárgula 03/02/2021

Contos de Terror do Tio Montague, deliciosamente assustadores
Encontrando o Tio Montague
Ler Contos de Terror do Tio Montague, de Chris Priestley, foi muito bom pois a história reúne contos deliciosamente assustadores contados pelo próprio Tio Montague à seu sobrinho. Todos são, de alguma forma, excelentes.

O livro é editado pela Editora Rocco, sob o selo Pavio, com tradução de Rafael Mantovani.

Uma homenagem à tradição oral
O enredo do livro mostra o encontro do jovem Edgar com seu Tio Montague. O garoto não sabe muito bem a distância de parentesco do velho, mas o chama de Tio. Sentados em frente a lareira eles conversam e o Tio sempre tem inúmeras boas histórias relacionadas com uma enormidade de itens que enfeitam paredes e mobília.

Cada conto diz respeito a alguma coisa da sala, sendo eles contados capítulo a capítulo, em um texto ágil e bom de ler. O autor cria uma grande homenagem a tradição oral, onde pessoas sentavam-se juntas para conversar e ouvir bons casos. Em um período tão conectado, ler Contos de Terror do Tio Montague é quase um grito de resistência, não só à leitura, como às conversas olho no olho.

Um escritor de histórias e contos
Este livro não foi meu primeiro contato com Chris Priestley. Já tinha lido dele o livro Tales of Terror from the Black Ship, em inglês. Só a pouco tempo, descobri que tinham títulos dele já traduzidos. Nessa descoberta aproveitei e comprei tanto o livro desta resenha como a versão traduzida do Black Ship, que irei reler em português para resenhar aqui no blog.

Em ambos o autor segue esse estilo onde uma história conta vários contos! Temos um enredo que serve como guia, com outros contos se apoiando nele. Um material que poderia estar sendo usado por educadores e outros profissionais.

Conclusões finais
Mais um livro para a lista de indicações mais leves. Sempre me pedem isso, portanto, aí está. Um livro bom, barato e excelente. Vai agradar jovens também pelo texto fácil e a atmosfera mais sinistra.

Caso você lembre de alguma tia ou avó, não é mera coincidência não. Todos em algum momento conheceram alguém como o Tio Montague, que contava contos ou “causos”. Lembrar deles é manter essas histórias vivas então aproveite e conte-as para os seus filhos e sobrinhos.

Espero que tenha uma boa leitura!

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula.

site: https://cantodogargula.com.br/2020/03/12/contos-de-terror-do-tio-montague-deliciosamente-assustadores/

Sheyllinha 28/05/2015

Divertido e levemente assustador

Comprei esse livro faz alguns anos, pois achei a capa intrigante e com uma premissa bem legal, vale mencionar que o nome do personagem principal, obviamente me lembrou Edgar Allan Poe, isso foi o suficiente para deseja-lo.

Confesso que não esperava uma leitura extraordinária, mas acabou se tornando um dos livros mais legais que já li e reli. Embora seja um livro “infantil”, tem uma dose de terror.

A leitura é rápida e flui com facilidade, por ter uma linguagem simples e tendo em vista ser um livro pequeno e com capítulos que na verdade são contos.

Em síntese, pode-se dizer que Edgar é um garoto que tem um tio – um pouco esquisito -, que vive sozinho em uma casa –repleta de mistérios e objetos estranhos- e que de tempos em tempos vai visitá-lo.

Esse tio (Montague) é um contador de histórias, o que fascina Edgar, pois a cada história contada ele sempre pedia para ouvir outra, afinal, toda criança adora uma boa história e desconfio que ele também ficava com medo de ir pra casa após ouvi-las, por isso sempre pedia outra, para ficar adiando sua volta (haha).

A cada história contada, Tio Montague indagava se o sobrinho tinha ficado assustado, embora Edgar sempre negasse, acredito que o deixava intrigado e duvidando da veracidade das mesmas.

Todas as 10 histórias tem um pouco de “lição de moral” camuflada e no final do livro, formam um elo, que é o Tio Montague.

A que mais gostei foi a da “Moldura dourada” é sem dúvida a mais “assustadora”.

Enfim, esse é um livro para ‘crianças’ e adultos que gostam de uma leitura levemente aterrorizante.

Andreia Santana 12/12/2016

Histórias de terror para assombrar crianças travessas
Contos de terror do tio Montague, do britânico Chris Priestley, é um Penny Dreadful em versão infanto-juvenil. Mais juvenil, inclusive, porque certos trechos, definitivamente, vão causar pesadelo em crianças muito pequenas. Fazendo uma comparação mais próxima do público brasileiro, o livro lembra a deliciosa série de animação Historietas assombradas para crianças malcriadas, de Vitor-Hugo Borges. A atmosfera gótica e soturna, porém, é menos Tim Burton e mais Bela Lugosa.

O livro é uma matrioska. Dentro da história principal, de um sobrinho-neto que visita seu tio-avô para o chá da tarde, misturam-se diversos contos de terror com desfechos que não fazem concessões à pouca idade do protagonista ou dos leitores. Por isso, acredito que vá agradar crianças mais velhas e adultos. A obra também tem um senso de humor ácido e agridoce que a aproxima da saga de 13 livros Desventuras em série, que é bem mais popular entre os integrantes das gerações X e Y do que junto ao seu suposto público-alvo.

Contos de terror... apresenta os leitores a Edgar, um garoto entediado e negligenciado pelos pais (quase um alter-ego masculino da Coraline de Neil Gaiman), que estão sempre ocupados e sentem-se desconfortáveis na presença do menino. Nas férias do colégio interno, Edgar visita o seu tio-avô Montague, um sujeito excêntrico, que vive em um tétrico casarão onde a luz do sol nunca é bem-vinda.

Para chegar à casa do tio, Edgar precisa atravessar um bosque cheio de presenças não muito amistosas, vencendo seus próprios medos, como num rito de passagem da infância para a vida adulta. A recompensa pela travessia são tardes inteiras ouvindo histórias assombrosas que seu tio Montague jura serem verdadeiras.

O autor, com toda reverência aos mestres, mas dotado de criatividade e uma ótima condução narrativa, bebe da fonte de Edgar Allan Poe e de H.P. Lovecraft, com pitadas de Mary Shelley, H.G.Wells e Robert Louis Stevenson. Entre os contemporâneos, há traços do universo onírico de Neil Gaiman.

O mote de histórias fantásticas que o narrador garante serem reais, inclusive com uma coleção de objetos coletados durante as supostas aventuras para a comprovação dos fatos, é um traço em comum deste livro com O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares. Mas as semelhanças acabam por aí. Embora o livro de Ransom Riggs utilize o mesmo imaginário gótico, Priestley cria um conjunto mais sinistro.

Acreditar ou não nos contos do tio Montague, como se saídos de uma sequência das Histórias Extraordinárias de Poe, é uma escolha de Edgar e do leitor. Mas o grande mistério da trama é decifrar os segredos escondidos por esse senhor pálido, esguio e esquivo que serve chá para Edgar, enquanto o extasia e assusta com narrativas bizarras.

Chris Priestley, que além de escritor, é cartunista e ilustrador, passou a adolescência lendo obras de terror dos principais autores do gênero. E por ter todas essas leituras, seu Contos de terror... é um deleite em termos de referências e citações que, certamente, serão identificadas de imediato por leitores com mais bagagem. O protagonista ser xará de Poe não é mera coincidência. Os fãs do lado sombrio da fantasia se sentirão em casa.

site: https://mardehistorias.wordpress.com/
Ildneé 25/07/2019minha estante
Excelente resenha! Parabéns, conseguiu descrever bem, não só a história como também as referências dessa obra.

Andreia Santana 27/07/2019minha estante
Obrigada!