Vulgo Grace

Vulgo Grace Margaret Atwood

Resenhas - Vulgo Grace

Gi 18/05/2024

Uma eterna dúvida sobre Grace
Resolvi ler o livro porque tinha gostado muito da série de tv, apesar de ter assistido sem saber que era baseada em um livro. No começo achei a leitura meio parada e confusa, porque estava esperando o mesmo dinamismo da série. Mas em poucas páginas consegui entender a proposta da narrativa e realmente adorei a construção do enredo e das personagens. Principalmente da Grace, uma garota dócil e inteligente, mas que a todo momento nos fazia duvidar das nossas próprias impressões, para logo depois nos conquistar novamente. É um ótimo livro, gostei bastante dessa sensação de se achar que sabe e não saber de fato.

pkonno96 28/04/2024

Incrível
Vulgo Grace trata-se de uma ficção especulativa baseada em um caso real ocorrido por volta de 1840 no Canadá. O livro narra a história de Grace Marks, uma criada condenada à prisão perpétua por ter sido cúmplice no assassinato de seu patrão e da governanta. No entanto, sua condenação divide opiniões desde o início. Muitos profissionais acreditam que a jovem é inocente, e tentam obter sua liberdade.

O livro contém confissões reais de Grace e James, além de citações de textos da época do assassinato, resultado de uma excelente pesquisa da autora, que eu aposto que deve ter lhe dado muito trabalho. Foi um dos primeiros pontos que me chamou atenção, pois é basicamente a abertura do livro, e nos pega de surpresa (no bom sentido).

É uma narrativa lenta e detalhista, mas acredito que é uma obra que deve ser lida com calma, pois é muito reflexiva, então na minha humilde opinião... é isso aí mesmo. Sem contar que a escrita da autora é muito agradável, então não me importei com ritmo mais lento e detalhista de leitura (geralmente me incomodo, eu sei, chatonilda).

A troca de perspectiva na narração é interessante pois cria uma sensação de desconfiança, eu mudava de opinião toda hora, uma hora estava defendendo Grace, outra hora estava desconfiando dela. Particularmente gostei também do contexto histórico/político bem descrito do livro. Não sou familiarizada com a história do Canadá e parei para pesquisar mais sobre o assunto na Wikipédia umas 500 vezes (por curiosidade mesmo, é um ponto positivo, gosto disso).

Se eu tiver uma crítica pra fazer, é que eu estava esperando alguma revelação chocante ou algo mais resolvido no final? não sei, ou talvez nunca foi intenção da autora mesmo e eu só estou pirando. Não posso revelar mais que isso sem dar spoiler (aaaa). Mas absolutamente recomendo esse livro, vale cada página e Margaret Atwood é uma autora maravilhosa.

"Não sei se notou, senhor, mas existem pessoas que têm prazer na desgraça de seu semelhante e muito especialmente se pensam que esse mortal cometeu pecado, o que acrescenta um sabor extra."

yasmimdeluca 24/04/2024

Não sei o que mais me agradou nesse livro, mas eu gosto DEMAIS dele. Grace é uma diva incompreendida.

Mariana 18/04/2024

É um bom livro com uma história envolvente. Como os capítulos são narrados por pessoas diferentes, não é muito cansativo a leitura.

Nane 24/03/2024

Ameiiii
Achei um pouco lenta o desenrolar da história. Mas amei demais ficar na expectativa do que iria acontecer.

Amandasdsantos 23/02/2024

Interessante, mas cansativo
Há uns anos vi a série baseada nesse livro e fiquei muito curiosa para lê-lo. Vulgo Grace é um livro baseado em um história real, de fato um caso ocorrido, mas que se entrelaça com a fértil imaginação de Margaret Atwood. Ao longo do livro, no início de cada capítulo, há recortes de documentos, jornais, livros e outras escrituras feitas na época sobre o caso de Grace e de McDermott. Ao longo do livro, a história vai sendo narrada por Grace ou pelo Dr. Simon Jordan. Há também entre os capítulos, cartas que foram trocadas entre os personagens. É um livro muito interessante, quando se pensa no ocorrido pela perspectiva da época. Muitas conexões podem serem feitas e muitos levantamentos sobre Grace, se era algo sobrenatural ou até uma dupla personalidade. Ao fim, fica ainda em aberto o que de fato ocorreu, dando campo para a imaginação de cada leitor sua opinião sobre o caso. Embora seja um ótimo livro, por vezes é muito cansativo e tedioso, não sendo uma leitura rápida ou fluida, pelo menos não para mim. Precisei fazer pausas e ler outros livros simultaneamente. Mas vale a leitura!

Ri444n 22/02/2024

Margaret Atwood, você é e sempre será um ícone
Um trabalho excepcional de escrita poética sobre uma pesquisa profunda. Um crime cometido a muito tempo ganha uma nova face, sutil e brutal com a prosa esperta de Margaret. Um livro que devia ser um clássico, talvez leitura obrigatória para cursos e concursos.

Alana.Avelino 22/02/2024

No início um pouco cansativo, mas mesmo assim instiga a leitura, na metade vai tornando-se interessante e o final é surpreendente, consegui fazer um paralelo com a série que existe na Netflix e amei por sinal ?

roberta | @robertabooks 04/02/2024

Maravilhoso
Inspirado num caso real, Vulgo Grace conta a trajetória de Grace Marks, uma criada condenada à prisão perpétua por ter ajudado a assassinar o patrão e a governanta da casa onde trabalhava, na Toronto do século XIX.

Grace é um mistério por si só; viveu uma vida sofrida, fez más escolhas, teve amnésia em momentos importantes de sua vida e dividiu uma sociedade em duas: inocente ou culpada? Mulher fatal ou jovem inocente? Amante ou vítima? Há os que passaram a vida toda afirmando que ela é culpada de todas as acusações e há os que passaram a vida toda peticionando a todos os órgãos possíveis para que ela seja considerada como inocente e que tudo não passou de uma sucessão de azares, um completo "local errado na hora errada".

O livro tem vários pontos de vista e é misturado entre primeira e terceira pessoa, intercalando situações presentes e passadas, num vai e vem de informações que prendem do início ao fim. É um livro extenso, cheio de detalhes, tenso e cheio de frases subentendidas, mas nem um pouco cansativo.

Apesar de eu ter visto a minissérie desse livro anos atrás, o livro me causou ansiedade, felicidade, tristeza e agonia tudo de novo. O ponto é: li o livro e vi a minissérie e ainda não sei se Grace é culpada ou não.

Talita Hanna Cabral 29/01/2024

Romance histórico
Baseado em fatos reais, Margaret Atwood conseguiu colocar fatos históricos preenchendo lacunas com acontecimentos que poderiam ser reais. Historiadores, psicólogos e amantes de histórias criminais não irão se arrepender desta leitura.

Camila Mantoanelli 24/01/2024

Uma história intrigante
Um livro que usa uma maneira muito interessante de relatar os fatos da história de Grace, utilizando flashbacks. Ao mesmo tempo que achei interessante a maneira como a história estava sendo contada, em alguns momentos fiquei entediada, porém nada que me fizesse querer parar de ler. Um final que deixa o leitor intrigado

bebelbebel 11/01/2024

Pesado, inteligente, detalhado, brilhante.
Nunca tinha ouvido falar em Grace Marks e terminei o livro extremamente interessada e familiarizada com a história. O livro é muito bem escrito, embora em muitos momentos um pouco maçante e difícil? Não é o tipo de leitura que se faz para descontrair, é um livro bem pesado mas ao mesmo tempo muito rico e inteligente. Me senti em muitos momentos perdida e sem entender nada por causa da ordem da narrativa, mas em outros estava extremamente envolvida. Por conta das dificuldades que tive em acompanhar em alguns momentos não dou 5 estrelas, mas dá pra ver que a Margaret Atwood estudou muito e teve muito esforço para escrever esse livro, e tiro o chapéu pra autora por isso. Mesmo depois de tantas páginas, não cheguei a uma conclusão se Grace é culpada ou não, mas fato é que me apeguei a Grace construída pela autora e a achei fascinante.
Que admiração que eu criei pela Margaret depois desse livro, tô ansiosa pra ler mais coisas dela!!!

Saah 07/01/2024

Profundo e pesado
Vulgo Grace é um livro muito intenso, profundo e pesado. É bem característico dos livros da Margaret Atwood, cheio de fluxos de pensamento dos personagens, críticas à sociedade da época e acontecimentos marcantes. Vale a leitura, com certeza!