le cercle littéraire des amateurs d´épluchures de patates

le cercle littéraire des amateurs d´épluchures de patates Mary Ann Shaffer
Annie Barrows

Resenhas - A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata

acaroli 11/06/2024

Amei cada segundo
Li pelo kindle mas quero reler quando o físico chegar porque ele é simplesmente maravilhoso. Amei cada segundo dessa leitura!
Assisti o filme e queria ler o livro há anos mas não tinha condições de comprar, daí finalmente consegui ler pelo kindle e não me decepcionei nem um pouco.
A experiência de acompanhar os detalhes das histórias pelas correspondências dos personagens é cativante e me causou muita curiosidade sobre os próximos detalhes. A história é tão bem desenvolvida que não deixa a desejar em nada. Aborda questões sofridas decorrentes da Segunda Guerra Mundial mas também fala sobre amizades, família e amor com tanta ternura que não tem como não mergulhar na história e querer fazer parte dela também.
Tenho um apego muito grande por esse livro e desejo que mais pessoas conheçam ele e sejam arrebatados pela história também!

VivianRayna 07/06/2024

Retrato da guerra
Amei de todo o coração esse livro!

Um retrato profundo do que as guerras causaram na vida de pessoas comuns e nos cenários ao redor delas.

Amei as experiências, os relatos, os relacionamentos. Os personagens são bem únicos e a narrativa em forma de carta torna tudo muito especial.

O romance é muito lindo e o par romântico da protagonista é um sonho!

Recomendo!

flaris_ 06/06/2024

"O belo dia terminou e a escuridão nos aguarda"
Primeira vez que li um livro no formato de cartas. Engatei no começo, mas achei difícil continuar a leitura depois. Comecei a achar a leitura cansativa a partir do momento em que a Juliet vai pra Guernsey (e eu tava doida por esse momento). Pra mim, muitas partes atrapalharam um melhor desenvolvimento que o livro poderia ter, muita coisa que não desenvolveu na história nem nos personagens.
Achei interessante a ideia do livro e de como deu pra perceber a diferença dos personagens através das cartas. Em geral, a escrita foi ótima. Elizabeth é uma personagem que me conquistou e deixou tudo mais interessante, ela fez parte da história, mesmo não estando ali de fato. Assim como a Juliet, também senti afeição e compaixão pela Elizabeth, e falta dela.

Cristiane.Rocumback 04/06/2024

Leitura maravilhosa...
Fazia tempo que esse livro estava parado na estante e tomei coragem para iniciá-lo. Tudo tem seu tempo, não é? Foi uma leitura bem-vinda, no tempo certo?

Esse livro, através de cartas, revelam a força, unidade, amor e tantos sentimentos profundos que tocam o leitor. As personalidades que saltam das páginas a cada carta lida e você deseja ser forte e determinado como era aquele personagem, ou ver além da aparência, da guerra, dos uniformes que distinguiam o inimigo... Ver só alguém como você, não importava com qual bandeira se identificasse...

Lendo as cartas, muitas contém um tom irônico e até cômico, mas revelam a natureza humana e o brilho de almas que, mesmo nas maiores adversidades, não cederam e continuaram ajudando quem podiam, da forma que era possível. Nesse caso, uma dessas formas foi a leitura através da fundação da Sociedade Literária na ilha de Guernsey.
Mesmo sendo ficção, a gente sente uma gratidão pela satisfação que essa leitura causa ao final. Eu gostei muito.

Bruna Jéssika 30/05/2024

Esse é o tipo de leitura que esquenta o coração. Como luz para iluminar dias sombrios.
O romance epistolar que se passa durante o período pós segunda guerra mundial, retrata com sutileza e delicadeza a potência da arte e como a literatura pode nos permitir sobreviver, mesmo nas situações mais horrendas.

Esther.Prado 22/05/2024

Ah como eu me apaixonei pelo Dawsey!!!!! O formato me foi estranho no começo, mas depois que me acostumei ficou tudo lindo, a relação da kit com a juliet crescendo cada vez mais me fez ficar encantada!

Lovberrys 18/05/2024

Sempre esqueço de resenhar os livros.
Gosto de livros com cartas mas um livro SÓ de cartas me irritou um pouco.
Livros sobre a segunda guerra me cativam de uma forma surpreendente e essa é a primeira vez que eu leio um livro na visão que quem não era nem judeu nem alemão. Foi estranho ver que tinham pessoas que se encaixavam nesse meio pq eu normalmente não penso nelas. Como a vida dela conseguiu continuar "normalmente" durante tudo isso que estava acontecendo eu não sei.

Tef.Rodrigues 16/05/2024

O porco assado e torta de casca de batata
Considerei esse livro como o meu livro favorito!! Acho a história, tanto do livro quanto do filme simplesmente perfeita!! É maravilhoso o tanto que envolve ficção e realidade ao mesmo tempo, eu amo livros que são após guerra.
A simplicidade e a forma diferente dele ter contado a história foi, para mim, encantadora, contar a história por meio de apenas cartas foi algo que eu nunca pensaria em escrever, e acredito que a maioria das pessoas também não, e é isso que o deixa tão criativo. Nunca soube da existência de Guernsey, mas depois de ler, acabei colocando essa ilha como um dos lugares que mais quero visitar, vai ver eu não encontre um lindo e tímido criador de porcos?

?/10. Perfeição ??

Jussara 09/05/2024

Encantadora Ilha de Guernsey
... A autora, conseguiu escrever um enredo onde todos os personagens se desenvolvem de forma carismática e delicada, apesar da história se passar no período da Segunda Guerra Mundial, onde tantas vidas foram perdidas. A Sociedade literária e a torta de casca de batata, trás um novo olhar sobre o que se passou nesse período entre as guerras.
Os cidadãos da pequena Ilha de Guernsey, precisaram fazer escolhas difíceis, inclusive foi preciso retirar todas as crianças da ilha, para que fossem viver na Inglaterra, longe da invasão Alemã que assombrou os moradores.

O livro é feito em forma de cartas, escritas pela escritora Juliet, entre seu editor e seus amigos, sobre sua vida e sua carreiras.
Juliet começa a receber cartas de um homem que mora em uma ilha remota da Inglaterra, e assim se desenvolve uma amizade inesperada, e a cada carta recebida Juliet se sente mais atraída por aquelas pessoas cheias de histórias para contar. E assim se inicia a sua jornada para ir até a ilha e conhecer seus novos amigos.
O que a Juliet não esperava era se apaixonar pela pequena Kit, filha de Elisabeth que perdeu a vida pelas mão dos Alemãos.
Juliet se vê pronta para iniciar uma nova vida na pequena ilha junto dos seus novos amigos.
Através de seu livro enfim conseguiu conseguiu encontrar o amor verdadeiro e vier uma nova fase em sua vida.

"Talvez haja algum instinto secreto nos livros que os leve a seus leitores perfeitos. Se isso fosse verdade, seria encantado.""

Recomendo a leitura dessa linda obra, que ganhou meu coração.

Viviane 30/04/2024

Precisei ler a estória para uma LC e sinceramente achei um pouco confuso, criar uma sociedade assim não sei não.

Dani - Amando Leitura 24/04/2024

Fofo
Por mais que tenha assuntos sérios e tristes, achei extremamente fofo a forma da escrita e os personagens. Amei demais e pretendo assistir a adaptação em breve??

Flávia 16/04/2024

A sociedade literária e a torta de casca de batata
È um bom livro, a história è legal. Por ser contado em forma de cartas entre os personagens dificultou um pouquinho pra mim, mas eu recomendo, também recomendo a adaptação è muito boa

Raquel.Albuquerque 04/04/2024

É o meu tipo de leitura favorita. É lindo poder ver florescer histórias marcantes de momentos tão horríveis e condenáveis quanto a segunda guerra mundial foi .
Já quero ver o filme ! ???