Refúgio

Refúgio Harlan Coben

Resenhas - Refúgio

Sefaustino 29/10/2021

EU NAO ESPERAVA
Juro, eu pensei em mil teorias para o final, e todas foram erradas, fiquei muito chocada eu juro, mto bommm

Sany 17/03/2022

Primeiro livro que temos de protagonista Mickey Bolitar, sobrinho do nosso querido Myron. Nessa história, a namorada de Mickey some e ele fará de tudo para encontrá-la. Recomendo muito !

Leandro270 22/05/2020

Um thriler eletrizante no já conhecido estilo de Harlan Coben, que prende a atenção.

Dana Silva 13/07/2012

Refúgio
Refúgio é o primeiro livro da série protagonizada por Mickey Bolitar, sobrinho do nosso bom e querido Myron Bolitar. Mickey tem apenas quinze anos e acabou de perder o pai em um acidente automobilístico, a mãe ficou tão desnorteada a ponto de cruzar a fronteira da sanidade e se viciar em heroína. Kitty (quem aí se lembra dela fugindo, em Alta Tensão?) está numa clínica de reabilitação tentando se livrar das drogas e seu filho Mickey agora está morando com o tio Myron.

Tudo começa quando Ashley, namorada de Mickey desaparece misteriosamente da escola e não volta mais, e para completar Mickey passa em frente a uma velha casa abandonada na cidade e uma enigmática idosa fala pra ele que seu pai não está morto, e desaparece entrando na casa. As coisas não parecem ter ligação, certo? ERRADO. Tudo nos livros do Coben tem ligação entre si, até as coisas que podem nos parecer irrelevantes terão um significado quando o autor for explicar a trama e resolver o mistério. E isso é o que eu mais gosto nos livros do Harlan Coben.

Em Refúgio reencontramos personagens que já nos foram apresentados em outras histórias, da série Myron Bolitar, como a mãe de Mickey, Kitty, o seu pai, Brad, Esperanza, etc. Myron Bolitar aparece durante quase todo o livro mas é apenas coadjuvante pois a história é narrada em primeira pessoa por Mickey, mas posso garantir que ele é tão apaixonante quanto o tio. Inteligente, porte atlético, alto e com aquela ironia já conhecida da família Bolitar.

Para resolver esse misterioso caso, nosso querido protagonista vai contar com uma ajuda pra lá de especial e excêntrica, seus novos – e únicos – amigos: Ema e Colherada! Apesar de ser um mistério e a questão abordada nele ser bem pesada e tensa, o clima do livro é bem ameno e carregado de bom humor e tiradas inteligentíssimas por parte de Ema e Mickey. Colherada é fonte de risadas garantidas com suas sentenças aleatórias.

Claro que eu não vou estragar a surpresa contando o que é o enredo e o tema não é? Isso vocês terão que descobrir quando lerem. Mas posso adiantar que o livro é muito bom mas tem um final frustrante, simplesmente pelo fato de que o final não é o final!!! O livro tem continuação e ele acaba numa cena crucial! Então, fica a dica, se você não gosta desse tipo de final, sugiro que aguarde os próximos lançamentos para ler em sequência.
Alle 14/01/2013minha estante
Ansioso para o próximo livro, aff que final perfeito.

DI @poesiadoslivros 22/08/2023

Suspense maravilhoso
Refúgio" nos apresenta a vida complexa de Mickey Bolitar, um jovem lidando com a sombra de sua família problemática. Filho de uma mãe em reabilitação por vício em drogas e órfão de pai, Mickey também carrega o peso de ser sobrinho de Miron Bolitar, uma antiga estrela do basquete, o que o incomoda.

A trama gira em torno de Mickey e Ashley, uma aluna nova que some misteriosamente após iniciar uma amizade com ele. Determinado a não perder mais alguém importante, Mickey parte em busca de respostas, contando com a ajuda de seus amigos Ema e Colherada.

A história ganha complexidade quando uma idosa sugere que seu pai possa estar vivo. Mickey mergulha em uma teia de segredos, levando-o a questionar sua própria vida e a descobrir a verdade por trás dos desaparecimentos.

Com reviravoltas emocionantes e um toque de humor característico, Harlan Coben tece um suspense eletrizante. "Refúgio" não apenas mantém os leitores intrigados, mas também oferece profundidade aos personagens e suas relações. Uma leitura envolvente e empolgante, prova da habilidade do autor em criar narrativas que cativam do início ao fim.

WallanS 07/08/2013

Sem graça, sem sal, sem Coben.
Um livro completamente descartável. Nunca achei que uma história protagonizada por um adolescente fosse ser tão sem graça. Uma trama que não anda, não atrai, não estimula a pensar e a desenvolver teorias, a entender e completar lacunas na história, a tentar solucionar quebra-cabeças, etc. Coisas tão presentes em outros livros do Coben, tais como: Cilada, Não Conte a Ninguém, Desparecidos para Sempre, Quando ela se foi.

Enfim, um livro que não está a altura do autor. Esperava mais, muito mais.
Ninha Machado 22/08/2013minha estante
Então nem te recomendo a ler o segundo, Uma questão de segundos. Apesar de concordar que os livros que você citou são melhores, eu gostei de Refúgio, achei a história interessante e, como sempre foi uma história que não imaginei. O segundo livro realmente deixou a desejar, por ser Harlan Coben, espera uma trama bem mais envolvente. Agora aguardo o terceiro, para ver se apaga essa leve decepção com o segundo. Boas leituras!

WallanS 22/08/2013minha estante
haha Nao em recomende, por favor! srsrs Ninha, eu até pensei em comprar o segundo, mas depois que li Refúgio tirei completamente de idéia.

Vi que voce deu 5 estrelas e favoritou... Bem, eu nao gostei mesmo e jamais daria 5 estrelas num livro que eu estava implorando pro final chegar logo.

Raquel Pignata 20/09/2023

?Refúgio? tem uma trama envolvente, pois mostra como um garoto se sente deslocado em uma escola nova e como podemos arrumar amigos em ocasiões inesperadas, e alguns deles vão se tornando parte da vida de Mickey e da trama. O que deixa ainda melhor é o livro ser narrado em primeira pessoa. Sobre o personagem principal, posso dizer que ele é um pouco temperamental e impulsivo, mas que jovem de 15 anos não é?! Algo que vemos nas entrelinhas é que Mickey é muito, digamos, iludido. Sua mãe é uma viciada em drogas, e seu pai morreu em um acidente; por mais que ele tenha que aceitar os fatos, ele acredita cegamente na reabilitação da mãe.
Para completar todas as desgraças que acontecem na vida dele, além de sua nova namorada sumir repentinamente, uma vizinha lhe diz que seu pai ainda está vivo. E é nessa trama que se passa o primeiro livro da série. Com doses de ação, humor, bullying e amizade. De fácil leitura e sem muitos rodeios. A narração em primeira pessoa torna mais interessante entrar no universo de Mickey. E a junção com temas como Nazismos, Segunda Guerra Mundial, criança refugiada, só tornou o enredo desse livro algo ainda mais legal de se acompanhar.

Thais Malta 25/07/2013

De arrepiar
Harlan Coben é um Gênio ♥

Não sei nem como descrever o que achei desse livro, no fim juro por Deus me arrepiei toda.

A história é magnifica, é de uma genialidade só.
Ansiosa para ler o livro 2 Mickey Bolitar.

O detalhe da história, as pessoas, o cenário em que se passa, me senti como se fizesse parte da história, até os sentimento de Mickey eu senti; Simplesmente PERFEITO ♥
Dani 25/07/2013minha estante
Perfeito! Foi exatamente isso que senti lendo esse livro. No começo fiquei um pouco preocupada por ser um livro voltado para adolescente (eu sou adolescente kk). É que o Coben nunca tinha escrito um YA. Mas é ótimo.

Marques60 13/06/2021

Razoável
Não é ruim, mas eu esperava mais. Talvez porque já estava acostumada com a dinâmica dos outros livros. Mesmo assim, ainda vou ler os próximos.

Bicalho 12/09/2021

Nada demais
Livro bom pra passar o tempo,um mistério até interessante,porém muito do tipo clichê adolescente e não empolga muito,mas tem momentos divertidos até.

Rafael.Brina 14/05/2023

10 anos na minha estante
Esse foi o primeiro livro do Harlan Coben que li na vida, e confesso que achei incrível e dinâmica a história, vc lê ele rapidinho. Jem vê o tempo passar. É legal ler as histórias do Myron antes, mas mesmo não tendo lido não atrapalhou em nada a leitura. Partiu livro 2.

Gi Barrant 09/09/2020

Bom suspense jovem!
Harlan Coben tem obras criativas e bem escritas!
Este livro não foge disso.
Porém, aviso aos leitores: o narrador e protagonista é um jovem na casa dos 15 anos, e viajamos pelas opiniões e ideias dele.
Portanto, estejam cientes de que é um livro para adolescentes (:

hgde_almeida 28/07/2021

Trilogia Mickey Bolitar

Decidi resumir minhas impressões dos três livros como um todo, pois não são livros independentes, ao contrário do que vejo muita gente falar. É muito importante ler Refúgio, Uma Questão de Segundos e a Toda Prova, respectivamente nessa ordem, pois por mais que cada livro traga um mistério, há uma trama paralela muito importante a ser explorada. NÃO TEM SPOILERS NESSA RESENHA, APENAS IMPRESSÕES DE CADA LIVRO NO GERAL!

Pelo começo e com calma. Mickey é um adolescente como qualquer outro. Com exceção que ele tranquilamente poderia protagonizar Meninas Malvadas, pois tal como Cady, seus pais passaram boa parte de sua infância e pré-adolescência fora de seu país de origem, voltando agora quando ele se tornou um adolescente para que ele possa firmar raízes em sua terra natal.

Mas o clichê adolescente passa longe dessa trama quando Mickey se vê obrigado a ir morar com seu tio Myron (ok, essa similaridade com qualquer Fanfic adolescente é pura coincidência). A questão é que assim como seu tio, Mickey tem um sentido aguçado pra confusão e um talento nato para desvendar mistérios, e além de ter dilemas adolescentes como qualquer outro, ele precisará investigar o sumiço de um ente querido por conta própria quando uma senhora revelar algo que até então ele havia dado como certo.

O primeiro livro é introdutório, mas a trama sabe utilizar o tanto de páginas disponíveis. Na primeira linha a situação conflito fica evidente, e mais a frente, entendemos como a cabeça de Mickey funciona. Ele é chatinho, mas dou um desconto por ser adolescente. Fica evidente a dificuldade em se relacionar com os outros, tantos os colegas de escola quanto Myron. Com uma trama paralela, o rumo da história é bem satisfatório. Há um gancho para o próximo livro, mas boa parte das questões são resolvidas. Eu particularmente entendo o autor, mas como costumo dizer, não são todos que tem pretensão de ler uma saga ou uma trilogia inteira. Acredito que mistérios paralelos seriam melhor aproveitados a partir do segundo livro. Você já está envolvido com os personagens e já conhece o ambiente ou a mitologia daquele universo. Sem mais, Refúgio é um livro mediano, os personagens secundários são extremamente mais apaixonantes que o Mickey, mas a narrativa nos instiga a querer mais.

Uma Questão de Segundos é o ápice da trilogia e o livro melhor trabalhado. Como já conhecemos os personagens e não existe a necessidade de um desfecho para o plot principal, fica bem mais instigante de ler e a história pode se aprofundar em algumas questões. Novamente temos a mesma fórmula: Mickey se depara com um mistério enquanto a trama principal da trilogia acontece simultaneamente. Mas aqui, diferente de Refúgio, a investigação é muito mais ágil e mesmo a trama do livro com a trama da trilogia não se complementando como ocorre no primeiro, conseguimos nos conectar mais com todos os personagens. O final é satisfatório, e o gancho final para o clímax é deixado em evidência. Boa, Harlan!

No terceiro e último livro, temos a esperada conclusão do grande mistério que permeia todos os três livros. Entretanto, com muito pesar eu digo que Harlan errou a mão em feio aqui. Acredito que duzentas e poucas páginas é muito pouco pro tanto de coisa que acontece aqui. Temos a trama principal mais duas subtramas mais as consequências do segundo livro em evidência aqui. É MUITA COISA! Entretanto, mesmo a trilogia se passando em pouco tempo (questão de poucas semanas), o Mickey evolui muito aqui, mas muito mesmo. Ele entende o peso de suas ações e pela primeira vez ele passa a confiar mais em quem está do lado dele. Mas é tudo muito rápido, e as vezes até conveniente. Mas o desfecho final do principal plot é surpreendente e muito bem trabalhado. Infelizmente muita coisa ficou pendente, principalmente o rumo de alguns personagens e as relações deles com o Mickey.

A trilogia Mickey Bolitar é mediana. O livro de transição é o melhor, sem sombra de dúvidas. Os personagens sustentam a história, e por mais que eu adore o Myron Bolitar, ele fica bem apagadinho por aqui.

TUDO O QUE EU PEÇO É MAIS UM LIVRO, HARLAN!

site: @flop.literario

mikakuamoto 17/10/2023

Resolvi ler esse livro por causa da adaptação do prime vídeo. Gostei muito da história e mais ainda em ver que a série ficou até bem parecida com o livro, algumas pequenas mudanças que não afetaram a narrativa.
Já quero ler os outros dois livros dessa trilogia..