Refúgio

Refúgio Harlan Coben

Resenhas - Refúgio

Malphus 13/05/2020

Não funcionou
Em algum momento eu acredito que o agente de Harlan Coben disse que histórias com trios de adolescentes estavam fazendo sucesso e que ele deveria tentar escrever uma série pra pegar a onda. Bem, não funcionou.

Nesse primeiro livro de uma série (que eu não pretendo acompanhar) Harlan nos apresenta um rapaz de 15 anos que se vê quase órfão. O pai morreu tragicamente e a mãe está internada em uma clinica pra dependentes químicos. Ele vai morar com o tio que é o personagem principal de outra série do autor, Myron Bolitar.

O motivo da história não ter funcionado pra mim foi que tudo é carregado de clichês e exageros. Na nova escola ele faz amizade com uma menina rejeitada e um menino que obviamente se torna o alívio cômico da trama. Além de virar inimigo do capitão do time de basquete que (surpresa!) é justamente o esporte que ele gosta e pratica. Já viu isso em alguma lugar? Essa foi a parte clichê.

A parte exagerada está no próprio personagem. Pra um menino de 15 anos ele é altamente capacitado. Tem 1,93m de altura, luta jiu-jitsu, joga basquete como profissional, sabe dirigir e tem talento natural de detetive. Outra característica é o humor cínico do personagem que só faz sentido pra alguém que tenha mais de 30 anos e já superou o ensino médio e tudo que vem com ele. Coben parece ter esquecido o que é ser adolescente.

No livro ele corre atrás, de forma obsessiva, de uma namoradinha que ele conheceu três semanas antes e que simplesmente deixou de ir a escola. Além de tentar entender as circunstâncias em que seu pai morreu ao ouvir uma velha na rua dizer que ele ainda está vivo. E conforme ele avança na investigação e tudo vai ficando perigoso é inevitável você se perguntar: Porque ele não chamou a polícia? Ou pelo menos conversou com algum adulto sobre o que estava acontecendo.

O jeito como ele tenta resolver tudo sozinho torna a historia muito inverossímil. Ele deveria ser apenas um adolescente normal que não é a prova de balas. Ele não é um bruxo, ou um semideus, ou um tributo, ou veio de outro planeta. Muito menos um adulto. É inacreditável a liberdade que ele tem pra agir e ninguém parece se importar com o que ele apronta.

A trama principal que vai ser levada para os outros livros, particularmente, não me atraiu. E o final apressado e sem sentido foi o ultimo prego num caixão de uma série que, pra mim, já nasceu morta.

Ana 06/05/2020

Sem spoilers!
Meu primeiro livro do Harlan Coben não podia ser melhor, com um bom mistério, me fez buscar continuações e outros livros dele! Muito bom recomendo!

Rodriguinho @literario.rojo 26/04/2020

O final do livro despertou mais interesse e o gancho que deixa para ler o próximo da série do personagem Mickey. Desde então achei a leitura razoável.

lucianeecs 05/03/2020

Um livro um pouco mais leve, com uma história mais própria para um público mais jovem, mas sem perder a identidade do Coben, onde você só consegue desvendar os mistérios na últimas página, esse ainda deixou em aberto um história que será contada na sua continuação.

Virgílio César 14/08/2019

Demorei um pouco a ler este livro, por ser voltado para adolescentes, mas achei melhor do que esperava. Quase todo o livro é bem interessante, apenas achei o final improvável. Ações e aventuras que não encaixam com jovens de 15 anos, principalmente depois de alguns incidentes. Um personagem salva o outro da morte e depois simplesmente o ignora.

Roberto.Proença 10/05/2019

Versão Juvenil
Resumindo: Mickey Bolitar é a versão juvenil de Myron Bolitar. Parece que Harlan Coben quer abordar suas histórias sobre um olhar mais jovem, adolescente mesmo, mas com os mesmo ingredientes. Não consegue. Não tem a mesma "pegada".
Pra começar Colherada e Ema não chegam nem aos pés de Win e Esperanza (nem mesmo de Big Cindy). Tá certo que Mickey carrega um pouco do charme e tiradas de Myron, mas... é pouco. Fica ainda mais difícil, porque com a relutância e implicância de Mickey com Myron, ele fica presente, mas ao mesmo tempo, distante da história... Poderia contribuir em muito para melhorar o ritmo. Pode ser por causa da comparação, mas acho que mesmo que não conhecesse Myron, não teria o mesmo entusiamo com Mickey... E olha que adoro os livros independentes de Harlan. Mesmo assim persistirei nas sequências.
Mas sou Fã Declarado de Myron !
Leitura Original: 08/05/2019.

Leila 09/01/2019

Para adolescentes e jovens
Refúgio é narrado em primeira pessoa por Mickey Bolitar, sobrinho de Myron Bolitar, personagem de vários livros de Coben. Este é o primeiro livro da série Mickey Bolitar.

Após a morte do pai em um acidente de carro, Mickey vai morar com seu tio Myron. Mickey é um adolescente de 14 anos que se mete em encrencas de adultos. A aventura começa quando sua namorada, Ashley, desaparece misteriosamente. Novo na escola, o garoto fica amigo de Ema e Colherada, duas figurinhas esquisitas, mas gente boa. Os novos amigos ajudam Mickey na busca de pistas sobre o paradeiro de Ashley.

Como se não bastasse o sumiço da namorada, uma estranha senhora, conhecida como Dona Morcega, diz a Mickey que seu pai está vivo. Mais um mistério para investigar. Será que Dona Morcega sabe alguma coisa sobre Ashley? O que ela sabe sobre o pai de Mickey? Os fatos estão relacionados de alguma forma?

As revelações finais são bem chocantes, o leitor não consegue descobrir qual a relação entre os acontecimentos até o momento da revelação. Os principais mistérios da trama são resolvidos, mas, no final do livro, surgem outras perguntas, que são um gancho para o próximo livro.

Gostei do livro. O mistério e a ação são bons, mas, por ter protagonistas adolescentes, ainda não decidi se vou ler os próximos livros da série. Gosto mais quando os protagonistas são adultos. Acho que essa série é mais indicada para adolescentes. Indico a leitura!

site: http://meuslivrosesonhos.blogspot.com/

Mandie 08/01/2019

Data de leitura:
2017 ou 2018

Erika 08/01/2019

Muitas aventuras de um jovem adorável.
RESENHA REFÚGIO- HARLAN COBEN.
?Confesso que já sou apaixonada pela escrita do autor Harlan Coben, e agora fiquei encantada por Mickey e sua turma de amigos.
?É engraçado acompanhar os passamentos, e teorias de uma turma de adolescentes.
?Mickey também é um jovem em destaque, tanto no esporte, comportamento, além de se tratar de um menino inteligente, e que é capaz de qualquer coisa pelos que ama.
?É impressionante como Harlan tem uma escrita descontraída, e muito suspense, simplimente não sabe o que esperar, é sensacional o quanto suas histórias nos envolve. Sem falar quantas mensagens ele transmite em cada livro.
?Já estou louca pra conferir os próximos livros da série de Mickey Bolitar.
?E ai me conta se já leu algum livro do autor, e qual é seu queridinho ?.

gabi 29/12/2018

Amei
Descobri que tinha esse livro do Harlan no meu armário e comecei a ler, terminei em menos de um dia!! A leitura flui super bem e a história prende você do ínicio ao fim, assim como os outros dois livros da trilogia. Apaixonada assumida por Myron, eu me apaixonei pelo Mickey (sobrinho dele) da mesma forma, tal como me apaixonei pelos outros personagens também, ainda assim, achei que o rolo com a tal namorada poderia ter sido concluído de uma melhor forma, mas isso não muda o fato de que, como qualquer outro livro do autor, é incrível!!! Leiam

Maria Lucia 16/11/2018

Harlan sendo Harlan
Sou suspeita pra comentar qualquer coisa do Harlan, amo! Amo o sarcasmo dos personagens, amo como ele faz um quebra cabeças e tudo se encaixa no final!
Curiosissima pelo próximo livro da série do Mickey

Diogo Matos 21/10/2018

Uma boa leitura
Apesar de inferior aos livros da série de Myron Bolitar, a narrativa e escrita de Harlan Coben nos envolve na história. Mickey não tem o mesmo carisma de seu tio, no entanto, possui o mesmo senso de justiça.
A leitura é bem fluída, e um gancho enorme é deixado para o próximo livro. Vale a pena!