Ser como o Rio que Flui...

Ser como o Rio que Flui... Paulo Coelho

Resenhas - Ser Como O Rio Que Flui

Mari M. 27/02/2024

Não é o melhor, mas é muito bom
Ouvir esse livro é hma experiência. Ouvimos aa folhas, a correnteza, o vento... ser como rio que flui, sempre adiante, apesar das dificuldades. Me pareceu um piuco reperitivo, mas coletâneas de contos/crônicas escritos em épocas diferentes tendem a ser assim mesmo, aliás, o conhecimento é o mesmo, dito de formas diferentes somente...

Fernnanda.Stumbo 08/02/2024

Escolhido de Fevereiro para o #Desafio2024JEE com o tema: um livro nacional.

Meu escolhido foi Ser Como o Rio Que Flui de Paulo Coelho.
Falar de Paulo é sempre complicado para mim! Sei exatamente os extremos de opiniões a cerca de seus trabalhos e respeito.
Mas eu nutro uma imensa gratidão e carinho por ele, afinal, foi uma obra sua que li aos 11 anos de idade que despertou meu amor pelos livros e fez com que eu desenvolvesse o hábito da leitura... Não, não foi minha família ou exemplos de pai e mãe que me apresentaram a leitura, foi simplesmente: Paulo Coelho.
Li alguns de seus livros entre os 11 e 16 anos e foram de grande importância para eu formar minha personalidade, caráter e conhecer não só o "meu eu", como meu corpo, e ainda acredito que seria uma pessoa totalmente diferente se não o tivesse lido tão precocemente na vida. De lá pra cá, gosto de ler espaçadamente para sempre ter algo inédito seu para descobrir, mesmo que antigo!

Agora deixando um pouco minha versão admiradora de Coelho de lado e falando a respeito da obra em si.
Não se trata de um romance, a obra é composta de diversos pequenos textos de longos 10 anos de sua carreira publicados nos mais diversos lugares.
Textos, que como todo seu trabalho, nos faz refletir sobre nós, sobre o que fazemos ao próximo, sobre ansiedade, sobre a vida, sobre a humanidade, sobre a fé.

Além de apreciar a variedade de citações que ele apresenta de outras autorias (que me faz invejar sua cultura e querer muito ser sua amiga rs) que em cima delas ele tira uma reflexão, além de suas próprias autorias.
Acho incrível como parece que sempre escolho o livro certo dele para ler no período correto que vivo, e com esse não foi diferente.
Ser Como o Rio Que Flui chegou a mim para reforçar a busca de novos caminhos com coragem; aceitar que preciso parar em alguns momentos simplesmente para não fazer nada além de olhar para o mundo e para mim; que tudo na vida tem seu momento certo para acontecer; crer na minha espiritualidade independente de religiões, afinal todas levarão ao mesmo Deus e merecem o mesmo respeito; usar da coragem para pedir forças para encarar os caminhos difíceis em vez de pedir para afastá-los; a paciência de saber que tudo será temporário e rever meus valores; o quanto o amor transforma e cura; e ser responsável pelo universo que trago dentro de mim.

Por fim, deixo uma citação da obra:
"A simplicidade nos confirmou que as coisas mais sofisticadas do mundo são justamente aquelas que estão ao alcance de todos."

- Texto postado originalmente em meu Instagram (@festumbo).

Maria Helena 05/11/2023

Ganhei este livro há anos atrás, mas sempre parava, por justamente ter muitos contos/histórias e que, na época, não me prendia muito. Reiniciei a leitura e finalmente concluí. O livro possui diversos pensamentos e reflexão que são verdadeiros ensinamentos ou, quando não me identificava/concordava com algum, ao menos me permitia refletia sobre. Para quem gosta de histórias que fazem refletir sobre a vida, é uma boa indicação.

Carina 30/10/2023

Inspiração e reflexão
Uma coletânea de textos incríveis e que fornecem muita inspiração.
Paulo Coelho foi a melhor "descoberta" literária que já fiz e amo toda e cada experiência que tenho com seus livros.

Lua 09/10/2023

Uma coletânea de contos e vivências pessoais e outras não, que nos deixa com a impressão de que é algo já visto antes.

Lari yellow 04/09/2023

Fluir
O livro compila varias experiências vividas pelo autor, a forma como ele modifica o mundo e também é modificado por ele.
Uma delicia de leitura. é um livro que você pode ler em qualquer ordem.

Deise.Maria 05/08/2023

Cativou pouco??!!
Minha experiência com a obra de Paulo Coelho não foi bem o que eu esperava. É claro que gostei de algumas reflexões que ele usa , são necessárias para a nossa existência. Alguns contos, analogias parecem simplóras mas tem passa uma mensagem de moral no final interessante.
Esse foi meu primeiro livro e não consegui me reter muito ao conteúdo geral da obra .acho que não tive uma boa conexão com a obra. Mas friso que achei as mensagens por trás ele casa analogia interessantes.

Micheli31 22/05/2023

Ser como o rio que flui...
Neste compilado de textos Paulo Coelho novamente me fez refletir muito sobre a maneira como vivo. Gosto da maneira como está sempre aberto a novas experiências, como não teme escrever sobre suas fragilidades, seus erros e acertos, ainda por cima compartilhar com seus leitores, embora eu não enxergue a vida como o autor em alguns aspectos, gosto do seu olhar.

" Desde que não prejudique ninguém, mude de opinião de vez em quando, e caia em contradição sem se envergonhar disso. Você este direito; não importa o que os outros vão pensar - porque eles vão pensar de qualquer maneira. "

Sosofhi0 05/05/2023

Gostei bastante que o livro fala de tudo sobre a vida. Sobre amor, dinheiro, sofrimento, solidão, e tudo que vc precisa pra viver.

Fernanda 29/03/2023

Ótimo livro
Paulo Coelho, escritor que particularmente eu gosto muito, pelo menos posso dizer que gostei dos 2 livros que eu li antes dele. Este veio de surpresa emprestado por uma amiga.

Antes de começar a ler este livro imaginei que fosse uma história sobre uma pessoa que tivesse passado por algumas dificuldades e aprendido algumas lições, meio bobo eu sei, mas foi o que passou na minha mente.

Ao contrário do que eu tinha imaginado, o livro é composto por vários textos que já foram publicados em vários jornais do mundo. Estes textos falam de experiências vividas pelo autor, momentos, reflexões que ele teve, para mim foi um compilado de pensamentos e de vivências que possuem uma grande riqueza.

O leitor termina e começa novos textos com uma fluidez que faz jus ao título do livro, como se fosse uma dança harmoniosa onde durante a leitura fluída o cérebro reflete, reconhece atitudes, internaliza o que está sendo lido.

Sobre a parte mais técnica, nada tenho de mal a falar, as folhas são levemente amareladas (o que particularmente eu adoro), a fonte e tamanho da letra são ótimas, na medida perfeita. Questão de revisão do texto, bom, eu não tenho muita propriedade para falar, mas para mim...ótima.

"Ser como o rio que flui" é o tipo de livro que deve ser guardado em um local de fácil acesso para rápidas consultas como de vez em quando abrir uma página qualquer e reler um ou mais textos. Certamente que entrou para minha lista de desejados e não apenas para a lista, mas sim para a lista de futuras aquisições com toda a certeza.

site: https://trilhas-culturais.blogspot.com

LuciAlen 22/03/2023

Filosófico e inspirador!
Relatos e pensamentos profundos e reflexivos, para quem gosta de filosofar sobre diferentes aspectos da vida vai se identificar com algumas dessas ideias do autor! Missão de vida, espiritualidade, amor, autoconhecimento? e inspirador! Atenção ao não se tratar de uma história com início, meio e fim, se ficar um tempo sem ler pode acabar abandonando o livro por conta de não te prender tanto quanto uma história!
Há citações de outras obras, de experiências em outros países, então achei um livro com muita informação, sempre com mensagens por trás dos relatos!

Junior403 01/12/2022

Encontros
Tem livros na vida que são encontros de outra eternidade que surgem no meio do caminho sem pedir permissão. Como uma consulta ao oráculo que inunda e trás vida ao coração. Obrigado Paulo Coelho por esse livro que mudou minha vida.

Aliahtan 30/06/2022

Finalmente li Paulo Coelho
Comprei o primeiro livro dele que tive oportunidade e calhou de ser esse. Comecei com muitas, muitas expectativas, visto que é um autor conhecido internacionalmente, mas não conhecia nada sobre ele. Não sabia desse lado místico, religioso e espiritual do autor, o que me deixou um pouco frustada no começo da leitura já que estava esperando por algo mais filosófico e reflexivo, apesar de ser uma mistura de tudo isso no fim das contas. Com o decorrer da leitura, comecei a me habituar com a forma de escrita e com esse misticismo, tentei entrar na onda dele e deu até que certo. Li o livro bem rápido, porque apesar de trazer reflexões, não são reflexões altamente complexas. No fim, eu poderia dizer que é um livro superficial, supersticioso e meio bobo, mas me proponho a descrevê-lo como íntimo e bastante ingênuo. Não é um livro ruim, mas pode parecer um pouco batido e bobo dependendo do seu modo de olhar e do tipo de leitura que se está acostumado.

Jeff 01/05/2022

Leitura leve
Livro de excelente leitura, vários contos muito bons, contos para lhe fazer rir, pensar, chorar e refletir, vale muito a pena ler.

Mille 16/02/2022

É um livro ótimo para refletir e descontrair daquele cansaço do dia a dia, ótimo pra ler num final de semana ou em um momento que você já desistiu da vida haha,cada história traz uma reflexão diferente e um sentimento de diferente, é incrível ver como os seres humanos podem ser tão doces,cruéis, e sensíveis ao mesmo tempo;)