O Homem do Castelo Alto (eBook)

O Homem do Castelo Alto (eBook) Philip K. Dick

Resenhas - O Homem do Castelo Alto

iamcoito 29/05/2024

Tenho certeza que o conhecimento histórico de situações da segunda guerra teriam me ajudado no envolvimento com esse livro. Fui seguindo apesar disso, mas em geral, a lição que tirei é que a prime video fez um ótimo trabalho com a série. Amei a adaptação e tinha altas expectativas para também amar o livro. Infelizmente não foi o caso e a decepção aumentou quando cheguei ao fim.

Vitor 26/05/2024

É tudo uma questão de ponto de vista
As pessoas que não gostaram desse livro possivelmente começaram a leitura esperando uma estrutura narrativa clássica, com a trama se envolvendo ao redor dos personagens e vice-versa. O ponto é que o protagonista aqui é o próprio mundo distópico. Lemos um capítulo atrás do outro não para acompanhar o desenvolvimento do sr. Tagomi ou da Juliana. Lemos para escutar os ecos de um mundo que nunca existiu - e consequentemente refletir se essa realidade é tão diferente assim da nossa.

Nicole Pazzini 22/05/2024

Para mim, Philip é um dos maiores autores de ficção científica. Estava para ler essa obra faz um tempo e foi uma grande surpresa, embora algumas pessoas tenham me alertado de que não seria 'tão bom'. De fato, tem livros do Philip que são melhores, destaco o melhor para mim, 'Ubik', mas esse, não deixa de ser uma grande obra. Ele descreve inicialmente de forma minuciosa trazendo elementos políticos e geográficos, para o leitor se situar. Então ficou muito bem delimitado todo contexto da história. A narrativa se desenrola em um universo alternativo onde os Estados Unidos foram derrotados na Segunda Guerra Mundial e divididos entre a Alemanha e o Japão. A obra explora as conjecturas da realidade alternativa e especula sobre como o mundo poderia ter se configurado caso os eventos da guerra tivessem tomado caminhos diferentes. O livro acompanha as trajetórias de diversos personagens que habitam esse universo alternativo, entre eles Juliana Frink, uma jovem convicta de que possui um filme capaz de alterar o curso da história, Joe Cinnadella, um negociante de antiguidades em busca de um objeto de valor inestimável e Frank Frink, um artista que se vê obrigado a ocultar sua verdadeira identidade para garantir sua sobrevivência. O livro gira em torno de uma operação secreta destinada a mudar o curso do domínio germânico, centrando-se em torno de um livro denominado "O Gafanhoto Está Pesado", o material apresenta um mundo onde o Eixo perdeu a guerra para os Aliados, uma premissa altamente censurada pelo regime nazista e que atrai intensa atenção das pessoas. O autor do livro, Hawthorne Abendsen, é obrigado a viver escondido em uma fortaleza nas montanhas devido a isso (e aqui está uma das grandes sacadas do livro).

Basicamente, questione-se: e se os nazistas tivessem ganhado a guerra?

Philip nos leva para mundos e histórias inimagináveis, esse cara é f*oda.

Só não dou 5 por causa do final, para mim, pareceu um pouco aberto.

Regis 22/05/2024minha estante
Já vou pegar a dica de Ubik para ler após Blade Runner. Rsrsr
Quanto à resenha: está maravilhosa e instigante, Nicole, parabéns! ???

Nicole Pazzini 22/05/2024minha estante
Ubik é maravilhoso, meu favorito dele, sem dúvidas vale a leitura depois de Blade

Aline 21/05/2024

Diferente
Um mundo diferente, onde a Alemanha ganha a guerra. Porém a mesma pergunta que fazemos hoje: e se fosse diferente?

juju 10/05/2024

Doido
é muito confuso, muitos personagens e difícil entender pra onde vc esta sendo levado durante a leitura.

dito isso, eu AMO o jeito que o autor escreve apesar de ser um tico cansativo as vezes

Carlos531 29/04/2024

Sem dúvida um clássico da literatura de ficção científica. Gostei muito da partida da história, algo que nunca tinha imaginado. Mas fiquei um pouco perdido com a evolução dos personagens e no final não consegui ver uma relação entre eles. Parecia que eles iriam se conectar de alguma forma, mas isso não aconteceu.

starlalinanix 20/04/2024

Termino o livro com um ponto de interrogação em minha cabeça.
Eu estava com muitas expectativas e sinceramente nem metade delas se consolidaram, o livro em si não me prendeu em nenhum momento, os personagens ficaram soltos na história e poucas vezes as tramas se amarravam, foi um livro bem complicado de terminar, quanto mais próximo do fim pior o livro ficava.

Cachamorra 19/04/2024

Obra prima da FC.
Um dos livros mais incríveis que li. E eu já conheço K Dick há tempos. Esse livro estava na minha lista de espera, mas sempre ficava para depois.

O Livro traz uma outra realidade onde a Alemanha Eno Japão venceram. Apesar de perceber um certo "racismo" do PKD sobre o Japão. Mesmo de vitoriosos, ainda se sujeitam a cultura estadunidense, quase que um culto aos EUA pré conflito, o contrário seria mais factível. Mas, nós carregamos os preconceitos para a fantasia, certo? PKD pode ter feito isso.

O entendimento das consequências nazifascistas para o mundo são de uma precisão, a continuidade da solução final para outras etnias faz total sentido. Inclusive quando lida com as crises políticas dentro do Partein Nazi.

Enfim, ótima leitura e é muito melhor do que aquela série liberal.

Evey 10/04/2024

O homem do castelo alto
Comecei com bastante expectativa, a ideia em si é genial, adorei o conceito desse mundo utópico.
Porém, não gostei muito muito do estilo da escrita, não me apeguei aos personagens e tbm não gostei de como o livro acabou sem nenhum ciclo fechado. A ambientação é muito boa, as críticas estão em todos os pequenos detalhes, uma pena não ter sido executado da maneira q eu, particularmente, gostaria. Mas vale sim a leitura, traz vários questionamentos sociais em comparação ao mundo atual

Uma das minhas cenas favoritas acontece quando o (suposto) alemão recebe um presente importantíssimo de um japonês, uma simples propina para ajudar nos negócios. Item de colecionador dos Estados Unidos antes da dominação Alemã pós 2Guerra, um relógio de pulso do Mickey Mouse! Simplesmente genial!

Bela 08/04/2024

Vi a primeira temporada da série da Amazon Prime há muitos anos e fiquei com vontade de tentar o livro. Não se engane, apesar de a premissa ser a mesma, o arco dos personagens é completamente diferente. Acho que meu interesse pela distopia do Eixo ter ganhado a 2a GM falou muito mais alto do que a história dos personagens. Me peguei constantemente impaciente com as situações e (extensas) reflexões dos personagens. Gostaria de ter lido mais sobre esse mundo distópico do que sobre os dilemas morais de personagens aos quais não me apeguei.

Marcos 04/04/2024

Desesperança.
Assim que terminei fiquei tão impressionado quanto os personagens presentes do último trecho. Assim como eles precisei me certificar se era isso mesmo, se o que acabávamos de ter lido no oraculo era verdade... O livro é de uma imersão ímpar! Em momento nenhum o narrador está preocupado em te explicar algo diretamente. A janela para esse mundo são os anseios dos personagens, a partir deles conhecemos e nos angustiamos com essa realidade aterradora.