A Tragédia do Rei Ricardo II

A Tragédia do Rei Ricardo II William Shakespeare

Resenhas - A Tragédia do Rei Ricardo II

Duda 21/11/2023

Mais uma peça histórica sobre a história/monarquia inglesa, que sou fissurada e apaixonada.
Fala sobre traição, bajulação, ambição. Como sempre os nobres ingleses se matando por causa do bendito trono...

Uma das cenas que mais achei emocionante foi a de João de Gante despedindo-se de seu filho Henrique, que ia para o exílio. Shakespeare me fez a sentir o amor do pai para com o filho e o patriotismo de Henrique ao deixar a Inglaterra.

Shakespeare como sempre muito poético nas suas peças.

Alguns atos que culminaram na tragédia de Ricardo:
? Se deixar levar por bajulações.
? Apossar-se da fortuna de seu tio e herança de seu primo para financiar uma guerra.

earlysunsetz 01/09/2023

Não esperava que fosse gostar assim
Na verdade, o principal motivo por eu ter lido foi a peça em que o david tennant fez o papel de rei ricardo. li e assisti a peça ao mesmo kkkk mas acabou que a história me envolveu. os diálogos, os personagens e o drama (meu deus, quanto drama) aumentaram meu interesse quanto mais eu lia/assistia. e a tradução brasileira é muito boa.

em alguns momentos me perdi no meio de tantos personagens (cada um com 3 nomenclaturas diferentes), o que me atrapalhou um pouco, mas isso porque não estou acostumada mesmo.

Sira Borges 01/05/2023

Ricardo II
Gostei muito da peça e já estou querendo ler todos os Reis de Shakespeare. Ricardo II é descrito por Shakespeare como um rei contraditório, primeiro facilita o exílio do primo, pra depois usurpar a herança do mesmo. A impressão que tive foi a de um rei bobo... Aliás, usurpar é o verbo que dá o tom da peça inteira! Os jogos políticos e a traição tb dão o tom da história. Vale a pena a leitura!

Charly.nunes 16/02/2023

Meu conto favorito do Shakespeare, não tá escrito o quanto eu amo esse livro. Tudo é muito bem feito, os personagens não são só bins e ruins, tem os que são ruins mesmo como o Ghost que da vontade de meter uma rica nesse veio seboso, e tem outros que vão se "corrompendo" no caminho, e é fantástico você ir vendo a motivação e o pensamento de cada personagem, tudo com um toque de misticismo que da um up na história. Como sempre os contos são dramticos, melancólicos e nesse conto é mais místico; você teme as bruxas, você sabe oque vai acontecer, você não crê que aquilo vai acontecer mas ao caminhar acontece com as próprias decisões burra do personagem, e como uma analogia da corrompimento do caráter e moral do indivíduo pela luxuria e avareza, FANTÁSTICO

Aline330 30/01/2022

Essa peça é muito chata, parece que nada acontece, mas relendo por motivos de: é o começo da Henríada.

Valquiria.Beltramini 30/05/2021

Ricardo II
Nessa peça histórica, Shakespeare nos narra os acontecimentos que culminaram com ascensão de Henrique IV ao trono da Inglaterra, encerrando a sucessão da dinastia Plantageneta e preparando o terreno para a guerra das rosas, com a coroação do primeiro Lancaster.

Mari 23/04/2021

Embora seja uma peça curtinha, os personagens não são interessantes e a história acaba sendo um pouco arrastada.

Não é uma obra memorável de Shakespeare.

Le Lecteur 28/12/2020

Literatura
Fantástico. Vale a leitura e a reflexão.

Roberto Soares 09/09/2020

"Ponde os chapéus; não zombeis, com solenes reverências, do que é só carne e sangue. Despojai-vos do respeito, das formas, dos costumes tradicionais, dos gestos exteriores, que equivocados todos estivestes a meu respeito. Como vós, eu vivo também de pão, padeço privações, necessito de amigos, sou sensível às dores. Se, a tal ponto, eu sou escravo, como ousais vir dizer-me que eu sou rei?"

Maitê 30/07/2020

De fato não lembro de ter estudado sobre Ricardo II, mas lembro dos eventos que acontecem na adaptação dessa peça na série sobre as peças historicas de Shakerpeare, The Hollow Crow (frase dita nessa mesma peça que inicia o ciclo).
É uma peça curta, que eu tive muita dificuldade de me concentrar para ler. Acho que não devo culpar a peça, e sim minha concentração no momento que não estava sendo possível. Pandemia né.

Leonhard 23/07/2020

Chatinho
Fazendo leitura conjunta e muito feliz de estar alinhado com as ideias que os textos têm passado. Nesse, perdi as nuances referentes à homossexualidade do rei Ricardo, mas não fez diferença no meu desagrado. Há momentos muito bonitos. É Shakespeare! Mas achei uma leitura cansativa, não por dificuldade, mas por falta, talvez, de empatia.

Carla Cohen 19/07/2020

Meu primeiro Shaskepeare
Nunca pensei que leria Shaskepeare. Fui incentivada pela Booktuber Tatiana Feltrin, em seu projeto de leitura. Comecei achando difícil, mas fui me acostumando com a escrita, e foi me tornando fácil. Passei aos poucos compreender, amar e torcer pelos personagens. O final em parte foi totalmente coerente, mas em parte me decepcionou. Tenho dificuldade em aceitar desfechos que não sejam clichê. Mas valeu a pena cada palavra. Me sinto como que subindo mais um degrau como leitora e pessoa. Minha mente se enche de conhecimento. Pretendo participar de todo o projeto da Tati e conhecer toda a obra do autor.

@umliterario 22/05/2020

Sobre traição, bajulação e consequências de ações erradas.
Não gostaria de ter tido o primeiro contato com Shakespeare através dessa obra, mas de qualquer forma, se trata de uma obra capaz de ensinar alguns conceitos sobre relacionamentos e a esfera que eles ocupam em nossa vida.