Arquivos Serial Killers: Made in Brazil

Arquivos Serial Killers: Made in Brazil Ilana Casoy

Resenhas - Serial killers

Luciana.DAngelo 31/08/2020

Espetacular e bastante didático! Acervo incrível dos psicopatas Brasileiros.

Garcia 02/10/2020

“[…] nós também temos serial killers. Afinal, a mente humana não obedece fronteiras geográficas."

Após o sucesso de seu livro “Serial killers: louco ou cruel” que conta sobre os assassinos em série mais famosos ao redor do mundo, Ilana Casoy agora dedica-se a escrever um livro sobre serial killers brasileiros, especificamente sete deles: José Augusto do Amaral, o “Preto Amaral”, Febrônio Índio do Brasil, o “Filho da Luz”, Benedito Moreira de Carvalho, o “Monstro de Guaianases”, José Paz Bezerra, o “Monstro do Morumbi”, além dos mais conhecidos Marcelo Costa de Andrade, o “Vampiro de Niterói”, Francisco Costa Rocha, o "Chico Picadinho" e Pedro Rodrigues Filho, o "Pedrinho Matador”.
A autora dedicou cinco anos de pesquisas, visitas a arquivos públicos, manicômios e penitenciárias para trazer ao leitor um relato sobre esses homens (não há assassinas mulheres nesse livro), narrando suas infâncias traumáticas, quando e como ocorreram seus crimes, suas assinaturas e modus operandi, além das prisões e condenações. Alguns casos possuem mais detalhes que outros, principalmente àqueles em que a autora conseguiu entrevistar pessoalmente os assassinos detidos. Ilana Casoy dedica páginas e páginas às entrevistas com o “Vampiro de Niterói”, “Chico Picadinho e o “Pedrinho Matador”, dando um panorama mais abrangente sobre a mente desses homens, porém, faltou uma edição para que as conversas não ficassem tão extensas e/ou com detalhes irrelevantes. As entrevistas com "Chico Picadinho" e "Pedrinho Matador" foram transcritas em prosa com algumas citações dos assassinos, o que deixou a leitura mais dinâmica, porém, a entrevista do "Vampiro de Niterói" é composta de sessenta páginas de bate-volta, deixando o texto truncado e cansativo.
Nos anexos existem textos sobre o mundo da criminologia, laudos clínicos de alguns dos assassinos e entrevistas com advogados da área. O livro tem uma proposta interessante, porém, faltou editar alguns trechos para que a leitura ficasse mais ágil e deixá-lo tão bom quanto o livro anterior. 3/5.

site: https://www.instagram.com/p/CF2wgUeDgy-/

Dani 05/05/2009

Gostei do livro porque aborda o assunto "serial killers" do ponto de vista psicológico. Interessante a forma como a infância deles tem conexão direta com os crimes. Apesar de pesado, o livro é bem interessante. Ideal para momentos em que estamos tranquilos, sem nenhum problema. Afinal, o livro, pelo próprio assunto, pode deixar o leitor um pouco tenso e impressionado. Recomendo começar uma leitura bem leve e divertida após a leitura deste livro de Ilana Casoy.
Erika 12/02/2011minha estante
Concordo contigo! Uma leitura bem leve e divertida depois é a melhor pedida. O livro nos deixa impressionados mesmo, apesar de a leitura ser bem interessante.

gabspittol 02/04/2024

Falando sobre o livro propriamente dito, eu preciso começar deixando um enorme alerta de gatilho, porque o livro é bem gráfico e descritivo, com entrevistas reais, e até imagens de alguns dos crimes, publicados à época em jornais que circulavam pelo país. Em diversos momentos, apesar de ter lido até rápido, precisava parar para tomar um ar e continuar lendo. Um livro que eu só recomendo para quem estômago, porque a maior parte dos crimes descritos são extremamente cruéis.
Para mim, um dos capítulos mais difíceis de digerir foi o do Vampiro de Niterói, assassino que fez 13 vítimas em pouquíssimo tempo, sendo todas elas crianças, e que só foi capturado porque sua última vítima conseguiu fugir enquanto o assassino trabalhava. É um capítulo brutal, mas que nos leva a diversas reflexões sobre o sistema prisional no Brasil e a forma como são tratados os considerados inimputáveis perante a lei.
Ilana conclui o livro com alguns anexos sobre os criminosos bem interessantes e com questionamentos relevantes que precisam ser discutidos. Mas como eu disse, não é um livro fácil, e sua leitura, apesar de fluída, é revoltante e diria até repugnante quando dão voz aos criminosos. No mais, me tornei fã da autora e acho importante falarmos sobre isso, porque ao contrário do que se acredita, existem sim criminosos cruéis e seriais que atuam, ainda hoje, pelo país.

site: https://www.resenhasdagabs.com/

geovannacastaldi 22/06/2022

Esse livro trás uma realidade que a maioria dos brasileiros acha que só acontece na gringa, mas é algo existente em nosso país. É algo terrível, porém é bom alertar que o perigo e a maldade pode nascer em qualquer local e se torna interessante ler entrevistas reais entre outros artefatos que para mim é inédito. Para quem gosta do tema esse livro é maravilhoso, mas para o público em geral é pesado e contém trechos que podem dar diversos gatilhos.

Erika Kentenich 09/02/2024

Não tem como ser ruim sendo Ilana
O livro é ótimo e bem pesado, assim como o primeiro livro que fala dos Serial Killers americanos. A diferença é que alguns dos criminosos foram entrevistados e dão detalhes sobre os crimes. Eu demorei muito pra terminar de ler porque eram informações muito pesadas. Pra quem gosta desses temas, vale muito a pena

Wtfmurilow 29/01/2022

Made in Brazil - Ilana Casoy
Conta a história de assassinos brasileiros famosos. O vampiro de Niterói me surpreendeu, real psicopata. Tenho que comprar mais livros da llana Casoy

Wendel 13/01/2021

Sem dúvidas a melhor enciclopédia disponível compilando a temática nas terras tupiniquins. Na minha opinião é muito melhor do que o exemplar que explora os serial killers gringos, talvez porque o trabalho de pesquisa da autora realmente foi extremamente bem elaborado, sobre casos que carecem de literatura, enquanto nos casos dos gringos, há uma farta quantidade de material sobre a maioria deles por aí. Além, é claro, da conexão emocional que o vinculo pátrio gera por saber que tudo isso se passou no nosso país.

O único ponto negativo ao meu ver foi a falta de alguns serial killers que são extremamente importantes na história do crime no Brasil, e não foram apreciados neste compilado, mesmo sendo alguns deles "celebridades" como é o caso do Maniaco do Parque; do Maníaco do Trianon; do Emasculador do Maranhão; e do Bandido da Luz Vermelha.

Ageneu 14/01/2021

Conhecendo Assassinos
Na minha opinião este tipo de livro é para quem ja tem algum interesse pelo tema.
No meu caso quando comecei imaginava-o de certa forma mais "chato" ou que abordasse o tema com um viés mais psicológico porém apesar de ter sim esse olhar senti que a autora se concentrou mais em demonstrar (quem/como) quem eram esses assassinos e como eles agiam não deixando o por que de lado mas não se aprofundando tanto nessa questão.
Achei a leitura bem tranquila apesar de ter momentos bem "tensos" pela descrição muito fidedigna do crime, não é um livro maçante, se você é uma pessoa mais sensível sugiro não ler ou vai ter que pular agumas partes.
Enfim não li muitos livros desse segmento mas achei bem interessante pois além das demonstrações "quem/como" a autora em alguns momentos entra numa discussão mais social do motivo de alguns dos assasinos se tornarem oque são e achei a discussão válida.
Resumindo: leia se você tem interesse no tema e não é tão sensível a crimes dessa natureza.

Ana Karoline 16/06/2023

Maravilhoso!
Essa edição definitiva da Darkside tá impecável! ( como sempre) pra quem gosta desse de um bom truecrime, e também para quem é novo ou tem interesse nesse tipo de conteúdo recomendo bastante este para começar.

Bruno 29/05/2015

Ótimo trabalho da autora
Já conhecia o trabalho da Ilana Casoy há um bom tempo, através de pesquisas feitas na internet.
A forma como a autora nos passa os fatos de cada caso, me surpreendeu, e a qualidade desta edição da Darkside então, nem se fala. O livro veio em um box super legal, com encarte de ótima qualidade.
Vamos para o conteúdo: A autora nos passa principalmente os aspectos psicológicos dos assassinos. Ponto positivo para as entrevistas, que pela primeira vez em um livro, conseguiu me fazer passar mal. Veja a entrevista com o "vampiro de Niterói" e você vai saber do que estou falando.
Enfim, pra quem se interessa no assunto, é um prato cheio.
João 04/08/2015minha estante
Estou doido por esse livro Bruno!!Você já leu Serial Killers a Anatomia do mal da DarkSide também?

Bruno 08/08/2015minha estante
Já li sim João!!! Inclusive recomendo começar por ele, tem uma visão mais abrangente e não tão psicológica como na obra em questão.

Pedro 18/05/2015

Made in Brazil
Como bem o título sugere, Serial Killers Made In Brazil vai tratar de assassinos em série com foco nos brasileiros. Ilana Casoy nos apresenta em ordem cronológica sete assassinos em série. Começando na década de 20 com Febrônio Índio do Brasil e fechando o livro nos dias mais atuais com o Pedrinho Matador.

O livro é extremamente bem escrito e cumpre com a promessa a que veio, nos passando a frieza desses seres e seu modo de agir, cada qual do seu jeito e seguindo um padrão. A riqueza de detalhes é algo que impressiona, já que é narrado os crimes com descrições bem completas, mesmo que nos primeiros casos nem nascida a autora era.

Esses assassinos sempre seguem um padrão criminoso, chamado modus operandi, como uma marca registrada do criminoso e são divididos em duas classe:

Os organizados: Que planejam seus crimes e fazem de tudo para não deixar rastros de que foi ele o culpado do crime, sendo até deixado de lado caso haja investigação.

Os desorganizados: Aqueles que agem mais pelo calor do momento, que realizam as atrocidades sem pensar ou se preocupar com os seus vestígios.

Serial Killers: Made In Brazil é um livro para poucos, com uma narrativa ágil, a autora enriquece o livro com detalhes descritos de uma forma descomunal, fazendo-nos sentir agonia, mal-estar, ansiá de vomito, nojo e todo tipo de aversão aos crimes que ela relata, nos colocando na pele das vítimas que passaram pelas mãos desses homens de comportamento desumano.

Mas não só de narrativa (prosa) o livro é composto, como é o caso d'O Vampiro de Niterói, responsável e confesso do abuso sexual seguido de estupro (ou vise-versa) de treze crianças entre os 5 aos 13 anos de idade. E ele relata, em depoimento à Ilana Casoy e outro estudiosos, da área da psicologia, a forma que agia, descrevendo cada um dos meninos que ele matou de uma forma tão fria que chega a gelar a alma de quem ler.

Esse livro é um verdadeiro exemplo de que o mal existe sim, sendo muitas vezes uma influencia do meio social sobre o individuo, que muitas vezes veem de famílias carentes e que sofreram algum tipo de transtorno na infância. A autora também põe em questão a influencia da mídia no caso de Pedrinho Matador, que na infância era privado pela mãe religiosa de assistir TV, levando a crer que esse lado maldoso já feio intrínseco em sua nascença aguçado em busca de vingança.

Se você tem estomago para o assunto e principalmente muita curiosidade, Serial Killers Made In Brazil é uma ótima pedida. O livro está com uma diagramação excelente e nas maioria das paginas encontramos ilustrações, arquivos, fotografias que vão solidando os relatos, além disso, as folhas são amareladas e a capa possui um material aveludado dando um charme maior no trabalho gráfico.

PS.: Não sei se isso ocorreu apenas comigo, no entanto, ao decorrer da leitura era necessário uma pausa para me recuperar dos enjoos causados pelos fortes detalhes, e depois de um certo tempo, o cheiro desse livro passou a me causar mal-estar me fazendo ligá-lo a morte ou algo ruim.

site: http://decaranasletras.blogspot.com.br/2015/04/resenha-serial-killers-made-in-brazil.html

Queila.Assis 11/03/2023

O ser humano não me surpreende mais.
Descobrir que a nossa polícia Brasileira não curte a palavra Serial Killers, há me poupe vá e por "N" os motivos, dizem que aqui não tem isso... Mas tem sim! Serial Killers são predadores de humanos, violam as normas sociais, sem o menor senso de culpa ou arrependimento, a conclusão que tive é que o leitor está o tempo todo tentando desvendar o caminho que a violência faz dentro do ser humano, isso é complexo.

Karisma 17/02/2020

Brasil não escapou ...
Com a falta de comunicação da Polícia, esses indivíduos raramente são identificados. Mas existem, assolam nossa terra. Livro bem escrito, e demonstra a diferença de um "doente" mental para uma pessoa que é fruto da sociedade criminosa.

Camila 22/10/2023

Ótimo livro mas difícil de ler
Existe a Camila antes desse livro e a Camila depois desse livro.

Gostei muito da escrita da Ilana Casoy e da forma como ela estruturou o livro e desenvolveu essa pesquisa. O único ponto negativo foi ter colocado os laudos clínicos soltos no final.

Foi um livro difícil de ler por conta do conteúdo. A escrita de Ilana é super fluida, mas passei boa parte do livro tendo que respirar fundo e digerir o que estava lendo. É o extremo da crueldade humana sendo exposta de maneira direta.

É um livro difícil de recomendar, mas para quem tem curiosidade e sente que conseguiria ler, eu recomendo muito.

Estou ansiosa para ler mais livros dela.