Insubmissas lágrimas de mulheres Conceição Evaristo

Resenhas - Insubmissas Lágrimas de mulheres

Nina 03/06/2024

SEM PALAVRAS!!!
esse livro é excepcional, incrível, sensacional.
só elogios, cada conto, cada palavra, a forma como é escrito é maravilhoso

Lari 03/06/2024

Bom demais
Conceição sempre nos faz refletir e sentir muito com suas narrativas, seus contos, sua escrevivências como a mesma diz.

Lerica 01/06/2024

Histórias incríveis sobre mães, filhas, avós e demais mulheres que carregam o mundo nas costas, que lidam com dores sozinhas, na maioria dos casos.

Histórias que nos fazem refletir, chorar e pensar muito sobre como a nossa sociedade é doente, racista e insensível.

Como sempre, Evaristo escreve mais uma obra belíssima.

jvliasbooks 30/05/2024

13 mulheres, 13 histórias
Com "Insubmissas Lágrimas de Mulheres", Conceição Evaristo relata histórias de sofrimento e superação, histórias de mães, filhas, irmãs, tias, avós e esposas que metamorfosearam suas vidas para curar as feridas de um passado doloroso.

Em uma escrita suave como uma conversa entre amigas, Evaristo captura tais relatos e os reconta através de seus olhos, com uma prosa que, apesar de leve, carrega fortes temáticas. Assim, palavras de sororidade e compreensão transbordam das páginas desse livro.
rscmenezes 30/05/2024minha estante
Boa resenha!!

jvliasbooks 30/05/2024minha estante
@rscmenezes Obrigada!!

VictAria109 21/05/2024

Maravilhoso!
É um livro composto por 13 contos e cada conto mostra a dura realidade de ser mulher e ser uma mulher negra. Mostra também, o machismo, a violência doméstica,estupro e tantas outras realidades vividas por mulheres negras. Tanto insubmissas lágrimas de mulheres quanto olhos D'água me trouxe um misto de sensações. Enfim, é aquela leitura que tem que estar na lista de livros de todo mundo.

14/05/2024

Conhecer a história de tantas mulheres, mulheres negras, fortes, cientes e conscientes de sua realidade, e por isso mesmo, muito determinadas em transformá-la.
Um livro de contos de tirar o fôlego ?
kaarine 14/05/2024minha estante
quero muito ler esse livro

Pedro Sucupira 08/05/2024

2024 LIVRO 7 – Insubmissas Lágrimas de Mulheres, por Conceição Evaristo.

Tomei conhecimento deste livro em uma palestra literária apresentada pelo grande ator @odilon.esteves. Em um dos momentos da peça literária, Odilon declamou o conto intitulado Maria do Rosário Imaculada dos Santos e eu, assim como a grande maioria do público, fomos às lagrimas. Eu, literalmente, fiquei aos prantos escutando aquela história real sobre o sequestro de um menina-criança preta, roubada dos seus pais por um casal do Sul do país, e que reencontra a família 35 anos depois. O sofrimento, a resiliência e a superação eram palpáveis ali naquele teatro.

Saí dali e a primeira coisa que fiz foi comprar este livro de Conceição Evaristo. Precisava conhecer todas as histórias ali narradas por uma escritora tão fantástica e habilidosa com as palavras. E não para minha surpresa, chorei mais algumas vezes lendo aquelas demais realidades.

Insubmissas Lágrimas de Mulheres é uma antologia composta por 13 contos, cujas protagonistas são mulheres negras. Utilizando a escrita ficcional, Conceição narra a história de 13 personagens. Histórias reais que ela colheu ao longo de um processo de viagens e escuta ativa. Um livro curto, apenas 140 páginas, mas que Conceição consegue estabelecer novos padrões do quão intenso pode ser uma escrita e do quão profundo pode um texto de poucas páginas nos tocar e nos levar a refletir.

Nós somos privilegiados por sermos contemporâneos de uma escritora tão magnífica quanto Conceição Evaristo. E o melhor de tudo, ela é belo-horizontina e será para sempre um dos maiores exemplos de escritora que carregarei comigo.

Egberto Vital 03/05/2024

"Insubmissas Lágrimas de Mulheres", de Conceição Evaristo, é uma seleção de narrativas potentes que se encontram por meio de diversas, distintas e, ao mesmo tempo, compartilhadas vivências de mulheres pretas.
Nessa obra, as mulheres de Evaristo experienciam a potência da sororidade e do aquilombamento.
A narradora dessa obra atravessa todos os contos como uma griote que não apenas narra histórias de seu povo, mas constrói escrevivências.
Belíssimo livro.

Geovanna.busanello 28/04/2024

Insubmissas lágrimas de mulheres
Comecei esse livro na escola, normalmente não seria algo que leria mas me encantei.
A escrita e as representações são incríveis.
É possível se identificar com as histórias, se chocar, se indignar, se empatizar.
Não é um livro leve, são histórias duras que retratam a vida feminina e sua luta diária.
Definitivamente tocante

lannavissali_ 21/04/2024

Insubmissas lágrimas de mulheres
Ele possui a mesma pegada de Olhos D?água, só que pelo que eu entendi, dessa vez são histórias reais, vidvidas por mulheres reais. Isso me pegou de uma forma, e nessas horas que a gente percebe que o mundo é podre mas no final da vida você é recompensado por ter aguentado tudo

Helen.Bandeira 16/04/2024

Incrível
Contos de encher os olhos e a alma. Adorei cada palavra, cada história, incrível a facilidade que a Conceição tem de nos fazer entrar nas histórias, é como se a história fosse nossa. O último conto me fez chorar, muito ??

Laura.Panobianco 10/04/2024

Adentrando em diversos mundos!
Esse foi o primeiro livro da Conceição Evaristo que eu li.

Achei muito suave a forma com que ela escreve, bem rebuscado e poético.

É um livro de várias histórias e não costumo gostar de livros assim mas todas essas histórias me deixaram dentro, dentro da própria história.

Adorei a leitura, adorei conhecer todas essas mulheres.

Thaise60 03/04/2024

Excelente
Gosto mto da escrita de conceição e esse livro eh de uma delicadeza imensa!! me emocionei por diversas vezes. recomendo a todos, principalmente para as mulheres negras.

Aline221 31/03/2024

Misturando realidade com ?invenção?, Conceição entrevista e conta as histórias de 13 mulheres, sempre acompanhadas do gosto amargo da realidade, mas também com esperança, admiração e muita resiliência!

Rianne.Brito 23/03/2024

Envolventemente triste
São contos rápidos que contam q história de uma vida inteira. Sim, são histórias reais. Poderia facilmente se tornar uma minissérie.