O Rosto que Precede o Sonho

O Rosto que Precede o Sonho Maurício Gomyde




Resenhas - O Rosto que Precede o Sonho


113 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8


Ceile.Dutra 03/12/2012

Juro que desta vez não foi culpa da expectativa. Eu só fiquei com a sensação de que ele já fez e pode fazer melhor.

Tomas Ventura perdeu os pais no acidente aéreo – real – que chocou todo o país: eles estavam no avião que caiu no Mato Grosso após ser atingido por um jatinho. Ele se sente culpado por não ter falado dos “sinais” que percebeu e que poderia ter evitado com que eles embarcassem. Depois da morte dos pais, ele decidiu viver do jeito que mais amava: em seu barco, acompanhado de seu violão e seus discos. Sua maior paixão é a música e é dela que ele vive, fazendo trilhas sonoras para filmes e comerciais.

Enquanto desabafa sobre ter sido traído e trocado pela ex-namorada com seu amigo BJ, eis que entra no bar aquela que vai mudar sua vida: uma mulher com olhos cor de mel que entrou ali para comprar alguns discos e ambos acabam em uma disputa para saber quem fica com determinado disco. Depois de uma “batalha musical” e um empate técnico, a tal mulher vai embora e Tomas não fica sabendo nem o nome dela, fica apenas com a imagem de seu lindo rosto. Em meio a segredos, encontros, passeios, música, inspiração e muita intensidade, Tomas e a garota dos olhos cor de mel descobrem um novo mundo, que nada mais é que a junção de ambos.

Depois do magnífico e ao mesmo tempo simples Ainda Não Te Disse Nada, Maurício Gomyde escreveu um livro com um pano de fundo bem conhecido para ele: a música. Eles nos apresenta um romance enigmático, com um cenário bacaninha de uma vida um pouco alternativa com suas ótimas pinceladas de humor negro. Porém, inúmeras coisas me mantiveram distante desta história: a realidade dos personagens, a personalidade de Tomas, o jeitinho misterioso ao mesmo tempo em que fácil de Aurora, as conversas filosóficas... Mas tudo isso seria resolvido com uma boa narrativa e aí está a grande falha do livro, na minha opinião: faltou desenvolvimento. O livro peca no excesso de diálogos e pouca visão do todo. Quando Tomas falou que estava apaixonado, eu voltei algumas páginas para ver se tinha perdido alguma coisa, já que não acompanhei o crescimento desta paixão. E assim todas as coisas do livro, foi pouco citado, pouco trabalhado. Talvez se o livro fosse escrito em primeira pessoa, sob a visão de Tomas, eu teria mais noção do que ele estava pensando, já que a narrativa não me proporcionou isto. Assim como boa parte dos diálogos poderia ficar no pensamento, já que achei surreais as conversas entre um homem e uma mulher que estão se conquistando.

Sim, o final do livro foi lindo e emocionante e aí sim enxerguei uma boa desenvoltura, uma boa descrição, algo mais palpável. Chorei muito porque o momento foi delicado, mas, infelizmente, a narrativa não me permitiu me envolver tanto com os personagens e sua história, de forma que achei tudo muito raso. Uma boa ideia, mas que ficou quase vazio.
comentários(0)comente



Paraíso das Ideias 24/09/2016

Mais um Clássico Mauricio Gomyde


Olá
Pessoal, tudo bem ?

Depois de longas férias para estudos, olha eu aqui de novo, e dessa vez para falar de uma história que me fez chorar muuuuuuuuito, uma verdadeira e triste história de amor. E fica a pergunta.. Você Acredita em sinais? Em destino?




Nessa obra conheceremos Thomas Ventura, conhecido também como Cabeção (seu apelido de infância), que nos convida a viver um pouco de sua história, vivenciando seus traumas, medos e sofrimentos. Após a morte de seus pais em um acidente de avião, ao qual ele sente culpado, pois em sua cabeça teve muitos sinais que deveria ter seguido para possivelmente salvá-los. Mesmo vivendo com essa culpa, ele resolve recomeçar sua vida, Thomas é um incrível músico, e uma de suas músicas mais famosas é trilha sonora de um filme nacional ganhador de vários Oscar. Depois da perda de seus pais, ele herdou tudo que restou, se tornando assim um homem de condições boas e que trabalha apenas pelo prazer. Thomas mora em um barco que fica ancorado na marina de Brasília, sua atual cidade.

Após o fim de um relacionamento, ele vai até a Loja Sebo no Café, de seu melhor amigo Benjamim – BJ – para desabar, beber e ouvir música.

"Por fim, tomara que eu encontre “A” mulher, e não “UMA” mulher. Para ela serei intensamente tudo o que sou na essência, sem máscaras. Quero apenas um amor que seja inesquecível, para sempre. Espero que o tempo me ajude e faça valer a pena cada segundo que ainda tenho."

E é nesse lugar e exatamente no dia que ele terminou o relacionamento que ele conhece A MULHER, que imediatamente invadiu sua mente e seu coração.

Aurora é uma linda e talentosa fotografa, com olhos cor de mel, mora em Washington e está de passagem em Brasília para um trabalho e uma visita ao seu pai. Naquele dia, Aurora entrou no café apenas para comprar um presente de aniversário para seu pai, mas acabou cruzando com Thomas, depois de uma árdua disputa por um LP de Rock ela partiu deixando apenas a lembrança.

"Não existe a palavra “tarde” quando algo tem de acontecer. Se for pra acontecer, pode acreditar que vai."

"Eu confesso. Não faço a menor ideia do nome dela. Ela não quis dizer, fazer o quê? Eu bem que tentei, mas ela simplesmente não falou. Fui incompetente, é fato! Vou chamar de Menina dos Olhos Cor de Mel."

Aurora marcou um encontro com Thomas, porém ela não apareceu e deixou nosso Cabeção esperando, e é nesse exato momento que o destino decide fazer com que os caminhos deles se cruzem. E à partir desse momento o romance começa, e promete te arrancar risos e choros. O amor que eles sentem um pelo outro é mágico, e faz com que você se apaixone e se encante com cada detalhe, cada beijo, cada carinho.

Mais uma vez Maurício nos presenteia com uma história que nos leva da alegria plena a tristeza profunda. Com personagens intensos e de forte personalidade, ele nos passa mais uma linda mensagem de vida e esperança.

Apesar de Thomas e Aurora serem os personagens principais, todos os coadjuvantes possuem grande importância no desenrolar da história, tanto BJ, seu amigo de longa data quanto seus vizinhos de marinha, que possuem histórias de vida simples, mas que ainda sim faz com que nos identifiquemos.

Apesar do livro ser bem curtinho, Maurício nos prova mais uma vez, que para uma linda história ser contada, são necessárias apenas algumas páginas e lindas palavras. Cheio de quotes lindos finalizei o livro todo marcado.


"(...) Quando duas almas legais se encontram, mesmo que não estejam juntas para sempre o "pacto" já está selado."

Se já não bastasse todo o enredo, o final do livro é surpreendente. Sabe quando você acha que já sabe o final do livro, e de repente da aquela reviravolta que te deixa de boca aberta e te faz morrer de chorar? Pois é, isso que o Mauricio fez comigo.

O "O Rosto Que Precede O Sonho" é uma linda historia, e por ser um livro curto, dá para ler um apenas um dia, e confesso que quando você iniciar a leitura, não vai conseguir parar enquanto não chegar na última página, soluçando de tanto chorar.O título possui um significado lindo e oculto que só será desvendado ao ler a história.

Agradeço ao Maurício por me proporcionar essa linda leitura, e que ele continue nos encantando com seus lindos livros.

E para finalizar deixo uma mensagem dele para vocês: " E se você me permitir te dar um conselho agora (ei, quem sou eu pra te aconselhar de qualquer coisa?), Não desperdice um dia sequer, contemple as autoras e os pores do sol. Continue vendo a vida pelo ângulo dos detalhes. Acredite que, num momento como este que estou vivendo agora todo mundo faria tudo por um tempo a mais, para fazer tantas coisas que acabamos deixando de lado "

Simplesmente apaixonada por essa história ...E .. Sim eu acredito em destino e sinais ...


site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



Gleyse 17/09/2017

Borboletas, boa música e uma história incrível
Nesse romance do Gomyde, conhecemos o Tomas, um rapaz que acaba de levar um pé na bunda, após sua namorada o trocar por outro e disposto a afogar as mágoas, vai até a loja de discos do seu grande amigo Ben descobrir relíquias musicais. Mas o que ele irá encontrar por lá,mudará sua vida para sempre.
Ao disputar um disco com uma linda garota ruiva, Tomas se vê enfeitiçado não apenas pela beleza ruiva da jovem, como pelo seu bom gosto musical. Mas o destino não parecia estar favorável, e ela vai embora sem que ele sequer descubra seu nome.

Tomas é um expert em música, formado e apaixonado pela profissão, tornou-se um grande compositor, e suas trilhas sonoras já fazem parte de vários filmes, tendo sido até premiado internacionalmente. Mas já não pega um trabalho importante a muito tempo e sua vida se resume a velejar com seu barco, ir a festas e a loja de discos.

E é em uma destas festas que Tomas reencontra Aurora, a garota cujo nome vai ter uma importância grande na trama. E eu logo me identifiquei com ela, afinal ela é fotógrafa do National Geographic apenas, um dos meus sonhos utópicos, e apesar de morar nos EUA, está no país para fazer umas fotos de borboletas do cerrado.

Enfim, Tomas e Aurora vão se conhecendo, se aproximando, se apaixonando e nos levando junto com eles em suas aventuras. Pois Tomas, é um cara que, apesar de ter perdido os pais, leva uma vida plena, satisfazendo todas as suas vontades, sempre com os pés indo para onde o vento o levar. Mas sua história de vida possui alguns entraves, que nós iremos descobrindo aos poucos.

Sempre me disseram que essa história me levaria as lágrimas, e sim é uma história linda, como só o Maurício consegue criar, mas só me emocionei mesmo no final, após o desfecho que é realmente desolador. A narrativa nos mantém em segredo, mas deixa uma brecha para nossa imaginação até o final.

Mais uma vez, o autor nos presenteia com uma história incrível, cheia de significados, mensagens e o melhor, uma trilha sonora para ninguém botar defeito. E tem coisa melhor que ler uma boa histórias regada a uma ótima seleção musical? Acredito que para o Gomyde, tenha sido um deleite selecionar cada uma das músicas que ele cita durante o enredo. Acho que esse é o ponto alto do livro.

Eu já nem tenho mais o que falar das histórias do Maurício Gomyde, pois são todas perfeitas, com personagens apaixonantes, cenários maravilhosos e música de qualidade para completar uma obra-prima da literatura nacional.

site: http://gleysevieira.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



Ana Paula Carva 12/02/2014

Impossível não se emocionar
Um dos melhores livros que eu já li. Impossível não se emocionar. Recomendo, recomendo, recomendo.
comentários(0)comente



Rose 08/01/2015

Este é o segundo livro que leio do autor e posso dizer que este foi bem diferente em relação ao outro. A escrita leve e descontraído continua a mesma, mas o conteúdo deste é muito mais reflexivo, deixando o leitor emocionado.

O Rosto que Precede o Sonho - Maurício Gomyde

176 páginas - Editora Porto 71

Tomas Ventura perdeu os pais há alguns anos e desde então leva uma vida que para muitos é perfeita. Mora em um barco, vive cercado de amigos, violão, boa música e trabalha quando quer.

Mas esta perfeição é apenas aparente, visto que ele muitas vezes se sente só sem os pais. Ele aliás, se culpa pela morte prematura deles, visto que não deu a devida atenção aos sinais que recebeu. Junte a isso o fato dele ainda não ter se apaixonado de verdade.

Ele segue a vida de uma forma tranquila e sem muitas perspectivas e sonhos. Os convites para trabalho já não são aceitos, para desespero dos amigos.

Quando ele conhece Aurora, a menina dos olhos de mel, ele percebe que vale a pena seguir em frente e lutar por coisas melhores.

Aurora é fotógrafa e está de passagem por Brasília por conta de seu serviço. O encontro inusitado dos dois acaba deixando a atmosfera no ar. Os dois vão se aproximando aos poucos e começam a perceber que tem muito em comum.

Acontece que o medo de um futuro incerto pode fazer Tomas desistir de tudo.

Um romance gostoso com um final que me surpreendeu e emocionou, tudo embalado a música boa e personagens carismáticos.

Eu sei que vocês podem achar a resenha curta, mas o livro é curto, e se eu começar a falar muito, com certeza vou tirar o prazer da descoberta.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br/
Cinthia 11/01/2015minha estante
Não conheço a escrita do autor ainda, e isso por pura bobeira. Em uma mochila literária que ocorreu aqui, minha tia ganhou um livro dele e nunca o li, depois vou acrescentá-lo a minha leitura desse ano.


Clarice.Castanhola 21/04/2015minha estante
Fiquei impressionada com esse livro, acho que nós devemos dar mais valor aos escritores nacionais.




Nina 29/10/2015

Faz muito, muito, mas muito tempo mesmo que o blog fechou parceria com Maurício Gomyde. Já participei de muitas promoções ao lado dele, divulgando lançamentos, conquistas e novidades sobre sua carreira. E quando o conheci na Bienal do Livro de SP no ano passado, vi que sua simpatia não é marketing, ele é gente boa mesmo, daquele tipo que te olha no olho e sorri aberto. Virei fã na hora! Mas com muita vergonha admito que nunca li nada dele…

Essa situação mudou quando entrei no Livro Viajante com um grupo de blogueiras amigas, e da Deby do Lisossomos escolheu O Rosto que Precede o Sonho. Aí não teve mais desculpas ou falta de tempo para justificar minha falha, eu tive que ler Maurício Gomyde. E e foi uma das experiências mais avassaladoras da minha vida literária, fiquei tão encantada, extasiada e maravilhada com o livro que nem sei como vou conseguir escrever essa resenha!

O livro já começou me surpreendendo por apresentar uma história completamente fora do usual ao falar de sinais. No enredo, o protagonista Tomas Ventura é aficionado por eles, pois acredita que poderia ter impedido seus pais de morrerem em um acidente aéreo se tivesse se atentado aos sinais que recebeu. Agora, ele tenta levar bem a vida e aproveitar ao máximo o tempo. Tem bons amigos, o emprego dos sonhos, mora em um barco lindo, e por isso prefere não aceitar o convite para fazer a trilha sonora de um filme para Hollywood. Mas os sinais lhe mostram que sua decisão deveria ser outra e ele não vai deixar de ouvi-los.

Dentre os sinais mais fortes, estão os olhos dourados de Aurora, uma fotógrafa que veio à Brasília para fazer um trabalho rápido e logo vai voltar aos Estados Unidos. Mesmo parecendo ser tão passageiro, Tomas e Aurora vão se jogar de cabeça nessa relação e juntos vão viver uma das histórias de amor mais belas que já li.

Vocês devem estar lendo isso e pensando no quanto é clichê esse tipo de romance, mas eu garanto a vocês que O Rosto que Precede o Sonho tem seus diferenciais, que o tornam um romance único, sensível e avassalador. A começar pela narrativa única do Maurício Gomyde, que de tão fluída faz com que o livro mais pareça um bate papo, como se alguém com uma prosa excelente estivesse do seu lado te contando a história enquanto toma um café. Além disso, mesmo com a narrativa sendo em terceira pessoa, o ponto de vista é do Tomas e é lindo ler o amor sendo contado por um homem com tanta sensibilidade e delicadeza. O personagem também tem um alto astral contagiante, é impossível não se identificar com ele.

Outro ponto que me atraiu muito foram as músicas. A cada cena uma música é citada e eu li o livro plugada no Spotify pois as indicações são de rock da melhor qualidade. Aliás, por causa desse livro eu nunca mais vou ouvir Sete Cidades sem chorar… E como eu chorei com esse livro, terminei a leitura me debulhando em lágrimas e com um sorriso bobo na cara. É muito lindo! O final tem uma reviravolta que eu já imaginava que iria acontecer mas que não queria aceitar, só que quando aconteceu Maurício Gomyde descreveu de uma maneira tão suave e bonita que não consigo imaginar um final diferente para a história.

Enfim, o livro é divino e o único problema que encontrei foi a minha burrice em não ter lido antes. Agora quero todos os livros desse autor incrível que já ganhou lugar cativo na minha estante.

site: http://www.quemlesabeporque.com/2015/10/o-rosto-que-precede-o-sonho-mauricio.html#.VjJB5LerTIU
comentários(0)comente



Cia do Leitor 15/08/2012

O ROSTO QUE PRECEDE O SONHO
Cada vez que leio um livro do talentoso escritor Maurício Gomyde, sempre fico emocionada, ora alegre, ora ansiosa, ora irada, ora chorosa. Mas, "O Rosto que precede o sonho" acrescentei um novo sentimento de melancolia, isso é ruim? Claro que não! Somente um bom autor consegue mexer com todos os nossos sentimentos, isso só prova o quanto Maurício desperta minhas emoções quando leio suas obras e o quão ele realmente amadureceu. E para surpresa nossa Maurício dessa vez mexeu com um lado místico, algo novo e que muitos gostam.
Claro que ele não podia deixar de fora o que mais gosta de fazer, a música. Este livro além da bela história, tem um repertório musical fantástico, cada melodia foi escolhida a dedo, e me identifiquei com todas elas.

O Rosto que precede o sonho é narrado na terceira pessoa, a história tem um início sutil e vai acelerando conforme o decorrer da leitura e se passa no ano de 2013. Somos apresentados ao protagonista Tomas Ventura, um rapaz apaixonante, músico compositor de trilhas sonoras no ramo cinematográfico e publicitário. Vive o "hoje" com a intensidade do "nunca mais" e nos surpreende com as loucuras de um jovem apaixonado pela vida. É Emotivo e sensível quando se trata de assuntos do coração. Brincalhão ao extremo e amigo de todas as horas. Em resumo Tomas é perfeito e raro de se encontrar.

Por trás de todas essas maravilhosas qualidades existe um homem traumatizado pela dor da perda, principalmente por ter a consciência que poderia ter salvo seus pais de uma fatalidade "se" tivesse dado atenção aos sinais que o destino lhe apresentava.
Sinais, Tomas tinha esse dom, uma espécie de premonição materializada em objetos, ações, sonhos e até forças da natureza, um quebra-cabeça que surgiria o passo que deveria dar, se soubesse interpretá-los.
Conformado com sua situação Tomaz vivia sua vida - a "la Jack" Titanic - "Eu tenho tudo que preciso comigo.Tenho ar nos meus pulmões, meu violão, meu barco, meu telescópio e amigos. Fazer cada dia valer a pena." Não foram essas palavras de Tomas, mas, é assim que o vejo. "Tocar a vida" essas são as suas palavras.

Até que um dia novamente o destino lhe prega novas peças, é agraciado com a mais bela imagem que mudaria a sua vida. Tomas conhece um anjo, não um ser angelical, mas uma divina Menina de olhos cor de mel. - Pra ser mais exata, divina Mulher.
Após uma desilusão amorosa, Tomas sente o mundo parar ao deparar-se com a linda, decidida e encantadora Aurora, no Sebo de seu amigo Benjamim, o BJ.
Conhece-a em um momento inusitado, numa disputa acirrada por um LP misterioso e se descobre atraído pela bela moça, a partir deste episódio, transforma todos os seus dias uma e verdadeira obstinação em conquistar "A" mulher de seus sonhos, de sua vida.

Aurora, é uma fotógrafa da National Geographic, veio de Washington para um trabalho em Brasilia, tirar fotos das borboletas do Cerrado e encantou-se com o local e seu admirador. Tudo que veio em seguida, foi digno de um belo romance. Lindas paisagens, perfeitos encontros, sonhos, amor e sexo.
Em meio tanta felicidade, Tomas recebeu uma proposta de trabalho irrecusável, que se não fosse por essa mudança de vida, ele o teria recusado. Mas, Tomas estava feliz e desejava deixar sua marca, sua declaração de amor à menina de olhos cor de mel.
Tomas ainda tinha um segredo, que mudaria sua vida. Tal segredo é desvendado apenas no final da história, você terá que ler toda a obra pra conhecer esse segredo... ^^

Não é um livro grande, mas, é um grande livro. E aconselho a todos que leiam com carinho e emocionem-se com esta bela história de amor.
Maurício Gomyde brincou com maestria com nossos sentimentos, mexeu bem lá no fundo e ainda nos deixou uma curiosa dúvida: Será que podemos preceder os sonhos que teremos?
Nas ultimas páginas do livro eu já estava em prantos. Em uma conversa por e-mail disse ao Maurício as seguintes palavras:
"Não ri tanto quanto no livro "Ainda não te disse nada", mas me diverti com o jeito carismático e matreiro de Tomas. As divertidas brincadeira do casal e me peguei chorando diversas vezes, pois enquanto lia essa bela história de amor, ouvia a música do Elton Jonh - Your Song, na versão interpretada pelo casal do filme Moule Rouge - Nicole Kidman e Ewan Mcgregor, onde o refrão ressaltou a comovente história que escreves-te."
"E afirmo, chorei de soluçar quando li as ultimas páginas do livro ao som da música "My Immortal" de Evanescence, embora a letra não tenha nada a ver com o livro, senti no fundo da alma [...] por causa da bela melodia junto com o desfecho.
Maurício, você está mais uma vez de parabéns... Muito lindo, emocionante e marcante.
Obrigada pelo belo presente."

Não preciso dizer mais nada, pois meu coração já disse tudo.
Parabéns Maurício.
comentários(0)comente



Fernanda 27/12/2014

Intenso!
Olá, seus lindos! Espero que estejam todos bem e com muitos livros bons para ler. Depois de alguns dias lendo livros que não me agradaram, encontrei na escrita do Maurício um consolo para a minha revolta com as leituras anteriores.

Quando comecei O Rosto que Precede o Sonho confesso que não sabia nada sobre o livro. Eu escolhi sem nem ler a sinopse, acreditam?! E, para mim, foi uma completa surpresa.

Nas primeiras linhas eu percebi que seria algo bom e divertido, e confesso que foi. Digo também que, estive sempre com um sorriso bobo no rosto, pois o livro é fofo, inteligente, simples e cheio de amor.

A forma como o Maurício descreve os sentimentos do Tomas é incrível! A forma como o personagem vê e como vive a vida nos faz pensar que estamos aqui perdendo tempo com coisas muitas das vezes bobas e supérfluas.

Tomas não percebeu ou achou melhor ignorar os sinais, de que algo aconteceria com seus pais. E depois que a catástrofe ceifou suas vidas, ele sempre se culpou por não ter interferido no destino e mudado o rumo de sua própria história. E desde esse dia esperou que os sinais reaparecessem.

Assim, descobriu que sua namorada estava traindo-o. Uma vaca por sinal, que nunca mereceu o cara que sempre teve por perto. Tudo bem! Tomas deixou muito a desejar, por causa das coisas que escondeu de todo mundo. Afinal quem não tem um segredo?!

No dia em que ele menos esperava apareceu em sua vida, uma menina de olhos cor de mel e transformou o que era para ser tristeza em sua maior alegria. É a partir do momento que Tomas coloca os olhos em Aurora que você, leitor, começa a sonhar. Sim, você começa a sonhar e lê o livro sempre como um sorriso bobo, de gente apaixonada. É meu caro, o amor, a leveza e alegria de algo perfeito fará parte de suas horas de leitura.

Tomas é um compositor, que vive em uma casa flutuante ao lado de um violão, bons amigos e um emprego que lhe traz a mais bela canção já composta por ele. Aurora uma fotógrafa linda que roubou o coração deste homem lindo e apaixonante. As cenas que o Maurício compôs para os dois é a coisa mais linda, harmônica, perfeita, surreal e inteligente já descrita por ele – comparando com A Máquina de Contas Histórias -.

Mas, — tava demorando né! — quando percebi o rumo que a história levaria e digo mais, estava eu toda feliz imaginando que o Maurício era boa gente, ele vem e estraga minha vida. Foi um segundo para a percepção das coisas e um milésimo para as lágrimas começarem a rolar. E o ódio pelo Maurício foi inevitável! Ele diz que o amarei novamente, mas estou duvidando disso.

O final do livro é – feito pela vontade que sentimos em matar o escritor. Mas se você quiser continuar amando o Mauricio não leia, pois vai querer trucidar o autor no final. Brincadeiras a parte é uma leitura maravilhosa, cheia de amor e aprendizado que nos ensina a valorizar os pequenos momentos de nossas vidas.


Beijos!


site: www.amorliterario.com
comentários(0)comente



Beatriz3345 10/01/2024

Demorei para superar o final
SIMPLESMENTE PERFEITO! Se você já leu ele mas não se sentiu tocado pela narrativa, lamento dizer mas você já morreu por dentro!
A narrativa e muito fluída e gostosa, muito provavelmente se você tiver tempo irá devorar o livro em 1 dia, no máximo dois!

Você vai se apaixonar pelo personagem do Thomaz e torcer muito pela história de amor dele, e com certeza vai se surpreender com o final
comentários(0)comente



Bru | @umoceanodehistorias 05/09/2016

Não tenho palavras para iniciar essa resenha. Conclui essa leitura há dois meses e apenas agora tomei coragem de sentar em frente ao papel, pegar a caneta e tentar escrever.

Mais uma vez, o Maurício conseguiu me surpreender de uma forma tão positiva, que sinto a história tatuada em minha mente. Por conta disso, nenhuma palavra será capaz de descrever a magnitude dessa história para mim. Decerto tentarei, e espero que possa transmitir para vocês uma parte do que senti.

O Rosto que Precede o Sonho nos apresenta à história de Tomas Ventura, sua vida é praticamente perfeita, está cercado daquilo que ama: um violão, amigos, bons discos, um emprego dos sonhos, uma casa flutuante e um telescópio.

Podemos dizer que a vida de Tomas está boa agora, pois ele se arrepende de não ter percebido os sinais que poderiam ter impedido que seus pais entrassem naquele avião e morressem. O que mais faz na vida agora é esperar que novos sinais apareçam, pois, dessa vez, estará pronto para identifica-los.

Tomas levou um fora da namorada e, para se distrair, vai ao sebo/bar de seu amigo Benjamin. Após alguns minutos de conversa e uma boa bebida, Benjamin diz ao Tomas algo que o deixa alegre: a loja recebeu novos discos. Ao se dirigir ao local para escolher novos discos, a sineta da loja toca e anuncia a chegada de um novo freguês, ou, no caso, freguesa, a mulher mais linda que Tomas já viu na vida com olhos cor de mel.

“ – Futuro é algo que não planejo – Tomas meneou com a cabeça. – Trato sempre por uma perspectiva diferente. Onde estarei no final do dia? Essa é a questão. Goto daquele ensinamento que diz que devemos aproveitar o caminho, e não esperar o final dele pra sentir prazer.”

Após a chegada da moça, eles começam a conversar sobre música e disputar quem leva qual disco. Quando chegam em um disco em específico, os dois o tocam ao mesmo tempo e fazem uma brincadeira: devem montar uma banda, Benjamin escolherá a melhor e, o vencedor, levará o disco, mas, o que ninguém esperava, era que a misteriosa moça entende de música e monta uma banda tão boa quanto a de Tomas. Por conta disso, fica decidido que ninguém levará o disco, que eles o ouvirão juntos da loja.

O nome da linda moça é Aurora, ela é fotógrafa e estava na cidade por conta do aniversário do pai (quem receberá os discos) e para um projeto de fotografia de borboletas.

Ao mesmo tempo em que esse fora acontece com Tomas, ele recebe uma proposta de criar uma trilha sonora para um filme, mas ele está certo de que não pode aceitar, afinal, ele não quer mais fazer isso, já tem o suficiente. Mas, parece que aqueles olhos cor de mel lhe deram inspiração e ele aceita o desafio: Compor a trilha sonora de um filme em dez dias.

Tomas e Aurora parecem dispostos a viver esse amor e caem de cabeça nele. Será que foi por conta disso que Tomar ignorou os sinais que tanto esperou ao longo dos anos?

A primeira coisa que devo dizer sobre esse livro é como os personagens foram bem criados. Tomas é fascinante. Ele tem um dom de compor músicas, sabe disso e se gaba, apenas para fazer graça e da boca para fora. Aurora é uma mulher madura, forte e determinada. Ela é aquele tipo de pessoa que se vê um tornado vindo, segura sua mão e encara ele com você. Benjamin foi uma grata surpresa, ele é um ótimo amigo, sempre com algo bom para dizer e incentivar.

A história não há palavras para descrever, ela foi muito bem desenvolvida, tem todas as pontas amarradas e é uma trama direta, o autor não fica enrolando com longas explicações que não serão úteis ao final. Por conta disso, a leitura é extremamente fluída e é possível ler o livro em poucas horas, mesmo porque o leitor fica determinado a saber o que vai acontecer.

Em relação aos sinais: Meu Deus, fiquei me perguntando – e ainda pergunto – quanto o autor precisou pesquisar para criar duas cadeias de sinais que são muito ligadas. Quando nos são apresentados, você tem aquele “clique” na cabeça e fala: É isso aí!, que mágico.

Não vou me estender, pois a resenha já ficou imensa, apenas faço um apelo para vocês leitores: LEIAM. Esse livro merece ser lido pelo mundo.

site: http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/2016/06/resenha-o-rosto-que-precede-o-sonho.html
comentários(0)comente



Geovanna 25/09/2012

Nicholas Sparks brasileiro, só que melhor.
É inevitável quando a gente lê algum autor nacional, principalmente autores nacionais novos, fazermos comparações com outros escritores. Tentei não fazer isso desde que comecei a ler os livros do Maurício. Desde o Mundo de Vidro, a veia romântica dele vem melhorando. Acho que, neste aspecto, tem o estilo do Sparks. Mas acho melhor, porque tem sempre um toque de humor (que não tem no Nicholas) que deixa o livro ainda mais gostoso de ler.
No "O Rosto que Precede o Sonho", que recebi ontem e devorei em três horas (o livro não é longo, mas quem disse que precisa?), o autor brinca com sinais, com música, com um relacionamento maravilhoso (ei, eu quero um Tomas pra mim! kkk) entre Tomas e Aurora.
Digno de um "Um Amor pra Recordar", você vai se surpreender com o final. Chorei horrores e saí do livro com vontade de viver uma história assim.
5 estrelas. O Maurício vai longe!
xoxoxoxoxoxoxo
Michele Mourão 24/11/2012minha estante
passando os olhos em todas as resenhas me alimentando da vontade de ler MG....quero chorar, me envolver, me emocionar ;)




Vicky 27/12/2014

Excepcional!
Haviam me falado muito bem de O Rosto que Precede o Sonho, o que me fez criar um monte de expectativas. Elas me assustam, pois várias vezes resolveram aparecer e me frustraram. Mas nesse caso foi diferente. As expectativas me levaram de encontro a um livro lindo, que consegue mexer com os sentimentos mais profundos do leitor. Me senti mexida com a leitura porque vários aspectos do livro de repente coincidiam com a minha vida, como se Maurício tivesse escrito o livro pensando em mim. Sei que muita gente já teve essa sensação ao ler algum livro especial, mas o que eu senti com O Rosto que Precede o Sonho foi muito intenso. Aquela magia que tanto tinham me falado realmente deu as caras no livro, o que me deixou finalmente muito realizada.

Para começar, O Rosto nos apresenta uma história diferente do usual, principalmente por causa do lance dos sinais. Tomas, nosso protagonista, é um famoso músico, mais reconhecido pelas trilhas sonoras de filmes que fez. Lembrando que, na Bienal de Sampa deste ano, o Maurício revelou que esse livro apresenta uma de suas maiores paixões: a música. E a história tem um foco nisso mesmo. Há várias cenas, inclusive a primeira, onde Tomas está falando sobre música ou fazendo música. É ela mesma que será o palco do primeiro encontro de Tomas e Aurora, a menina dos olhos cor de mel. Uma discussão idiota por um disco que nenhum dos dois sequer sabia do que se tratava fez com que essas duas pessoas sem ligação nenhuma se vissem e se apaixonassem. Só que Tomas ainda tem assuntos pendentes consigo mesmo...

Ele guarda uma culpa angustiante pela morte repentina dos pais, já que os sinais que ele percebeu no dia do acidente de avião poderia evitar as perdas trágicas. A presença de Aurora traz muitos desses sinais. E é aí que se inicia um dos maiores prodígios de Maurício Gomyde.

Admito que suspirei quando vi que o livro era tão pequeno. Não conseguia imaginar todo aquele espetáculo que me diziam em tão poucas páginas. Ao conhecer a história, no entanto, vi que o número de páginas de um livro não tem nada a ver com seu conteúdo, até porque Maurício conseguiu fazer mágica com uma frase, uma cena. Sua escrita está mais aprimorada que nos livros anteriores; mudanças são notadas na forma como as cenas são conduzidas, nos diálogos dos personagens, na história em si. Gomyde, mais uma vez, guiou seus leitores numa história de amor linda e complexa, onde o sentimento não tem limites. Acho que um dos fatores que modelou esse sentimento profundo, foram as paixões de cada protagonista: Tomas com sua música e Aurora com sua borboletas, que ainda aparecerão muito no caminho do rapaz...

Outro ponto que me chamou a atenção foi a intensa presença dos personagens secundários, em especial os "vizinhos de condomínio" de Tomas. Vale ressaltar que ele mora em um barco, sua casa flutuante. Outras pessoas também vivem na mesma situação, no mesmo lugar que ele, por isso que os chamamos de vizinhos de condomínio. Até mesmo reuniões desse tipo há. Durante toda a trama, esses personagens marcam seu lugar na história, aparecendo sempre nas horas que lhes convém. Estão sempre ali, de modo que quando lembramos do livro, é impossível não lembrar-se deles.

Gomyde conduziu O Rosto de uma forma original. As páginas voaram sem que eu tivesse noção disso e as horas pareceram eternas, enquanto eu me deixava mergulhar nesse enredo super fácil de se imaginar virando filme. Na verdade, acho que todos os livros do Maurício se encaixariam facilmente nas telonas, pois o autor cria trilhas sonoras para seus livros e acho que, sendo essa exatamente a ocupação de Tomas, é por isso que a história e seu escritor casaram tão bem. A curiosidade do leitor para desbravar terrenos desconhecidos da obra o encaminha a um final tortuoso, que, provavelmente, Maurício escreveu num dia que estava muito chateado com alguém, porque é de arrancar lágrimas. Foi surpreendente, embora Maurício deixe pistas do que está ocorrendo ao longo do livro, Infelizmente, só percebi isso nas últimas páginas, o que tornou o baque ainda maior. De certa forma, foi um dos únicos desfechos inesperados que me agradou, pois chegou num momento no qual repensar toda a vida - nossas escolhas, desejos e prioridades - foi uma espécie de terapia.

Invariavelmente, Maurício está de parabéns por mais essa história. Podem chegar até mim e me perguntar o que eu sei, sendo uma blogueira iniciante. O que eu sei? De nada (quem sabe?), além de que sei reconhecer uma história boa quando encontro uma. Queria conhecer mais escritores que soubessem escrever como esse cara. Mas, bem, serei obrigada a dizer novamente que esse dom é particularidade de Maurício Gomyde. Super recomendado!

site: http://omundosecretodavick.blogspot.com/
comentários(0)comente



Robson Souza 18/11/2012

O terceiro e melhor livro de Gomyde até o momento! Excepcional!
O Maurício Gomyde é o escritor mais atuante da novíssima geração. Com imenso talento e carisma, ele conseguiu inovar a divulgação literária, se lançando como um dos mais promissores autores nacionais.
A conjunção de um ótimo romance e ações promocionais diferenciadas, fizeram do Maurício um dos escritores nacionais mais citados e elogiados nos blogs brasileiros dedicados à literatura. Um verdadeiro fenômeno independente!
O terceiro e melhor livro de Gomyde até o momento, "O Rosto Que Precede O Sonho", é um romance cinematográfico, recheado de diálogos deliciosos, cheios de cumplicidade entre os personagens, mais do que cativantes. A trama , aparentemente simples, é sustentada por inúmeros detalhes e nuances, que não deixam o leitor parar de ler facilmente.
No enredo forte, surpreendente e muito divertido, Maurício conta o encontro entre Tomas Ventura e Aurora. Ele: um músico bem sucedido que mora num barco e leva uma vida de sonho, mas carrega uma profunda tristeza pela morte dos pais. Ela: uma linda e interessante fotógrafa em passagem por Brasília. A paixão entre os dois é fulminante e inevitável. Mas o destino tem seus próprios desígnios.
"O Rosto Que Precede O Sonho" é um romance soberbo; leve e instigante, com uma história marcante que transborda sensibilidade e música.
Este livro muito acima da média vai lançar o Maurício Gomyde merecidamente em vôos bem mais altos, como também sua editora, Porto 71.Quem quiser conhecer mais da obra dele, acessem www.mauriciogomyde.com.
Vanessa Meiser 22/11/2012minha estante
Também achei este livro Excepcional!
Já estou pensando em reler para não correr o risco de esquecer história....
Muito bom!




Silvana 06/12/2015

Tomas Ventura acaba de levar um fora de sua namorada e ainda descobriu que estava sendo traído a dois meses. Para afogar suas mágoas, ele vai até o sebo/bar de seu amigo Benjamin. Depois de se lamentar e beber um pouco, Benjamin diz a ele que chegou alguns discos de vinil novos, mas que ele nem teve tempo de olhar ainda. Tomas vai até o local onde estão os discos, quando ouve a sineta da porta de entrada tocando. Quando ele olha para ver quem chegou, ele vê a mulher mais encantadora que ele já viu em sua vida. Ela parece uma multidão de cores em forma de mulher. Mas o que mais chama a sua atenção são os olhos dela, cor de mel. E a mulher além de linda, tem um excelente gosto musical. Ela começa a disputar os discos com Tomas e eles acabam pegando o mesmo disco e nenhum dos dois quer desistir dele. Para resolver isso, ele sugere uma disputa musical, que acaba empatado. Então eles combinam de deixar aquele disco no sebo e ouvir ele junto dali a uma semana.

Tomas vai embora deslumbrado e nem lembra mais do fora que levou. Ele só quer que a semana passe rápido para encontrar a garota de novo. Tomas é um compositor que mora em um veleiro. Depois que seus pais faleceram em um acidente aéreo, ele deixou toda sua vida para trás. Ele tem certeza de que se tivesse dado atenção aos sinais, seus pais ainda estariam vivos. Mas ainda assim ele terminou a faculdade de música e se estabeleceu como o mais demandado compositor de trilhas sonoras da cidade. Seu nome ficou muito conhecido quando três anos antes ele ajudou uma agência a ganhar um Leão de Ouro e outro de Bronze em Cannes. Dai para o cinema foi um pulo. O filme Fora de Ordem cuja trilha sonora foi composta por ele foi um estouro e está sendo cotado para ser indicado ao Oscar. Mas depois desse filme, Tomas não aceitou mais nenhuma proposta de trabalho.

E agora ele acaba de receber mais uma dessas propostas para fazer a trilha sonora de um filme que será dirigido por um dos melhores diretores que ele conhece e de quem ele fã há muito tempo, mas ele já está decidido a recusar. É quando chega o dia dele encontrar a garota. Mas infelizmente ela não aparece. Ele decide não se abater e resolve ir à uma festa na marina. E por coicidencia acaba encontrando com ela na festa. Seu nome é Aurora e ela é fotógrafa. Ela está no cidade por conta do aniversário do seu pai e os discos eram para ele. E também para um projeto com borboletas. A noite é tão boa que quando ele chega em casa, ele decide aceitar a proposta. Mas para conseguir ele vai ter um grande desafio pela frente. Ele tem um prazo de dez dias para compor a trilha sonora do filme. E a inspiração não está vindo, até que uma borboleta azul pousa em seu veleiro. Os sinais estão ali, e dessa vez ele vai prestar atenção neles.

"—Enfim chegou a alguma conclusão?
— Cheguei. A de que é um sonho eterno e você é o rosto que o precede, o que está no meio e aquele que estará até o final dele, aconteça o que vier a acontecer."

Essa é a minha primeira experiência com o autor e estava com uma certa expectativa, já que até agora não li nenhuma resenha negativa sobre seus livros. E devo dizer que minhas expectativas foram alcançadas e em muito superadas. Posso dizer que temos nosso Nicholas Sparks nacional. O autor me fez acreditar e sonhar com um amor tão lindo tão mágico e depois deixou meu coração pequenininho. Quando olhei para o livro e vi um livro tão pequeno e fino, achei que não daria para desenvolver uma história que me emocionasse tanto quanto eu tinha lido nas resenhas. Mas o autor conseguiu. Em poucos páginas, eu ri, suspirei, me apaixonei e chorei. E senti muita raiva de como as vezes a vida pode ser tão injusta.

Logo nos primeiros capítulos, já gostava de Tomas e Aurora como se tivesse conhecido eles a vida toda. O amor entre eles é rapido, mas é algo tão natural e os dois juntos são tão especiais que é como se eles se conhecessem de outras vidas. Sabe aquele amor que todo mundo quer sentir uma vez na vida? Um amor que conecta uma pessoa a outra e todo o resto fica mais bonito. E ainda temos um cenário maravilhoso com músicas (que eu não conhecia na verdade, sou por fora de musicas) lindas e que casam com toda a história. Tomas é um personagem que vai ficar para sempre no meu coração. A edição do livro está bem bonita. Em cada começo de capítulo temos uma nota musical. Se você não leu nada do Maurício até agora e ama um bom romance, não perca tempo e corra lá ler um livro dele, porque eu com certeza vou querer ler todos os outros dele.


site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2015/11/resenha-o-rosto-que-precede-o-sonho.html
comentários(0)comente



113 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR