Gregor e as Marcas Secretas

Gregor e as Marcas Secretas Suzanne Collins

Resenhas - Gregor e as Marcas Secretas

Aione 11/09/2012

De todos os livros da série, esse foi o que mais se diferenciou, tanto pela história em si quanto por meu ritmo de leitura.
Logo de cara, já nos deparamos com um diferencial: pela primeira vez, Gregor não vai ao Subterrâneo por conta de uma Profecia. Aliás, dessa vez, nem ao menos há uma Profecia guiando as ações do Guerreiro. Há sim a menção de uma, porém ela é levemente citada, apenas para atiçar a curiosidade do leitor e começar a introdução para o volume final da série.
O conflito vai, aos poucos, sendo desenrolado aos olhos do leitor. Como sempre, Suzanne Collins não nos priva de cenas de ação, elas estão presentes desde os primeiros capítulos e nada do que acontece na história é em vão. Em se tratando da autora, fica redundante dizer o quão incrível é a capacidade de envolvimento de sua narrativa e da fluidez que ela dá à história.
Algo que eu já havia notado nos outros volumes ficou ainda mais claro nesse: ainda que a série seja infanto-juvenil, Suzanne não poupa o leitor de seus toques de realidade. Então, em meio a tanta fantasia, há também a frieza e o impacto de fatos da vida. Em dado momento da leitura, me vi às lágrimas por conta de um acontecimento. Além dele, há várias cenas que considerei fortes e que acredito que chocariam uma criança. Portanto, é uma série infanto-juvenil, mas que beira mais o juvenil do que o infantil. Acredito que, com o amadurecimento do personagem, ocorre igualmente o amadurecimento da história.
Apesar de ser tão bom quanto os outros livros, esse foi o que menos me envolveu e o que li mais devagar em comparação aos outros. De qualquer forma, ainda assim eu devorei o livro e, depois da metade, me envolvi completamente com a história.
Também diferente dos outros volumes, esse é o único cujo final é um tanto quanto abrupto, que interrompe a história em um momento crucial. Nos outros três volumes, por mais que haja uma ligação para as continuações, a história é fechada e deixa o leitor levemente curioso e interessado para o que ainda vai acontecer. Em Gregor e as Marcas Secretas, chega a ser cruel o momento em que o livro termina. Estou simplesmente me corroendo por dentro para descobrir como tudo será finalizado. E o pior de tudo é que o livro acabou de ser lançado, portanto ainda demorará um tempo até que o último volume apareça por aqui. Nos EUA, o livro foi lançado em 2008 (o primeiro livro foi lançado em 2003) com o título Gregor and the Code of Claw, algo como “Gregor e o Código de Garra”.
De um modo geral, continuo indicando fortemente a série, mesmo que você acredite “já ter passado da idade” de lê-la. Eu garanto, não passou. A capacidade de envolvimento de Suzanne Collins não mede idade ou tamanho, atinge qualquer um que decida conhecer qualquer uma de suas obras. Também, quanto mais idade você tiver, mais facilmente você perceberá os conflitos e as questões políticas, culturais, éticas e morais por ela inseridos, metaforicamente transformados em um mundo de fantasia.
Anna 28/12/2012minha estante
ótima resenha, parabéns ! Tbm concordo que houve sim um amadurecimento do gregor!

Tati oliveira 06/03/2013

Gregor e sua irmã, Boots, já foram para o subterrâneo três vezes, passando por diversas aventuras. Mas, da ultima vez que estiveram lá, a mãe deles estava junto e adoeceu, tendo que permanecer onde estava até ficar curada.

Sem a mãe por perto, o menino e sua família teriam que se virar para manter a casa. Já farto de esconder tudo de todos, resolve contar a verdade para sua vizinha, que tem ajudado muito.

Com a ajuda da Sra. Cormaci e a venda de vários itens retirados do subterrâneo, a família consegue se manter. Gregor e Boots visitam a mãe com muita freqüência, aproveitando para ver todos os amigos.

É em uma dessas visitas que o menino vê-se envolvido em outra grande aventura, junto com Luxa vai atras dos mordiscadores e descobre, que esses estão desaparecidos, algo muito errado esta acontecendo por ali, e é o dever dos dois investigar esse mistério.

Mas uma vez me vi encantada e presa no maravilhoso mundo criado por Suzanne. É ao mesmo tempo belo e assustador, como todo bom lugar deve ser.

Nessa história, todos os personagens, inclusive Boots, estão mais maduros, enfrentaram, coisas que não tem como ignorar. A vida no subterrâneo parece cada vez mais difícil, enfrentam problemas que para nós, e para Gregor, são totalmente outra história.

Esse livro é mais obscuro que os demais, o clima é bem mais pesado, o clima entre as criaturas do subterrâneo esta pior do que antes. Especialmente em Regalia, já que foi dali que a praga surgiu. Vemos a história caminhar para o final, passamos a entender muitas coisas, e muitos outros mistérios surgem.

Mais uma vez fui totalmente cativada, não consigo parar de pensar em todos os personagens, e o que ira acontecer a seguir. Estou muito ansiosa para o próximo, torcendo para lançar logo, pois a espera será torturante.

Jonas 13/12/2021

Uma nova aventura de Gregor... A guerra se aproxima, decisões precisam ser tomadas...uma nova profecia surge... qual será o destino do guerreiro da superfície?

Cami 08/11/2012

[Equalize da Leitura] Resenha de Gregor e as Marcas Secretas
Depois de três profecias envolvendo Gregor e os subterrâneos, finalmente não havia mais nada com o que se preocupar. Pelo menos, era o que parecia... Com a sua mãe no hospital do Subterrâneo ainda se recuperando da terrível peste, o “Guerreiro da Superfície” estava sempre fazendo visitas para os regalianos, mas é claro que depois de tantas mortes, guerras e lutas, não havia mais motivos para preocupações.

É claro, ninguém imaginava que os ratos estavam voltando a atacar. Desta vez, o inimigo deles era outro: os camundongos – ou “mordiscadores”. Mais precisamente aqueles que salvaram a vida de Luxa quando ela havia se perdido na Selva e que agora precisavam de ajuda. Os ratos não estavam simplesmente perseguindo os camundongos, ou expulsando-os de suas terras, mas sim realizando um plano em que exterminariam a vida dos mordiscadores sem deixar rastros. Então Luxa, Gregor, Boots e seus amigos foram tentar impedir que o plano dos ratos fosse realizado.

“SOBRE ESTA COROA MINHA PROMESSA EU FAÇO,
ATÉ MEU ÚLTIMO SUSPIRO, MANTENHO
ESSA DECISÃO.
HEI DE VINGAR SUAS MORTES INJUSTAS,
TODOS AQUI QUE MORRERAM EM VÃO.”

O quarto volume das Crônicas do Subterrâneo me surpreendeu. É bem diferente dos outros três primeiros volumes e, ao mesmo tempo, continua sendo uma história incrível. Lembro-me que quando acabei de ler o terceiro livro mal podia esperar pelo lançamento deste. Quando a Galera disponibilizou o primeiro capítulo no site eu não consegui esperar o livro chegar pelos Correios e fui lá ler. Suzanne Collins escreve tão brilhantemente bem que mesmo o primeiro capítulo me fez suspirar.

Preciso dizer que amei o livro? Sim, amei. Você pode pensar que já passou do tempo de ler esse tipo de história, que já está grande demais, mas eu o indico mesmo assim. É uma história que se você ler com 10 ou com 20 anos, vai chamar a atenção de formas diferentes. Com 10 anos você vai se encantar com esse mundo, vai imaginar como seria se você fosse Gregor, vai aprender coisas simples da vida. Com 20 anos você vai reaprender as coisas simples da vida, vai se preocupar com essas crianças – principalmente com Boots, que é um amor – e vai perceber o contexto histórico, político e cultural nas entrelinhas da história.

Eu já comentei nas outras resenhas, mas vou reforçar isso: Gregor não é Jogos Vorazes. As histórias são completamente diferentes, com apenas a escrita da autora em comum. E por isso eu achei desnecessário a editora colocar uma bola vermelha na capa dos livros sinalizando que Gregor é “DA AUTORA DE JOGOS VORAZES (Hunger Games)”. Quem é fã de Jogos Vorazes não precisa ler Gregor. As histórias não têm nenhuma ligação. Agora quem é fã da Suzanne Collins com certeza sabe da existência desses outros livros que ela escreveu e não precisa de nenhuma bola vermelha indicando isso. Eu acho errado esse tipo de sinalização porque soa como se o livro fosse fazer sucesso não porque a história é boa, mas apenas pelo fato de que ele foi escrito pela autora de um outro livro fantástico. Completamente desnecessário.

Fora isso, nenhuma outra coisa a reclamar da edição. A revisão está perfeita. A diagramação está simples e bonita. A capa está linda e consegue dar uma noção ao leitor de como seria uma pessoa voando nas costas de um morcego gigante.

Mal posso esperar pelo quinto e (infelizmente) último livro. Principalmente pelo fato de que Gregor e as Marcas Secretas deixou um grande mistério e um problema inacabado no ar. E também porque em meio a essa louca e perigosa aventura, surge um inesperado clima de romance que realmente me surpreendeu... E que eu amei!

"– Envolvê-lo nos problemas dos mordiscadores foi injusto de minha parte. Você não deve nada a eles – disse Luxa. – Eu declarei essa guerra. Nós, humanos daqui, temos muitas dívidas com eles. O que os mordiscadores já fizeram por você?
A brisa despenteou o cabelo dela, levando-o para trás do rosto e dando a Gregor uma clara visão de seus olhos.
– Eles salvaram a sua vida – respondeu.
E, por apenas um instante, o rosto de Luxa se enterneceu e ela sorriu."

Resenha originalmente postada no Blog Equalize da Leitura.

site: http://equalizedaleitura.blogspot.com.br/2012/10/resenha-gregor-e-as-marcas-secretas.html

Matheus Braga 10/11/2012

Gregor: E as Marcas Secretas - Suzanne Collins
Hey pessoal, tudo bem?

Estava com tanta saudade de passar horas no Subterrâneo que acabei por ler este livro em menos de 48 horas. Suzanne Collins mais uma vez provou ser capaz de escrever sobre temas completamente distintos sem perder a excelência e a criatividade.

Neste volume, Gregor e Boots vão sempre ao Subterrâneo para visitar sua mãe que, para quem leu o volume anterior, havia contraído a Peste do Sangue Quente e estava se recuperando na enfermaria de Regália. Contudo, como as Profecias tendem a perseguir Gregor, uma nova aventura se inicia quando os Mordiscadores (camundongos) começam a ser assassinados e expulsos de suas terras por Bane, rato branco que Gregor poupou a vida, e os Roedores (ratos). Durante tal jornada, as marcas secretas são encontradas e, diz a lenda, que todo aquele que olhar para uma delas, terá sua morte garantida e, como esperado, Gregor vê duas delas...Hahahaha. Também temos breves menções à misteriosa Profecia do Tempo, que será abordada no quinto volume da série.

De todos os livros da série, este foi o que achei mais divertido e bem elaborado. Ele consegue manter o equilíbrio entre aventura, descrição, diálogos, cenas de ação e cenas engraçadas, fazendo com que o leitor se impressione da primeira à última página. Finalmente, depois de muito tempo, Gregor decide contar para a Sra. Cormaci tudo sobre o Subterrâneo e suas aventuras e ela foi um dos personagens que mais me surpreendeu na trama, pois além de acreditar na palavra de nosso protagonista, ela passou a dedicar seus dias à família de Boots, já que a mãe deles estava em recuperação a quilômetros abaixo da terra. Outro personagem que sempre me agradou foi Ripred. Ele está sempre mau humorado e com uma tirada sarcástica na ponta da língua, mas prova ser um aliado confiável e exímio lutador que é melhor se ter como amigo.

Como disse acima, a trama gira em torno do fato de os Mordiscadores estarem sendo expulsos de suas terras e assassinados por Bane e é aí que Gregor e Ripred percebem o erro que foi deixar o rato vivo e decidem matá-lo o mais rápido possível, contudo, Bane foge e reúne vários simpatizantes que apoiam tal atitude e querem vê-lo como Rei, já que o último Rei dos ratos foi morto por Gregor e seus amigos. As Marcas Secretas não possuem TANTO mistério o quanto parece, muito pelo contrário, elas são simples e objetivas, o que não ocorre com a Profecia do Tempo, que despertou minha mais voraz curiosidade.

A narrativa está mais empolgante do que nunca e o trabalho realizado pela editora com revisão e tradução estão excelentes. As cores usadas na capa são muito bonitas, apesar de eu preferir a do livro três. Se você ainda não leu a série Gregor corra e garanta já seus exemplares. Garanto que se você não achá-lo um excelente livro, pelo menos irá se divertir ao terminar cada capítulo.

Abraços,
Matheus Braga - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/
@MatheusBragaM
Gaby 31/10/2014minha estante
Concordo! Foi o primeiro que saiu da sequencia> Subterraneo > Profecia > Enfrentamento > Final feliz.
Gostei muito desse volume e da sua resenha! tb achei ele mais divertido.

Matheus Braga 31/10/2014minha estante
Fico feliz que tenha gostado Gaby. Infelizmente já terminei essa série e deixei um pedaço de mim com ela T__T. Afinal, foram anos acompanhando as aventuras do Subterrâneo.

Will 24/02/2020

Hora de amadurecer
Por mais que Gregor só tenha um ano de idas e vindas ao subterrâneo, parecem decadas, de tanta coisa que já aconteceu. Agora, sua vida chegou ao ponto mais baixo, com uma guerra declarada, um oponente formidavel e um presságio sinistro sob a forma de uma cantiga de criança.
Quando é a hora de amadurecer e ser adulto, quando se é o guerreiro da superfície, um símbolo de esperança para o povo subterrâneo?

Victor 23/01/2021

ótimo

Vanessa Meiser 17/11/2012

Estou de volta ao Subterrâneo!!!!
Bom, finalmente eu li o quarto e penúltimo livro da série Gregor.
Assim como o Guerreiro da Superfície, eu também pensava que as Profecias haviam encerrado depois de 3 grandes e perigosas aventuras envolvendo o menino e sua irmã porém, não é que Gregor e Boots estão novamente envolvidos em uma nova aventura com seus amigos humanos, baratas, ratos e morcegos lá em baixo da terra?! Pois é, Gregor tem ido seguidamente ao Subterrâneo para ver sua mãe que continua internada com a peste (já se recuperando), para visitar seus amigos Regalianos e treinar com Ripred. Ninguém imaginava que depois de tanta luta, algo desastroso pudesse voltar a acontecer e que seria necessária a intervenção do pequeno Guerreiro.
Quando Gregor chega à Regália descobre que os mordiscadores (camundongos) estão ameaçados de extinção pelos ratos liderados por Bane, o pequeno futuro rei que Gregor deveria ter eliminado na Profecia anterior mas não teve coragem.
Bane já cresceu e vai crescer ainda mais, tornando-se poderoso e muito perigoso, sua sede de guerra e destruição é implacável e seu objetivo é matar todos os mordiscadores sem deixar nenhum para contar história. Estes camundongos são os mesmos que salvaram Luxa (a Rainha) e Aurora (sua Morcega) na última aventura do grupo e por este motivo a rainha sente-se no dever de proteger seus amigos. Para tanto ela envolve Gregor na busca de informações sobre o que exatamente esta acontecendo e quais são os planos de Bane. Nesta busca o grupo composto por Luxa, Aurora, Gregor, Ares, Boots, Hazard e Howard vai encontrar perigos que podem ser fatais caso haja o menor descuido por parte de algum deles.
O livro vem em ritmo frenético e é escrito de forma a emocionar o leitor da primeira à última página, aqui conhecemos novos personagens como os escorpiões por exemplo, a trama é repleta de lições valorosas que se mostram através de mais uma jornada assustadora que esta para se desenrolar.
Enfim, este é o último livro da série que foi lançado aqui no Brasil, ainda não sei se a Galera Record pretende publicar o último (capa lá embaixo), mas eu ficaria muito feliz caso isto acontecesse pois tá aí uma história que vai deixar saudade, não sou fã de livros de aventura fantástica infanto juvenil, mas estes quatro volumes eu acho que nem poderia classificar como infanto juvenil devido as cenas fortes de mortes e tragédias que contém em todos os livros, mas mesmo não sendo meu tipo de leitura favorito é praticamente impossível não se apegar a estes pequenos e bravos guerreiros!
Na resenha do terceiro livro eu havia dito que a autora conseguiu se superar a cada publicação e agora lendo este quarto, eu posso afirmar que realmente a série vai crescendo com o passar das publicações, é realmente uma melhor do que a outra. Neste livro - As Marcas Secretas, o final se desenvolve de uma maneira um pouco diferente dos outros pois, não há um final específico e fica claro que o próximo será definitivo e esclarecedor.
Mais uma vez eu afirmo que esta série é excepcional e que vale muito a pena. Adorei!

naniedias 13/10/2012

Gregor e as Marcas Secretas, de Suzanne Collins
ATENÇÃO: Essa é a resenha do quarto livro da série. Se você ainda não leu os primeiros e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.

Sinopse:
A mãe de Gregor ainda continua no subterrâneo tratando-se, mas pela primeira vez em muitos anos, a família do menino não se encontra em um aperto financeiro. Isso porque eles venderam alguns dos itens encontrados no museu do subterrâneo e com a grana conseguem se manter.

Gregor e Boots sempre vão a Regália rever sua mãe e os amigos que moram por lá.
E é em uma dessas visitas que as coisas dão errado.

A princesa Luxa recebe de volta uma coroa que deu aos camundongos e que só deveria ser enviada em caso de perigo extremo. Ela sabe que o conselho não irá tomar nenhuma atitude baseando-se apenas em uma coroa e, por isso, resolve partir ela mesma para descobrir o que está errado.
Ao tentar disfarçar a aventura proibida em um picnic, acaba tendo que levar com ela, além de Gregor e seu primo Howard (e os três morcegos), as crianças também.

Eles precisam descobrir o que está acontecendo com os camundongos.

O que eu achei do livro:
Gregor é sempre uma leitura muito divertida! Eu adoro Boots - acho que a autora conseguiu fazê-la exatamente como uma garotinha deveria ser. Acho muito bacana os trejeitos da menina (que acho muito apropriados para uma criança de três anos) e sempre sofro muito ao vê-la embarcar nas perigosas aventuras vividas por seu irmão.
Não que seja menos sofrível ver um garoto de apenas doze anos passando por tudo isso.

Temp é o máximo também - eu adoro ver essa barata envolvida na história! Ele é extremamente delicado e quase me faz gostar das baratas - quase!, porque eu ainda morro de nojo desses bichinhos na vida real (mas se eu encontrasse uma barata gigante... ok, acho que eu desmaiaria).

Nesse volume, reencontramos personagens já conhecidos e praticamente não há introdução de pessoas novas, ao menos não nos papéis principais. Visitamos lugares novos do subterrâneo e passamos por situações de muito perigo.
E, sim, tudo no plural em primeira pessoa, porque a escrita de Suzanne Collins é tão gostosa e envolvente que acabamos nos sentindo lá - ao lado de Gregor - participando ativamente de tudo!

Ainda assim, entretanto, esse foi o livro do qual menos gostei na série. Pela primeira vez na série Gregor, o final me decepcionou - porque foi daquele tipo super aberto, que parece mais um fim de capítulo do que de um livro.
Menos grave nesse caso, porque são cinco livros na série e esse é o penúltimo, mas ainda assim é algo que eu não gosto muito.
Não que o livro não tenha um clímax - ele tem e é excelente -, mas a finalização não conseguiu me agradar.

De forma alguma, entretanto, isso deixou a história em si menos agradável. E, é claro, serviu para me deixar super ansiosa pela conclusão dessa deliciosa saga infanto-juvenil.

PS: Alerta vermelho: Bolota horrorosa impressa na capa do livro.
Por que, Galera?! Por que vocês colocaram essa bolota vermelha impressa na capa do livro? É a coisa mais horrorosa do mundo. Eu realmente gostaria que elas não existissem ou, pelo menos, fossem adesivos que eu pudesse retirar.

PS2: Ah, ficou curioso porque eu não mencionei se há ou não outra profecia envolvida nesse quarto livro?! Bom, acho que isso eu vou deixar para você descobrir ao ler a história.

Nota: 7

Leia mais resenhas em www.naniesworld.com

Oliver 10/10/2012

GREGOR e as Marcas Secretas
Terminei. Caraca, li esse livro em dois dias, tamanha era a vontade de ler, bem , eu sou apaixonado pelo Gregor, e não me decepcionei com nenhum dos quatro livros lançados, não sei, mas, acho que tomou o lugar do Percy Jackson.

Gregor está de volta o subterrâneo e a sua mãe e os outros regalianos estão se recuperando da peste, mas, dessa vez Gregor ajudará Luxa a descobrir o porque os roedores estão a anos tirando os mordiscadores das suas terras os obrigando a se deslocar. O bom do livro é que Gregor e Luxa começam a se olhar diferente e Boots ainda é a personagem que dá mais graça a história.
Nenhuma página cansa, nenhuma frase te faz desistir. TUDO É LINDO, TUDO É PERFEITO.
Gregor, Luxa, Hazard, Boots, Temp, Howard e novos amigos, nessa mais linda aventura.
OliverSantos

Bela Lima 08/12/2017

Eu não sei nem o que dizer, é tipo... só... uau. Impressionante, sério.
Sua mãe está se recuperando da peste no Subterrâneo, seu pai está melhor, sua família está razoavelmente bem financeiramente, Sra. Comanci sabe de tudo e está ajudando, tudo está indo bem... Até que não mais.

Gregor sabe que há uma profecia (sempre há, se tem um livro tem uma profecia, é o ciclo natural da literatura). E ninguém quer lhe dizer do que se trata.

Um dia, numa das aulas de ecolocalização em que Ripred é o seu professor (o melhor professor que qualquer um poderia pedir), ele lhe diz que a profecia se trata de matar Bane, o bebê rato que ele salvou, mas... Bane não é mais um ratinho fofo, Bane é Pearlpelt (pérola em inglês, sua mãe lhe deu esse nome por causa da pelagem dele), um rato que não é filhote ou adulto, ainda em crescimento, instável e manipulado por todos que o cercam para ser o Rei deles.

E Ripred quer matá-lo.

E pede ajuda a Gregor.

"-O quê? - perguntou Gregor. - O que devemos fazer?
-Você não estava me ouvindo? - indagou Ripred.
Gregor estava, mas continuava confuso.
-Sei que Bane é um problema... - começou. (...)
-Precisamos matá-lo, Guerreiro - sussurrou Ripred. - E quanto antes melhor."

Tudo que Gregor mais quer é ler a profecia que todos falam, mas se recusam a mostrá-lo, contudo Nerissa o aconselha a não fazer isso, que ainda não é chegada a hora dele lê-la, e ele confia nela depois que sua interpretação da última profecia, a Profecia de Sangue, estava correta. (E ele foi livre da acusação de traição e morte iminente.)

No outro dia, Ripred não aparece a aula de ecolocalização - vulgo dia de assassinar Banes/Pearlpelt. E nem no outro, ou no outro, ou no... E dias transformam-se em semanas e semanas em muito tempo sem notícias de Ripred.

E então, no aniversário de Hazard, um morcego deixa cair aos pés de Luxa a coroa que ela deu aos mordiscadores (camundongos) quando ela prometeu ajudá-los pelo que fosse, quando fosse, antes de sair da selva (livro anterior), e ela sabe que eles estão em perigo e precisa retribuir tudo que eles fizeram por ela.

Enquanto procuram novas pistas sobre o que poderia ter acontecido aos mordiscadores, eles encontram um estranho simbolo marcado repetidas vezes - quem passou os últimos segundos de sua vida desenhando aquilo? E o que significa? É uma das marcas secretas, Hazard diz, uma forma oculta de comunicação há muito tempo esquecida, mas não na floresta; significa morte, mas não que alguém vai morrer, mas que todos que a viram vão.

"-Obrigada por salvar, Hazard - disse Luxa, tremendo.
-Ele é meu primo - disse Howard. - Assim como você, certo?
-Ah, não, você está mesmo me dando um abraço? - Ele a abraçou de volta, dando um risinho para Gregor por cima do ombro dela. - E olha que só foi preciso um terremoto, uma inundação e uma avalanche para isso."

Acontece tanta coisa num só livro que quando cheguei ao fim e fui fazer uma recapitulação para escrever a resenha, pareceu... uma outra vida, um outro livro, que eu já tinha lido vários até chegar a esse. Pode parecer que eu fiz o resumo do livro, mas tem tanta coisa para acontecer que isso só é a camada de fora da história.

Eu não sei nem o que dizer, é tipo... só... uau. Impressionante, sério. E os autores, Collins principalmente, devem ter um desejo sádico de matar personagens jovens e inocentes (esses são sempre os primeiros a ir em uma guerra).

"Então é assim que uma guerra começa", pensou Gregor. Não com dois exércitos se enfrentando, esperando o sinal para atacar.(...) Uma guerra começa muito mais discretamente. Em uma sala, em um campo, em um túnel distante quando alguém que tem poder decide que a hora chegou.

O melhor é a forma natural (e fofa) com que Collins está introduzindo o romance, sem ficar forçado ou desviando-se do curso da história, fazendo um grande alarde sobre isso. Eles estão numa guerra, então por que não? O que tem a perder? Ela é uma rainha, ele um habitante da superfície, mas quem sabe quem vai (sobre)viver no final dessa história?

"-Eu declarei essa guerra por causa dos mordiscadores. Você não tem nenhuma história com os mordiscadores. Nós, humanos daqui, temos muitas dividas com eles. O que os mordiscadores já fizeram por você?
-Eles salvaram a sua vida - respondeu."

Próximo livro: a guerra. Ou, então, (~música dramática~) Gregor e o Código da Garra. Quem está preparado? O que Suzanne Collins aguarda para nós? Que mortes acontecerão? Do que a tal temida profecia fala? Não sei se estou preparada para descobrir, mas com certeza não vou conseguir não saber.

site: http://sougeeksim.blogspot.com/2017/12/resenha-gregor-e-as-marcas-secretas-as.html

Alessandra @euamolivrosnovos 17/03/2019

Peripécias no Subterrâneo.
Gregor é um garoto que sempre enfrentou muitos percalços na vida que leva na Superfície. Não bastasse isso, seu título de guerreiro acaba atraindo inúmeras desventuras quando o assunto é o Subterrâneo.

Fadado a encarar diversas profecias malucas, ele mais uma vez é pego de surpresa nesse quarto volume da série e, de quebra, coloca sua irmãzinha Boots em perigo novamente.

As consequências das escolhas de Gregor começam a se desenvolver nesse livro, questionando-o quanto ao risco de se ignorar os dizeres das predições feitas por Sandwich. Um ato do passado agora traz o malefício do presente, tornando o futuro de Regália cada vez mais incerto.

Algo está acontecendo com os camundongos, que pediram socorro a rainha Luxa por intermédio de sua coroa, deixada com eles anteriormente para que somente a usassem em caso de extremo desespero.

Não se sabe quem está por trás de todos os mistérios, mas uma inimizade de anos e anos pode colocar os algozes do Subterrâneo na mira dos heróis.

Nesse penúltimo volume, Suzanne Collins mostra sua desenvoltura para contar boas histórias regadas de batalhas. Ela nos apresenta o amadurecimento de Luxa e Gregor, e, em contraposição, o quanto a ingenuidade dos dois muitas vezes é capaz de salvar a todos.

A autora trabalha o sentimento de perda por meio da morte, com cenas fortes de tragédia, curiosas para um livro infanto juvenil.

Gregor é aquela série que não decepciona, rapidinha de ler e com reviravoltas a cada final de capítulo. É impressionante como do começo ao fim o livro abusa de cliffhangers, o que torna a leitura mais intrigante.

Se o que você precisa é de personagens que conquistem seu coração, tá esperando o quê para ler essa série incrível? Mas já aviso que se você odeia insetos e bichos peçonhentos o Subterrâneo pode não ser o lugar ideal.

site: https://euamolivrosnovos.blogspot.com

Shadow 12/02/2020

Nesse quarto livro da saga, temos uma iminente guerra, os ratos tem o seu lider e estão cada vez mais crueis.