Gregor e as Marcas Secretas

Gregor e as Marcas Secretas Suzanne Collins

Resenhas - Gregor e as Marcas Secretas

naniedias 13/10/2012

Gregor e as Marcas Secretas, de Suzanne Collins
ATENÇÃO: Essa é a resenha do quarto livro da série. Se você ainda não leu os primeiros e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.

Sinopse:
A mãe de Gregor ainda continua no subterrâneo tratando-se, mas pela primeira vez em muitos anos, a família do menino não se encontra em um aperto financeiro. Isso porque eles venderam alguns dos itens encontrados no museu do subterrâneo e com a grana conseguem se manter.

Gregor e Boots sempre vão a Regália rever sua mãe e os amigos que moram por lá.
E é em uma dessas visitas que as coisas dão errado.

A princesa Luxa recebe de volta uma coroa que deu aos camundongos e que só deveria ser enviada em caso de perigo extremo. Ela sabe que o conselho não irá tomar nenhuma atitude baseando-se apenas em uma coroa e, por isso, resolve partir ela mesma para descobrir o que está errado.
Ao tentar disfarçar a aventura proibida em um picnic, acaba tendo que levar com ela, além de Gregor e seu primo Howard (e os três morcegos), as crianças também.

Eles precisam descobrir o que está acontecendo com os camundongos.

O que eu achei do livro:
Gregor é sempre uma leitura muito divertida! Eu adoro Boots - acho que a autora conseguiu fazê-la exatamente como uma garotinha deveria ser. Acho muito bacana os trejeitos da menina (que acho muito apropriados para uma criança de três anos) e sempre sofro muito ao vê-la embarcar nas perigosas aventuras vividas por seu irmão.
Não que seja menos sofrível ver um garoto de apenas doze anos passando por tudo isso.

Temp é o máximo também - eu adoro ver essa barata envolvida na história! Ele é extremamente delicado e quase me faz gostar das baratas - quase!, porque eu ainda morro de nojo desses bichinhos na vida real (mas se eu encontrasse uma barata gigante... ok, acho que eu desmaiaria).

Nesse volume, reencontramos personagens já conhecidos e praticamente não há introdução de pessoas novas, ao menos não nos papéis principais. Visitamos lugares novos do subterrâneo e passamos por situações de muito perigo.
E, sim, tudo no plural em primeira pessoa, porque a escrita de Suzanne Collins é tão gostosa e envolvente que acabamos nos sentindo lá - ao lado de Gregor - participando ativamente de tudo!

Ainda assim, entretanto, esse foi o livro do qual menos gostei na série. Pela primeira vez na série Gregor, o final me decepcionou - porque foi daquele tipo super aberto, que parece mais um fim de capítulo do que de um livro.
Menos grave nesse caso, porque são cinco livros na série e esse é o penúltimo, mas ainda assim é algo que eu não gosto muito.
Não que o livro não tenha um clímax - ele tem e é excelente -, mas a finalização não conseguiu me agradar.

De forma alguma, entretanto, isso deixou a história em si menos agradável. E, é claro, serviu para me deixar super ansiosa pela conclusão dessa deliciosa saga infanto-juvenil.

PS: Alerta vermelho: Bolota horrorosa impressa na capa do livro.
Por que, Galera?! Por que vocês colocaram essa bolota vermelha impressa na capa do livro? É a coisa mais horrorosa do mundo. Eu realmente gostaria que elas não existissem ou, pelo menos, fossem adesivos que eu pudesse retirar.

PS2: Ah, ficou curioso porque eu não mencionei se há ou não outra profecia envolvida nesse quarto livro?! Bom, acho que isso eu vou deixar para você descobrir ao ler a história.

Nota: 7

Leia mais resenhas em www.naniesworld.com

Vanessa Meiser 17/11/2012

Estou de volta ao Subterrâneo!!!!
Bom, finalmente eu li o quarto e penúltimo livro da série Gregor.
Assim como o Guerreiro da Superfície, eu também pensava que as Profecias haviam encerrado depois de 3 grandes e perigosas aventuras envolvendo o menino e sua irmã porém, não é que Gregor e Boots estão novamente envolvidos em uma nova aventura com seus amigos humanos, baratas, ratos e morcegos lá em baixo da terra?! Pois é, Gregor tem ido seguidamente ao Subterrâneo para ver sua mãe que continua internada com a peste (já se recuperando), para visitar seus amigos Regalianos e treinar com Ripred. Ninguém imaginava que depois de tanta luta, algo desastroso pudesse voltar a acontecer e que seria necessária a intervenção do pequeno Guerreiro.
Quando Gregor chega à Regália descobre que os mordiscadores (camundongos) estão ameaçados de extinção pelos ratos liderados por Bane, o pequeno futuro rei que Gregor deveria ter eliminado na Profecia anterior mas não teve coragem.
Bane já cresceu e vai crescer ainda mais, tornando-se poderoso e muito perigoso, sua sede de guerra e destruição é implacável e seu objetivo é matar todos os mordiscadores sem deixar nenhum para contar história. Estes camundongos são os mesmos que salvaram Luxa (a Rainha) e Aurora (sua Morcega) na última aventura do grupo e por este motivo a rainha sente-se no dever de proteger seus amigos. Para tanto ela envolve Gregor na busca de informações sobre o que exatamente esta acontecendo e quais são os planos de Bane. Nesta busca o grupo composto por Luxa, Aurora, Gregor, Ares, Boots, Hazard e Howard vai encontrar perigos que podem ser fatais caso haja o menor descuido por parte de algum deles.
O livro vem em ritmo frenético e é escrito de forma a emocionar o leitor da primeira à última página, aqui conhecemos novos personagens como os escorpiões por exemplo, a trama é repleta de lições valorosas que se mostram através de mais uma jornada assustadora que esta para se desenrolar.
Enfim, este é o último livro da série que foi lançado aqui no Brasil, ainda não sei se a Galera Record pretende publicar o último (capa lá embaixo), mas eu ficaria muito feliz caso isto acontecesse pois tá aí uma história que vai deixar saudade, não sou fã de livros de aventura fantástica infanto juvenil, mas estes quatro volumes eu acho que nem poderia classificar como infanto juvenil devido as cenas fortes de mortes e tragédias que contém em todos os livros, mas mesmo não sendo meu tipo de leitura favorito é praticamente impossível não se apegar a estes pequenos e bravos guerreiros!
Na resenha do terceiro livro eu havia dito que a autora conseguiu se superar a cada publicação e agora lendo este quarto, eu posso afirmar que realmente a série vai crescendo com o passar das publicações, é realmente uma melhor do que a outra. Neste livro - As Marcas Secretas, o final se desenvolve de uma maneira um pouco diferente dos outros pois, não há um final específico e fica claro que o próximo será definitivo e esclarecedor.
Mais uma vez eu afirmo que esta série é excepcional e que vale muito a pena. Adorei!