O Macaco que se fez homem

O Macaco que se fez homem Monteiro Lobato

Resenhas - O Macaco que se fez homem

Bianca547 10/07/2023

Surpresa
Eu sorteio meus livros para ler, e quando o resultado foi esse, confesso que fiquei triste pq nn tava afim de ler... mas no fim eu me diverti bastante com a leitura!! Tem uns contos bons, uns meia boca, mas no geral, mto legal!

Rodrigo1185 26/06/2023

Me surpreendi. Muito bom ver expressões usadas na época, palavras que "deleitam" o entendimento. Muito ruim saber que em matéria de evolução do brasileiro não mudou-se nada. Leiam porque vale a pena!

Diane 14/04/2023

Legal
Esta obra de Monteiro Lobato reúne contos que retratam a sociedade da década de 20. O autor dá vida a personagens que são tipicamente brasileiros, humanizando-os e permitindo uma maior aproximação e identificação ao leitor. O conto que inspira o título do livro, Era no Paraíso, foi totalmente escrito inspirado na teoria da evolução de Charles Darwin.

"A Vida comia a Vida e a Vida amava para que não se extinguisse a Vida --tudo rigorosamente de acordo com a senha divina."

Um bom livro de contos do autor, retratando de forma bem fiel a sociedade da época, com personagens bem populares. Assim como outros livros de Lobato, tem uma escrita bem rebuscada, mas no caso desse, é um livro com uma leitura mais fluida, de fácil envolvimento, nos permitindo captar a mensagem que o autor queria passar com sua escrita.

Zeantonio 11/09/2022

Monteiro Lobato sempre genial com suas escritas, retratando o povo brasileiro de diversas formas. Uma leitura clássica que por vezes se parece muito atual

JoaoGabriel2911 05/04/2022

Muito Bom
As Histórias, com um tom Antigo e calmo, sem correria nem pressa pra desenvoltura, conseguiram me envolver bastante, mesmo que não tenham nada a ver uma com a outra, amei o livro, uma leitura gostosa de ler, ótimo pra sair de uma ressaca literária!

Rai 13/05/2021

Me surpreendi
Sinceramente me surpreendi com esse livro...ele é bem reflexivo e debate sobre problemas antigos que até hoje perpetuam na nossa sociedade,alguns contos são interessantes para ler outros são bem chatos(no meu ver) apesar de ter uma leitura um pouco difícil por causa da época é bem interessante e dá para entender o que o autor estava querendo dizer. Vi um outro lado do autor que nunca tinha lido.
Gabrielle.Vilefort 25/01/2024minha estante
Ainda não tinha ouvido falar desse livro. Uma caso a se pensar em ler.

D@yse 14/02/2021

Leitura prazerosa!
Mesmo precisando segurar o livro com a mão esquerda e o dicionário com a direita, rsrsrs... Motivo: muitas palavras desconhecidas ao meu parvo e simplório vocabulário.

O livro conta a história de Adão que era um macaco, o qual teve uma queda de uma árvore, deixando-o lesado das ideias, pensando e tendo atitudes diferentes de sua essência primata, agindo como um ser humano.
O conto evidencia o quanto o homem evoluiu, adquirindo grande inteligência para gerar milhares de invenções e fazer grandes descobertas. Porém com tanta capacidade racional, não foi capaz de encontrar o essencial, que é a arte de ser biologicamente feliz e solucionar os problemas da vida pessoal e em sociedade.

A obra também abrange outros contos relacionados a atitudes humanas, como interesses, enganos e desenganos, inversão de valores, ganância...

Danny 18/10/2020

Desgraça pouca é bobagem
Embora até tenha um toque de humor, os contos nessa coletânea retratam de modo trágico a sociedade da época em que foram escritos. Alguns me fizeram chorar e ficar melancólica alguns dias.

Biblioteca Álvaro Guerra 12/04/2019

Publicado uma única vez em 1923, 'O macaco que se fez homem' reúne contos de Monteiro Lobato que retratam a sociedade da época. Assim como em Negrinha e em Urupês, o autor dá vida à personagens tipicamente brasileiros, humaniza-os e aproxima o leitor de um Brasil trágico e cômico. Um dos contos dessa obra é a parábola Era no Paraíso... que Lobato escreveu inspirado na teoria evolucionista de Charles Darwin e usou para dar título ao livro.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525046536

Ana Ponce 03/01/2017

O Macaco que se fez homem
Olá... O post de hoje é sobre o livro O Macaco que se fez homem de Monteiro Lobato.
Monteiro Lobato como contista para adultos é MUITO, mas muito diferente do Monteiro Lobato criador do Sítio. O estilo é bem variado, assim como seus personagens, o pano de fundo... Mas em comum os contos possuem um humor cáustico e um retrato da sociedade na época. Em suas obras voltadas para o público adulto, Monteiro destila toda sua ironia, sua sutileza (às vezes nem tão sutis assim), em suas criticas sociais, politicas... Publicado em 1923, o livro reúne contos de Monteiro Lobato que retratam a sociedade da época. Esses são os contos que compõem o livro, como contos são muito curtos fiz apenas pequenos comentários sobre o enredo.

- Era no paraíso...: traz a história que dá titulo ao livro, contando o surgimento do ser humano a partir do macaco.

- A nuvem de gafanhotos: nesse conto conhecemos Pedro Venâncio, que sonha em implantar um novo agrário em uma sua sonhada terra.

- Tragédia de um capão de pintos: um conto comovente de um galo e seus três filhos adotivos.

- Duas cavalgaduras: nesse conto temos a investigação da origem de um coelhinho de lã exposto na vitrine do sebo de um comerciante judeu.

- Um homem honesto: o título já explica, conheceremos um homem honesto, mas pobre.

- O bom marido: aqui somos apresentados a Teofrasto, o “bom marido” e a Isabel, sua esposa.

- O rapto: a história de um oculista.

- Marabá: uma verdadeira confusão.

- Fatia de vida: ...

- A morte do Camicego: um medo infantil...

Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima.

site: viajandocompapeletinta.blogspot.com