Elogio da madrasta

Elogio da madrasta Mario Vargas Llosa

Resenhas - Elogio da Madrasta

Larissa Verena 07/12/2022

Primeiro livro que leio desse autor.
Achei um pouco lento e desconfortável.
Vi muita gente dizendo que não é o melhor dele. Vou escolher melhor da próxima vez.

Pam 20/09/2022

Foi minha primeira experiência com o autor e gostei bastante. Prendeu minha atenção do começo ao fim e o Afonsinho me deixou cheias de dúvidas, justamente por isso que gostei da obra.

Rê Lima 23/05/2022

O livro é bem escrito, obviamente o autor é renomado porque é muito talentoso, mas o tema em si me incomodou bastante.

João 03/03/2022

conclusão
só um amor correspondido e não junto é pior do que isso, que desperdício.
poderia ser uma ótima novela, mas os capítulos desconexos com a história, comentando quadros com a tentativa de um erotismo culto, fraco e longe do real acabam tornando apenas um romance médio para bom. um amorzinho sádico.

Maiara.Alves 24/01/2022

Inquietante
Quando o viúvo dom Rigoberto resolve se casar com a formosa Lucrécia, todos acreditavam que o grande problema seria o filho do seu primeiro casamento. Porém, Alfonso, carinhosamente chamado de Fonchito, surpreende a todos tratando a madrasta com muita afeição.

No decorrer do livro Fonchito demonstra um carinho imenso pela madrasta, algo que se confunde com desejo sexual. O menino com aparência de anjo instiga, de forma inocente, Lucrécia a gostar dele com segundas intenções. A história é surpreendente!

"Elogio da Madrasta" é uma leitura tão rápida que parece um conto. Ao meu ver só peca nos capítulos em que o autor imagina cenas eróticas que fogem da trama principal, os quais, a meu ver, são dispensáveis.

No mais é impossível não se envolver nessa trama tão bem escrita. Nessa obra, Vargas Llosa nos mostra toda a sua infinita capacidade artística e intelectual.

annacmoitinho 11/01/2022

Não me prendeu
A leitura é muito turva, talvez porque estou acostumada com outro tipo de leitura, mas o argentino nos últimos 30% de livro prende a atenção, porém bem raso.
Livro mediano, acho que coloquei 100% de expectativas nele.

Alessandra 15/10/2021

Arrastado
Além da polêmica do temática achei o livro bem arrastado.
Lhosa tenta ser poético, mas na minha opinião fica só monótono.
Já li outros livros desse autor que são muito melhores.

Vih Vargas 12/09/2021

Uma mistura de humor, poesia e erotismo!
O autor tem uma escrita bem poética, por vezes um pouco confusa e em outras muito floreada. Em certos capítulos acho ser um complemento, em outros é só cansativo. Passei o livro num misto de desconforto e admiração com a escrita. Porém ainda sim é uma escrita poética feita com maestria, só realmente foge ao tipo de leitura que eu gosto.
O enredo da história é muito bem construído e você se envolve muito mais com as sensações dos personagens do que com eles especialmente.
A parte erótica misturada ao humor e a escrita poética é o conjunto perfeito. Acredito que para um livro erótico é muito bem desenvolvido e construído. É o tipo de livro erótico que te faz querer degustar as páginas ao invés da pornografia barata que geralmente encontramos por aí.
História sensacional e bem desenvolvida com um final muito merecido!

@lendoaos30 25/07/2021

Superestimado. Comecei a leitura esperando algo que me surpreendesse e me maravilhasse, mas só tive decepções. A escrita de Vargas Llosa é poética, sim, mas nada que outros autores sem prêmio Nobel não consigam também fazer, e até de modo mais interessante do que ele.

Em muitos momentos achei a leitura monótona e cansativa, com um esforço exagerado em tentar transformar situações polêmicas e escatológicas em algo bonito. Tive vontade de pular páginas e de desistir da leitura muitas vezes, especialmente ao perceber a temática forte da pedofilia, que já me revira o estômago.

Ainda assim, arrisquei e insisti em ler até o fim pois esperava algo como ?O caderno rosa de Lori Lamby? (quem leu, sabe). Porém, o final só veio para confirmar o que eu já sentia desde o início: este é um livro ruim, uma tentativa decepcionante de misturar polêmica e erotismo, não conseguindo impressionar em nenhum dos dois quesitos.

Como vi muitos comentários dizendo que há livros bem melhores do autor, talvez eu tente alguma outra leitura, uma vez que esse foi meu primeiro. Mas isso só vai acontecer (se acontecer) daqui a um bom tempo, porque nesse momento, em que acabei de finalizar ?O Elogio da Madrasta?, o que ficou foi aquele sentimento de frustração total em relação a esse escritor tão conhecido e elogiado.
Alê | @alexandrejjr 24/01/2022minha estante
Thayane, como chegasse nesse livro do Vargas Llosa (se me permite a curiosidade)? Ele tem obras muito mais ricas que este pequeno romance, realmente. Caso algum dia volte a lê-lo, indico um desses: "A festa do Bode", "Conversa no Catedral", "A guerra do fim do mundo", "Travessuras de menina má" ou "Pantaleão e as visitadoras". Tenho certeza que a experiência será mais intensa e bem mais interessante!

hspaiva_ 18/06/2021

Marcante
Esse é o meu segundo livro do autor e minha opinião se mantém: a escrita de Vargas Llosa é sensacional, fluida, bem humorada, instigante e poética.

Apesar disso, creio que nesse livro o autor ?pesou a mão? nas descrições e metáforas poéticas, se tornando em alguns momentos difícil de acompanhar o que queria dizer. Mesmo assim, gostei muito livro e creio que os temas tratados, que por sinal são muito pesados e considerados tabu na maior parte da sociedade ocidental, foram o que me fizeram gostar.

Estou extremamente marcado por esse livro, pensando muito nos assuntos tratados, mesmo não me sentindo confortável ao encara-los, e acho que isso pra mim marca um livro bom, a continuidade, perpetuidade.

Ademais, o autor mostra mais uma vez o quão culto é, a sua ?releitura? das obras de artes é sensacional e mostra muita sensibilidade.

Zuca 23/04/2021

A dificuldade em tratar tal premissa, em tais circunstâncias (erotismo, com os agravantes de tabus empilhados sobre tabus), enquanto se pretende levado a sério num ambiente de alta literatura, faz Vargas Llosa – totalmente consciente da decisão e direções tomadas para tal fim – tratar a dinâmica do consumo da obra pelo leitor mais como pugilismo: estudando o oponente, acerta golpes fracos, esquiva; fecha a guarda num primeiro momento enquanto planeja uma abertura calculada no seguinte; choca e relativiza, avança e recua, morde e assopra.

Quanto à estruturação prática desse processo, o autor ataca em frentes intercaladas: em paralelo à narrativa principal (mais concreta e factível), pequenos contos (baseados em pinturas reais e que poderiam sobreviver por si mesmos, independentes deste livro em si) vão sendo costurados à espinha dorsal da estória de modo a travar o mesmo embate em nível mais abstrato, surreal, e por isso mesmo de forma mais subversiva – e provavelmente ainda mais eficaz.

Vargas Llosa sobrevive bem ao crivo do julgamento artístico, enquanto dilui, zombeteiro, as fronteiras entre hedonismo e escravidão, sagrado e profano, misterioso e aterrorizante, angelical e demoníaco.

site: https://sucintandoresenhas.blogspot.com/

Juli 22/03/2021

Interessante
Este livro me causou um certo desconforto, mas o final foi surpreendente! A história gira em torno de Lucrécia, que é casada com dom Rigoberto, pai de um menino. Preocupada com a aceitação desse menino, a madrasta se esforça para ser querida e aceita. Achei interessante como o autor foca momentos da rotina de auto cuidado do dom Rigoberto e nos descreve com riqueza de detalhes momentos íntimos pelos quais todos nós passamos.

Dudu Menezes 04/01/2021

Bom livro - vale a leitura
Primeiro livro que leio do Mário Vargas Llosa. Conheço sua posição política. Discordo, inclusive, mas isso, ao meu ver, não pode determinar se um autor merece, ou não, ser lido. Em 2020, li de tudo um pouco. Diferentes gêneros e diferentes autores. Tem sido bom conhecer diferentes ideias, morais e éticas, para poder discutir as coisas com mais clareza, sobretudo nesses tempos de obscurantismo político e religioso.

Esse, aliás, pode ser considerado o ponto de partida para a leitura do livro Elogio da Madrasta: a moral cristã e seus desdobramentos desde a mais tenra infância. Um romance curto, de menos de 200 páginas, com uma narrativa que mistura literatura erótica, poesia e crítica artística. Seja qual for o juízo de valor que se faça dessa história, não muda o fato de que o enredo é factível, para além da ficção, mas, na maioria dos casos, sem o "glamour" que Vargas Llosa dá a essa "história de amor" entre um menino, recém despertando para a vida sexual, e sua madrasta.

Magasoares 25/12/2020

Loucura total
Realmente é uma estória que te prende do começo ao fim, tem um final previsível, mas não posso nem devo avaliar, uma estória que não sei se o menino(adolescente) tinha 8 ou 18 anos. Mas vamos lá, se o "menino" tem 18 leva ?????se tinha 8 leva ZERO!!

Ricardo256 14/12/2020

Sexy, mas sem ser vulgar
Esta foi uma das minhas melhores leituras de 2020. A prosa do livro é permeada com uma poesia muito gostosa de ler. Podemos dizer que é um livro erótico, parecido com Lolita, com uma escrita de alto nível, sem aqueles diálogos com palavras de baixo calão. O livro traz também referências de algumas obras de artes e de trechos bíblicos. Quero ler mais coisas desse autor, simplesmente maravilhoso!