Do Seu Lado

Do Seu Lado Fernanda Saads

Resenhas - Do seu lado

Eri Guimarães 03/06/2013

Muito Mais que Um Melhor Amigo...
Bonjour Anges!
E aqui estamos com mais uma acertada leitura da “Pilha do Anjo”. E pra não quebrar a rotina das ultimas aparições continuo percorrendo o maravilhoso caminho do Chick-Lit. E dessa vez o que mais me anima é que o escolhido da vez é um dos poucos Chick-Lit nacionais.
Do seu Lado da autora Fernanda Saads é um livro que não foge dos clichês dos romances. Temos a mocinha confusa, perdidamente apaixonada pelo canalha enquanto seu melhor amigo fofo e perfeito é perdidamente apaixonado por ela sem que a mesma o perceba. Sim, muita gente não gosta muito desse tipo de triângulo (ou quadrado) amoroso. Mas, eu simplesmente adoro!! Afinal, quem nunca se apaixonou por um amigo próximo e nunca foi notado enquanto ele quebrava a cara em outros relacionamentos que atire a primeira pedra.
Sarah, nossa protagonista, é uma arquiteta nenhum pouco convencional. Trabalha em uma empresa bastante reconhecida no mercado com seu amigo Igor. Desde a faculdade, lugar onde se conheceram, eles vivem grudados. Cumplicidade, brincadeiras, risos, filmes e séries são elementos que não faltam na amizade dos dois. Porém, esse relacionamento entra em contradição quando Bruno, o antigo namorado de Sarah, volta repentinamente para a vida deles.
Sarah poderia ser você ou sua melhor amiga. Afinal, quem nunca preferiu enfeitar a realidade a ter que lidar com o lado cruel (e verdadeiro) dos fatos? Dá vontade de sacudi-la, de perguntar se ela não está enxergando certas coisas. Mas Sarah não ouviria. Porém, realidades inventadas não resistem por muito tempo. Aos poucos Sarah começa a se questionar a respeito do que é o verdadeiro amor e, quando finalmente chega a uma definição, pode ser tarde.
O livro fala sobre o amor de forma muito bonita e especial. Sarah descobre que nunca havia amado e que tudo aquilo que idealizava e tinha como conceito sobre o amor, estava errado e logo em seguida ela começa a descobrir o que o verdadeiro e duradouro amor significa a partir do momento em que ela se encontra amando alguém de verdade.
Esse é um daqueles livros leves, de leitura rápida. Meio surtante, pois a cegueira de Sarah chega a irritar profundamente em algumas horas, mas a história é terrivelmente fofa. Recomendo para aqueles que estão à procura de algo mais suave e romântica.

Ticiane 09/06/2013

Resenha - Do seu lado
Sarah Albuquerque é arquiteta, trabalha em uma empresa de arquitetura (ao lado do seu melhor amigo Igor). Sarah vai regularmente ao consultório da Glória (sua psicoterapeuta), com quem ela tenta 'desbafar' sobre o que está acontecendo em sua vida; Tudo isso, para tentar 'esquecer de vez' o seu ex-namorado (Bruno), e também as mentiras e dores que ele a causou. Se quiser saber quais foram essas mentiras, leia o livro.

Sarah e igor são designados a trablhar em um projeto para um empresa de publicidade, que por conhecidência é (justamente) a empresa em que Bruno (o ex de Sarah) trabalha. A início, Sarah não entende a si mesma muito bem, pois, depois de tantas terapias (e com a ajuda de Glória e Igor) ela pensou (sentiu, afirmou para si mesma) que não sentia mais nada por Bruno, mas não foi isso que ela sentiu ao se deparar com ele.

Confesso que nunca me diverti tanto ao ler um livro nacional, não sabia que existiam livros Brasileiros tão bons assim. Eu tinha altas expectativas em relação a esse livro, e (ainda bem) não me decepcionei, aliás, esse livro superou (positvamente) todas as minhas expectativas, eu fui me surpreendendo de acordo com a minha leitura.

A leitura é maravilhosa e flui muito bem, eu devorei esse livro rapidinho, não que eu seja maluca, é que a leitura é viciante, quanto mais você lê, com mais vontade de continuar você fica (bom, pelo menos comigo foi assim).

Um dos pontos fortes da história (na minha opinião) é o rumo que a história leva até o fim do livro, a autora soube conduzí-lo maravilhosamente (é sério, eu até me emocionei com o fim, ou uma manteiga derretida). Um defeito bastante notável da Sarah é a lentidão - para perceber o que acontece ao seu redor, quem já leu o livro deve saber do que eu estou falando - Só que tem uma coisa, é justamente esse defeito da personagem que ajuda a história a ser boa, e que algumas vezes a torna divertida.

susimbd 23/06/2013

Bom, esse título nos traz a história de Sarah Albuquerque, uma jovem arquiteta que trabalha junto com seu melhor amigo, Igor, na empresa Dimensão Arquitetura. Sarah prossegue com sua vida tentando esquecer, há anos, o seu ex namorado Bruno, e utiliza para isso até a ajuda de Glória, sua psicoterapeuta.

A história começa a se mover a partir do momento em que Bruno retorna à vida de Sarah como seu mais novo cliente. Indo contra sua família, contra a opinião de seu melhor amigo e da própria Glória, ao se deparar com Bruno, Sarah perde sua noção de amor próprio (ao meu ver) plantando em sua mente um novo propósito: se vingar de Bruno. E falo em falta de amor próprio porque é evidente que ela não realiza vingança alguma e acaba se submetendo novamente ao ex, que sempre a deixava sozinha, depois vinha com apelos sentimentais e palavras melosas, que em momento algum convence a nós, leitores, mas que, por incrível que pareça, faziam Sarah acreditar nas tais palavras e ceder novamente aos caprichos dele.

Em nenhum momento o casal convence e me dá uma raiva da forma com que Sarah trata esse 'velho/recente' relacionamento, omissa à realidade que está bem embaixo de seu nariz. Bruno, para mim, só a queria novamente por conta de seu ego, afinal ele havia a perdido tempos atrás.

Mas, graças ao bom Deus, a cegueira de Sarah aos poucos vai sendo amenizada, ao se dar conta da perda de tempo que é continuar a se envolver com Bruno, e ela começa a se tocar quanto a 'realidade' de seus profundos sentimentos quando seu melhor amigo Igor conhece uma pessoa e começa a se envolver com a mesma. Não preciso nem continuar quanto a isso para vocês sacarem o que está evidente aqui, e que até o título e sinopse do livro deixam claro...

Quanto à personagem, eu gostei da Sarah, a princípio eu havia a achado uma pessoa determinada, esforçada a continuar sua vida e esquecer o baque advindo do seu antigo namoro, mas me decepcionei quando ela se mostrou boba ao insistir no que estava óbvio que daria errado. Foi a partir desse momento que minha identificação com ela foi por água a baixo. E continuei com a leitura desesperada para que sua ingenuidade diante da situação tivesse longo um fim.

Bom, o livro é legal, a leitura é divertida, leve, rápida. A narrativa segue aquele velho clichê de muitas comédias românticas que já assisti cuja história se foca no seguinte roteiro>> 1. mulher saída de um fracassado relacionamento, que tem um perfeito melhor amigo; 2. o melhor amigo odeia o ex dela, sempre a apoia e está do lado dela, mas ela não enxerga o que pode significar isso; 3. o melhor amigo, cansado de viver na ilusão e com as menosprezadas esperanças, se envolve com outra pessoa; 4. a mulher percebe o que está perdendo de fato ao testemunhar o novo relacionamento do amigo.

Finalizando, por ser uma Chick lit e adentrar numa ficção feminina, abordando temas da mulher moderna, é provável que os homens não curtam muito essa sugestão. Porém, o romance é leve, tão divertido, que vale a pena ser lido.

Esse gênero ainda não é tão amadurecido aqui no Brasil, mas já existem bons autores aqui, inclusive a Fernanda, que faz um ótimo trabalho ao usar dele em sua obra. Mas aí, existem pessoas (inclusive muitos conhecidos meus) que acham que a leitura de um Chick lit é ausente de alguma lição, só serve mesmo para risos e descontração, e o que digo sobre isso? Puro preconceito e (desculpem) ignorância...

Minha lição tirada quanto a essa obra e que também vale para você?

>> O fato é que às vezes nos prendemos tanto a uma pessoa com a maior boa vontade de ver dar certo com ela, com esperança de que ela mude e que seja da forma como a gente quer enxergar, que anulamos nossa visão para ver quem realmente ela é. A lição que tirei desse livro é não criar expectativas demais em relação a outra pessoa, não idealizar o que o outro não é, pois isso acaba se tornando nosso tendão de Aquiles, nossa fraqueza, esse fator acaba se tornando o maior inimigo para fazer dar certo nosso relacionamento. Outro ponto é que, ligados a essa única pessoa, nos esquecemos de outras que nos rodeiam e, que, se a gente der o valor devido, nos deixariam muito mais satisfeitos.
Sem mais...

Robertha 28/06/2013

Fernanda Saads nos apresenta o mundo de Sarah Albuquerque. Ela é arquiteta e vive em busca de reconhecimento profissional e pessoal. Em função de uma decepção amorosa homérica, com seu ex-namorado Bruno, Sarah evita relacionamentos com o sexo oposto. O maior medo? Se magoar novamente, já que seu coração foi pisado, esmagado e chutado em praça pública. Bruno a traiu de diversas formas e, quando confrontado, não pareceu demonstrar nenhum arrependimento. Após passar por terapias e sofrer com o terrível destino que seu relacionamento tomou, Sarah sonha com o dia em que reencontrará seu ex e o fará se arrepender de tudo que ele fez no passado.

Do outro lado da vida de Sarah, tem Ivan - seu melhor amigo, também arquiteto e quem cuidou da mocinha quando seu ex-namorado lhe machucou no passado. Ivan é um homem dos sonhos. É bondoso, fofo e tem um caráter inigualável. A empresa em que Ivan e Sarah trabalham foi contratada para realizar um projeto e, para a surpresa e desespero dos dois, Bruno é o cliente. Será que Sarah vai conseguir separar o pessoal do profissional? Será que vai conseguir se vingar de Bruno? Será que as feridas do passado, que ainda parecem não estar cicatrizadas, podem se tornar algo mais?

Do seu Lado é escrito de forma muito leve e descontraída. O livro apresenta passagens muito engraçadas, descreve o que muitas mulheres já viveram e aborda a busca pelo amor. Sarah é a típica protagonista que vive de sonhos e evita manter conflitos com as pessoas que já a magoaram. Ela prefere viver de sonhos do que enfrentar a realidade e seguir em frente. E, com isso, não percebe as pessoas a seu redor que realmente se preocupam e que a amam. E a principal: ela não enxerga que sua alma gêmea pode estar mais perto do que imagina.

Fico muito feliz quando leio um livro nacional tão bom e que tem uma repercussão ótima. Isso acaba proporcionando mais visibilidade à nossa literatura e aos nossos autores. É um livro que vale a pena ser lido!

site: http://www.diversaosemculpa.blogspot.com.br/2013/01/do-seu-lado.html
Luquinhas 29/06/2013minha estante
olá Robertha gostaria de saber se o vilão fica por conta de quem nesse livro?

Robertha 29/07/2013minha estante
Então, Lucas...na verdade é um livro que trabalha muito com a superação de fases que aparecem na vida. Não tem um vilão em si. Diria que o vilão é a própria Sarah, que tem duas escolhas e que se ela escolher a "errada", ela mesma será a vilã da história. rsrsrs

Carla Martins 03/07/2013

Previsível mas adorável
Li a sinopse desse livro e muitas avaliações positivas aqui no Skoob. Anotei para a minha lista de desejados. Um belo dia encontrei uma promoção em que ele estava sendo vendido online por R$ 17,00! Comprei na hora!

A leitura, no começo, parece bem previsível. A gente já sabe, pelo título, sobre o que é a história: menina se decepciona com o namorado e, depois de altos e baixos, percebe que seu grande amor estava o tempo todo do seu lado. Confesso que nas primeiras páginas, por já ter certeza que no final ia acabar tudo bem e a protagonista será feliz para sempre com seu melhor amigo, fiquei com preguiça de ler.

Mas a estreante (e brasileira!) Fernanda Saads (autora de apenas dois livros até agora) escreve de maneira tão leve e contagiante que, quando você percebe, já leu metade do livro e não quer nem pensar em parar. Comigo aconteceu exatamente isso.

Por ser um livro tupiniquim, é legal ler descrições relacionadas à nossa cultura popular, como festa junina e vida na fazenda. Fica muito mais próximo da nossa realidade do que ler um livro traduzido, escrito por autores estrangeiros.

O livro é assumidamente chick lit (ficção feminina, que aborda as questões das mulheres modernas. Chick-Lits são romances leves, divertidos e charmosos. Fonte: Wikipedia), conforme conta a autora na sua biografia no livro. Eu confesso que não sou de ler muitos livros desse gênero, mas de vez em quando vale a pena focar em leituras mais leves, divertidas e desprenteciosas. Sem preconceitos, porque tem espaço para todo mundo. Mesmo que não faça meu gênero de leitura, faço um balanço positivo do livro.

O livro é repleto de clichês, previsível e, em alguns momentos, até um pouco forçado, já que a protagonista insiste em ignorar o amor estampado na cara (e nas atitudes) de seu melhor amigo. No mundo real, ninguém demoraria tanto para perceber esses sinais. Mas, Fernanda escreve bem, sabe como terminar cada capítulo e cativa progressivamente o leitor. No fim das contas, adorei o livro! Mas, tenho uma crítica: acho que o final foi pouco explorado. Ela deveria, pelo menos, ter contado os detalhes do primeiro beijo dos dois ou explorado mais o primeiro dia do casal na Itália.

Sobre a autora

Confesso que, ao ler sua biografia e notar que ela é apenas um ano mais velha que eu, fiquei com a minha antiga vontade de escrever um livro à flor da pele novamente. Espero que possa tornar esse meu desejo / sonho realidade. E que não demore muito! Tudo bem, sei que para isso preciso pensar na história e começar a escrever. Anda, Carla, mexa-se!

Fernanda Saads nasceu em 24 de maio de 1981 em João Pessoa. É formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba. Considera chick-lit o gênero literário mais alegre, e por isso, resolveu escrever Do Seu Lado, um romance que vai deixar os leitores com um sorriso no rosto. É autora de As Confissões de Laura Lucy e, além de escrever, trabalha na área financeira. Atualmente, mora em João Pessoa com o marido e a filha.

Mais resenhas em: http://leituramaisqueobrigatoria.blogspot.com.br/

Luquinhas 07/07/2013

DO SEU LADO conta nos a historia de Sarah uma arquiteta que se acha nada glamorosa que sonha em um dia poder reencontrar o seu ex amor do passado e poder um dia se vingar.Sua família,sua terapeuta e seu melhor amigo Igor são contra essa atitude.Após ter passado 4 anos,um belo dia Sarah e Igor são mandados para uma tarefa;em arquitetar a empresa de um rico publicitário,chegando lá dar-se de cara o com o seu amor do passado alimentando a esperança de poder de vez se vingar de todo mau que à fez sofrer.Fazendo que seu melhor amigo Igor se afaste cada vez mais dela.Sarah conhece Fátima uma socialite que há ajuda nos momentos mais desfieis,fazendo que a encontre-a uma grade amiga.Sarah ainda tem que aturar Renata a nova namorada de Igor que ao ver os dois faz causar dentro de si um sentimento que ela já mais podeira saber que tinha.
Será que ela vai para de procurar tanto e descobrir que o amor da sua vida esta do seu lado?

Caverna 07/07/2013

arah é uma arquiteta e trabalha no mesmo escritório que o melhor amigo Igor, cujo conheceu ainda na faculdade. Desde então, eles se tornaram inseparáveis, se não fosse pelo namorado mentiroso de Sarah, Bruno. Após anos que eles terminaram por ele ter a traído, surgem ocasiões que os fazem se reencontrar, e Bruno vai atrás de Sarah, sugerindo para saírem juntos algum dia, pois está com saudades dela, e pede desculpas por ela. Só que apesar do que ele fez, Sarah não o esqueceu, e mesmo achando que o sentimento tinha ido embora, o reencontro só afirma que está firme como sempre.
Entretanto, há controvérsias. De acordo com a sinopse, ele é irresistível e a gente pensa que é tipo 'Uau! Até eu vou me apaixonar por ele!' só que não. Ele é muito idiota e só faz burrada, eu só consegui ter ódio dele. E eu entendo que Sarah não tenha ligado muito, pois o amor nos faz não enxergar detalhes que estão estampados na nossa cara, e só nós não percebemos. Ela sabia que tinha algo errado, se desanimava bastante, mas sempre acabava o perdoando.
Já Igor dava nervoso à ela por ser sempre tão certinho, além de cavalheiro.

site: http://hangoverat16.blogspot.com.br/2012/09/do-seu-lado.html

Ana Karla 09/07/2013

O primeiro livro que li da Fernanda Saads foi ‘As confissões de Laura Lucy’, gostei tanto da forma que ela escreve que resolvi procurar outro livro dela para ler e foi aí que me deparei com ‘Do seu Lado’. Ao ler a sinopse percebo que se trata de mais um livrinho: amigo que sempre gostou da amiga que nunca percebeu que ele gostava dela porque só tinha olhos pro ex. Bem clichêzinho, mas nem por isso deixa de ser uma boa história. A autora soube muito bem conduzir o enredo e venhamos e convenhamos: quem é que não gosta de um bom clichê? Eu simplesmente adoro.

A nossa protagonista, Sarah, foi traída pelo ex há quatro anos e teve que fazer análise após o término do relacionamento. E ao reencontrá-lo um tempo depois ainda se sente balançada por ele. Isso tudo sem se dar conta que o melhor amigo dela, o Igor, que é meio nerd, lindo, fofo, educado e romântico (desses homens que só existem nas páginas dos livros mesmo) está a fim dela. Cheguei a me irritar durante a leitura com algumas atitudes da Sarah, mas o Igor fez a leitura valer a pena. Achei tão legal quando a Sarah se descobriu apaixonada pelo Igor e o final foi bem bonitinho com direito a epílogo (adoro epílogos) e carta para a Glória a analista da Sarah.

A escrita da paraibana Fernanda Saads é cativante e não é à toa que ela acabou entrando para a minha lista de escritoras nacionais de chicklit favoritas.

Vivih 11/07/2013

Do seu lado ("Meu livro rsrs")
Do seu lado conta a história de Sarah, ela tem um melhor amigo chamado Igor, que ela conheceu na faculdade de Arquitetura. Até trabalhar junto, eles trabalham. Sarah compartilha tudo com ele, como se ele fosse uma garota, exceto pelo fato dele não ser uma garota. Foi Igor quem ouviu seus lamentos e segurou a barra, quando há quatro anos atras, Sarah foi traída pelo seu namorado Bruno. Ela ficou tão mal que até hoje ela faz terapia. Sarah tem certeza que já esqueceu Bruno e fantasia o dia em que vai estar cara a cara com ele. Ela vai estar linda e maravilhosa e quando ele tentar alguma coisa, ela vai ter o prazer de dispensá-lo.

O destino até dá uma ajudinha, pois quando Sarah e Igor vão conhecer o novo cliente do escritório, dão de cara com Bruno. E tudo o que Sarah tinha fantasiado, como fazer ele se apaixonar por ela e depois dar um fora, fica para trás na hora. Tudo o que ela consegue pensar é em como ele está lindo e como ela era feliz e realizada quando estava com ele. Bruno a procura e pede para voltar pois o seu maior erro, foi te-la traído. Era tudo o que ela queria ouvir. Ela não consegue dizer que não e volta com ele. Só que isso abala sua amizade com Igor, que é totalmente contra essa volta. Ao mesmo tempo Sarah, reencontra Renata, que estudou arquitetura junto com ela e Igor. Renata e Igor acabam se aproximando e começam a namorar. Mas Sarah não está a vontade com esse namoro, ela não entende o que Igor vê em Renata e a distancia entre os dois só aumenta. E quando parece que a paixão de Sarah e Igor não terá mais chances o destino dá uma ajudinha novamente e da a esse amor um final lindoo e feliz.
Uma amiga minha leu, falou que eu tinha que ler por que combinava comigo e tal e me emprestou o livro. Realmente ela tinha razão, tudo haver comigo, ameeei o livro. Depois que comecei não consegui largar o livre até terminar. Li o livro todo em menos de 24 horas. Perfeito

Lais 16/07/2013

Sarah vive fantasiando sobre algum dia encontrar seu ex-namorado na rua e, após vê-la linda e radiante, perceber a idiotice que fez ao traí-la. Seu plano é simples: reconquistá-lo e depois dar o troco. Mas tudo vai por água abaixo quando Bruno, seu ex-namorado, é seu mais novo cliente e ela logo se vê caindo de amores por ele novamente. Namorando Bruno novamente, Sarah acaba se distanciando cada vez mais de seu melhor amigo, Igor e percebendo que o seu namoro não é tão perfeito quanto achava.
Com uma narrativa leve e cativante, Fernanda Saads nos dá uma leitura leve e divertida. Uma história bem construída e personagens genuínos com capítulos rápidos e fácies de ler. Nos mostrando que a literatura nacional também pode ser boa.
Uma dos pontos positivos do livro é que o romance não é o ponto principal do livro, mas, sim, o amadurecimento de Sarah e seu relacionamento com sua família e seus amigos.
Sarah tem uma personalidade irritante e até egoísta; seus pensamentos não são equivalentes a suas ações e ela se deixa ser manipulada por Bruno durante todo o relacionamento. Isso foi um ponto negativo que quase fez-me desistir da leitura, chega um momento em que me cansei de ver Sarah cometer erro após erro e isso desgasta um pouco o emocional de quem lê.
O melhor momento, para mim, foi quando ela começou a amadurecer e tomar decisões melhores, se dedicando ao trabalho e a sua família. E um exemplo perfeito é a sua ida à terapia, já que antes ela apenas com sua terapeuta por mensagens.
Os personagens secundários são divertidos e podemos tirar boas risadas com eles. Cada um contribuiu com o amadurecimento de Sarah do seu jeito, mesmo sendo quase imperceptível.
O livro é divertido, dinâmico e leve, por isso ele leva nota quatro. Se você gosta desse tipo de livro, leia Do Seu Lado e você pode acabar gostando mais de Sarah do que eu... Quem sabe?

site: http://nofimdapagina.blogspot.com

Beatriz 22/07/2013

Tem como não amar?

Do seu lado foi escrito pela Fernanda Saads, publicado pela Editora Novo Conceito e possui 317 páginas.

O livro conta a história de Sarah e Igor, dois super amigos que trabalham juntos na empresa de arquitetura e que contam um com o outro para tudo que for preciso, principalmente Sarah. Ela está sempre dependendo do Igor para alguma coisa. Seja ajudar nos projetos da empresa, ir às festas e claro, desabafar com o amigo sobre seu ex-namorado Bruno.

Sarah sonhava em reencontrar Bruno e ver ele acabado ou implorando para eles voltarem só para ela se vingar dele. Só que quando os dois se reencontram ela percebe que ainda tem uma quedinha por Bruno. Então Sarah cai nos encantos de Bruno novamente e não percebe que isso deixa Igor chateado. Ele, que sempre escutou os desabafos dela e deu conselhos sobre o que ela precisava fazer vê que toda a ajuda não serviu de nada e se distancia de Sarah. E ela como sempre, não percebe é enganada a não percebe que o grande amor da vida dela pode estar ali, do seu lado.

O livro é clichê e pelo título você já pode até imaginar o que vai acontecer. Do seu lado é um chick-lit nacional lançado que foi lançado no ano passado e é um dos meus livros favoritos. Apesar de ser clichê, a autora soube colocar alguns pontos estratégicos no livro e eu até me surpreendi um pouco em alguns capítulos dele. Confesso que deu um pouquinho de raiva da Sarah, mas no final eu comecei a gostar mais dela. O Igor é um fofo e eu não sei se teria toda a paciência que ele teve com Sarah. hehe :)

O único ponto negativo do livro é que ele não tem tanto humor assim e é considerado um chick-lit. Eu classificaria ele como um romance apenas. Mas isso não é algo que tira a qualidade do livro e nem as 5 estrelinhas que eu dei para ele.

Agora um ponto positivo é que o livro tem uma história que flui muito bem e eu li ele numa tarde de domingo em pouquíssimas horas. É o tipo de livro que não vai mudar a sua vida, mas que vai alegrar um pouquinho o seu dia e vai servir de passatempo.

Para quem gosta de romances um pouco humorados ou de livros para passar o tempo, Do seu lado é a escolha certa e eu recomendo

É isso, espero que vocês tenham gostado.

EulAlia.Marques 24/07/2013

O livro é um pouco lento, Sarah mais parece uma adolescente que uma mulher. Mesmo reconhecendo o erro de tentar reatar com o ex insiste.
O fim também é um pouco sem graça, porque fica além de óbvio e quase sem ter o que contar.

VL 24/07/2013

Esse é um típico romance adolescente. Aquela mesma história que todo mundo conhece de uma garota que ama o ex namorado cafajeste, mas tem um melhor amigo certinho e super apaixonado por ela. No momento em que percebi que este seria um romance "água com açúcar" pensei em abandonar a leitura, mas alguns pontos importantes me fizeram mudar de ideia.

O primeiro ponto são as personagens. Todas elas são muito cativantes e cada uma tem uma característica marcante que me fez ficar apegada e entrosada à eles, tanto que acabou por me lembrar de algumas pessoas presentes na minha vida, como a personagem Igor, o melhor amigo politicamente correto que muitas garotas tem.

O segundo ponto é a forma de como os fatos se desenrolam, pois à medida em que eu virava as páginas acontecimentos um tanto inusitados aconteciam, assim como em uma novela: todo mundo já sabe que no final o mocinho ganha a bela moça e o vilão se dá mal, mas mesmo sabendo disso não perde um só capítulo, e acredito que esse foi o ponto mais forte do romance em si.

O grande pecado de Fernanda Saads foi a escolha desse tipo de romance, que ao invés de ter uma historia um tanto clichê, poderia ter inovado com uma estrutura diferenciada que marcasse seu leitor de modo à fazer com que ele encontrasse algo a mais no romance.

(...)

leia mais:

site: http://viciadasliterariamente.blogspot.com.br/2012/07/resenha-do-seu-lado.html