Do Seu Lado

Do Seu Lado Fernanda Saads

Resenhas - Do seu lado

Lina DC 13/08/2012

Eu acho que todos nós temos uma amiga como a Sarah. Sabe aquela garota que afirma de pé junto que se esqueceu do ex há muito tempo, mas repete o nome dele 9454354 vezes no dia? Pois bem, a Sarah é assim. E sabem aquela garota que não é capaz de enxergar os defeitos do cara mesmo todo mundo apontando claramente para eles? Pois é, essa é a Sarah rs. Como vocês viram na sinopse, Sarah reencontra Bruno e mesmo dizendo que não nutre mais sentimentos por ele, fica totalmente abalada quando o vê. E Bruno não perde tempo e pede uma nova chance. É nesse momento que Sarah começa a refletir se deve ou não dar uma nova chance, se ela confia ou não nele. Mas para isso, ela mente para todos que ama, pois eles não suportam o Bruno depois de ter deixado Sarah tão mal. E o pior de tudo: Sarah, que tem um amigo maravilhoso (sinceramente quando vocês lerem tudo o que ele faz por ela, vocês também vão querer um Igor na vida de vocês!), não enxerga a verdade que está na sua cara. Eu nem sei bem como descrever o Igor. Quero dizer, eu sei que ninguém é perfeito, mas o Igor é 99,999999% perfeito. Nesse ponto do livro, eu comecei a discutir com a Sarah. Vocês vão perceber em minhas resenhas que eu discuto com os personagens, sim, eu sou louca a esse ponto rs. Mas Igor está seguindo com a vida dele e Sarah não gosta nem um pouco disso. Entre as reflexões sobre o ex e sobre a mudança de atitude do melhor amigo, o livro ainda tem alguns personagens totalmente cut cut, como a avó da Sarah (uma velhinha muito esperta rs, me apaixonei por ela!) e uma cliente, Fátima, uma “nova rica” que apesar do jeito “extravagante” de se vestir e agir, sinceramente é uma personagem com um coração maravilhoso. Com a Fátima, vemos o surgimento de uma grande amizade, e teve momentos do livro em que eu fiquei me perguntando: “O que será que a Fátima está fazendo nesse momento?”. E claro, não podemos esquecer Glória, a terapeuta da Sarah, que na verdade aparece pouco, mas as mensagens que Sarah envia para ela (pois Sarah vive perdendo as consultas rs) são hilárias! Vocês vão perceber que os tons das mensagens mudam de acordo com o humor dela (inclusive a assinatura da mensagem!)
“Querida Glória,
Preciso conversar com você sobre as coisas nebulosas que estão acontecendo. Você acredita em inferno astral? O que você diria se eu contasse que meu ex reapareceu? Ok. Você diria que eu sou madura o suficiente para levar isso com indiferença, afinal de contas, não foi fácil superar a crise emocional que vivi por causa dele. E obviamente, me diria que responder ao e-mail dele foi a coisa mais idiota que eu poderia ter feito.
Esperando ansiosa pela próxima consulta.
Sua querida paciente,
Sarah”. (p.37)
A capa do livro é linda e a diagramação do livro também. O livro tem um tom leve e é uma leitura que flui muito bem. Mas me fez refletir sobre o valor da amizade e como eu valorizo os amigos e a família que eu tenho. Leiam o livro e me digam: vocês dão valor as pessoas que amam?

Mell 09/06/2012

Resenha: Do Seu Lado, de Fernanda Saads
Sarah Albuquerque de Lima é uma arquiteta nada glamorosa, como ela mesma se intitula. Trabalha numa empresa de arquitetura junto com o seu melhor amigo, Igor Schneider, certinho, gênio, um cavalheiro! Ela possui um ex-amor que atormenta a sua vida desde o término, época cheia de sofrimento e de fossa, nas quais Igor estava sempre presente, sem falar na sua terapeuta. Passou quatro anos planejando o reencontro, sempre marcado por vinganças e fantasias - mas será que ela estaria pronta para reencontrá-lo?

Sua vida estava de volta ao normal. Seu trabalho estava normal, sua relação com a família, também. Igor até a convidou para ir na festa de aniversário de casamento dos pais, na fazenda de sua família. Lhe mostrou seu mundo, onde cresceu... Até mesmo descobriu como era seu quarto, claro que meticulosamente arrumado, mas com porta-retratos, inclusive um com uma foto deles que tiraram no dia do aniversário dela de 21 anos. Ele era aquele melhor-amigo-irmão que estava sempre ali, ao lado dela, e que fazia de tudo para vê-la bem...

Até que um dia seu chefe escala Igor e ela para fazer um trabalho numa empresa de publicidade. O que ela não sabia era que a empresa é de seu ex, o Bruno que tanto infernizou a sua vida na faculdade, quando descobriu que a estava traindo. Como reagir diante de uma situação tão inesperada, que nem sequer passou pelos seus planos? Como ser profissional e suportar aquele reencontro da melhor maneira possível?

Depois desse dia sua vida dá uma revira-volta, e se transforma. Bruno a visita todos os dias depois do trabalho (e só de noite, sempre à sua maneira), sua relação com Igor parece se fragmentar depois de uma briga que tiveram, ela o reaproxima sem querer a uma de suas colegas de faculdade, percebe que mal reserva tempo para a sua família e quase nunca vai à sua terapeuta. Ao mesmo tempo, uma amizade verdadeira e incomum aflora com uma cliente, Fátima, uma madame exuberante.

Ela terá de lidar com a sua nova vida, que aos poucos desagrada-lhe cada vez mais. Chega num ponto em que ela não suporta mais a sua situação, sente muita falta de sua antiga amizade com Igor, de sua família e sua relação com Bruno mostra-se não um conto de fadas, pelo contrário. Em meio a mais dor, sofrimento e, quem diria, descobertas, Sarah tem que retomar a sua vida de antes, agora sabendo o que realmente deve fazer e com as pessoas certas ao seu lado.

As personagens são muito bem construídas. Igor é daqueles caras lindos, educados, fofos e, enfim, ainda estou para conhecer um igual a ele - é um sonho de amigo, e de namorado também. Fátima é uma madame fora do comum, pois de origem pobre, custa-lhe para entender o mundo frio e controlador da elite, mostrando-nos que nem sempre é a conta bancária que define o caráter - uma grande amiga para Sarah. A avó de Sarah é um amor, sempre com seus conselhos hilários e descobertas incríveis (além de uma ótima cozinheira, que não poderia deixar de ser!)

A escrita de Fernanda é fluída, instigante, sempre cativando o leitor e lhe dando motivos para a leitura de mais um capítulo (li em um só dia, de tão adorável que é a história! Pensei com os meus botões: um livro tão bom, eu deveria ler com mais calma, dedicar muito mais tempo... Mas não rolou de jeito nenhum, era a minha diversão de entre apostilas pré-vestibulares!). A história que criou é incrível de tão cotidiana e agradável. Cada capítulo, cada acontecimento, se encaixa noutro e é essencial para o desenvolver da trama - nada fica fora disso, nada está ali por acaso.

Talvez o único ponto negativo seja previsibilidade da história - inovadora em situações, mas bem previsível em seus acontecimentos. Um ponto positivo: enquanto eu lia, parecia que estava lendo outro livro da Meg Cabot, porém sem o humor marcante de seus chick-lits. Sua escrita é tão harmoniosa, com diálogos tão equilibrados e realísticos, sem aquele tom forçado de invenção que às vezes encontramos em algumas histórias.

Dei cinco estrelas e favoritei aqui no Skoob, então preciso mesmo falar que é um dos melhores lidos desse ano - e ainda melhor: que é nacional!?

Meu blog: http://croissantparisiense.blogspot.com Visitem! :D

Cindy 29/06/2012

Decepcionante
Sabe, não me levem a mal quem gostou demais do livro...
Mas ele me decepcionou demais, por 3 motivos:

O 1º:
Eu, particularmente, prefiro narrações em 3ª pessoa. E a narração em 1ª pessoa desse livro, é sem emoção, totalmente sem emoção. Não consegui sentir as emoções da Sarah, e isso me frustou. Eu lia e não tinha noção do tempo da história. Em uma linha ela diz que está se arrumando para sair, na outra estava no computador do trabalho, e eu ficava "???"

O 2º:

A idéia da história é ótima! Um romance bem clichêzinho e tal... eu amo!! Mas ela deixou a desejar... Poderia ter desenvolvido mais da história... senti que não teve muito enredo, foi tudo muito "pá pum", não sei explicar... Não me senti presa ao livro...

O 3º:

O mais contribuinte de todos.
Porque Fernanda? Porque você não desenvolveu a estadia da Sarah e do Igor na Itália? Porqueeeeeeeee? Seria muito melhor do que o prólogo que você fez! Eu gostei do prólogo; mas queria saber mais deles, queria curtir eles juntos finalmente.

Apesar dessas coisas todos, o livro é bom, gostei da idéia da história, e ri muito com a Fátima, que vira amiga e confidente da Sarah. Gostei das mensagens que ela mandava pra terapeuta dela. E senti inveja da Sarah, por ter um homem como o Igor na vida dela. Quero um na minha urgenteeeeeeeee!
Enfim, só acho que a história podia ser mais explorada! O tema é ótimo!

Anna 05/07/2012

Resenha no www.pausaparaumcafe.com.br
É triste falar de Do Seu Lado. O livro me deu uma tarefa muito difícil, e desde que comecei o blog eu nunca tinha encontrado um livro que me deixasse tão na dúvida na hora de dar uma nota.
Do seu lado não é um dos melhores livros que já li. Mas ele me tocou. Só que de uma forma tão pessoal, que acho justo alertá-los. Talvez se não tivesse essa ligação tão forte com tudo que passei o livro não passaria de 2 estrelas.
“Pensando bem, Bruno, meu ex-namorado, não se encaixava em nada. Mas ainda assim, ele era estranhamente perfeito pra mim. Com todos os seus defeitos e com todo aquele jeito de me fazer sentir insegura.”Pag:25
Então vamos falar um pouco sobre essa experiência: O livro me tocou muito por ter uma parte da história que me fez lembrar muito algumas coisas que já passei na minha vida, e essas partes me tocaram muito no livro pelas coincidências, me deixaram até realmente estranha.

Mas o livro é isso. É essa ligação que teve pra mim, fora isso eu já sabia como ia terminar, sabe o livro que a gente prevê um final para ele? Então e isso me decepcionou um pouco, porque o livro teve toda aquela ligação comigo e no final, ficou muito feliz e previsível.

“De qualquer forma, tenho um namorado também. Também tenho meus programas interessantes. E eu e Igor podemos continuar amigos. Amigos que passam menos tempo juntos. Só isso. Muito normal.” Pág: 121

Okay que essa é só a minha opinião e não deve ser levada como verdade absoluta, até porque vocês já sabem a visão que tenho sobre romances (a que eles sempre são previsíveis) então, tenham cuidado.

Mais é isso pessoal, o livro tem uma leitura muito fácil. Você lê ele tranquilamente em um dia, é lindo, tem um trabalho gráfico maravilhoso, eu adorei a capa, tem personagens bem reais, porque você realmente consegue imaginar que são pessoas comuns, principalmente as inseguranças de Sarah a nossa protagonista.

“Ele gostava de mim! Porque eu não percebi? De repente algumas situações fazem sentido…” Pag: 237

E claro, é um livro que pode ser considerado real, com situações que realmente iriam lembrar nossas tramas românticas do mundo fora da fantasia. O Amor cafageste, o amigo perfeito a mulher indecisa e a menina insuportável que namora o melhor amigo. Nisso o livro tem um ponto bem positivo que é os personagens cativantes e simpáticos.

Saleitura 24/08/2012

O grande amor de sua vida pode estar mais perto do que você imagina
Sarah é uma mulher apática, que nunca se conformou com o final de seu relacionamento com Bruno - o namorado da época da faculdade - há 4 anos atrás. Acomodada, não se dedica ao trabalho como arquiteta, não investe em sua carreira, não dá atenção à sua família. Além disso, falta frequentemente às sessões de terapia, e depois envia várias mensagens de texto para a sua terapeuta, como se fosse possível fazer terapia via SMS!

Sarah não se abre para os relacionamentos, e inconscientemente, julga as pessoas com quem convive como tolas ou fúteis. Mas a partir do momento em que seu melhor - e aparentemente único - amigo Igor começa a namorar uma conhecida deles, e deixa de tratar Sarah como prioridade, a redoma de vidro em que ela vive começa a rachar, e aos poucos ela vai olhando em volta, percebendo que sua alienação e seu distanciamento emocional estão impedindo-na de perceber as boas qualidades das pessoas e aproveitar o que há de melhor em cada tipo de relacionamento.

"De repente, sinto-me terrível. Por que eu espero que ele esteja sempre disponível? Por que estou com ódio dessa nova amizade? Por que detestei que ele tirou férias, se isso era uma coisa que eu mesma vivia dizendo para ele fazer?"

Durante a leitura, senti falta de uma maior contextualização da história. O fato da autora não nomear/situar a metrópole em que Sarah vive me incomodou, bem como a ausência da idade e histórico dos personagens. Conforme vamos lendo o texto, entendemos que ela mora numa cidade grande litorânea - devido aos prédios, trânsito, e a existência de uma marina - e que ela deve estar numa faixa etária entre 24 e 30 anos, mas não dá para ter certeza. Talvez a autora tenha omitido esses elementos de propósito, para que cada leitor identifique-se com a cidade em que vive ou com a capital mais próxima... Algumas cenas poderiam ter ser sido mais exploradas, pois às vezes são interrompidas no ápice do conflito ou ação.

A narrativa em 1ª pessoa é inicialmente rasa. Acredito que isso é um reflexo da própria personalidade de Sarah: ela é medíocre, mas quando sai da zona de conforto, reflete sobre a sua vida e começa a tomar providências para mudá-la, crescendo como pessoa, alterando o seu conceito do que é amar e ser amada, e assim como a narrativa, evoluindo e tornando-se mais rica no decorrer do livro.

"É uma questão de timing. Cheguei atrasada à estação e perdi o trem.
Agora preciso mudar meu roteiro para chegar ao mesmo destino: a felicidade."

Apesar dos pontos abordados, a narrativa é fluida e envolvente, li o livro em dois dias. A história é leve e em certos momentos divertida, principalmente quando entra em cena a avó de Sarah, os seus conselhos são ótimos. A amizade que Sarah desenvolve com Fátima - uma de suas clientes - mostra como é essencial ter amigos, mesmo que eles sejam muito diferentes de nós. E o Igor é um fofo, ao contrário do idiota do Bruno. O final foi bonito, com uma mensagem bastante positiva.

" - Esse seu amigo é bonitão. Porque você não se casa com ele?
- Vovó! Pelo amor de Deus! - digo e sinto meu rosto queimar. - Ele é meu amigo!
- Mas, querida, você pensa em se casar com um inimigo?"

Uma leitura leve e descontraída, principalmente para quem curte
o gênero Chick lit.

Resenha feita pela nossa convidada Elis Culceag do blogArquivo Passional

Link da postagem na Saleta de Leitura

Tribo do Livro 02/07/2012

Do Seu lado
Sinopse
SARAH É ARQUITETA NADA GLAMOROSA que não dedica tempo à família e fantasia sobre o dia em que reencontra o ex-namorado e o faz perceber que perdê-la, ou melhor, deixá-la, foi seu maior erro. No fundo, ela imagina que nunca poderá ser tão feliz com alguém como foi com ele. já sua família, sua terapeuta e Igor, seu melhor amigo, são totalmente contra qualquer coisa relacionada a esse assunto. Mas quando o destino prepara uma surpresa e ela se vê diante da grande chance de tê-lo de volta e dar o troco, as coisas saem do controle. Será que ela vai conseguir se manter firme no seu propósito ou vai cair novamente nas garras do irresistível Bruno? Ou será que ela vai para de procurar tão
longe e perceber que o amor pode estar...Do seu lado?

Resenha por Ver Sobreira

Não há nada mais conflitante, excitante, enlouquecedor e maravilhoso de que o amor. Este sentimento que nos arrebata e nos transformar.

"Amor é um fogo que arde sem se ver,
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer."
Luís de Camões

Renata amava Igor que amava Sarah que amava Bruno que só queria se divertir. Clichê? Não. Amor.

Do seu lado de Fernanda Saads, é a história de Sarah, uma arquiteta que não tem tempo para nada e que a quatro anos tenta superar a traição de um namorado: Bruno.

Ao longo da narrativa, vamos conhecendo e entendendo a história de Sarah , que acaba por se tornar uma das vértices de dois triângulos, ainda que não se sinta neles. Interessante, pois ela inconscientemente manipula os dois lados da balança. Igor é alguém que ela sempre considerou seu melhor amigo, sempre recorre a ele quando se sente perdida. Ele esteve ali em todos os momentos conflitantes da vida de Sarah, desde a faculdade quando se conheceram. Bruno retorna a cena em um momento que ela considera estar superando a sua perda de forma verdadeira; e Renata é uma antiga amiga de faculdade que ela reencontra por acaso, após se aborrecer com Igor por conta de Bruno. Bom esse é mais ou menos o enredo de Do seu lado.

(...) Ele parece igual, só que melhor. Tem um ar descontrído e os mesmos olhos enigmáticos. Isso realamete foge a todas as minhas fantasias sobre encontrá-lo num esbarrão na calçada. Isso é totalmente pirante porque eu não sei se conseguirei trabalhar para ele como se fosse um estranho (...)

Ao rever Bruno, Sarah se pega em conflitos, e ela tentá resolvé-los ao som de Roxette, principalmente Spending My Time.

Fernanda Saads apreciadora do genêro chick lit, – que ela considera alegre –, traz uma narrativa interessante, bem escrita, encantadora e dinâmica. Com um certo Q de Emily Giffin, – aliás autora também publicada pela Novo Conceito. Para muitos, isto não passa de literatura de consumo, ou seja, da moda. Porém não concordo, já que o que faz alguém ler deve ser levando em consideração, e muito. Do seu lado é uma daqueles romances que você começa a ler e não consegue largar, porque também se trata de algo que pode acontecer "do seu lado" e realmente nos deixa "com um sorriso no rosto".

O amor sempre será um sentimento que renderá muitos temas e páginas na literatura. Ele nunca se extingui. Sentimento renovador, que pode nos levar ao alto e nos atirar abaixo, mas nunca, nunca será preterido. Muito boa a leitura de Do seu lado, parabéns a Fernanda Saads e a Novo Conceito, por mais esta aposta nacional. Deixo aqui umas palavras da avó de Sarah:

(...) Deixe-se levar! Seja quente ou até fria, mas morna...Morna não.(...)

Recomendado!

Helana O'hara 08/09/2012

Do seu lado
“O Grande amor da sua vida pode estar mais perto do que você imagina”. Pensem bem nessa frase.

Fernanda Saads nos apresenta Sarah, uma arquiteta meio enrolada que está um pouco decepcionada com sua carreira e a falta de glamour ao redor dela. Sarah saiu de um relacionamento perturbado há quatro anos e mesmo com todo esse tempo, ainda não se curou do ex-namorado. Faz terapia, já sonhou com ele e se pergunta como ele está.
Sarah tem um melhor amigo, Igor, também arquiteto, trabalha com ela, lindo, atencioso, esforçado, inteligente, ou seja, tudo que uma garota quer.
Porém Sarah não percebe isso.
Igor a convida para ir ao sitio da família e lá já rola um climinha! Voltando para cidade grande, Nestor, chefe deles tem um trabalho para os dois, cuidar do projeto de uma firma de Publicidade, chegando ao local marcado, Sarah se depara com seu ex-namorando e com todas as suas dúvidas e vontade afloradas no coração e na mente.
Será que Bruno mudou?
Identifiquei-me com Sarah, nos pensamentos dela, na forma que ela age, as dúvidas em relação a Bruno (porque eu tive um Bruno em minha vida e pra piorar a questão o nome dele era BRUNO), seus arrependimentos, as brigas com Igor até que ela se dá conta do amor que sente por ele.

Sarah é bem humana, acho que todos já pensaram ou agiram como ela em determinado momento. Achou que iria dar certo e depois deu com a cabeça no poste.
Já Igor é aquele cara dos sonhos, que está o tempo todo perto, lindo, um amor de pessoa e quando ela se dá conta que pode perdê-lo... Bem daí tudo muda de figura.
Fernanda Saads escreveu um romance leve, cheio de diálogos inteligentes e questões amorosas femininas clichês, mas com uma pitada certa de bom humor.
Amiga/cliente de Sarah, Fátima é uma mulher madura que tem um pé no cafona, mas um coração incrível, ela deu o ar certo de bom humor que o livro precisa, sem ficar apelativo.
Tenho um pouco de Sarah, pois me pergunto até hoje de quem realmente gosto. Como Sarah também tem um passado meio assombrado com alguém, mas tenho alguém que eu gostaria que soubesse o quanto gosto dele e como ela não percebi ainda o que posso sentir.
Claro que na vida real, as coisas são completamente diferentes. Meu Igor no caso, nunca deixou nenhuma pista de que gosta de mim, mas sou a favor de deixar a coragem aflorar na pele e falar o que sente.
Fernanda soube escrever isso muito bem!
Do seu Lado é um livro charmoso, divertido e completamente inteligente, leiam e divirtam.
“Estou surtando de vez. Eu não gosto mais dele, logicamente. Você sabe disso. Eu sei disso, não sei? Mas por que meu coração deu cambalhotas quando ele se aproxima de mim?” Pág 58

“O amor é simples e complexo ao mesmo tempo. É a agradável surpresa diária que você espera. É a compreensão do sei pior lado e o reforço do seu melhor. É saber-se amado ser precisar que seja dito. É a melhor coisa do mundo e é o que faz o mundo melhor...” Pág317

Miloca 05/08/2012

Sarah Albuquerque é arquiteta, tem um trabalho que a satisfaz, ao lado de seu melhor amigo Igor, se dá bem com a família, mas passou os últimos quatro anos fazendo planos e mais planos para dar uma lição no ex-namorado caso voltasse a se encontrar com ele.
Sarah e Igor são escolhidos por Nestor, seu chefe, para fazer o projeto de uma empresa de publicidade. É assim que eles trabalham: em parceria em alguns projetos e sozinhos em outros, mas sempre se ajudando. Qual não é a surpresa de Sarah ao encontrar Bruno, seu ex, para a reunião do tal projeto da empresa de publicidade.
É aí que a vida relativamente tranquila de Sarah vira de ponta-cabeça e ela perde o rumo. Primeiro ela volta a se envolver com o canalha do Bruno. Esconde isso do Igor e da família, pois todos detestam seu ex. por conta do segredo, se distancia de seu melhor amigo. E Igor conhece Renata.
No meio de tudo isso, Sarah só conta com a avó – que é um doce! –, com Fátima – uma cliente “nova rica” espalhafatosa que se torna uma grande amiga – e com a terapeuta.
Para entender as reviravoltas que a vida de Sarah dá, leia Do seu lado...

Leia completa em: http://colecionadores-de-historias.blogspot.com.br/2012/08/82-do-seu-lado-fernanda-saads.html

Liliana 23/12/2012

Do seu lado ou Melhor amigo da noiva?
O livro é legal, gostaria de deixar isso claro antes de começar a crítica. Ele tem seus momentos engraçados e aqueles que fazem brotar uma ou duas lágrimas nos olhos.
No entanto, talvez por ser grande fã de comédias românticas, me senti lendo uma recriação de um filme já visto (principalmente, "O Melhor Amigo da Noiva"). Mesmo com nomes diferentes e se passando em um lugar diferente, chuto que a autora seja grande fã do gênero.
Bem, por um lado, isso é seguro, pois dificilmente será um completo fiasco. Por outro, não tem como você não saber o que acontecerá no final e quais serão os obstáculos pelo caminho.
Um ex que partiu seu coração, um melhor amigo perfeito para você e uma mentalidade fechada pra sempre fazer a escolha errada é a receita de "Do seu lado".

Tais Bruna 12/07/2012

Do seu lado
Sabe aqueles livros leves e divertidos que você lê e nem vê o tempo passar? Do seu lado definitivamente é um deles.
Sarah é uma arquiteta que a alguns anos atrás teve um término de namoro bem conturbado com Bruno, mais que nunca conseguiu esquecê-lo mesmo sabendo que ele não valia nada.
Apesar das fantasias com o ex, ela estava levando uma vida tranquila e feliz ao lado do seu melhor amigo Igor até o dia que o chefe dos dois pede para que eles cuidem de um projeto de uma agência publicitária e chegando lá eles descobrem que o cliente se trata justamente de Bruno.

"Ele parece igual, só que melhor. Tem um ar descontraído e os mesmos olhos enigmáticos. Isso realmente foge a todas as minhas fantasias sobre encontrá-lo num esbarrão na calçada. Isso é totalmente pirante porque eu não sei se conseguirei trabalhar para ele como se fosse um estranho"

Ao dar de cara com ele, Sarah bem que tenta segurar suas emoções mais no fundo se derrete toda imaginando se ele ainda pensa nela.
E conforme Sarah vê o seu relacionamento com Bruno se tornar cada vez mais próximo novamente, a amizade com Igor começa a se tornar cada vez mais estranha e distante.

"Estou enlouquecendo. Não sei exatamente o que ele quer. Uma hora está um doce e manda mensagens e outra, parece um estranho. Olho para a mesa de Igor e sinto saudades.
Queria tanto conversar com ele sobre isso. Sobre tudo..."

O livro tem uma narrativa fluida e encantadora, li as 320 páginas em apenas duas horas e quando terminei fiquei até com vontade de ler tudo de novo.
Foi impossível não se encantar com o jeito de Igor e não sonhar em conhecer um homem como ele, assim como também foi muito difícil não ficar com raiva da Sarah em alguns momentos por ela ser tão cega e se recusar a ver coisas tão óbvias que estavam na cara dela o tempo inteiro e que ela se recusava a ver.

"Andamos pelas estantes da livraria e não consigo parar de pensar em como isso é ridículo. Ela o faz feliz. Eu quero vê-lo feliz. Então por que não fico totalmente animada com esse namoro? Por que tenho vontade de entregar para ele um exemplar de algum livro do tipo ELA NÃO SERVE PARA VOCÊ! ou MORRA, BRUXA IDIOTA!"

Sei que para alguns a história pode ser clichê e totalmente previsível, porém para mim "Do seu lado" é mais um livro nacional que entrou para a lista dos favoritos e agora estou bem curiosa para ler o primeiro livro da autora chamado "As confissões de Laura Lucy", pois a escrita fácil e leve dela me conquistou completamente.

Visitem: http://www.leitorafashion.com.br

Fran Alves 09/07/2012

Do seu Lado - Fernanda Saads
Eu adorei este chic-lit. Ele é super gostosinho e rápido de ler. É aquele que você lê numa tarde , ou num final de semana bem tranquilo.

A história de Sarah, Igor e Bruno, me prendeu do inicio ao inicio. Confesso que teve muitos momentos em que fiquei com raiva da Sarah. E com vontade de pegar o Igor para mim.E o Bruno não vou nem comentar...

Claro que tem muitos outros personagens que eu amei, como a vó da Sarah... Lembrei muito da minha avó... e como ela chamava os bonitinhos de "pão"... ri muito nessa cena.

Resumindo Adorei o livro, e quero o Igor para mim #prontofalei

tiagoodesouza 02/08/2012

Do seu lado | @blogocapitulo
A sinopse de Do seu lado aparentemente dá uma ideia completamente errada do livro. Esse foi um dos motivos de eu postergar a leitura, colocando outros livros da editora na frente. Sabe quando a gente não está num momento literário e de vida muito bons? Vários livros te decepcionando, a cabeça cheia de preocupações que a gente nem sabe de onde vieram? A última coisa que eu precisava era ler um livro com uma temática mais densa e fazer desse meu prazer um momento mais incômodo.

Do seu lado vai contar a história de Sarah Alburquerque, uma arquiteta que há quatro anos terminou um relacionamento após uma traição. Agora, ela trabalha na empresa Dimensão Arquitetura ao lado daquele que considera seu melhor amigo. Igor Schneider sempre esteve ao lado de Sarah, nos momentos de dificuldades ou quando ela simplesmente queria conversar e ligava para ele no meio da noite. Mas o comportamento do amigo começa a mudar quando o destino volta a colocar Bruno, seu ex, em seu caminho. Está montado o clichê e a gente já consegue imaginar tudo o que vai acontecer no decorrer do livro. O que, para mim, foi um dos pontos negativos.

Outros personagens aparecem para incrementar a história. Fátima é uma nova rica, seu marido ficou rico com "um lance na Internet", e teme muito a aceitação das "garotas" da alta sociedade. Uma grande amizade começa a se forma com Sarah enquanto a arquiteta trabalha num projeto da casa dela. Renata é uma antiga amiga que aparece para fazer com que Sarah constate o óbvio a respeito de Igor. A avó de Sarah, Dona Stella, traz pensamentos sábios que só a idade pode nos trazer. Alguns bem engraçados, como no diálogo a seguir quando discutem sobre saber quem é a pessoa certa para amar.

– E como é que a gente sabe que alguém é a pessoa certa para amar a vida toda? – digo, pensativa.
– Ah... Você tem que gostar de conversar com essa pessoa – ela afirma rápido.
– De conversar? – balanço a cabeça sem entender.
– Sim, querida. Quando vocês envelhecerem, essa é a única coisa que vai sobrar. Ou você acha que vocês vão ter disposição para... – eu a interrompo.
– Ok. Entendi!
Pág. 127.

A narrativa da autora é bem dinâmica e os capítulos do livro são bem curtos acelerando a leitura. Gostei do trabalho de revisão da editora quanto ao fato de não misturarem diálogos e narrativas. A capa, bastante bonita, contribui para termos essa ideia de um enredo mais depressivo. Eu gostaria que a autora se aprofundasse um pouco mais na história, criando um ritmo mais lento em alguns casos, porque há momentos em que as passagens de cena acontecem muito rapidamente. Os personagens não são tão profundos, também, tornando o livro um pipocão literário, um filme de Sessão da Tarde.

Do seu lado não curou minha ressaca literária, mas pelo menos me proporcionou alguns bons momentos de leitura. Espero que cause isso em vocês também.

– Esse novos tempos são uma droga! – ela continua e me surpreendo com seu jeito de falar. – Antigamente, se o rapaz fosse um pão, a gente não deixava passar.
Pág. 63, a avó de Sarah mais uma vez.

Gabriele 28/06/2012

Do seu lado, escrito pela autora nacional Fernanda Saads, conta a história de Sarah. Uma arquiteta que sempre pensou como seria se reencontrar com seu ex. Até o destino resolver interferir e fazer os dois de verem novamente. Bruno já magoou muito Sarah no passado, mas ele é irresistível. Seu melhor amigo é contra ele, sua família também, mas Sarah não consegue controlar seus sentimentos e ela quer vingança.

É um livro bem clichê. Logo nas primeiras páginas eu já comecei a suspeitar o que iria acontecer e acabei acertando. Eu gosto de clichês, mas a história foi previsível demais. E durante o tempo todo eu fiquei com vontade de chacoalhar a Sarah e dizer: Abra os olhos!

Porque ela simplesmente não conseguia enxergar o que estava acontecendo bem a sua frente. Acho que isso me estressou durante a leitura. Eu não gosto de ter que ficar brigando com a personagem e Sarah foi muito cega. Está ali, bem na frente dela e ela não vê.
Bruno foi um personagem que eu fiquei com raiva. O leitor percebe o que ele está fazendo, mas Sarah não. Seu coração está iludido e ela fica totalmente cega. Toda história precisa ter seu 'vilão'.... Assim, como toda história precisa ter o melhor amigo adorável, Igor. Os personagens são típicos e tem suas funções na história bem claras.
A narrativa da autora é no presente. Não estou acostumada a ler narrativas no presente, mas foi algo que fez a história correr rápido. Em alguns momentos até rápido demais. Temos muito diálogos nesse livro. Diálogos muito rápidos. E assim, eu adoro diálogos, de verdade, mas gosto quando são balanceados com narrativa normal. Eu achei que faltou algo.
É um livro gostoso de ler. A história é divertida e é um romance bem água com açúcar. Para quem gosta do gênero e que ler um chick-lit brasileiro, é uma sugestão!

Adriana 02/10/2012

Clichê dos clichês, mas eu gostei! Do seu lado, chick-lit da brasileira Fernanda Saads (que também é autora do livro As Confissões de Laura Lucy), é um livro extremamente previsível da sinopse até as últimas páginas. Por isso, até o meio dele, minha nota estava entre 1 e 2 sim, fui radical. Porém, me afeiçoei tanto à escrita da autora (muito boa) e aos personagens, que no final o livro ainda alcançou 4 estrelinhas!

Uma das coisas que mais gostei foi o fato dos protagonistas serem arquitetos \o/ É bem legal poder conferir um pouquinho da minha própria realidade no livro: perspectivas em Sketchup, briefing com os clientes, escolha de decoração e mobiliário, acompanhamento das obras, etc. Nem preciso dizer que eu adoro tudo isso até porque se não, não teria escolhido o curso de arquitetura e urbanismo.

Sarah é uma jovem arquiteta. Ela já fez muita terapia para tentar esquecer seu ex, Bruno, mas ele parece um fantasma que fica perseguindo a garota. Ela vive sonhando com o dia que o reencontraria e mostraria o quanto estava melhor sozinha. Até o dia em que este encontro acontece e, ao contrário do que ela dizia querer, Sarah cai de amores novamente pelo cachorro perigoso, safado, carinhoso….

Pois é, me digam se não é o típico clichê?! Mais ainda pela presença do doce amigo, que ela conheceu na faculdade e que é praticamente um “irmão”. Eles são inseparáveis e Igor está ali para apoiá-la em todas as horas. Mas desta vez, quando ela está prestes a cometer pela segunda vez o mesmo erro gigantesco, ele decide que já basta!

A protagonista me irritou MUITO na primeira metade do livro porque acredito que nenhuma mulher possa ser tão cega e sonsa quanto ela. Fala sério, mais escancarado do que estava a situação só se colassem um cartaz na testa dos personagens… Fora que as vezes é maçante você começar um livro já sabendo exatamente o jeito que vai terminar.

Porém, neste quesito até que Saads me surpreendeu, já que alguns acontecimentos conseguiram me divertir e até surpreender, assim como personagens secundários ganharam papel de destaque e conseguiram minha afeição.

Para quem gosta de chick-lit, recomendo de olhos fechados. O livro é empolgante, rápido de se ler e bem alto-astral. Porém, para quem gosta de surpresas e fortes emoções, acho que este eu passo. E claro: este é um livro de mulherzinha então se você é homem dificilmente irá gostar (já deixo o aviso).

Por fim, gostaria de elogiar a edição do livro. A capa é muito fofa e tem tudo a ver com a obra. Eu, que sou fã de arquitetura já disse isso antes??? não pude resistir. Fora que AMO azul em todos os seus tons e matizes. Outra coisa legal é que encontrei poucos erros de revisão, além das páginas amarelas e diagramação bem agradável de se ler.

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=4883

CarolM 29/08/2012

Apesar de parecer ter se recuperado da separação e estar feliz consigo mesma, Sarah ainda não conseguiu superar a traição cometida por Bruno, seu ex-namorado, que ela acredita ter sido o homem de sua vida. Após quatro anos desde o final do namoro, o destino parece lhe dar chance de se vingar mesmo que isso lhe custe a amizade de seu melhor amigo, Igor, que não quer ver Sarah sofrer novamente por causa de Bruno.

Mas Sarah não contava ter uma recaída por seu ex-namorado, fazendo com que seus planos de vingança fossem deixados de lado, e muito menos com o afastamento de Igor que a deixou completamente arrasada. Ela nunca tinha se dado conta do quanto ele representava na sua vida e de quanto eram parecidos. E para piorar ele arranjou uma namorada linda e burra e acabou não tendo mais tempo para ela. Como não tinha percebido antes que ela e Bruno não tinham nada em comum e que talvez o Bruno, que acreditava estar apaixonada, existisse apenas em suas fantasias? Será possível que o amor pudesse estar justamente do seu lado e ela não conseguiu perceber?

Sarah é a tipica garota que, após ser traída pelo namorado, ainda luta para superar o rancor e a insegurança causadas pelo ocorrido sem conseguir enxergar o interesse que desperta em outros homens. Acabei simpatizando muito com ela e torcendo para que as loucuras que cometia durante a trama dessem resultados. É difícil não nos identificarmos com ela e seu drama, afinal qual mulher traída já não se imaginou dando a volta por cima vendo seu ex-namorado sofrendo pela separação?

Bruno foi um personagem que senti aversão desde do primeiro momento. Depois da maratona na Bienal, preciso voltar a pôr as resenhas em dia e nada melhor que começar com um livro cuja a história me divertiu bastante. Trata-se do novo livro da autora Fernanda Saads (também autora de As Confissões de Laura Lucy), Do seu lado, publicado pela editora Novo Conceito.

Com seu típico jeito de conquistador que se acha o Gostosão, que nunca é capaz de assumir realmente que o sente preferindo usar de joguinhos e meias verdades e tem atitudes totalmente egoístas e machistas. Já Igor é o oposto, carinhoso e gentil e estando sempre disponível para ouvir os lamentos de Sarah.

Acredito que vocês já sacaram qual é a história desse livro, não é? É verdade que ela não tem nada de original mas nem por isso deixa de nos encantar e divertir. O final também é previsível mas eu ainda queria ter sabido um pouco mais do que aconteceu com os personagens. O texto é agradável e a leitura passa muito rápido. Acho que li o livro em dois dias sem ver o tempo passar, e olha que Chick lit está longe de ser meu gênero de literatura favorito.

A autora esteve autografando na Bienal do Livro de São Paulo, no Estande da Novo Conceito, nos dia 18 de agosto, mas, infelizmente, eu já tinha ido embora e não consegui um autógrafo. Espero ter outras oportunidades para isso assim como espero ter outros livros da autora publicados em breve. Recomendo a todos que curtem um bom romance Chick lit.