As Chaves do Reino : Romance

A. J. Cronin

Resenhas - As chaves do Reino

Matheus Andrade 14/02/2024

As Chaves do Reino.
Um romance eclesiástico de, Francis Crisholm, uma história de vida bastante difícil desde a sua infância. A obra contará como difícil será uma vida santa, pura, fiel e disciplinada de um padre.

Vejamos a história de um padre com um espírito rico e elevadíssimo no quesito fé, amabilidade, fidelidade, humildade, comportamento, disposição, disponibilidade e disciplina(...).

Uma dúvida me veio a mente depois de lê este romance. A dúvida seria essa -- porquê a obra se chamara, As Chaves do Reino ?  - "as chaves" - traz a alusão da dificuldade para adentrar em algum aposento adentro. "Reino" - seria o aposento adentrado". Creio que por conta das inúmeras dificuldades que os cristãos passara no mundo com humildade, fé, resiliência, respeito e fidelidade. Esses seriam as "Chaves", para que possa adentrar no "Reino" divino a qual Deus prometera a todos aqueles que suportou e não abandonou a fé.

O romance tera uma inspiração na vida de um amigo seu e, dedicado para o mesmo, o missionário, F. M, que trabalhara na China por 20 anos.

OBS: Está obra saira dos papéis e se fez inspirador para a telas de cinemas, fazendo um grande sucesso e deixando o, Cronin,  mais conhecido na literatura e no mundo cinematográfico.