A Companhia Negra

A Companhia Negra Glen Cook

Resenhas - A Companhia Negra

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Miranda 20/09/2012

"Não há vilões autoproclamados, apenas regimentos de santos autoproclamados. Historiadores vitoriosos decidem de que lado estão o bem e o mal.
Nós abjuramos rótulos. Lutamos por dinheiro e por um orgulho indefinível. Políticas, ética, moral, tudo isso é irrelevante." p.105

Pode parecer meio confuso no início, pois não temos nenhuma introdução, nem preparo àquele mundo. Caímos num dia calorento e de lá somos alistados a um grupo de mercenários (não. Não está nem de longe relacionado ao filme! hehe).
Passado esse primeiro contato, o livro consegue te prender mais. Especialmente quando a figura dos Tomados, e assim, um pouco mais de como funciona aquele lugar nos é revelado.
Apesar do ar meio juvenil da capa, deve ser alguma coisa relacionada a fonte escolhida, pois a ilustração é até razoável. O livro é bom, no geral. As cenas, sejam de batalhas ou coisas cotidianas risíveis, são bacanas. Nada de floreios no estilo.
Os personagens principais são os mais desenvolvidos, achei que isso fugiu um pouco ao objetivo do texto para o personagem principal, que era registrar a Companhia, num todo, em Anais.
Ainda assim, terminar a leitura é sinônimo de google. A continuação parece ser melhor. Não só pela continuidade da estória, mas também para sabermos mais sobre o lugar, que creio poder ser bem mais trabalhado.
É um bom livro, no geral. Ainda não está tão perto dos meus favoritos no gênero, mas quem sabe com a continuação ele se aproxime do topo da lista?

Fábio 07/09/2012

Empolgante mas raso.
É gratificante pra quem gosta de literatura fantástica ver grandes lançamentos de clássicos do gênero finalmente lançados no Brasil.

Black Company quando lançado nos EUA foi um tremendo baque por ir contra os clichés, aqui não temos heróis, o que temos é uma companhia de mercenários em decadência tentando sobreviver.

O mundo é interessante, mas não é em nenhum momento trabalhado, o escritor foi muito conciso se focando mais na ação do que em se utilizar do cenário.

Os personagens chegam a ser interessantes, mas tirando o personagem principal, Chagas, e os Magos da Companhia, não existe mais nenhum personagem digno de nota, muito pelo contrário, são apagados de mais, apesar de os vilões serem dignos de nota.

Apesar dos pontos negativos o livro é empolgante, você não conseguirá parar de ler até o final, e como ele é bem curto imagino que o cenário e os personagens sejam melhores trabalhões no resto da saga.

Yasmin 18/09/2012minha estante
Estou muito na dúvida porque todo mundo fala que não melhora. Que todos os livros que têm em torno de 300, 320 páginas poderiam ter 500, 600 tranquilamente se tivesse cenários, batalhas e principalmente personagens mais bem trabalhados. Lá fora já vi gente dizer que o autor é muito criativo, mas escreve mal. Sinceramente a cada resenha fico mais na dúvida ainda... Porque ler 10 livros de 320 páginas que poderiam ser 500, 600 não me parece muito animador, mas por outro lado... :S

Joaquim 19/02/2015minha estante
Yasmin, o inicio do primeiro livro é sim confuso, mas com o tempo nos acostumamos e a leitura flui muito mais. É verdade que se o livro tivesse um pouco (só um pouco) mais de descrição ele seria melhor. Mas isso não estraga a obra de forma alguma, é um história incrível com cenas impressionantes que você raramente acharia em outro livro do genero, é o livro com a escrita mais realista que já li em toda minha vida. E eu li o segundo, a escrita do autor melhorou demais, é bem menos confuso pelo primeiro.

Rafa 30/08/2012

Interessante
Eu achei esse romance um tanto estranho. Os personagens são um tanto rasos, várias situações são um tanto previsíveis, falta detalhes tanto nos perfis quanto nos acontecimentos, muita coisa passa muito rápido, as vezes coisas que até parecem importantes, mas acabam não recebendo quase nada ou nada de detalhes. Mesmo assim o livro te prende até o final, principalmente depois de entra no embalo depois de umas cinquenta páginas, eu sempre quis ir adiante e ver o que ia acontecer.
O mundo é interessante, sempre está acontecendo algo, no começo me pareceu um tanto ingênuo fazendo distinções entre o bem e o mal, mas depois apareceram alguns tons de cinza mais adequeados.
Resumindo: o livro é "curto e grosso", direto, talvez (como eu) você se sinta um tanto perdido lá pelo meio, mas tudo vai ficando claro até o final (se prestar atenção), ele não enrola e ao final é uma história bastante satisfatória.
Com certeza pretendo ler os próximos.

Vinicius Takaki 30/08/2012

Cumpre um pouco mais do que promete
Nem mais nem menos. A história começa bem, já demonstra como é o mundo, muito sério, sombrio, decadente, assim como a Companhia Negra do título. Também mostra que aqui há magia e alguns seres sobrenaturais, mas não em grande abundância.
Tudo é contado pelo ponto de vista de Chagas, o médico da Companhia, responsável por cuidar dos anais para que a história possa ser mantida para posteridade. Por falar em Chagas, tá aí uma característica que gostei no livro: ninguém (ou quase ninguém) tem um nome próprio, e sim apelidos como Elmo, Rosa Branca, A Dama, Apanhador de almas, e assim vai. Fiquei esperando aparecerem dois guerreiros com alcunhas de Iceman e Goose, daí lembrei que o filme veio depois do livro =P
Os personagens são interessantes, se não exatamente carismáticos, e gostei especialmente dos feiticeiros, cada um com sua personalidade e trejeitos bem distintos, mas todos igualmente bizarros. Os seres sobrenaturais são bem usados, e são raros, não há um monstro a cada esquina, e isso faz com que fiquemos com a impressão que são bem fortes e que devem ser temidos e respeitados.
A história se desenvolve quando Companhia recebe um novo contrato, e com o novo chefe deve rumar para terras desconhecidas junto com um novo recruta, Corvo, um cara muito sinistro e reservado, que tem uma ou outro truque na manga. Assim vamos conhecendo junto deles toda a história e o conflito neste cenário, que aos poucos vai ganhando 'momentum' até terminar em uma (na verdade várias seguidas) batalha épica, claro que deixando um belo gancho para a continuação, sendo que existem 10 livros na série até o momento.
É uma boa leitura, agradável, e tenho a impressão que só irá melhorar ao correr dos próximos livros. Daria 3,5 estrelas se possível

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6