O Colecionador de Lágrimas

O Colecionador de Lágrimas Augusto Cury

Resenhas - O Colecionador de Lágrimas

azuladabria 13/01/2023

Lágrimas
Chorei, chorei muito. Do começo ao fim, mas tenho quase certeza que é porque eu sou muito sensível com o conteúdo retratado no livro.

Hera 11/01/2023

O colecionador de lágrimas
Esse livro, na minha humilde percepção, é um dos melhores que eu já li! No assunto ele retrata uma das épocas mais perversas da humanidade, o nazismo. Além de, é claro, trazer para nós ensinamentos, e uma perspectiva mais profunda sobre como essa época marcou a história com todo genocídio, preconceito, a falta de empatia com o próximo, e ainda retratava como acontecia nos campos de concentração.
Skdkjfnnrkddk 11/01/2023minha estante
Você me fez querer ler

Bela santos 09/01/2023

"- Desculpe-me, mas o ódio e a paixão podem estar muito próximos. O ódio nunca foi uma grande vacina contra o preconceito."

É bizarro imaginar q ja tive uma conversa semelhante com meu terapeuta

Tiago 03/01/2023

Viagem no tempo e reversão de tragédia...
Esse livro do Cury me surpreendeu bastante, é incrível o quanto de semelhanças eu percebi nos tempos ruins que vivemos nesses últimos 4 anos. A história envolve muita percepção histórica e psicológica e nos questionar além de grandes decisões e reflexões uma pergunta simples. Se pudéssemos voltar no tempo e mudar a história, qual seria a primeira atitude que tomaríamos...

Benja.Vasques 28/12/2022

Um professor um pai um louco?
Este professor super esforçado didático do nada,na vista de muitos perde o juizo a ter sonhos se dizendo ser algo maior que é .Intrigas acontecem quase perde pessoas importantes,do meio pro fim se descobre que ele não era louco e que de fato tem uma extraordinária em sua volta como resolver algo que nem tem solução real,abandono,sem salário?, morar escondido, saudações e visões a perseguição pelo saber deste professor levar ele a loucuras insustentável e ao mesmo tempo se torna aceitável com as descobertas.

Tainá 14/12/2022

Leitura parcialmente proveitosa.
Há algum tempo escolhi este livro de maneira aleatória num Sebo. Dificilmente farei algo assim novamente.

O colecionador de lágrimas é bastante proveitoso relativamente à pesquisa histórica sobre dados do período da segunda guerra e da vida pessoal de Hitler, bastante crédito nisto! Algumas reflexões apresentadas por Cury também foram ricas, como a volúvel receptividade da sociedade a pessoas e/ou ideias extremistas a depender do nível de estresse social/econômico; a reflexão sobre a utilidade da culpa (fl.332), e outras.

No entanto, ultrapassando fatos históricos e isoladas passagens interessantes, a ficção envolvendo Júlio Verne é arrastada. Os diálogos são fracos e enfadonhos, há construções muito repetitivas e bastante tediosas a respeito do "brilhantismo" do personagem central. Achei os personagens Júlio e Katherine (esposa) bem fracos, assim como a essência da ficção.

Além disto há também uma falha no encadeamento da trama (fls.58 vs fls.76 - diferença com relação ao mecanismo utilizado na escrita do objeto em discussão); além de falhas de revisão de texto (fl.63, fl.84).

Ao cabo, descobri que este livro possui sequência, intitulada "Em Busca do Sentido da Vida". Este livro eu concluí por teimosia, mas não vou persistir com a sequência da saga.

Yasmin1674 08/12/2022

Que livro perfeito, de vdd, aprendi muito mais com o livro do que com a história da escola, só n dou 4 estrelas pq eu queria ter lido mais rápido mas enquanto eu lia eu cansada dps de uns dois capítulos, já q são bem grandes, porém é muito detalhado, simplesmente perfeito

Juliana2623 04/12/2022

Augusto Cury como sempre não decepciona. Esse livro é lindo, a história muito envolvente, você não consegue desgrudas das páginas até o final. Maravilhoso!

Belquis.Rosson 22/11/2022

Colecionador de Lágrimas
O Colecionador de Lágrimas conta a história de um professor universitário que vive atormentado pelo Nazismo. Uma obra cheia de teorias da conspiração nas quais nunca sabemos se o personagem esta vivendo algo real ou imaginário.

Tata 07/11/2022

INCRIVEL!!! um livro cheio de informação.

"uma sociedade que não conhece sua história está condenada a repetir seus erros no presente e expandi-los no futuro".

Caroline 28/10/2022

Te amo Augusto Cury!
Eu gosto muito de ler sobre a temática do holocausto, e o Augusto Cury traz essa temática de uma forma muito real e cruel. Meu segundo livro favorito da vida, emocionante, apesar de ser um pouco fácil se perder nas linhas do tempo que o personagem vai, mas não deixa de ser ótimo.

abraao0liveira 06/10/2022

O colecionador de lágrimas
Muito intrigante e interessante. O que mais me chamou atenção no livro foi as informações sobra a Segunda guerra e o Holocausto, a relação de Júlio e Katherine também é bem escrita, o livro tem uma fluidez boa, você lê em um ritmo legal, indico!

Suuh | @leitora.ansiosa 22/09/2022

Uma bela aula de história
A história inicia com o professor Júlio Verne, especialista no estudo da Segunda Guerra Mundial, acordando aos prantos e indignado, pois, tinha sonhado com a execução cruel a queima roupa de uma família de judeus e neste sonho ele não fez nada para ajudá-los.

Os sonhos realistas na qual Júlio sempre está no período do Holocausto passam a serem constantes e isso começa a irritá-lo muito. Verne sempre foi considerado um ótimo professor, mas depois desses sonhos muito reais, ele muda bastante sua dinâmica em sala de aula e isso tanto agrada quanto desagrada muita gente.

O professor passa imitar nazistas, a imitar Hitler, a passar toda a angústia que sentia nos sonhos com todas aquelas crueldades para seus alunos. Relatava fato por fato afim de instigar a curiosidade, a reflexão, o senso investigativo em seus alunos. Ele gostava que o conhecimento ultrapassasse a sala de aula e aos poucos foi ficando mais famoso ainda na faculdade.

Com o passar dos dias ele começa a receber umas cartas estranhas, escritas por pessoas que viveram na época da Segunda Guerra Mundial, passa a ser perseguido por fanáticos pelo Hitler e até a sofrer um atentado.

As coisas parecem estar tão fora da realidade que ele e até sua esposa Kate, que é psicóloga social, passam a desconfiar de sua sanidade mental.

Junto a toda essa trama, a uma excelente aula de história. Júlio narra a Segunda Guerra, a história do Nazismo, a vida de Hitler, de uma forma tão dinâmica que o leitor fica vidrado na história querendo ler mais e mais.

Verne, que além de ser professor de história também é formado em psicologia e usa seus conhecimentos para desvencilhar a mente doentia de Hitler. Nos mostra como uma criança que se tornou um simples soldado que só mandava recados e era super magro e medroso, conseguiu manipular uma sociedade tão à frente do seu tempo, como a Alemanha.

Foi uma leitura tão gostosa de fazer que meu exemplar ficou assim, cheio de flags marcando as minhas partes favoritas da história.

site: https://www.instagram.com/reel/Ci0_D3kgtzd/?utm_source=ig_web_copy_link