Coração e Alma

Coração e Alma Maeve Binchy

Resenhas - Coração e Alma

Renan 19/10/2023

Segue a mesma estrutura de outros livros da autora, começa com uma personagem que conhece outras pessoas e ao longo do livro vai mudando o foco para o ponto de vista delas. Neste, foi uma.medica que monta a equipe de uma clínica e depois vemos a história dos funcionários e pacientes.

Biblioteca Álvaro Guerra 13/11/2019

Maeve Binchy é hoje uma das autoras mais lidas nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha. Nas livrarias, seus livros estão sempre em destaque nas vitrines e nas estantes. Com Coração e alma, os leitores brasileiros vão conhecer esse fenômeno editorial que há anos encanta pessoas ao redor do planeta.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788528615685

ritita 21/07/2018

Título mais que perfeito
Estamos no sec XXI, Dublin (Irlanda), numa clínica cardiológica pertencente a um grande hospital, onde ao redor da diretora, Dra. Clara Casey, revoam os mais díspares tipos de pessoas, sejam eles médicos, administradores, fisiatras, ou pacientes e seus acompanhantes.

Clara – A diretora. Excelente cardiologista e administradora, que consegue arrancar do diretor Frank e dos conselheiros do hospital principal, todos os recursos necessários para deixar a clínica, antes um pardieiro desacreditado, num espetáculo. Convive com duas filhas rebeldes (como todo jovem adulto) e um ex marido que ela ainda não sabe se odeia ou ama.

Declan – jovem médico residente. De família pobre, é um moço generoso, simpático, altruísta e totalmente devotado à família e ao trabalho.

Hilary – Secretária – Viúva com um filho e faz malabarismos para trabalhar e cuidar da mãe com Alzheimer.

Ania – Faz tudo. Polonesa, a jovem imigrante que saiu fugida de seu país, não recusa nenhum trabalho que lhe apareça pela frente, pois quer ressarcir à mãe toda a vergonha que fez a família passar. Possui uma capacidade de trabalho descomunal.

Fiona – Enfermeira. Linda, agradável e com um passado nebuloso e ligado à Grécia.

De que fala o livro? Não há um assunto principal, fala apenas e muito bem (e isto é muito), de relações interpessoais e da singularidade de cada personagem diante situações do dia a dia de suas vidas e como podemos ser pessoas diferentes frente a cada diferente forma de tratamento.

Me identifiquei bastante com Clara. A mulher é um tanque de guerra na hora de defender o que lhe interessa, mas consegue ser um amorzinho nas horas certas. Assertiva, empática e generosa. Separa emoção e razão quase sempre.

Amei Ania, pela desmedida generosidade e por sempre conseguir ver o melhor nas piores pessoas.

A autora escreve de forma linear e em 3ª pessoa. Perde pouco tempo descrevendo detalhes (como eu gosto), e quando o faz, porque é necessário.

Todos os personagens do livro são bem elaborados, fazendo com que o leitor deteste os detestáveis e ame os bons.

Só não levou 5* porque o final é muito corrido.

Maitê 11/01/2018

Estava ansiosa por ler outro livro da autora, já que gostei muito do primeiro livro que li dela e recomendo sempre a amigos. Mas me decepcionei profundamente, cheguei a pensar que esse livro foi escrito por um ghost writer, ou que fosse um problema na tradução - que é de fato bem ruim, construindo frases as vezes sem sentido, e utilizando coloquialismos desnecessários que não se encaixam na narrativa - mas ao chegar no fim descobri que afinal, é simplesmente um livro sem sentido, sem historia, sem rumo, escrito provavelmente com a intenção de ganhar mais dinheiro.
Os personagens são tão vazios quanto a narrativa, com um constante mudança de ponto de vista, muitas vezes por um paragrafo apenas, e muitas vezes dando voz a personagens desnecessários que não tem nada a dizer e muito menos a adicionar a historia. Estão ali simplesmente para encher espaço e preencher lacunas criadas pela falta de rumo geral.
Ania, é uma das piores personagens, desenvolvida para o simples fato de demonstrar a descriminação que imigrantes sofrem ao tentar recomeçar em outro país, essa personagem ganha uma antagonista sem motivos e sem explicação, que seria a concentração de todo o preconceito. Mas, na realidade, a personagem em si é uma reflexão de todo a descriminação da autora, e isso chega inconscientemente refletida no tratamento de todos os outros personagens para com ela; enfim, um sintoma de quão mal construído esse livro é.

Leninha Sempre Romântica 06/03/2014

Esse é o primeiro livro que leio da autora Maeve Binchy e com certeza não será o último. Ela conseguiu me prender em sua história sem nem ao menos fazer força, foram 560 páginas de muitas descobertas. Foi pela simplicidade de sua escrita que ela me conduziu nesse imenso emaranhado de histórias, que tem como fio condutor uma clínica de cardiologia, aonde os personagens vão surgindo a cada capítulo e se interligando entre si.

Não tem como não se sentir familiarizado com cada figura que vai adentrando na trama, seus dramas e emoções vão se intercalando com as histórias de outros protagonistas criando um imenso labirinto de fatos. Nos vemos envolvidos em suas vidas e sentimentos de uma maneira que fica difícil não tomar partido, não sentir as emoções de cada um, isso sem contar que todos eles, do mais simples ao mero coadjuvante, são muito bem caracterizados e introduzidos na trama de forma simples, mas coerente.

Os capítulos são curtos, o que torna a narrativa bastante ágil, não existe possibilidade de se sentir entediado durante a leitura, muito pelo contrário, cada nova história que é introduzida na trama tem sua importância e liga outros personagens ao enredo principal, fazendo assim com que as páginas se virem sozinhas, tamanha a curiosidade de se conhecer mais e mais sobre cada uma delas.

Não conseguiria citar apenas um personagem que tenha me encantado mais, ou que eu possa dizer que seja o protagonista, cada um deles teve um lugar certo na narrativa, de maneira que fica impossível dizer que exista um principal. Todos eles são ligados pelo coração, e logo em seguida quando os conhecemos mais profundamente, nos são reveladas suas almas. Então ouso dizer, que não poderia existir título mais perfeito ou mais condizente para um livro.

Acredito que seja preciso ler essa bonita história de amizade, amor e companheirismo para entender o que quero dizer. Então fica aqui o convite: leia e se encante com uma narrativa fluída e tocante desse imenso tapete de personalidades.

Notem que não citei o nome de nenhum dos personagens que compõem a história, vale a pena conhecer cada um lendo o livro. Recomendo!

site: http://www.sempreromantica.com.br/2014/02/coracao-e-alma-maeve-binchy.html
Denise 17/04/2017minha estante
Eu também li pela primeira vez um livro dessa autora, só que foi Uma semana de Inverno e adorei. Ela realmente vai introduzindo os personagens aos poucos e intercalando as histórias e consegue prender a atenção , com os dramas e as alegrias de cada um. Um livro leve e muito gostoso de ler. Comprei hoje Coração e Alma e vou começar imediatamente. Mas não consegui encontrar outros disponíveis.