Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis
Ivan Jaf

Resenhas - Dom Casmurro

Luiza3105 02/06/2024

Resenha de "Dom casmurro"
Confuso demais, tava bom até a página 50, de resto foi só buraco a baixo, quando ela teve filho você já descobre o que acontece. Enfim, foi chatinho

Iasmim 28/05/2024

Bentinho bem ciumento e problemático! Sinto informar mas capitu não traiu tá. Errados são aqueles que acham que ela traiu ?

Fefê 21/05/2024

Dom casmurro (HQ)
"O destino é como um escritor. Vai criando as cenas, sem revelar o final."
.................

manu.g 18/05/2024

Li para a escola, obviamente. Não é ruim, a história é, inclusive, muito interessante, mad acho que teria gostado muito mais se não tivesse lido para a escola

Rauta 04/05/2024

Não esperava nada e recebi tudo!
Já tive a minha saga com Dom Casmurro duas vezes, e nas duas empaquei de forma horrenda e nunca consegui continuar. Mas ter essa experiência com o quadrinho foi completamente o contrário!

Fiquei entretida do começo ao fim, acompanhar o processo da narração não confiável de Bentinho foi ainda mais interessante de maneira ilustrada.

Já queria todos os quadrinhos antes porque achei lindos, agora sabendo da qualidade deles quero ainda mais!

Fora ainda o bônus no final mostrando o processo e o cuidado primoroso desta obra tão confusa, suspeita e que gera tantas discussões, TRABALHO PERFEITO!!!!

fernanda3012 24/04/2024

Considerações: enlouqueci
Não esperava nada e entregou coisa boa. Gostei de ter que analisar tudo que saía da boca dele e pensar sobre. No início achei que a Capitu não fosse santa, e até um pouco manipuladora, mas tão era o Bentinho. Bentinho numca foi santo. Mais pro final eu não sei o que pensar, pq acho que Capitu não trairia mas há várias cenas que são muito estranhas mesmo, até se fosse amizade entre ela e Escobar. O Bentinho nunca foi santo e ilustrava também que sempre olhou para outras mulheres, coisas que ele odeia que Capitu faça com os homens.
Até acho que tenha rolado algo entre sancha e Bentinho pq eles tiveram uma troca de olhares significativa, e nenhum deles era santo. Acho sim, que de tanto pensar sobre a suposta traição, o filho passou a se parecer com o amigo por causa de tanta neurose. Pq quando a gente n tira algo, começa a fazer sentindo. Achei ridículo as ações dele, e ele tentando se justificar. Ele sempre foi doido, e capitu uma doida e meia por aceitar. Enfim, acho que os dois traíram??

INDICO MUITO

Isadora 21/04/2024

Me surpreendeu positivamente
Gostei muito desse livro! Adorei a forma de retratar esse clássico em HQ. Não tenho um posicionamento sobre quem eu acredito que esteja certo, pois só temos a versão do Bentinho.

A história é sobre a vida de Bentinho (Dom Casmurro) e seu romance com Capitu. Mostrando que ele estava destinado a ser padre e perder o amor de sua vida que era a Capitu e vimos todas as reviravoltas dessa história amor.

Percebemos o quanto a Capitu era, realmente, dissimulada e Bentinho com seu ciúme doentio.

Recomendo demais esse livro! ?

Gabrielli114 03/04/2024

Traiu ou não traiu?
Se traiu ou não, eu realmente não descobri! Mas, a leitura foi ótima, fluida e eu não dava nada para o final. Amei.

Não achei a edição que eu li, mas li em HQ, e acho que essa também é.

Tico Menezes 27/03/2024

Provando mais uma vez o quão babaca é Bentinho!
Clássicos da literatura em quadrinhos são sempre muito bem-vindos na leitura deste que vos escreve. Simplesmente adoro novas interpretações e apresentações de histórias que fizeram gerações interagirem dentro do mundo dos livros. Machado de Assis construiu essa trama tão sensível, tão próxima dos mexericos das ruas brasileiras com tanto sentimento e acidez que toda versão dessa história é válida.

Aqui temos uma arte que dá ainda mais originalidade aos personagens e confere a Capitu as características do romance, mas com um quê de desafio acentuado, perfeito para novos leitores.
A adaptação é bem feita, o roteiro é cuidadoso em não descaracterizar as nuances do romance e até a ambientação das épocas da história é abraçada e representada próxima do leitor.
Dom Casmurro é um drama merecidamente clássico, que desafia as convenções sociais de forma atemporal e inspira debates para que o leitor de questione ao se posicionar. Reler essa história é essencial na vida do leitor e, bem, se pudermos revisitar Bentinho e Capitu com a ajuda de novos artistas, melhor ainda.

Viva Machado de Assis! Viva o quadrinho brasileiro!

Sarita.Talmeli 08/03/2024

Um clássico é um clássico
A adaptação do clássico de Machado de Assis é muito boa e uma ótima forma de conhecer a obra. Adaptações para HQ são, na minha opinião, uma maneira de introdução à obra original, afinal, a compreensão da mesma torna-se mais fácil para quem não tem o hábito de ler clássicos.
A arte de Rodrigo Rosa é perfeita, os traços são muito bons e nós dão um retrato bem feito do tempo de Machado de Assis.

Ludeiiros 11/02/2024

Traiu
Nota: 4,0
Escrita: É uma versão modernizada da original, mas ainda mantendo a essência, e algumas vezes deixando as frases originais

Ilustração: Incrível!!

História: O que falar sobre essa história???? Perfeita!!! Amo essa dualidade que você fica, se acredita que Bentinho está certo, que Capitu traiu, ou que a forte imaginação dele fez criar cenários e associar coisas que não aconteceram.

Opinião: Capitu traiu sim!!!! Sou paranoica igual ele, e todas as vezes eu estava certa, todas, então temos que nos apoiar, Bentinho. Essa versão em quadrinho foi um dos primeiros livros que li na vida, eu amei a história quando criança, e já achava que ela tinha traído. Quando cresci um pouco li a versão original, e continuei com o mesmo pensamento. Resolvi reler essa versão por nostalgia e ver se minha visão, agora com 18 e não 8/10/12/14 de antes. Não dou mais nota por que prefiro a versão original, e não é um dos meus livros favoritos da vida. Acho que esse livro deveria ser obrigatório para a formação de uma pessoa, no mínimo, se não tiver assunto com uma pessoa, é só lançar "Eae, Traiu ou não traiu?