O Cirurgião

O Cirurgião Tess Gerritsen

Resenhas - O Cirurgião

Angelica.Bugari 21/02/2022

Já quero os outros
O livro te prende do começo ao fim..

Alguns devaneios no meios, mas nada q atrapalhe totalmente o livro..

Gostei .
Vamos ler a sequência
lys 07/03/2022minha estante
Que sequência??

Xandao 08/02/2017

Perfeito
Um dos melhores livros, que li, ultimamente. Uma trama muito bem feita, com mudanças, do começo ao fim, que prende a atenção do leitor.
Merece uma adaptação ao cinema.
Nedja 13/02/2017minha estante
Vi q tem um seriado, no canal tnt

HARRY BOSCH 17/11/2014

Suspense
A obra apresenta um bom suspense,a autora consegue prender a atenção do leitor,pois além do suspense,ela acrescenta como ingredientes uma boa dose de romance.
Kau 17/11/2014minha estante
Eu adoro essa série, uma das minhas preferidas no estilo thriller medico

Yasmim668 19/02/2022

Esse livro é muuuuuito bom. Não costumo ler livros desse gênero, mas decidi dar uma chance. Sempre gostei muito de ver vídeos sobre casos criminais, então, pq nunca li nenhum livro desse estilo??? Acho que encontrei um novo gênero favorito e, não só isso, autora favorita. Minha vontade é de ler tudo que essa mulher já publicou!
joana 19/02/2022minha estante
Tess é sempre boa leitura garantida

Giovanni 17/03/2011

É um dos melhores livros que já li.
O livro descreve como os policiais Jane Rizzoli e Thomas Moore na investigação dos crimes de um serial killer, denominado como o cirurgião pelo seu metodo.
Na minha opinião o mistério desenvolvido é fantástico, pois os crimes que estão ocorrendo em Boston são iguais, inclusive os detalhes mais sortidos do crimes ocorridos dois anos antes em Savannah, no entanto o criminoso dos crimes ocorridos em Savanah Andrew Capra fora morto em legitima defesa pela Dra Catherine Cordell quando ia mata-lá há dois anos.
Ninguém sabia dos detalhes, além da policia. As novas vitimas tem um fator em comum todas elas já eram vítimas de violência sexual.
A dra. Catherine passa a ser coagida!! Logo o cirurgião é um imitador? É do Depto da Polícia? Ou Andrew Capra tinha um corréu nas incurssões criminosas?
E as palavras de Zucker: "Já parou para pensar sobre o quanto um laboratório médico sabe sobre você? Todas as informações pessoais que você dá a ele quando abre o braço e deixa uma agulha seja enviada em sua veia? Seu sangue revela seus segredos mais íntimos"
Adriana 11/08/2011minha estante
Realmente é um ótimo livro, o único que li de Tess Gerritsen até agora, mas que me fez desejar todos os outros!!!

Ana Paula 30/04/2023

O cirurgião parece ser o primeiro de uma série de DOZE livros! Não prometo que seguirei a saga. A história é bem envolvente, a narrativa é bem fluida e sem enrolação do jeito que eu gosto,sabe?Excelente livro.
Tchê 24/05/2023minha estante
Tenho todos e mais alguns. Faltam 3 livros para eu ler todos os 19 que tenho dela.

Teila 15/05/2020

Um livro que já começa empolgante, prendendo a sua atenção logo no primeiro capítulo. Mesmo que alguns termos técnicos da Medicina atrapalhe um pouco no início; e o fato que uma das personagens principais, a detetive Rizzoli, tenha uma personalidade que faz com que seja difícil ter empatia por ela; o livro permanece envolvente até o fim.
Kleiton.Karvalho 18/05/2020minha estante
Concordo ?

Isabela 09/05/2021

Não sei direito ainda o que acho desse livro.
Olha, eu fiquei imersa no início do livro. Todos elementos que amo: serial killer, investigação policial, atendimentos médicos de urgência. Pronto...amei. Aí começou a trama...mto interessante, de início achei que tinha entendido a pegada da autora, mas não era. Aí depois fiquei meio "ah ta, bora com isso". E depois achei de uma criatividade imensa.
Algumas coisas me incomodaram no livro: achei um personagem muito chato, outro oscilando de mais em empoderada e princesinha. No geral é um livro muito bom! Recomendo! Mas não sei se vou ler a sequência (são 10 livros).
Isabela 09/05/2021minha estante
Genteee a Rizzoli é muito chata! ?

Vitor Josva 27/08/2017

Ótimo livro, mas...
Eu vi mta gente dizendo q o final é incrível, imprevisível e, confesso q criei uma expectativa muito grande para com a trama. Porém nos últimos capítulos, o vilão se torna meio que óbvio, acabando um pouco com a "grande revelação".
Senti falta da construção do Cirurgião, o motivo dele fazer o q faz, o porquê.No livro isso fica bem vago.
Mas é uma boa escrita, com uma leitura bem fluida. Realmente o desenrolar da trama te prende.
Helder 11/09/2017minha estante
Senti o mesmo. O final poderia ter sido mais trabalhado.

@zurcenila 03/03/2018

(Resenha) Livro - O Cirurgião - Tess Gerritsen
Tess esteve sob meu radar em seu livro "Dublê de Corpo" mas não era algo que fosse de extremo interesse.. tanto que o comentário sobre seu nome me pareceu vazio até eu associar a autora ao livro que eu queria que era o Dublê..

Mas por indicação de um amigo olhei melhor para essa série e comecei por "O Cirurgião" que é o primeiro de uma série de 12 livros que contam investigações da detetive Rizzoli.

A policial Jane Rizzoli e seu parceiro Thomas Moore encontram-se desorientados quando uma série de assassinatos começam na cidade, todos com as mesmas características indicam que há um serial killer à solta.. com requintes de crueldade, "O Cirurgião" mata suas vítimas, todas vítimas de estupros anteriores, todas mulheres completamente desamparadas no mundo. A característica principal do crime é a remoção do útero.

Mas um serial com essas características já foi morto há 8 anos atrás quando a médica e cirurgiã Catherine Cordell quase se transformou uma vítima fatal mas matou seu agressor.

E agora seria um imitador?

Caherine virou alvo de outro agressor?

Uma obra incrível, talvez um pouco exagerada nos detalhes médicos, já que a Tess além de escritora também é médica.., mas ainda assim riquíssimo de emoção, drama e suspense do início ao fim..

A protagonista Jane Rizzoli é inspiração para o seriado denominado Rizzoli & Isles lançado em 2010.

Um suspense profundo, coerente e surpreendente.. que nos deixa vidrados do início ao fim. Pasmem mas tem até um romancinho super bonito embutido aqui...rs

Recomendo! Boa Leitura!
Legion 02/04/2019minha estante
Aí eu dei valor hein!! :D

Dudasssss 31/08/2023

Médio
A protagonista não é bem desenvolvida, não sabemos nada dela além daquilo que lhe define, a vítima de um crime que escapou viva.
O par "romântico" da protagonista, uns dos policiais e com o título de "bonzinho" na delegacia, me pareceu que se aproveitou de um momento de fragilidade da protagonista para superar a morte da esposa, definitivamente não é um bom casal. Ele aparece basicamente para ser um salvador de uma mulher em perigo.
A policial envolvida no caso parece uma amargurada com a vida e mal amada, desesperada por atenção.
A tensão da caçada ao assassino é levada a um desfecho bem decepcionante, esperava muito mais.
Um suspense crime, com potencial para ser algo bem maior, mas peca com falhas na história e não possui nada de novo.
Day Malze 07/10/2023minha estante
simmmm, resolvi ler porque estava nos top 5 de suspenses médicos, mas decepcionou demais em vários aspectos

Helaine.ragazzi 21/05/2021

Um dos melhores policial/suspense
Amo livros policial/suspense e esse até hoje foi um dos melhores, meu preferido sem dúvida! Tenso, intrigante, vc fica preso do início ao fim, aliás o fim é de roer as unhas, fiquei com os nervos a flor da pele! Vale muito a pena e super indico para quem gosta de leitura desse gênero.
juliany 21/05/2021minha estante
fiquei com vontade de ler agora kkkkk

AdrianoBiLL 27/06/2023

Uma obra-prima do suspense policial!
O meu primeiro contato com um livro da Tess Gerritsen foi no começo de 2009, quando do nada resolvi comprar "O Jardim de Ossos". Este foi o primeiro livro que eu li da autora e já achei excelente, já despertou o meu interesse em conhecer mais da sua bibliografia. Foi então que eu comprei um segundo livro...

A primeira vez que eu li "O Cirurgião" foi ali por volta de julho de 2010. Ao término do livro eu identifiquei na hora a minha paixão pelo suspense policial, pelo thriller médico, pelo suspense em torno da busca de um serial killer, das séries de assassinatos, e também já identifiquei todo o meu amor e admiração pela Tess. Ou seja, foi com "O Cirurgião" que eu me tornei um verdadeiro fã da Tess Gerritsen.

Depois de mais de uma década eu resolvi reler este que eu considero com um dos seus melhores livros de toda a sua carreira.

"O Cirurgião" é impecável, irretocável, uma obra-prima da literatura que te sufoca e te prende com uma história absurdamente incrível.

É realmente incrível a riqueza de detalhes técnicos que a Tess emprega em sua história. Por ela ter sido médica ela consegue colocar tudo que está acontecendo com uma precisão invejável. Todos os detalhes cirúrgicos e termos técnicos da medicina que envolve uma cirurgia, uma perfuração, uma incisão (excisão), tudo muito bem explicado, muito bem detalhado, muito crível, que nos imerge cada vez mais em sua história.

Existe assassinato perfeito? O Cirurgião era o assassino perfeito, era o assassino inteligente, cauteloso, organizado, metódico, cético, que deixava poucas pistas, ou nenhuma. E o mais curioso é você justamente achar que ele odiava as mulheres, pois tudo que ele queria era somente o útero delas, pois ele desfeminiza as suas vítimas, as purifica dos seus pecados. É completamente bizarro e doentio!

É incrível como a história te prende, te envolve, te abraça, te sufoca, quando você passa a percorrer cada passo do assassino oculto (juntamente com cada personagem), quando você passa a criar suas expectativas, suas imaginações, suas apostas e suas conclusões. É bizarro pensar em como um médico formado cirurgião possa ser o psicopata de toda a história. Como um médico que foi treinado para salvar vidas pode simplesmente dizimá-las com golpes precisos e letais.

Outro ponto muito curioso na história está relacionado com a Detetive Rizzoli, que passava todos os preconceitos possíveis por ser mulher e estar atuando só ao lado de homens em uma profissão predominantemente masculina. Ela sofria agressões verbais, desconfianças, discriminações, assédio e machismo. Me remete muito ao caso da Clarice Starling em "O Silêncio dos Inocentes".

"O Cirurgião" é um livro que traz uma história muito intrigante, muito pertinente, muito curiosa, ao mesmo tempo que se revela inquietante, perturbador, assustador, simplesmente por conter uma história pesada, que incomoda com seus desfechos, que incomoda com seus inúmeros gatilhos de estupros, torturas e violência contra a mulher. Eu considero o livro impecável mas entendo perfeitamente que é muito difícil o recomendar para alguém por esses motivos, principalmente se este alguém for uma mulher que já tenha passado por experiências traumáticas. É difícil imaginar como uma pessoa irá reagir diante de uma história tão perversa, tão cruel, tão chocante, envolvendo assassinatos, torturas, estupros, violência, machismo, preconceito e discriminação.

Por outro lado eu considero o livro como uma obra de arte da literatura. Simplesmente por ter sido escrito por uma autora que está no hall das maiores escritoras de suspense médico e policial de todos os tempos.

A sua maior fraqueza pode ser o medo. O medo une o elo eterno. Assim como a ovelha, o leão também é abençoado. E também o caçador.

Obra-prima irrevogável!
5 estrelas!
⭐⭐⭐⭐⭐
👏👏👏👏👏
Karolinne.9 28/06/2023minha estante
??????

Eder Ribeiro 03/08/2017

Perfeito
A grande qualidade desse livro de Tess Gerritsen é que ela consegue manter o suspense do início até o fim. Foi difícil desgrudar os olhos das páginas, uma vontade inenarrável de continuar a leitura sem interrupções. Simples perfeito. Recomendadíssimo.
Su 03/08/2017minha estante
Eu concordo \o/

kaka 15/07/2022

Resenha de o Cirurgião de Tess Gerristen.
O que posso dizer desse livro...Na minha concepção, o bom e velho suspense, polícial. Diria dentro do clichê...
Onde o leitor é preso pela sábia, escrita da autora Tess. Que passa para o leitor em detalhes, toda cena onde ocorre os assassinatos, e como ele foi executado. Tudo é muito bem detalhado, até as autópsias das vítimas e suas lesões.
A história é narrada, contando a vida de um psicopata. Que, sua caça são vítimas de violência sexual.
Cabe a nós leitores bancarmos o detetive, juntamente com os detetives, Moore e Rizzoli e descobrir passo a passo, do porque? Quem será? Qual a junção das vítimas? Porque ele as escolhe???
Ao longo do livro você entenderá, o real motivo do título. Título esse que faz juz a história.
Essa é minha primeira experiência com a autora, confesso que ela é muito boa em prender os leitores a cada virada de página, nos aguçando, nos fazendo imaginar e logo a querer concluir o caso.
Foi um ótimo livro, com momentos de muito realismo nas cenas...como se realmente tivéssemos nos transportado, para dentro da história.
É uma, leitura que vale a pena, principalmente para os amantes desse tipo de gênero. Mais nada que seja tão chocante, para quem já está acostumado.
Tess, faz um livro bem clichê, onde os amantes de suspenses, conseguem se manter na sua zona de conforto, sem grande choques ao decorrer da leitura.
Foi uma agradável supresa em conhecer mais essa autora no universo policial /suspense.
Embarquem, pois certamente será muito prazeroso, acompanhar a trajetória de O Cirirgiao.
Por Karina
Fred Zanitti 19/11/2022minha estante
Ótimo livro você diz na sua resenha... mas deu 3 estrelas? rsrs ficou meio contraditório... :D