Os 13 Tesouros

Os 13 Tesouros Michelle Harrison

Resenhas - Os 13 Tesouros

Glaucia 13/06/2012

Os 13 Tesouros
Tanya é uma é uma adolescente que tem um dom especial, de ver fadas e por isso tem sérios problemas com a mãe. Depois de um episódio estranho, causado pelas fadas, a mãe chega ao limite da paciência e a leva para a casa de sua avó. Ela não gosta nada de ir passar as férias trancada em um casarão, com a taciturna avó, o caseiro e o seu irritante filho. Mas nesse momento não lhe resta alternativa.

No casarão Tanya se sente cada vez mais só e tenta se distrair, mas em todos os lugares em que vai vê fadas e se aborrece com elas. Para completar, ainda tem Fabian, o filho do caseiro, que parece ter o dom de irritá-la. Mas não lhe resta nada além de lhe dar a atenção. E os dois passam um tempo juntos. É em um passeio até a cidade que Tanya, que ela recebe um presente de uma vidente, que todos acham que é uma bruxa. Ela não sabe qual é a utilidade da bússola que recebeu, mas isso a ajuda a encontrar o caminho para casa em um momento de aflição.

Apesar do caseiro Warwick e sua avó Florence alertarem sobre o bosque, Tanya acaba entrando no local a procura do seu cachorro perdido, junto com Fabian. Os dois acabam se perdendo e encontram uma jovem estranha. Depois de algumas conversas, eles descobrem que a jovem é a mesma que desapareceu há cinqüenta anos, acreditando que é um fantasma, e que o avô de Fabian, Amos, está envolvimento no desaparecimento.

Em busca por respostas, sofrendo com acontecimentos estranhos, causados por fadas, Tanya descobre a estranha Red em uma das passagens secretas do casarão. Essa jovem, que está envolvida com seqüestro de um bebê, faz muitas revelações sobre o mundo das fadas, troca de bebês, perigos, castigos e de tudo que as fadas são capazes. Mas Tanya precisa de mais respostas, agora que sabe parte da verdade. Precisa descobrir se há alguém em sua árvore genealógica que foi descendente de uma fada e o motivo do seu estranho dom. Ela entra nessa trama perigosa, para se proteger das fadas, descobrir o mistério sobre a jovem desaparecida, bem como a verdade sobre sua vida, e ajudar sua nova amiga Red.

O final do livro foi surpreendente, alguns pontos soltos do livro foram ligados, tornando a trama mais interessante e me espantando com o seu desfecho. Consegui sanar a maioria das minhas dúvidas, apesar de ter achado muitos fatos estranhos.

Bem, não posso contar mais nada. Ele tem muitas particularidades, mas eu tenho um sério defeito de falar mais do que devo. Vou parar por aqui e deixar vocês imaginando sobre a trama. Agora vamos nos atentar as personagens e as características mitológicas do livro.

É a primeira vez que leio um livro sobre fadas onde elas são retratadas como seres maliciosos, maldosos, vingativos e travessos. Normalmente quando falamos de fadas, as descrições são de seres encantadores, mágicos e que tem o papel bom para a natureza. Nesse livro as fadas são retratadas como as “vilãs” e isso foi o que me chocou a princípio. Quando cheguei à metade, na parte em que Red fala sobre a troca de bebês, fiquei muito intrigada e cheguei a me lembrar do livro “O Substituto”, publicado pela mesma editora. Também achei estranho às superstições para se proteger das fadas, que mais pareceram simpatias. E mais uma vez o outro livro veio a minha mente. Qualquer semelhança entre eles é mera consciência, mas acho que ambas as autoras deram uma viajada nessa parte. É como se quisessem colocar algo como criptonita para o Super man ou água benta contra os vampiros. Só que a coisa contra fadas me pareceu um pouco bizarra. Talvez seja pelo fato de não ser muito supersticiosa, uma opinião pessoal.

A leitura do livro é fluente, fácil e tem uma excelente narrativa. A autora narra bem os ambientes, as cenas de ação, a descrição da natureza e os sentimentos das personagens. Disso não tenho nada a falar. Quando ela retrata as cenas do bosque consigo me materializar e viver cada uma como se estivesse presente. A narrativa é perfeita nesse quesito.

A autora tentou fazer tanto mistério em torno da casa, do bosque e da família de Tanya que em determinado momento chegou a ficar chato. Eu fiquei me perguntando por que as coisas demoravam tanto para acontecer. Acho que algumas partes poderiam ser mais resumidas.

As personagens têm personalidades distintas e marcantes. Fabian, que é um personagem que deveria dar certo equilíbrio a estória, tendo em vista o mau humor do pai e da avó de Tanya, mas muitas vezes me pareceu irritante. Apesar de ele ser muito inteligente, bem articulado e corajoso, não da para não se irritar em determinadas situações do livro.

A avó tem um temperamento ainda mais esquisito. Ela não conversa, não existe um dialogo amoroso, racional ou mesmo casual, apesar dela fazer questão de Tanya sempre nas refeições. Eu achei muito estranho, mesmo sabendo que o casarão tem segredos, o natural é uma avó ter ternura pelos netos, ainda mais se tratando de uma única neta. O tempo todo parecia haver uma barreira invisível causada por tantos mistérios. Essa frieza toda me deixou aborrecida e em determinado momento magoada com ela. No final do livro consegui entender suas razões, mas não as engoli e nem perdoei

Warwick, o pai de Fabian, é completamente irritante e parece um cão de caça. É o tipo de personagem que entra mudo na cena e sai calado, mas quando resolver abrir a boca causa medo no leitor. Foi impossível me sentir mal pela sua estória de vida triste. Isso sem falar no seu pai, o velho e gaga Amós, que só aparecia no livro para berrar e gritar. Olha, não consegui sentir simpatia por nenhum deles... Não mesmo. Nem quado os pontos foram ligados e tudo ficou claro.

Tanya foi a personagem que mais gostei, não por ser a protagonista do livro. Ela foi forte, corajosa, curiosa, soube mentir nos momentos certos e não ficou sentindo pena de si mesma o tempo inteiro. Apesar da rejeição da mãe e da avó, Tanya conseguiu lidar bem com as situações. Ela poderia se fazer de coitadinha, tentar aproximação e se humilhar por um pouco de carinho, mas ficou na dela e teve dignidade. Gostei muito disso. A única coisa que a deixava nervosa e amedrontada era a traquinagem e os castigos das fadas. Mesmo assim ela foi corajosa o suficiente para encarar e ajudar Red.

Bem gente, não quero me repetir, mas achei que o livro teve uma ótima narrativa, mas a trama em si não me encantou, apesar de ter gostado da protagonista. Na maior parte do tempo me dividia entre a curiosidade e a irritação com as personagens. Talvez seja por não estar em um momento bom para ler, mas essa proposta de fadas foi muito estranha para a minha cabecinha. Para ele eu dou 3 estrelinhas, deixando claro que a opinião é pessoal de vai de leitor para leitor. Acho que vale a pena ler para tirar as próprias conclusões.

Bjs no core

Psychobooks 12/06/2012

Tanya é uma garota de doze anos que desde pequena é capaz de ver fadas, duedes e outras criaturinhas. Por causa disse, se mete em vásrias encrencas, já que parece estar falando sozinha ou fazendo uma imensa bagunça. A gota d'água para sua mãe foi ser acordada no meio da noite por barulhos vindo do quarto de Tanya e ao entrar, reparou no lustre quebrado e todas as coisas fora do lugar. Para tentar disciplinar a filha, ela resolve enviar Tanya para passar duas semanas com sua avó em uma mansão isolada cercada por um floresta sinistra.

A avó de Tanya - Florence -, é muito misteriosa, nunca demonstrou qualquer tipo de afeto pela neta e não faz questão que ela sinta-se bem-vinda em sua casa, ao presentear a neta com uma pulseira com treze pingentes, deixa Tanya surpresa com essa pequena e inesperada demonstração de afeto. Fabian, filho do 'zelador', tem praticamente a mesma idade de Tanya, não tem muitos amigos, é um pouco esquisito e sua família guarda muitos segredos, seu pai está sempre de mau humor e seu avô é um recluso que está enlouquecendo aos poucos. Juntos, eles irão investigar o caso de uma garota de catorze anos que desapareceu na floresta cinquenta anos atrás.

A narrativa feita em terceira pessoa e é crescente. A princípio o enredo é um pouco confuso e o leitor não sabe muito bem onde os fatos irão levá-lo, mas ao ficar familiarizado com os personagens e mitologia criada, a leitura ganha ritmo. Mistérios, segredos, intrigas e magia rondam os personagens peculiares dessa história. A construção de personagens é rica e cada detalhe é importante, algumas coisas que parecem sem importância no começo da leitura, tornam-se reveladoras em seu desfecho.

Continue lendo: http://www.psychobooks.com.br/2012/06/resenha-os-13-tesouros.html

Berenice.Thais 24/04/2019

Tesouro
Nesse livro inicial,a uma história bem construída e rica de detalhes.
No mundo onde existe fadas e não são nada fofas.
Enchendo a vida da nossa personagem de conflitos familiares.
Tanya não é uma menina comum ela consegue vê esses seres,e sua mãe cansada e não acreditando na filha resolve manda lá para a casa da sua avó, e aí que ela descobre mais sobre sua própria história conhece red que tem o mesmo dom e segredos do passado da sua avó que pode interferir em seu futuro.

DINHA 23/10/2013

Sempre fui muito fã desse tipo de livro mais puxado pro juvenil, com um toque de magia e aventura .O que mais gostei neste livro é o fato da historia não falar de fadas boazinhas,lindas e meigas tipo Thinker Bell,e sim sobre como elas podem ser monstruosas, malvadas e vingativas. São capazes de fazer muitas crueldades…

Os 13 tesouros é um livro fantástico gostoso, cheio de criaturas e magia ,que fizeram com que a historia não se tornasse cansativa,ou chata. Muito pelo contrário, tudo aquilo que eu esperava realmente era verdade, e a autora me surpreendeu.

Tanya é uma menina que enxerga o que a maioria das outras pessoas sequer pensa existir: ela vê fadas, em toda a parte, o tempo todo! vive a mercê destas pequenas criaturas, e sofre com a incompreensão de sua mãe, que simplesmente não entende porque tanta coisa estranha acontece à sua volta.

Alessandro117 03/04/2018

Bizarro.
Pulgas atrás da orelha não são tão comuns para mim, mas esse livro conseguiu me deixar com algumas. História interessante, com criaturas sobrenaturais bizarras e uma desconstrução das belas e fofas fadas. E se posso dizer elas até me deixaram com um pouco de medo...

Jubs 29/06/2017

Os 13 tesouros
Tanya é uma garota que pode enxergar fadas,sua mãe não acredita nela então as duas acabam brigando,ela levou Tanya para passar um tempo com sua avó em sua mansão ,nessa mansão há várias passagens secretas que todos querem explorar,assim Tanya é seu amigo Fabian tentam descobrir os mistérios da região.Eu adorei esse livro porque ele tem elementos mágicos,mistério e ação!!

liih 10/03/2024

Infância doce infância
Essa trilogia me marcou de um jeito quando eu era pequena. Cheia de magia, mistério, fadas e suspense? ah a nostalgia..

AndyinhA 29/07/2012

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Gostei da história, conseguiu me prender e fugiu um pouco do lugar comum das fadas. A autora conseguiu mesclar um leve policial (o desaparecimento de uma menina) com toda a situação que envolve sua família e porque ela é tão ‘especial’. Como é um livro de criança, afinal a protagonista tem na faixa de 13/14 anos, os dramas não são tão aprofundados quanto deveriam ser, mas dentro do contexto apresentado vejo que tem potencial para os próximos serem mais intrigantes (sim, é uma série).

A leitura começa bem devagar e arrastada, principalmente porque mostra uma Tanya se lamentando e comentando sobre seu desentendimento com as fadas e o que isso gerou na sua vida particular – brigas com os pais, amigos se afastando e situações inexplicáveis quando ela está presente. Mas aos poucos, quando isso passa, a história se torna mais interessante e nos prende mais, até culminar no final que deu um ótimo gancho para o segundo livro.

Para saber mais, acesse: http://ow.ly/czNmw

Lara 20/01/2014

Emocionante!
Realmente o livro tem muita aventura, muitos mistérios.
Uma história realmente envolvente!
No começo ela relata diversos mistérios e no fim todos se interligam, como um quebra-cabeça.
Fascinante...
Eu recomendo para pessoas que gostam de mistério e aventura!