Os 13 Tesouros

Os 13 Tesouros Michelle Harrison

Resenhas - Os 13 Tesouros

Mrs Luna 19/03/2016

As coisas não são o que parecem ser.
Tanya já não via a hora de tudo aquilo acabar de vez, aquelas fadas, que de boas não tinham nada, a estavam enlouquecendo e depois de sua mãe mandá-la para o Bosque dos Elvesden a garota chegou a acreditar que teria sossego, mas ela estava errada.

Ao chegar lá mal falava com sua avó, o caseiro, Warwick, não era uma das pessoas mais "legais" que ela conheceu, mas em compensação seu filho, Fabian, acabou tornando-se seu amigo de aventuras.

Depois de descobrir sobre o estranho desaparecimento que ocorreu há 50 anos atrás, Tanya, juntamente com Fabian, começam uma aventura em busca de pistas para solucionar esse mistério.

A escritora nos leva a esse mundo surreal, com descrições tão vívidas que nos da a sensação de estar vivenciando tudo com os personagens.

Com uma trama bem elaborada, e com mistérios intrigantes, o desfecho se torna surpreendente e inesperado. O que nos levará para novas tramas nos dois volumes que vem a seguir.
Butterllay 20/07/2016minha estante
Falou tudo, realmente o livro nos leva para o mundo em que Tanya vive, ótima resenha.

AndyinhA 29/07/2012

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Gostei da história, conseguiu me prender e fugiu um pouco do lugar comum das fadas. A autora conseguiu mesclar um leve policial (o desaparecimento de uma menina) com toda a situação que envolve sua família e porque ela é tão ‘especial’. Como é um livro de criança, afinal a protagonista tem na faixa de 13/14 anos, os dramas não são tão aprofundados quanto deveriam ser, mas dentro do contexto apresentado vejo que tem potencial para os próximos serem mais intrigantes (sim, é uma série).

A leitura começa bem devagar e arrastada, principalmente porque mostra uma Tanya se lamentando e comentando sobre seu desentendimento com as fadas e o que isso gerou na sua vida particular – brigas com os pais, amigos se afastando e situações inexplicáveis quando ela está presente. Mas aos poucos, quando isso passa, a história se torna mais interessante e nos prende mais, até culminar no final que deu um ótimo gancho para o segundo livro.

Para saber mais, acesse: http://ow.ly/czNmw

Naty 06/06/2012

www.meninadabahia.com.br

Elas só querem meu silêncio. Portanto, se eu lhes der o que querem,
talvez me deixem em paz. E, talvez, eu possa começar a levar uma vida normal.
- São muitos ‘talvez’ – retrucou Fabian em voz baixa.
- Eu sei – disse Tanya. – Mas ‘talvez’ é tudo o que ainda me resta.
Pág. 259

Tanya vê fadas. Ela acha que é uma aberração, porque teoricamente fadas não existem. Mas ela vê e pior: quando as fadas descobrem que ela tem o dom da visão, ficam irritantes, provocam sem parar. E isso é ‘um saco’ para ela.

Depois que uma fada, meio sem querer, destruiu seu quarto, a mãe cansada a envia para casa da avó. Sua avó mora numa mansão secular cheia de quartos trancados e segredos. Uma ótima oportunidade de aventura para Tanya e Fabian (filho do mordomo) – eles têm aproximadamente 14 anos.

O que Tanya não esperava era descobrir a origem do seu dom e que tudo era muito maior do que ela pensava. Ela precisa encarar seus medos e ajudar algumas pessoas. Ela precisa ser corajosa.

A história é dividida em duas partes, Tanya indo para casa da avó e descobrindo um pouco sobre seu dom e a segunda parte, que tem mais ação, quando ela precisa adentrar na floresta, que tem atrás da mansão, e penetrar no mundo das fadas para resgatar algumas pessoas.

A narrativa é gostosa e a linguagem fluida. Tem bastante ação. A autora explica a parte de fantasia, como é dividido o reino das fadas e porquê de algumas fadas habitarem a Terra e, principalmente, o motivo da troca de lugar com humanos, quando necessário. E explica, também, o mistério dos 13 Tesouros, que dá título a esse volume. Tanya e Fabian são uma dupla e tanto, dois pré-adolescentes descobrindo uma vida de aventura e fantasia. O que talvez incomode é: como dois garotos podem fazer tudo aquilo, como se fosse ‘gente grande’? Outra coisa, a avó de Tanya esconde vários segredos e apenas no fim do livro, tudo é revelado. Um verdadeiro tiroteio de informações.

Tirando essas impressões, a leitura de Os 13 Tesouros, de Michelle Harrison (Bertrand Brasil, 336 páginas, R$ 29,00), é ótima e, como sempre – em se tratando de séries –, a autora deixou vários pontos soltos, que servirão de base para os próximos volumes.

Série:

1. Os 13 Tesouros
2. 13 Curses
3. 13 Secrets

Glaucia 13/06/2012

Os 13 Tesouros
Tanya é uma é uma adolescente que tem um dom especial, de ver fadas e por isso tem sérios problemas com a mãe. Depois de um episódio estranho, causado pelas fadas, a mãe chega ao limite da paciência e a leva para a casa de sua avó. Ela não gosta nada de ir passar as férias trancada em um casarão, com a taciturna avó, o caseiro e o seu irritante filho. Mas nesse momento não lhe resta alternativa.

No casarão Tanya se sente cada vez mais só e tenta se distrair, mas em todos os lugares em que vai vê fadas e se aborrece com elas. Para completar, ainda tem Fabian, o filho do caseiro, que parece ter o dom de irritá-la. Mas não lhe resta nada além de lhe dar a atenção. E os dois passam um tempo juntos. É em um passeio até a cidade que Tanya, que ela recebe um presente de uma vidente, que todos acham que é uma bruxa. Ela não sabe qual é a utilidade da bússola que recebeu, mas isso a ajuda a encontrar o caminho para casa em um momento de aflição.

Apesar do caseiro Warwick e sua avó Florence alertarem sobre o bosque, Tanya acaba entrando no local a procura do seu cachorro perdido, junto com Fabian. Os dois acabam se perdendo e encontram uma jovem estranha. Depois de algumas conversas, eles descobrem que a jovem é a mesma que desapareceu há cinqüenta anos, acreditando que é um fantasma, e que o avô de Fabian, Amos, está envolvimento no desaparecimento.

Em busca por respostas, sofrendo com acontecimentos estranhos, causados por fadas, Tanya descobre a estranha Red em uma das passagens secretas do casarão. Essa jovem, que está envolvida com seqüestro de um bebê, faz muitas revelações sobre o mundo das fadas, troca de bebês, perigos, castigos e de tudo que as fadas são capazes. Mas Tanya precisa de mais respostas, agora que sabe parte da verdade. Precisa descobrir se há alguém em sua árvore genealógica que foi descendente de uma fada e o motivo do seu estranho dom. Ela entra nessa trama perigosa, para se proteger das fadas, descobrir o mistério sobre a jovem desaparecida, bem como a verdade sobre sua vida, e ajudar sua nova amiga Red.

O final do livro foi surpreendente, alguns pontos soltos do livro foram ligados, tornando a trama mais interessante e me espantando com o seu desfecho. Consegui sanar a maioria das minhas dúvidas, apesar de ter achado muitos fatos estranhos.

Bem, não posso contar mais nada. Ele tem muitas particularidades, mas eu tenho um sério defeito de falar mais do que devo. Vou parar por aqui e deixar vocês imaginando sobre a trama. Agora vamos nos atentar as personagens e as características mitológicas do livro.

É a primeira vez que leio um livro sobre fadas onde elas são retratadas como seres maliciosos, maldosos, vingativos e travessos. Normalmente quando falamos de fadas, as descrições são de seres encantadores, mágicos e que tem o papel bom para a natureza. Nesse livro as fadas são retratadas como as “vilãs” e isso foi o que me chocou a princípio. Quando cheguei à metade, na parte em que Red fala sobre a troca de bebês, fiquei muito intrigada e cheguei a me lembrar do livro “O Substituto”, publicado pela mesma editora. Também achei estranho às superstições para se proteger das fadas, que mais pareceram simpatias. E mais uma vez o outro livro veio a minha mente. Qualquer semelhança entre eles é mera consciência, mas acho que ambas as autoras deram uma viajada nessa parte. É como se quisessem colocar algo como criptonita para o Super man ou água benta contra os vampiros. Só que a coisa contra fadas me pareceu um pouco bizarra. Talvez seja pelo fato de não ser muito supersticiosa, uma opinião pessoal.

A leitura do livro é fluente, fácil e tem uma excelente narrativa. A autora narra bem os ambientes, as cenas de ação, a descrição da natureza e os sentimentos das personagens. Disso não tenho nada a falar. Quando ela retrata as cenas do bosque consigo me materializar e viver cada uma como se estivesse presente. A narrativa é perfeita nesse quesito.

A autora tentou fazer tanto mistério em torno da casa, do bosque e da família de Tanya que em determinado momento chegou a ficar chato. Eu fiquei me perguntando por que as coisas demoravam tanto para acontecer. Acho que algumas partes poderiam ser mais resumidas.

As personagens têm personalidades distintas e marcantes. Fabian, que é um personagem que deveria dar certo equilíbrio a estória, tendo em vista o mau humor do pai e da avó de Tanya, mas muitas vezes me pareceu irritante. Apesar de ele ser muito inteligente, bem articulado e corajoso, não da para não se irritar em determinadas situações do livro.

A avó tem um temperamento ainda mais esquisito. Ela não conversa, não existe um dialogo amoroso, racional ou mesmo casual, apesar dela fazer questão de Tanya sempre nas refeições. Eu achei muito estranho, mesmo sabendo que o casarão tem segredos, o natural é uma avó ter ternura pelos netos, ainda mais se tratando de uma única neta. O tempo todo parecia haver uma barreira invisível causada por tantos mistérios. Essa frieza toda me deixou aborrecida e em determinado momento magoada com ela. No final do livro consegui entender suas razões, mas não as engoli e nem perdoei

Warwick, o pai de Fabian, é completamente irritante e parece um cão de caça. É o tipo de personagem que entra mudo na cena e sai calado, mas quando resolver abrir a boca causa medo no leitor. Foi impossível me sentir mal pela sua estória de vida triste. Isso sem falar no seu pai, o velho e gaga Amós, que só aparecia no livro para berrar e gritar. Olha, não consegui sentir simpatia por nenhum deles... Não mesmo. Nem quado os pontos foram ligados e tudo ficou claro.

Tanya foi a personagem que mais gostei, não por ser a protagonista do livro. Ela foi forte, corajosa, curiosa, soube mentir nos momentos certos e não ficou sentindo pena de si mesma o tempo inteiro. Apesar da rejeição da mãe e da avó, Tanya conseguiu lidar bem com as situações. Ela poderia se fazer de coitadinha, tentar aproximação e se humilhar por um pouco de carinho, mas ficou na dela e teve dignidade. Gostei muito disso. A única coisa que a deixava nervosa e amedrontada era a traquinagem e os castigos das fadas. Mesmo assim ela foi corajosa o suficiente para encarar e ajudar Red.

Bem gente, não quero me repetir, mas achei que o livro teve uma ótima narrativa, mas a trama em si não me encantou, apesar de ter gostado da protagonista. Na maior parte do tempo me dividia entre a curiosidade e a irritação com as personagens. Talvez seja por não estar em um momento bom para ler, mas essa proposta de fadas foi muito estranha para a minha cabecinha. Para ele eu dou 3 estrelinhas, deixando claro que a opinião é pessoal de vai de leitor para leitor. Acho que vale a pena ler para tirar as próprias conclusões.

Bjs no core

Psychobooks 12/06/2012

Tanya é uma garota de doze anos que desde pequena é capaz de ver fadas, duedes e outras criaturinhas. Por causa disse, se mete em vásrias encrencas, já que parece estar falando sozinha ou fazendo uma imensa bagunça. A gota d'água para sua mãe foi ser acordada no meio da noite por barulhos vindo do quarto de Tanya e ao entrar, reparou no lustre quebrado e todas as coisas fora do lugar. Para tentar disciplinar a filha, ela resolve enviar Tanya para passar duas semanas com sua avó em uma mansão isolada cercada por um floresta sinistra.

A avó de Tanya - Florence -, é muito misteriosa, nunca demonstrou qualquer tipo de afeto pela neta e não faz questão que ela sinta-se bem-vinda em sua casa, ao presentear a neta com uma pulseira com treze pingentes, deixa Tanya surpresa com essa pequena e inesperada demonstração de afeto. Fabian, filho do 'zelador', tem praticamente a mesma idade de Tanya, não tem muitos amigos, é um pouco esquisito e sua família guarda muitos segredos, seu pai está sempre de mau humor e seu avô é um recluso que está enlouquecendo aos poucos. Juntos, eles irão investigar o caso de uma garota de catorze anos que desapareceu na floresta cinquenta anos atrás.

A narrativa feita em terceira pessoa e é crescente. A princípio o enredo é um pouco confuso e o leitor não sabe muito bem onde os fatos irão levá-lo, mas ao ficar familiarizado com os personagens e mitologia criada, a leitura ganha ritmo. Mistérios, segredos, intrigas e magia rondam os personagens peculiares dessa história. A construção de personagens é rica e cada detalhe é importante, algumas coisas que parecem sem importância no começo da leitura, tornam-se reveladoras em seu desfecho.

Continue lendo: http://www.psychobooks.com.br/2012/06/resenha-os-13-tesouros.html

Moonlight Books 30/12/2012

Os 13 Tesouros. Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, http://www.moonlightbooks.net
Os 13 Tesouros é o livro de estreia da escritora Michelle Harrison e também o primeiro da trilogia de mesmo nome.

Tanya é filha de pais separados, uma jovem extremamente atormentada pela companhia, nada comum de fadas. O que na infância era motivo de risos por parte dos adultos, hoje é visto como algo para chamar atenção; as pessoas não acreditam na jovem, sua mãe acha que ela precisa superar a separação dos pais e deixar esta conversa de ver fadas de lado.
Mas não é mentira da garota, estes seres que nos contos de fadas são tidos como doces e meigos, aqui são perversos e adoram zombar dela. Eles destroem as coisas de Tanya, fazendo com que aos olhos da mãe, tenha sido a menina. É em uma destas ocasiões, que a mãe decide enviar a filha para passar as férias com a avó, como uma especie de punição por seu péssimo comportamento. O relacionamento das duas não é bom, e Tanya não consegue fazer a mãe mudar de ideia.

A casa da avó fica em Essex, na Inglaterra, na verdade é uma mansão, bem velha, conhecida por Solar Elvesden, datada do século XVIII. Um lugar enorme, que precisa urgente de uma boa reforma, com quartos vazios, trancados à décadas e cercada por um bosque sombrio, cenário de um estranho desaparecimento. A casa ainda possui passagens secretas e sabe- se que foi habitada por uma mulher tida como uma bruxa louca, que suicidou -se.

Para Tanya passar um tempo nesta casa é um martírio ela sente que a avó não gosta dela, somente aceita sua ida por causa do parentesco, nada além disso. Triste, sem amigos, ela decide explorar a casa para passar o tempo, e ao encontrar um antigo livro vermelho, descobre neste, vastas explicações sobre os seres que lhe perseguem, inclusive maneiras de esconder- se deles. Tanya começa a estudar o que leu e o local em que está, descobre então segredos ligados aos seus antepassado, aquela propriedade e que este seu dom de ver fadas pode ajudar a encontrar uma jovem desaparecida a muitos anos, libertando uma pessoa de carregar a culpa por um crime que não cometeu.

Narrado em terceira pessoa, este é um livro de aventura, enriquecido com muito mistério. O começo do livro não me prendeu, encarar fadas imundas e cruéis não foi fácil, eu queria ver aqueles seres belos e encantados. A protagonista também ajudou neste fator, no começo é muito lamurienta, mas no decorrer da trama, ela supera seus medos e torna -se uma personagem que cativa e nos faz torcer por ela.

Um livro que cresce com o passar das páginas, o mistério que escritora apresenta prende o leitor e faz você devorar o livro para descobrir a verdade. Confesso que o cenário não poderia ser outro, a Inglaterra, ao meu ver não há melhor lugar para um enredo como este.

Os personagens são cheios de segredos, pessoas atormentadas por uma vida de silêncio. A avó de Tanya, que para a garota não a ama, na verdade age de forma seca, exatamente para proteger sua neta. Ela teme perder a menina, como já perdeu outras pessoas que foram importantes em sua vida.

Em sua jornada Tanya contará com a ajuda de Fabian e Red. Ele é o toque de humor desta história, um garoto curioso, inteligente e muito companheiro. Ele preocupa- se de verdade com Tanya, talvez o primeiro que lhe estenda uma mão em sinal de apoio e amizade. Red é uma luz para nossa protagonista, embora ela não tenha muito destaque, o pouco que ela apareceu foi fundamental. Ela é como Tanya e explica a verdade sobre as visões de fadas e que nem todas são criaturas más.

Existem trechos que senti arrepio, medo, eu não sabia o que estava por vir. Posso dizer que o mistério é bem sombrio e foi o ponto mais positivo de tudo. Claro que Fabian e Tanya são muito fofos também, e conseguiram me cativar.

A capa do livro é a imagem perfeita de seu título, que também cito como seu ponto negativo. Existe a alusão aos tesouros na história, mas não foram as peças fundamentais para o desenvolvimento dos fatos. A autora explica o que eles são e como surgiram, mas depois ficaram esquecidos e não fizeram nenhuma diferença. Mas deixo claro que em nada prejudica o trama, ela se desenvolve perfeitamente bem e cumpre seu papel.

Gostei demais deste livro, não vejo a hora de ler os demais. E para aqueles que não gostam de séries, fiquem tranquilos, a história tem um final fechado. Eu pesquisei sobre os outros livros e vi que trazem novas aventuras, ou seja, cada um é uma história diferente, mas com os mesmos personagens.

Recomendo para toda a família, acompanhado de muito chocolate.

Little Red 12/01/2013

Tanya não é uma garota comum.Ela pode ver coisas...fadas.Mas não as fadas que estamos acostumados a imaginar.São fadas más,que lançam feitiços sobre ela,tirando-a de seu sono e jogando-a para fora de sua cama.
Sem entender o comportamento inexplicável de Tanya,sua mãe decide enviá-la para viver com a avó no solar Elvesden,uma mansão rural isolada noa arredores de Essex.Mesmo quando ainda era criança,ela sabia que o lar de sua avó escondia algum segredo.
Há muito o que explorar nesse novo e curioso lugar,mas Tanya está proibida de entrar no bosque do Carrasco,uma floresta cheia de catacumbas e muito conhecida,nas redondezas,como um local em que as pessoas entram para nunca mais sair.
Há cinquenta anos,uma menina sumiu no bosque,e a avó de Tanya não ousa falar dela.Esse desaparecimento também atormenta Fabian,filho de Warwick,o caseiro mal-humorado do solar.O pai do jovem foi a última pessoa a ver a garota com vida e,por isso,sofre com as suspeitas da cidade.Coforme Tanya vai aprendendo mais sobre a jovem,mais perto de vê de desaparecer para sempre no reino das fadas.
Com Fabian,Tanya irá atrás da verdade sobre o desaparecimento,e sua jornada será cercada de descobertas,mas também de segredos e perigos.

Nathi 04/02/2013

Resenha - Os 13 Tesouros
Tanya tem 12 anos, e é uma garota aparentemente normal, mas ela sempre foi diferente das da sua idade. Ela tem o dom da visão, o que significa que ela pode enxergar criaturas mágicas, invisíveis aos olhos humanos, como as fadas. Entretanto não pense que são as fadas que conhecemos, lindas, doces e amáveis; as fadas de Tanya são horrendas, malvadas e estão sempre atazanando a vida da pobre menina.

Cansada das traquinagens e do comportamento estranho e inexplicável de Tanya, sua mãe decide levá-la para morar com a avó, Florence, uma mulher fria e amarga, que parece não se importar nem um pouco com ela.

Florence mora em uma mansão enorme, devastada pelo tempo, afastada o suficiente, para Tanya, de toda a civilização. Com ela vive o caseiro Warwick, responsável pela manutenção da casa; seu filho Fabian, um garoto que Tanya acha um tanto irritante; e o enigmático avô de Fabian, Amos, que vive recluso em seu quarto.

Ao menos, Tanya pensava que estaria segura das fadas no casarão de sua avó. Contudo, ela estava completamente enganada; o local era ainda mais infestado das terríveis criaturas, ainda mais perigosas do que as que costumavam aterrorizá-la.

Localizado próximo ao bosque do Carrasco, uma floresta cheia de catacumbas e perigos, onde a jovem Morwenna Bloom desapareceu há quase 50 anos, o casarão esconde muitos segredos em suas velhas paredes. Com a ajuda de Fabian, Tanya precisará desvendar muitos mistérios, e entender qual a relação da garota desaparecida com ela, antes que se perca no mundo das fadas para sempre.

Para ler a resenha completa, acesse: http://www.booksinwonderland.com/2012/08/resenha-os-13-tesouros.html

Maria Luiza 01/04/2013

Adorei o livro ,o leitor fica completamente preso a história que sempre da uma reviravolta .É muito bom .

Yasmin 06/06/2013

Ambientação rica, mitologia inovadora e desenrolar criativo

Desde que a Bertrand adicionou a capa desse livro no álbum de futuros lançamentos fiquei encantada. Apesar de não gostar muito de vermelho achei muito legais os pingentes e fiquei contente por o livro ser o primeiro de uma trilogia juvenil de fantasia. Adoro o gênero e sempre que encontro algo fico interessada, mais ainda quando a sinopse deixa no ar a impressão de uma história inovadora. Michelle Harrison nos introduz de forma inovadora ao universo da trilogia, com uma trama intricada de segredos, mistérios e suspense.

Tanya mais uma vez foi despertada no meio da madrugada. Fadas, as mesmas três de sempre. E elas estavam furiosas com alguma coisa. Tanya estava cansada de ter que aguentá-las e mais ainda de sofrer suas maldades. Toda vez que a garota fazia algo que desagradava as três era punida de forma cruel. Dessa vez foi por escrever sobre elas em um diário. Não era a primeira vez, mas o castigo foi o pior e a gota d'água para a mãe de Tanya que já estava estressada e cansada das desculpas da menina. Sem discussão a mãe a enfiou no carro logo pela manhãzinha. Tanya iria passar o verão, que mal havia começado, no solar dos Elvesden com a avó. A casa em outros tempos foi uma grande e luxuosa mansão do século XVII, mas está caindo aos pedaços, com trepadeiras selando grande parte das janelas e para piorar o lugar é infestado de fadas. Dos mais variados tipos e formas. Tanya passa todo verão lá desde que era pequena e a avó nunca foi agradável com ela. Sempre a evitando. Junto com a avó vive Warwick o caseiro e seu filho Fabian, um ano mais velho que Tanya. Para passar o tempo e tentar afastar a infinidade de fadas Tanya resolve buscar na biblioteca informações e fica surpresa com a quantidade de livros sobre o assunto. Mas não é isso que chama atenção e sim o recorte de jornal de quase trinta anos atrás. Uma garota desaparecida no bosque sem deixar rastros. O que não seria estranha se Tanya não tivesse certeza de ter visto a mesma garota dias atrás correndo no bosque. Quem será a garota, porque ela estava a chamando e porque todos dizem para se afastar do bosque?

Esse é o ponto de partida da história de Tanya e você ficaria surpreso com o frescor que é a história apresentada por Michelle Harrison. Um conto fabuloso que desenrola através dos mistérios e da rica ambientação um mundo novo de fadas, goblins, cortes e changelings. A autora desenvolve uma história de família e amizade, bela com toques sombrios e que através dos personagens constrói uma mitologia nova. As descrições dão o charme da história com um cenário vívido e curioso. Outro ponto interessante é a casualidade que Harrison conseguiu dar ao mundo das fadas. A forma simples e incomum com que apresentou o pano de fundo de sua história.

Com o desenrolar da história vamos imaginando mil e uma explicações, mas nem de longe acertamos. Mérito da autora que ao investir em personagens consegue uma história inovadora. Tanya, Fabian, Red, Florence, Morag, Warwick, Morwenna e Amos. Todos eles têm uma importância na trama. É maravilhoso ver como o livro funciona como um grande e harmonioso quebra-cabeça. A narrativa é fluida e o ritmo perfeitamente cadenciado. Tanya tem uma personalidade forte e conduz esse conjunto de forma natural. A amizade dela com Fabian é bastante real e natural, refletindo o tom exato da idade dos personagens. O desenrolar da história foi ótimo, com uma resolução que eu não esperava. Afinal sempre pensamos no óbvio, e me vi surpresa com o que aconteceu. Amarrando todas as pontas e entrelaçando a trama central com história antigas dos personagens a autora conseguiu construir um pano de fundo rico a intrigante, com elementos variados e que deixa o leitor curioso e ansioso pelo próximo volume.

É interessante notar que nesse primeiro contato o mundo das fadas é apenas parte do cenário, que entrelaça na trama central não como o fim e nem como meio, mas como parte e com uma história rica e particular. O final é como um desabrochar não só da verdade, como de possibilidades infinitas. A leitura é rápida e muito gostosa. A escrita da autora é deliciosa, fluida e com um tom poético, que remonta a fábulas e contos fantásticos. A edição da (...)

Termine o último parágrafo em: http://www.cultivandoaleitura.com/2013/05/resenha-os-13-tesouros.html

DINHA 23/10/2013

Sempre fui muito fã desse tipo de livro mais puxado pro juvenil, com um toque de magia e aventura .O que mais gostei neste livro é o fato da historia não falar de fadas boazinhas,lindas e meigas tipo Thinker Bell,e sim sobre como elas podem ser monstruosas, malvadas e vingativas. São capazes de fazer muitas crueldades…

Os 13 tesouros é um livro fantástico gostoso, cheio de criaturas e magia ,que fizeram com que a historia não se tornasse cansativa,ou chata. Muito pelo contrário, tudo aquilo que eu esperava realmente era verdade, e a autora me surpreendeu.

Tanya é uma menina que enxerga o que a maioria das outras pessoas sequer pensa existir: ela vê fadas, em toda a parte, o tempo todo! vive a mercê destas pequenas criaturas, e sofre com a incompreensão de sua mãe, que simplesmente não entende porque tanta coisa estranha acontece à sua volta.

Lara 20/01/2014

Emocionante!
Realmente o livro tem muita aventura, muitos mistérios.
Uma história realmente envolvente!
No começo ela relata diversos mistérios e no fim todos se interligam, como um quebra-cabeça.
Fascinante...
Eu recomendo para pessoas que gostam de mistério e aventura!