Messias de Duna Frank Herbert

Resenhas - O Messias de Duna

caiohlp 10/06/2024

O medo leva à superstição
Messias de Duna é uma breve continuação do esplendor da fantasia científica, mais um ato magnífico do artista, as consequências políticas e religiosas dessa epopeia grandiosa e atemporal crescem cada vez mais rápido e a tensão aumenta com o clima de traição e perigo constante. Com a iminente tragédia anunciada pelo Jihad, Frank consegue fazer florescer as melhores qualidades de uma leitura no mais árido dos solos, Arrakis, sem se perder na profundidade que uma obra desse calibre exige, cada figura tem sua importância e disposição no intricado tabuleiro montado pelos mais ardilosos nos confins desse universo, todas as minúcias políticas, religiosas, prescientes, ecológicas e culturais funcionam como engrenagem para a épica trajetória de Paul Atreides e seu séquito. Essa identidade singular inspirou muito do que se conhece do sci-fi atual, pois a obra carrega consigo o peso de um cosmo primorosamente construído, uma trama impecável e um tom místico único, que reunidos trazem a própria força da vida à tona, sendo impossível dissociar a opressão e o fanatismo como gancho perfeito para classificar a leitura como muito mais que um simples clássico de ficção.

Gabfrx 10/06/2024

Lento
Não sei, acho que essse livro não funcionou pra mim, parecia que quanto mais eu lia, mais parado ele era.

skyy 10/06/2024

"Now I'm Free"
Não esperava um final tão surpreendente. Duna é tudo que panfletam e muito mais. Chorei com esse final e definitivamente lerei os próximos. Frank Herbert fez história quando escreveu esse aqui. Paul Atraides será para sempre o Muad'dib em nossos corações

Perfeito. Perfeito. Perfeito.

Oco 10/06/2024

A queda de um messias
Esse livro é muito mais focado na política e nas reviravoltas de uma conspiração para derrubar o imperador Paul, e isso é fantástico!!

É mto bom ver nessas páginas a inspiração que GRRM teve para escrever As crônicas de gelo e fogo.

Os dilemas de paul, sobre ser uma figura messiânica e ao mesmo tempo ser o culpado de tantas mortes, e o medo maior ainda sobre o destino dos que ele ama e o medo maior ainda de poder causar uma destruição ao universo, toda essa trama e esse cuidado do Paul com suas visões é MUITO bom.
A Alia foi uma grata surpresa, uma personagem muito cativante e tão reflexiva quanto o próprio Paul.
A conspiração é uma das melhores coisas nesse livro, se cria uma espectativa sobre isso e quando essas espectativas são cumpridas com o decorrer do livro é FANTÁSTICO!!!

Rafael Magalhães 03/06/2024

BOM DEMAIS
O livro oferece uma fechadura à história do paul de uma forma incrível. Além disso, o final é ao mesmo tempo fechado e aberto, o que é, pra mim, algo mt positivo.

Karol 02/06/2024

Fechamento de um arco
Apesar de ser o menor livro da saga, demorei mais tempo para finalizar Messias de Duna do que levei para ler o primeiro livro. Essa história se trata do fechamento do arco principal dos personagens de Paul Atreides e sua companheira Chani, sendo este um final triste, mas compreensível, levando em consideração que se trata de uma história muito mais sobre política e religião do que sobre um romance entre dois personagens.

O segundo livro, diferente do primeiro, é muito mais parado em termos de batalhas e cenas de ação, sendo que a história se passa 12 anos após Paul assumir o império, então vemos o personagem em um momento mais maduro e enfrentando dilemas com sua amada acerca de tentativas fracassadas de conseguirem engravidar, intrigas com sua Imperatriz Irulan, reencontro com velhos amigos e interesses políticos.

O final deixa muito em aberto sobre o que esperar de sua continuação, mas sabendo que ainda há mais 4 livros enormes pela enfrente, entendo que haverá muito mais história a ser contar sobre o planeta Arrakis, que com certeza foi marcado pela passagem de seu Muad'dib.

Nelson.Rattacaso 02/06/2024

A queda e o nascimento de um imperador
Foi uma releitura que eu realmente precisava, da primeira vez que li eu não tinha gostado tanto por ser muito parado e focar muito mais no lado político e humano dos personagens, mas agora eu percebi que foi necessário seguir por esse caminho.Messias de Duna é o fechamento do arco de paul Atreides e o início de um novo, com um final impactante e impossível de esquecer. E para quem vai esperar o último filme lançar, só tenho uma coisa a dizer... Boa sorte

SamVigoroso 01/06/2024

Messias de Duna é perfeito
A sequência de Duna se aprofunda muito mais nas tramas políticas e religiosas, um game of thrones no espaço, impossível ler e não fazer paralelos com a realidade, questões de religião e governo se entrelaçando e as consequências disso, mas obviamente segue a história dos personagens apresentados no livro anterior, é um livro muito emocionante com questões filosóficas interessantes, perfeito para quem curte histórias de tramas políticas, conspirações e religião, tudo isso numa ficção científica com um universo rico e complexo.
Wesley251 01/06/2024minha estante
Cara eu achei esse segundo livro muito top, não entendi o motivo de algumas pessoas não terem gostado

SamVigoroso 01/06/2024minha estante
Tenho a mesma sensação, não sei como muita gente não gosta dele

ValquAria20 30/05/2024

Leitura demorada do caramba
Gostaria de ser uma pessoa bem culta que diz que a experiência de ler esse livro foi incrível (pq a história realmente é), mas meu deus que tortura foi pra terminar, é cansativo demais. Mesmo sendo um livro minúsculo, me pareceu um livro gigante.
Mas eu não posso apenas criticar, por mais q seja cansativo, é duna não é? Então é um cansativo fabuloso

Raissa.Valderamos 29/05/2024

Messias de Duna
Tal qual Duna, esse livro é feito para releitura. Sempre me impressiona a capacidade do autor de criar uma história tão distante da realidade e ainda sim ser, de certo modo, realista (pode soar contraditório, mas é isso que sinto).
Uma frase que sempre vinha a mente enquanto lia sobre os pensamentos do Paul era aquela do William Faulkner: "o coração humano em conflito consigo mesmo é a única coisa sobre a qual vale a pena escrever".

Alice 28/05/2024

É um livro de transação, o final de uma era e o início de outra, Herbert deixar isso bem claro e trabalha essa parte muito bem. Mas me deixou insatisfeita a necessidade dele de explicar demais algumas coisas, como se fôssemos burros, e o sumiço de alguns personagens que o primeiro livro deixou a entender que eram importantes. Para mim, messias de duna não acompanha com a ambição do primeiro livro.

Yurizin 28/05/2024

Messias de Duna
"Messias de Duna" é o segundo livro da série "Duna" de Frank Herbert. Publicado em 1969, ele segue a trajetória de Paul Atreides, agora imperador do universo, lutando com o peso de ser um líder messiânico. O livro explora temas como poder, religião e sacrifício, mostrando Paul preso entre suas visões proféticas de um futuro de guerra santa e seu desejo de evitar essa catástrofe. A narrativa é mais introspectiva e psicológica, com Paul enfrentando traições internas e suas próprias dúvidas. Personagens como Chani, Irulan e o Ghola Hayt desempenham papéis cruciais na trama, que continua a tecer a complexa tapeçaria política e religiosa do universo de Duna.

Cu.e 27/05/2024

A finalização mais incrível possível
O livro, apesar de não tão bom quanto a primeira parte, consegue concluir muito bem a história do Paul Atreides.

bluishe 24/05/2024

ZzzZzzzZzZzZ
História menos desértica que a anterior. Mais política. Tão chata quanto.

Messias de Duna traz os mesmos problemas que identifiquei com Duna, só que com bem menos páginas. Apesar do tamanho menor, a minha leitura foi arrastada, pareceu um sacrifício a cada dia, cada capítulo. Foi mais difícil ler este do que o anterior tendo o triplo de páginas.

A história se passa depois de 12 anos que Paul assume o trono do Império e basicamente mostra como está Arrakis após esse novo tempo e principalmente as tramas para tentar derrubar o trono de Paul.

Como eu disse, aqui neste livro tem o mesmo problema do primeiro, a história só começa se desenrolar no final. O livro é todo detalhado e específico com tudo, mas aí chega as partes importantes e bum, sem muita descrição apenas uma correria para fechar a história. Não sei se minha interpretação foi errada mas eu senti isso nos dois livros o que me deixa mais receosa de ler os próximos que são maiores.

Eu vejo uma história geral muito boa, mas a forma que é contada e como as coisas se desenrolam, o construir dos personagens, nada disso fez com que eu tivesse conexão com o livro.
Confesso que pensei em abandonar ele, porém o final foi muito mais envolvente e me deixa até pensando que talvez eu leia o próximo...