Em busca de WondLa

Resenhas - Em busca de Wondla

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Sou 19/01/2021

Uma aventura
Mostra uma aventura de uma menina corajosa, que precisa se aventurar, descobrir um enigma, crescer e sobreviver. Um livro mais infantil, para crianças, mas muito interessante e divertido. Quase uma versão do filme bozinha e infantil do filme "I am mother"

Maryana.MenRi 17/11/2020

Eva nove não conhece o mundo fora de seu Santuário. Ela é diariamente treinada pela robô Mater para que esteja pronta quando as portas se abrirem e ela, finalmente, puder sair... Mas seu lar é repentinamente invadido por uma criatura estranha e, após doze anos, Eva Nove é obrigada a deixar seu lar e fugir, mas ela não foi preparada para nada que a espera fora das instalações subterrâneas do Santuário...

A escrita em si é muito fluída e leve, terminei em pouco mais de um dia. Porém, a história não prende muito a atenção nem possui muitas reviravoltas. Mesmo quando estava lendo os momentos de perseguição, batalhas e fugas sentia a história bem linear.

Ainda sim, a trama apresenta várias situações reflexivas que gostei muito de acompanhar, bem como a evolução da Eva Nove e a interação dela com os personagens próximos. É uma história cativante, encantadora e adorável!

Vou continuar e finalizar a trilogia, quero muito saber como a história vai se desenrolar e gostei bastante, no geral.

naniedias 14/05/2012

Em Busca de WondLa, de Tony DiTerlizzi
Eva Nova vive com Mater em um Santuário. O Santuário nada mais é do que um abrigo subterrâneo de onde Eva nunca saiu. Lá ela aprende tudo - até mesmo noções de sobrevivência na selva (através de hologramas), para que, um dia, possa ir para a superfície. Ela nunca viu outra pessoa e não entende por que Mater, sua mãe-robô, não a deixa sair, já que a menina já tem doze anos. Mater acha que Eva não está preparada, afinal de contas ela acabou de falhar em um teste básico de sobrevivência - ainda teriam alguns anos de treinamento.
Ao menos era isso que pensava, até que o Santuário é invadido por um caçador - uma estranha figura que parece estar atrás de Eva.
A menina foge, para tentar salvar sua vida. Agora, fora do Santuário, ela terá que encontrar alguma colônia de humanos para tentar continuar vivendo. Enquanto isso, o caçador não sairá de sua cola. Porém, ela contará com a ajuda de Mater, sua robô-mãe, de Andrílio, um caerulian e de Otto, um urso d'água, companheiros com os quais irá viver uma aventura de tirar o fôlego, capaz de encantar os leitores.

O que eu achei do livro:
WondLável!
Sim, eu inventei essa palavra, mas não consegui encontrar nenhum outra que conseguisse descrever o quanto eu me apaixonei por essa história incrível, maravilhosa, fantástica, imperdível, memorável, encantadora... e eu posso continuar enumerando qualidades aqui que nunca consiguerei alcançar "WondLável", que é tudo isso e um pouco mais!
Em Busca de WondLa ganhou uma fã! Ao abrir o livro "Em Busca de WondLa", prepare-se para entrar em uma aventura sem precedentes.
Tony DiTerlizzi (já conhecido por alguns pela série As Crônicas de Spiderwick, da qual ele é coautor e ilustrados; mas infelizmente ainda não conhecido por mim) é incrível! As ilustrações do autor são muito lindas e dão um encanto especial à história. Todas em duas cores (tons de cinza e tons de verde), ajudam o leitor a visualizar a história, embora, honestamente, Tony seja um excelente narrador e consiga descrever seus personagens e o ambiente à sua volta de maneira bastante perfeccionista. O livro é bastante descritivo, mas a escrita do autor, que narra seu livro em terceira pessoa, é bem simples e muito dinâmica - as quase quatrocentas páginas passam em um piscar de olhos. Eu queria que a leitura durasse ainda mais e tentei ler poucas páginas para poder passar mais tempo em companhia de Eve, Mater, Andri e Otto, mas é tão viciante que eu não consegui largar e meu intuito foi por água abaixo - terminei a leitura do livro bem rapidinho.
Falar sobre o enredo é complicado, por causa de spoilers. Qualquer coisa que eu fale pode estragar as surpresas que o autor vai revelando aos pouquinhos durante a aventura. Devo dizer que achei incrível o final do livro e algumas das revelações feitas! Aliás, o livro acaba com um gancho maravilhoso para os próximos volumes, mas ainda assim tem uma finalização bem feita. Em Busca de WondLa não poderia ser um volume único, mas o autor conseguiu escrever um desfecho muito satisfatório, embora deixe os leitores doidos pelas próximas aventuras (aliás, acho que é essa mesma a intenção, né?!).
O livro tem um mote de ficção-científica que eu adoro encontrar em histórias! Novas tecnologias, novos seres, uma nova realidade. Tudo isso envolvendo uma aventura muito bem desenvolvida, com personagens encantadores. E apesar de ter criado várias coisas "novas", WondLa não é uma delas. Não é o nome do mundo, não é o nome de uma máquina, nem de uma pessoa. Eva encontra em sua casa um papel estragado (em vários sentidos, já que a figura não se mexe e está apagada em vários pedaços) que a deixa encantada. Na foto ela vê uma criança, um robô e um adulto com um chapéu de abas largas, os três parecendo bem felizes (o que ela desejaria muito, já que nunca teve contato com outros como ela) e na foto ela pode ler seis letras "WondLa", as demais estão apagadas. E é por esse nome que ela passa a se referir a esse artefato (no botão de spoiler abaixo, conto o que eu achava que era o artefato, embora não revele o que ele de fato é).
Eu fiquei muito satisfeita com a edição da Intrínseca - que lançou com a mesma capa do original (embora tenha escolhido colocar a citação de Rick Riordan, originalmente no segundo livro da série, no lugar da de Suzanne Collins, o que para mim foi muito mais interessante, já que adoro Rick Riordan e ainda estou conhecendo Suzanne Collins) e com todas as ilustrações do original em duas cores - um trabalho muito lindo! Alguns tropeços na revisão do livro, o que incomoda um pouco, mas não tirou o brilho dessa história maravilhosa (espero que a editora refaça a revisão em uma segunda edição).
Um dos melhores livros que já li na minha vida, "Em Busca de WondLa" é uma história incrível, com personagens maravilhosos e escrito de maneira magistral! Para agradar crianças, adultos, caerulians e até mesmo robôs.
Assim como Rick Riordan, eu mal posso esperar para ler os próximos livros e descobrir mais sobre Eva, Andrílio e o mundo no qual eles vivem!

PS: Como colocar defeito nesse livro? Quase não tem como. Tirando os pequenos e poucos erros de revisão, o resto é perfeito: da história à edição!
O maior problema na revisão do livro, a meu ver, está logo numa das primeiras páginas, onde o autor fala da "WondLa-Vision", um recurso de realidade aumentada disponível no site da série (clique aqui para acessar - http://wondla.com/home/). A brincadeira é muito divertida (claro que eu testei) e quando você utiliza as três chaves contidas no livro, o mapa interativo mostra toda a jornada de Eva Nova e seus companheiros por Orbona.
Qual o problema da versão brasileira? Os números de páginas não foram atualizados! Ainda bem que o autor explicava em um vídeo disponível na página da série quais eram as ilustrações e aí eu pude encontrá-las para curtir o WondLa Vision.
Portanto, leitor, quando ler na página 5 do seu livro a informação sobre o WondLa Vision dizendo para utilizar as ilustrações das páginas 123, 277, 433 (antes de procurar o que tinha nessas páginas, eu já sabia que estavam erradas - já que o livro não tem 433 páginas), saiba que elas estão na verdade nas páginas 113, 237, 361. Divirta-se com a história, com o mapa interativo e com o jogo que pode ser encontrado na página da série (é um jogo de encontre os erros, mas como é com as imagens que abrem cada capítulo, não acho que seja uma boa ideia jogá-lo antes de ler o livro).

PS2: Descobri que existe um site para a série em português! No site da série em português (clique aqui para acessar - http://www.wondla.com.br/) você encontrará uma errata da editora explicando o equívoco e também o link para ativar o WondLa Vision. A página da série em português também contém um link para a leitura gratuita do primeiro capítulo do livro.
Acho que agora é certeza que em uma segunda edição, a editora consertará esse erro de numeração.

Nota: 10
Dificuldade de Leitura: 6

Leia mais resenhas em www.naniesworld.com
Vini 30/01/2013minha estante
Esse livro parece realmente bom, e vou comprá-lo com certeza! Tinha dúvidas no começo, mas agora, depois de ler a resenha, as dúvidas simplesmente foram embora com o vento :D

naniedias 30/01/2013minha estante
Vini, eu adorei o livro e mal posso esperar pela continuação :) Indico para quem gosta de ficção-científica e para quem curte livros infanto-juvenis ^^

Muito bacana o livro!

Danielle104 09/06/2021

O livro conta a história da jovem Eva Nove, que possui 12 anos de idade e vive em um lugar chamado Santuário (que é uma espécie de casa subterrânea com alta tecnologia) com sua mãe rôbo, Mater. Esta apresenta a Eva tudo sobre a superfície, embora ambas nunca tenha estado lá, a treina para sobreviver, caso um dia ela venha a sair. No entanto, um dia sua casa é atacada por um invasor desconhecido, e Eva se vê obrigada a fugir para a superfície, deixando Mater no Santuário com o invasor, afim de dar espaço para deixar Eva em segurança. Mas ao chegar a superfície, Eva percebe que o mundo é completamente diferente do que estudara, isso tanto em relação a paisagem quanto as espécies existentes. Com o auxílio do Onipod ( um equipamento tecnológico que a ajuda em várias questões), ela tenta seguir um caminho, até encontar Andrílio, uma espécie não identificada que a ajuda, e Otto, um urso-d'água. Depois de um tempo, ao conseguir se reencontrar com Mater, eles partem na busca de entender o que aconteceu e onde estão os humanos no planeta, que não é a Terra aparentemente. E assim muitos mistérios a serem desvendados os aguardam e uma grande aventura rumo ao desconhecido começa.

Dudu 15/12/2022

É um bom livro de fantasia.

Leitura tranquila, sem muitas inovações ao gênero.

Apresenta uma história que não causa muita empolgação, mas conta com um bom desenvolvimento e personagens carismáticos.

É possível ler sem dar continuação à série, mesmo que o final apresente um gancho ("cliffhanger") para a continuação.

MateusCantele 10/12/2020

A menina, o robô mãe e um sonho.
Em busca de WondLA, Tony DiTerlizzy
Publicado pela editora Intrínseca

Um planeta desconhecido extremamente hostil, uma menina criada por um robô mãe e uma busca: Encontrar o mundo perdido de WondLa. "Em busca por WondLa" é uma aventura de ficção científica extremamente divertida. Sendo o primeiro livro de uma trilogia, ele não se acanha em mostrar-nos o mundo em que estamos inseridos: raças alienígenas, aparatos tecnológicos, criaturas e vários lugares que compõem aquele universo. Para ajudar na nossa inserção na história, Tony, que também é ilustrador, sempre inicia um capítulo com uma arte que ilustra a primeira cena.
O livro é de leitura fácil e os personagens são divertidos e carismáticos. O humor é bem aplicado e as cenas de ação bem trabalhadas. Em poucas linhas você já embarca na jornada de Eva Nove em busca de WondLa.

A saga inspira-se principalmente em "Alice no País das Maravilhas ( Wonderland, WondLa, entendeu?), O mágico de Oz e Star Wars. Uma aventura sem precedentes e de divertimento certeiro.

Sarahllc 02/12/2023

A história é meio enrolada, dava pra resumir muita coisa, mas no geral é bom, me surpreendeu muito porque achava q era ruim, o final fez querer saber oq acontece no próximo livro

Ana 26/09/2020

Demoreeeei pra ler esse! Lembro que comprei ele na Bienal de 2014, e só parei pra ler esse ano rs. É uma história bem legal e uma leitura muito fácil e simples, eu li super rapidinho. Apesar de ser uma história infantil trouxe algumas reflexões sobre como a tecnologia nos afasta da nossa própria essência, nos deixa dependentes dela e de como ela nos traz tantas coisas e informações novas que ironicamente nos faz conhecer menos.

Eric Rocha - Ersiro 06/08/2014

Em Busca de WondLa
Estava eu a procura de um livro que me tirasse da realidade, que me levasse a um mundo completamente novo e diferente, porém infelizmente não estava me dando muito bem nas obras que escolhia, mas Em Busca de WondLa foi diferente. O livro conseguiu atrair minha atenção do início ao fim, coisa que não tem acontecido há um bom tempo!

Cara, estou sem palavras... Faz um bom tempo que não tinha lido nada igual que fizesse eu esquecer tudo ao meu redor para viver na estória, que me seduziu e me hipnotizou de tal forma que eu me esquecia da realidade e de meus deveres, e acabava por trocá-los sem esforço para apenas continuar lendo esta maravilha!

A leitura é fácil e agradável e as lindas ilustrações do próprio autor contidas no decorrer das páginas te ajudam e te levam para o lugar ao qual DiTerlizzi descreve, assim como te mostram como cada personagem é. DiTerlizzi conseguiu mostrar com suas ilustrações como ele vê cada situação, lugar, personagem, sem que atrapalhe o leitor em sua imaginação (pelo menos eu não tive problemas com isso). Mesmo depois de o fechar para continuar sua leitura mais tarde, o livro continua com o leitor, pois quando você menos notar estará se imaginando no mundo de Orbona, nas mesmas situações, aventuras e perigos em que Eva Nove passa.
Mesmo depois de terminar o livro, minha mente ainda continua imaginando, vendo e ouvindo as mesmas imagens que Eva viu, os mesmos sons que ouviu, as mesmas sensações que teve.

Agora que terminei de ler, o que me conforta é saber que já tenho sua continuação, o segundo livro, mas me lembro que o seu terceiro e último, ainda não foi lançado aqui no Brasil e me dá certa ponta de desespero nisso.
O trabalho da Intrínseca ficou realmente maravilhoso, a capa, a organização das páginas, a diagramação, a tipografia, toda a edição, enfim, tudo... ficou impecável! Apenas o cheiro forte que as paginas exalam que é um pouco desconfortável, mas que você nem nota depois que mergulha na estória.

Não sei se o livro é bem conhecido lá fora, mas fico triste em saber que um livro realmente fantástico não é reconhecido aqui no Brasil e perde seu lugar para títulos de estórias completamente clichês. Mas fico feliz que conheci uma obra como esta.

Tenho de admitir que provavelmente, durante esse ano, não lerei nada que chegue perto da experiência que tive ao ler Em Busca de WondLa.
------------------
SINOPSE:
Eva Nove, 12, mora com uma robô que desde pequena cuida dela em uma casa no subterrâneo da superfície ao qual chama de Santuário. Eva nunca viu o mundo de fora, nunca subiu à superfície, mas tudo isso muda quando um inimigo desconhecido invade o Santuário. Forçada a fugir dali, Eva finalmente sai para a superfície e fica maravilhada com tudo o que vê.
Mas onde estão os outros humanos? Eva guarda consigo um objeto plano que mostra a imagem de uma garota junta com um robô e um adulto, todos felizes e é isso que incentiva sua busca para achar um humano como ela.

Sunshine 28/08/2020

Aventuras, amizades e descobertas
Amo livros de fantasia. Nessa história cativante o que se destaca pra mim é ver a Terra num futuro (talvez, n tão distante) sem a presença de humanidade. Mostra diversos povos vivendo bem em certa harmonia com a natureza. Mas, para além disso, o livro se trata de uma jovem descobrindo o mundo e tudo que há de interessante e perigoso nele.

Gezebel 30/12/2021

QUE TODAS AS CRIANÇAS DO MUNDO, CONHEÇAM EVA9...
... mas, principalmente, as meninas. E aqui, eu não vou dar apenas o enfoque do quão necessárias são as representações de mais personagens - como a Eva, como a Katniss - nesse período da vida porque sobre isso, já estamos cansados de saber. O que nos resta agora é discutir sobre esses "como fazer" dessas narrativas e aqui, está um belo exemplo de como construir uma líder de maneira natural.

Para isso, Tony Diterlizzi precisou desafiar as crianças em um universo de ficção científica, apresentar diversas espécies para fazer uma analogia com a nossa diversidade enquanto seres humanos, ao mesmo tempo que abordava sobre assuntos tão próximos como construção de identidade na adolescência ou ecologia.

Ver o amadurecimento da Eva a medida que ela vai construindo os conceitos de comunidade, de família, de respeito, de identidade, entre muitos outros, ao mesmo tempo em que ela não perde a sua ingenuidade infanto-juvenil foi, com certeza, um dos grandes aprendizados para o nosso olhar em relação as crianças.

Guacira.GonAalves 17/07/2020

Uma história infanto-juvenil de ficção científica distópica? Não sei como categorizar, mas adorei! Pena que tenho de encontrar a continuação para compreender esse universo.

Blackthorne 13/01/2021

É tipo Shadowrun pra crianças mas não tem nada haver
Esse livro me causou uma sensação nostálgica. Ele me causou sensações de quando eu li um livrinho da Ana Maria Machado e fiquei me sentindo "wooooooow".

Ele conta a história da Eva e ele vive num tipo de bunker tutelada por uma robô e ai acontecem coisas e ela precisa sobreviver e descobrir verdades sobre o mundo.

A mistura de tecnologia com fantasia me lembra um pouco cyberpunk mas não tem nada haver.

Eu gostei bastante, mas ele sem dúvida não é um livro pra mim, ele não me pegou como faria se eu tivesse 10 anos. Então deixo de recomendação pra quem quer formar leitores, principalmente de 9-10 anos pois é uma universo muito legal pra ser explorado, e pena que seja um livro meio underground pois ele tem potencial pra ser o Harry Potter e o Percy Jackson da geração.

Enfim, 8/10, e acho que eu tô começando a ter espírito de leitor idoso pq eu já não consigo apreciar tanto esse tipo de história...

1 | 2 | 3 | 4 | 5