Chatô

Resenhas - Chatô - O Rei do Brasil

1 | 2 | 3 | 4

amareladiz 01/04/2020

Porque razoável
Enquanto biografia tem um trabalho fenomenal de pesquisa, mas é muito cansativo. Começa bem, mas é possível ler com dois ou sete livros mais leves e rápidos entre os capítulos. É bastante árduo prosseguir na leitura. Até poderia dizer para ler só um capítulo por mês kkk mas é capaz de se perder nos detalhes políticos que são muitos.

P.S.: o filme sobre Chateaubriand é um lixo, completamente mal feito!
Gorette 11/05/2020minha estante
Tô nós primeiro capítulos e tô gostando. A parte da política eu gosto. Vc já leu a Biografia do Getúlio ?!

amareladiz 11/05/2020minha estante
Li não, essa foi a segunda bio que li.

Luis 06/02/2010

Rosebud Paraibano.
Se Guilherme Fontes um dia conseguir terminar o seu interminável filme, e se este resultar em uma obra que tenha pelo menos 10% do encantamento de "Chatô", será provavelmente a maior produção cinematográfica brasileira. Isso porquê a vida do jornalista Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello, por si só, já era uma imensa fita Hollywoodiana : praticamente analfabeto até os 10 anos, o paraibano se formou em direito e iniciou com o pequeno "O Jornal" uma escalada sem precedentes que resultaria na construção do maior Império de mídia do Brasil. Seu apetite voraz por dinheiro e poder o levou a participar , às vezes como protagonista e outras tantas como coadjuvante, das inúmeras reviravoltas da história da República. Foi o introdutor da televisão no Brasil, embaixador na Inglaterra (onde, durante a coroação de Elizabeth II, a poucos metros da Rainha, aliviou sua bexiga discretamente em uma garrafa de Coca Cola...), golpista, patrocinador de mudanças na lei em benefício próprio (a famigerada Lei Teresoca), criador do MASP, incentivador da aviação, entre tantas outras coisas. Isso tudo sem nunca deixar de lado sua vocação maior de jornalista, alimentada por toda a vida em artigos diários publicados em sua cadeia de jornais.

Fernando Morais se vestiu de Orson Welles para recriar o "Cidadâo Kane" Tupiniquim. Só nos resta aplaudir.
Stéfano farias 22/11/2012minha estante
mas como diz no inicio do livro cidadão kane nem chega perto do chatô.

Ellen Rayane 22/07/2021

Um choque cultural...
Conheço tão pouco da história do meu país...
É uma biografia extensa e em algumas partes arrastadas.
Mas é tão interessante saber dos bastidores da história brasileira.
Que brasileiro Paraibano o Assis... Inovador em tantos projetos com sua forma peculiar de tirar dinheiro da burguesia, criou o MASP, foi um pioneiro na aviação e na Televisão...amei o livro, mas não é uma leitura fácil! Recomendo...
Italo 31/05/2023minha estante
Se vc gostou desse livro, recomendo que leia Mauá de Jorge Caldeira

Cris 15/01/2009

Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo
Chateaubriand por causa da escola .este homem não era fácil ,mas mesmo sendo irritante chegou onde chegou de forma espantosa e terminou seus dias naquele jeito como os leitores bem sabem.
pelo amor! ô homem difícil!
o.O

Karina 21/01/2009

História Pura
Esta é uma biografia de Assis Chateubriand, mas pode chamar de relato de uma importante época da história do Brasil.
Fernando Morais segue o persongem por sua vida e nos premia com relatos sobre outras pessoas tão conhecidas e importantes quanto o fundador dos Diários Associados.
História do jornalismo, essencial para comunicadores!

Felipe B. Cruz 03/03/2009

Uma viagem
De fato a vida de Assis Chateaubriand foi extraordinária. Mas, como ficou claro no livro, suas atitudes lembravam a de um verdadeiro mafioso. A maneira como ele tratava seu negócio era tão particular que fica fácil entender como uma potência, que era o Diários Associados, foi reduzida a uns poucos jornais. Gosto muito dos livros do Fernando Morais e ele foi a fundo nesta pesquisa. Apesar de grande, o livro é muito gostoso e fácil de ler. Não se desanime com as mais de 700 páginas. A história flui fácil.

pcanarim 17/03/2009

Excelente oportunidade para aprender história do Brasil. Acompnhe a histório de Chatô, os bastidores políticos e a formação do primeiro império das comunicações no país. A narração de Fernando de Morais é perfeita, bom seria se todos os livros de história fosse assim.

Jéssica Amorim 04/05/2009

Excelente biografia
Livro muito bem escrito, através de um trabalho excelente de pesquisas sobre a vida contraditória de uma das figuras mais emblemáticas do país, o dono do maior conglomerado de comunicação que o país já teve. Leitura essencial para jornalistas e comunicadores mas também para quem saber um pouco mais da história desse cidadão, que se confunde com a história política, econômica e midiática do Brasil. Leitura recomendadíssima. Chatô foi mesmo o reio do Brasil e parte do seu império está atuante até hoje para contar história.

Djair 08/06/2009

Para aprender
Nada melhor que biografias para aprender história, comportamento, diversão. É dos meus estilos favoritos de leitura, e Chatô, desde o ínicio, com a tirada fantástica de Fernando Morais para não fugir ao desejo de Chateaubriand quanto à sua biografia, prendeu-me a atenção, um livro para ser devorado após isto folheado e bebericado aos poucos, sempre uma informação uma história que prazeirosamente redescobrimos.

Fhanton 27/08/2009

Podemos até pensar que setecentas e tantas páginas sejam muitas só pra falar de Assis Chateubriand, mas sua história e como é narrada por Fernando Morais vai nos envolvendo e no fim vc gostaria que tivessem mais linhas sobre essa figura paradoxal. Entendemos muita coisa como funciona a partilha de poder em nosso País e como se constroi um império de comunicações , não deve ser muito diferente de tantos outros construídos. As vezes até torcemos pela sua irreverência e determinição em realizar seus empreendimentos. Boa leitura.

Juliana Molina 26/07/2011

Fenando é ótimo!
Já li várias biografias desse escritor e a cada obra, eu fico mais impressionada com a capacidade de prender o leitor com sua narração e objetividade.

Regina 27/11/2023

História do país
Chatô é uma biografia de Assis Chateaubriand um grande brasileiro, dono do Diários Associados. Bem extensa mas acho importante sua leitura para sabermos mais sobre o nosso país. Recomendo

Luiz Cláudio 22/07/2010

Livro bastante histórico
O livro é muito interessante. Mostra muitos fatos da história do Brasil que não aprendemos na escola. Pelo menos eu nunca vi alguns dos fatos narrados. Mostra como o Chatô foi importante e influente na política brasileira do começo até a metade do século passado.

Mostra brigas e amizades com presidentes. E mostra que alguma decisões tomadas na época tinham o dedo do Chatô.

Inclusive é feita uma abordagem rápida sobre o início da Globo.

Deniz Adriana 29/10/2010

Que os politicos sempre mantiveram uma estreita relação com a imprensa, não é novidade. Mas a forma como Fernando Morais nos mostra nesta biografia quão próxima é essa relação, sem dúvida merece atenção.

Lil Paiva 25/01/2012

Muito boa leitura. Assim que puder volto a lê-lo

1 | 2 | 3 | 4