Adeus à Humanidade

Resenhas - Adeus à Humanidade

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Kriss Black 07/12/2012

Adeus a Humanidade
“Adeus a Humanidade”, me surpreendeu de várias formas, quando li a sinopse pensei que seria uma coisa e no fim era outra bem diferente, a estória narrada aqui, é um romance contemporâneo e bem realista no quesito sentimento, principalmente os conflitos internos de Stephanie, algumas vezes é cansativo tanta melancolia e insegurança, mas ela nem de longe é aquela mocinha chorona e chata, pelo contrario ela é uma guerreira, tomo as rédeas de sua vida no momento que sua família necessita dela, coloca a felicidade de todos antes da sua e isso é algo que me agradou muito, pois apesar de sempre parecer que ia cair aos prantos, ela erguia a cabeça e enfrentava mais um dia.

Enfermeira formada, Stephanie aceitou o emprego na cidade de São Paulo a fim de melhorar a vida financeira de sua família, mas é ali que a vida dela muda de verdade, logo no seu primeiro dia conhece Richard, um médico hematologista e muito, mais muito lindo (suspiros), mas no inicio eles não se derem muito bem, afinal Richard era a exigência em pessoa e super irritante. Logo Stephanie se viu na corda bamba por um lado ela ficava irritada com as atitudes dele e por outro estava a cada dia mais encantada e ela não conseguia entender como aquilo poderia ser possível. Tudo muda em uma festa dada pelo hospital, é nela que Richard deixa sua face “de mal com o mundo” e resolve dar o braço a torcer, daí em diante às coisas acontecem numa velocidade incrível, às descobertas dela, as mudanças que aquilo traria a vida dela, ou melhor, a vida deles... Richard é apaixonante de todas as maneiras possíveis, melhor parar por aqui ou vou falar demais...

O livro em si é muito bom, apesar de muitas vezes sentir que a história correu demais, ou que algumas coisas poderiam ter sido mais exploradas e isso me deixou um pouco incomodada, mas no geral meus incômodos ficaram no esquecimento ou vai ver estava tão ansiosa em ler o livro que não gostei de ter lido ele tão rápido, sei lá. Só sei que “Adeus a Humanidade” é um romance apaixonante e que conquistará muitas pessoas por ai, assim como fez comigo.

Máh Bracho 04/10/2012

E não é que estou cada dia mais apaixonada pela literatura nacional?
Stephanie tem uma grande amiga a Anne, aliás, sua única amiga, ela não é antipática ou excluída dos grupos, festas... mas porque é uma pessoa introspectiva que sente um vazio em sua vida mais não sabe definir o que é, chegou a fazer um esforço em sair e agir como as outras garota da sua idade mais não é dela isso e por ter personalidade deixou essas tentativas de lado e passa a focar em sua faculdade.
Nesse período ela está morando no EUA com seu pai o Dr.Allan Wernyeck um hematologista renomado e requisitado, porém sua vida dá uma reviravolta total quando o seu pai desaparece sem deixar nenhuma pista e o marido de sua mãe Rachel é assassinado, por essa situação ela volta para o Rio de Janeiro e acaba sendo o ponto de apoio de sua mãe que entra em depressão e ainda tem seu irmão o Juninho uma criança fofa que se ver nessa situação, por isso e pela dificuldade financeira ela acaba indo trabalhar em São Paulo e aí tudo começa ou melhor aí que o gato do Dr. Richard aparece em cena.
Mais antes de falar dele, me pergunto por que a personagem não ficou interessou pelo Dr. Luciano um deus grego, solteiro e que tenta uma maior aproximação com ela mais não consegue. ~ já estaria agarrando, sendo piriguete, vou virá enfermeira ~rsrs

Enfim, eis que a Stephanie começa ter contato com o Dr. Richard e onde meus sentimentos ficaram abalados, ainda mais por começar ler num período de sensibilidade, em suas implicâncias com ela na tentativa de afastá-la era como se tivesse brigado comigo pegava sua dores, ela chorava no livro e eu aqui, como senti raiva desse doutor aí em alguns – vários- momentos!
“Dessa vez não deu para aguentar. Não só não o respondi, como saí em disparada pela ala, escondendo, a todo custo, as lágrimas que desciam pelo rosto contra minha vontade [...] Sentia-me frágil demais, não havia como evitar.” Pág 109

Mais assim como tive acesso de raiva e irritação também tive ataque de riso, encontrei uma personagem tão desastrada e atrapalhada quanto eu, quando ela tentava fugir de alguma situação e não chamar atenção eis que era o foco total! srsrs

E é claro que essa “antipatia” toda era apena a luta para não se apaixonarem, coisa impossível se uma pessoa está predestinada para ser da outra como o caso deles e Stephanie descobriu o que lhe faltava e a resposta para o seu vazio com esse vampiro aí.

“Não sabe como me doeu sentir que ficou magoada comigo, que a fiz chorar. – lamentou - Eu quis lutar contra isso, juro. Fiz de tudo para esquecê-la e acabei descobrindo que não dava, era algo além das minha forças. Quando dei por mim, já sonhava com você o dia inteiro. Você dominou completamente os meus sentimento e até as reações do meu corpo ..." [ Richard - pág 176]

E para concluir, quando o livro findou tive que dizer UAU, que livro gostoso de ser lido, Rubim abordou bem seus personagens, gostaria que a Ava irmã do Richard parecesse mais, contudo creio que boas coisas acontecerão com ela nos próximos livros já que é uma trilogia, assim para o Luciano e a Anne, hmmm lálála

EU gostei e muito! ♥
Gostar de um gênero ou de um livro ou não é particular de cada pessoa.
Esse livro mais que recomendado e ansiosa pelo o segundo!
Beliscões carinhosos da Máh |õ|

Katielle 03/09/2012

O livro foi uma grande surpresa, eu não sabia do que se tratava e gostei muito.

A protagonista é Stephanie, ela é uma jovem que não sabe o que quer da vida, não se descobriu, nunca namorou e sente que algo falta, ela tem um vazio dentro de si.

“- Parece que existem chinelos para todos os tipos de pé, até para os das desmioladas. Só espero que meu chinelo exista! Do jeito que tenho sorte, na certa ele vai esbarrar comigo na rua e me confundir com um poste.” (Pág. 26)

Os pais de Stephanie são separados e ela mora com sua mãe. A única coisa que ela tem certeza que gosta é de fotografar e numa dessas, ela ganha um concurso e usa o prêmio para visitar seu pai que mora em Miami.

Chegando lá, seu pai a convence de ficar mais tempo com ele e a fazer um curso. Ela escolhe fazer enfermagem e assim os anos passam.

Algum tempo depois Stephanie ainda sente que algo falta em sua vida e uma fatalidade faz que ela tenha que voltar ao Brasil para ajudar sua mãe.

Já no Brasil ela começa a trabalhar num hospital e será aí que sua vida será transformada para sempre. Ela gosta do trabalho e dos colegas até conhecer o implacável Dr. Richard.

Gente, vocês não imaginam o Dr. Richard, ele é lindo, maravilhoso, todas suspiram por ele inclusive eu. Mas, ele é um homem de ferro, teve alguns momentos que odiei ele, pois sempre que podia fazia Stephanie sofrer e isso ela não entendia e nem eu.

Apesar de tudo que ele faz ela sofrer ela estava enganada sobre ele. Na verdade tudo não passa de um mecanismo de defesa que ele usa para não se aproximar dela e por mais que ele tenha tratado ela mal, Stephanie está perdidamente apaixonada por ele.

Dr. Richard guarda um segredo, será que Stephanie está preparada para descobri-lo e se entregar de corpo, alma e coração a ele?

Eu fiquei muito feliz com este livro, a Marcia escreve muito bem, eu me envolvi com a história e não consegui mais parar de ler.

Acho que me identifiquei tanto, pois a autora escreve de uma maneira que já me senti em relação as escolhas da vida e no relacionamento com os pais.

A minha alegria é saber que o livro tem continuação e se chama “Quando a Humanidade Prevalece”.

Quem tiver a oportunidade de ler, não perca tempo, não irá se arrepender.

Carol 03/09/2012

Maravilhoso e original
Atenção! Prepare-se para viajar na leitura de um romance original, muito encantador e quente. Adeus a Humanidade é o Romance de estreia da minha querida amiga Marica Rubim. Só para aguçar ainda mais os meus leitores vou contar que foi um dos mais vendidos na Saraiva de Niterói e um dos mais comentados no facebook. Então, não esperem nem eu terminar a resenha, já reservem o seu porque o livro é irreverente!

O ponto forte do livro são os personagens. Marcia Rubim criou dois personagens principais com personalidades fortes e os colocou em situações adversas para que o leitor visse até onde eles poderiam chegar. Stephanie é uma mocinha forte, sisuda, orgulhosa, batalhadora e reservada. Ela não é doce e sonhadora, ela é realista, confesso que até demais, pois sua vida não era ruim antes das tragédias acontecerem. Já Dr. Richard é um médico amargurado e inseguro por dentro, mas poderoso por fora. Todo esse poder dá liga ao livro e o torna bem marcante. Gente, onde tem poder e química entre os personagens, tem tesão! Existe um capítulo do livro que quase fez ter combustão instantânea!

O interessante e também o diferencial dos personagens é que eles não são iguais a outros de literatura fantástica. Stephanie é uma raridade em meio a mocinhas desesperadas que só pensam no futuro quando se apaixonam por um vampiro. Ela só quer saber do presente e de como o seu amado sobrevive. A ideia dela é super romântica e atual. Ela quer um relacionamento sério e para isso precisa ver o seu amado se alimentando, precisa ver as presas dele, precisa saber como ele hipnotiza as pessoas e o principal precisa não ter medo de suas falhas e encarar como um defeito comum. Esse é o ponto mais inteligente do livro.

A princípio achei as reações de Stephanie surreais e inverossímeis , mas depois percebi que ela estava certa e eu provavelmente faria a mesma coisa. Sem noção são esses livros que as personagens dizem estar apaixonadas pelo vampiro e saem correndo com nojo do amado. Quem ama encara. Não foge!

“Eu o aceitei do jeito que você é: um vampiro. Agora reflita comigo: se por uma coisa simples, como se alimentar, já se esconde de mim, o que acontecerá quando vier um assunto realmente relevante? Quer participar do meu cotidiano e me excluir do seu? Esse é seu modelo de felicidade?” pp. 227

O tema é o mesmo, mas a história é muito diferente e irreverente. A leitura é acelerada, li o livro em dois dias e o final é até lindo demais! Preciso confessar que o final foi muito rápido, achei que acelerou demais. Gostei muito, porém queria mais tragédia. Aliás, queria que o livro tivesse terminado em tragédia para eu não dormir até a Marcia Rubim publicar o segundo que se chama “Quando a humanidade prevalece”. Ahuahaua

Ai, difícil falar mais porque eu amei o livro e passei a gostar de vampiros! Se todos os vampiros fossem sexys e lindos como os da Marcia eu juro que queria ser mordida por um.

A partir desse livro não conseguirei ir ao hospital e olhar os médicos sem imaginar coisas! rsrs Livro obrigatória para todos os profissionais de saúde.

Adeus à humanidade faz parte de uma série de 4 livros.Recomendo a leitura! ^^

Romances e Leit 03/09/2012

Leitura da Carolina Estrella - Você pode encontrar essa resenha também no perfil pessoas da autora.

Aline 23/09/2012

Surpreendente \o/
Adorei a escrita da autora, ela consegue envolver o leitor completamente logo no inicio do livro. Sabe quando você sente que o autor acertou exatamente na escolha das palavras para a construção da narrativa?? Foi isso que senti, perfeito!!! Não mudaria nada \o/
No inicio do livro conhecemos Stephanie (Protagonista e narradora), sua familia, amigos, anseios, medos, dúvidas e valores. Achei os personagens e cenários bem construidos; muitas vezes me sentia ao lado deles andando pelo Rio e por São Paulo, cidades onde as ações mais acontecem.
Fiquei impressionada com a fibra e controle emocional que Steph é "forçada" a ter para poder aguentar e ajudar sua mãe a se reerguer (superar) após um momento trágico na familia.
Teve um momento que parecia que o mundo estava desabando na cabeça dela e para minha surpresa ela deixou sua vida particular de lado e foi em busca de um emprego em SP para assim ajudar sua mãe e seu irmão a sobreviverem nesse momento dificil.
Ela nunca se lamentava para ninguém, sabia "segurar a onda". Mas não posso deixar de observar que ela tinha uma alto estima baixa e tinha o coração fechado, além de não acreditava muito no amor.
"Sonhar com aquilo que não se pode ter é sinônimo de sofrimento e disso estava fora, cansada. Melhor ser realista e ter os pés no chão do que voar alto e espatifar no primeiro penhasco que encontrasse pela frente." Pág. 131/132
E como na vida nada é por acaso, foi nesse novo emprego que ela conheceu o Dr. Richard, um ser que mudaria sua vida para sempre!!!
Steph sempre carregou um vazio em seu peito e achava que nunca iria se apaixonar por ninguém, mas conhecer o Richard a fez mudar sua forma de ver a vida por completo.
"Eu me rendi. Fui dominada completamente pelo amor que ele me oferecia sem limites, perdido entre palavras que sussurravam ao meu ouvido o quanto era amada." Pág. 208
Muito bom acompanhar essa nova fase da vida de Steph, ela estava precisando ser feliz. Mas essa felicidade veio de forma gradativa, depois de muitas situações complicadas e mal entendidos.
No inicio do livro senti que a autora se inspirou em "Crepúsculo" por causa de alguns elementos usados no enredo e achei até legal, mas foi só um toque discreto. E Steph achei ela um pouco parecida com Helena de "Diários do vampiro" por causa da sua fibra e pela forma natural como aceitou sua nova realidade.
Enfim o livro é maravilhoso, totalmente eletrizante e envolvente, você não consegue largar. Com certeza foi para minha lista de queridinhos e para lista dos melhores do ano \o/
No final temos uma prévia da continuação "Quando a Humanidade Prevalece" e isso só nos deixa loucos para apreciar mais essa aventura.
É isso aí, fica mais uma dica de mais um livro nacional que não pode deixar de ser lido \o/

Evelee 26/01/2013

Resenha que publiquei no meu blog A Vida de um Bookaholic
Link: http://avidadeumabookaholic.blogspot.com.br

AVISO: Essa resenha foi publicada ano passado no meu blog. É a primeira resenha que eu faço depois de muito tempo. A última fez que eu tinha feito ainda estava no ensino médio.

Narrado em primeira pessoa pela protagonista Stephanie. Uma carioca, enfermeira, bonita, jovem e com bom poder aquisitivo. O livro conta como sua vida, aparentemente perfeita, vira do avesso. Seu pai, um hematologista super famoso, desaparece e seu padrasto é assassinado. Então, ela começa a trabalhar em um hospital de São Paulo para sustentar financeiramente a sua mãe e seu irmão mais novo. É nesse hospital que o Doutor-Vampiro-Bonitão Richard trabalha e o próprio será seu chefe.
Um romance começa, mas nada de "Um vampiro! Meu sonho se realizou!". Horror vai ser a primeira reação dela quando descobrir. Quando tudo parece estar perfeito, uma doença incurável está prestes a por fim na vida de Stephanie. O resto só lendo para saber! #soumá. Malvada mesmo é a autora que colocou o início do livro dois só pra me deixar com água na boca!

Sempre me perguntei o motivo de os vampiros modernos nunca se alimentarem em bancos de sangue e hospitais. Esse foi o único livro que colocou essa questão. Amei a originalidade! Na verdade eu amei o livro como um todo. Ele é perfeito e virou meu xodózinho.

Link da Resenha:

Licavargas 13/11/2012

(...) Stephanie é uma garota comum. Embora seus pais sejam separados, ela tem uma vida normal onde financeiramente nada lhe falta. De uma hora para outra, sua vida vira de cabeça para baixo e ela parece ter todo o peso do mundo em suas costas. De uma hora para a outra ela passa de garota quase patricinha para a responsável pelo sustento da mão e do irmão. (...)

Acontece que Stephanie tem em si um vazio, uma solidão que a faz se sentir diferente e esquisita. Um vazio que faz com que ela se feche e se afaste de praticamente todos a sua volta. Um vazio que nem todos são capazes de compreender. (...)
Um vazio que me fez compreender ela tão bem como se de certo modo fôssemos parecidas, como se mesmo com várias situações de vida diferentes, fôssemos a mesma. (...)

... Dr Richard... Lindo, exigente, enigmático e inacessível. Quer tempero melhor para um romance impossível? (...)

Foi praticamente impossível largar o livro até que chegasse ao final e confesso que fiquei esperando e querendo mais, muito mais. (...)

Resumindo, Adeus a Humanidade prende e conquista. Um livro que é muito mais do que somente um romance sobrenatural com vampiros. (...) Marcia Rubim escreveu um livro intenso e ao mesmo tempo doce que para mim foi na medida certa para deixar qualquer leitora apaixonada pela história.

Para ler a resenha completa acesse:

Endry 12/12/2012

Vampiros por aí! :)
Este livro fez parte de um Booktour proposto pela própria autora, a querida Marcia Rubim. Confesso que não havia lido sinopse, que participei só por ouvir falar bem do livro. Sim, às vezes, eu sou dessas. E posso dizer? Não me arrependi. Na fase em que vampiros dominavam os livros e os desejados da maioria, eu não estava tão interessada em lê-los e garanto: foi muito melhor assim. Eu me surpreendi com o livro! A autora escreve bem e a narrativa é bacana. Confesso que fiquei um bocado apreensiva, já que estava na metade do livro e algumas coisas não haviam acontecido ainda, mas foi só isso. No restante, eu amei o livro! Não é sobre o que eu mais gosto, mas foi bom para que eu não ficasse com "preconceito literário". Outro ponto que eu não gostei muito foi a aceitação fácil da personagem principal, a Stephanie, sobre os vampiros. Ela é uma personagem decidida, forte e essa aceitação ficou um pouco deslocada. Mas não foi por causa da história, já que a autora soube bem amarrar este fato, apenas incomodou a mim, por eu ser deveras teimosa, rs. O vampiro-mocinho da história é cativante, mas não de início. Isso sempre me lembra Mr. Darcy, sobre aquela irritação inicial que só pode virar em amor. Ele é correto, bonitão, mas não admite erros. E o moço é persistente, hein! Enfim, eu recomendo a leitura para quem curta romance e não tenha problemas com vampiros, haha, e queira uma boa história, bem leve.

Suhet 23/12/2012

Adeus á Humanidade

Após eu ler a história da autora, eu observei que muitos livros de romance que eu já conheci, a personagem principal é linda e se acha feia. Respondam para mim: Vocês mulheres entre 18 a 25 anos, realmente sofrem desse complexo? Porque estou começando a acreditar realmente que a mulherada em geral pensa assim. (srsrsrsr)

Enfim, Stephanie é assim, linda e possui um corpo belo, um olhar penetrante, e por fim, se acha feia. O que gostei na história da Márcia é que sua personagem principal tem muita força. Ela é a dona da história. E uma boa história exige personagens assim, bem construídos e fortes.

Mesmo com os complexos que Stephanie tem, eu gostei muito dela. Líder de si mesma e decidida. Após acontecimentos graves em sua família ela se vê responsável pelo pouco que sobrou. Então ela sai do Rio de Janeiro para se aventurar na floresta de pedra que é a cidade de São Paulo a fim de colocar comida na mesa no final do mês para a mãe e o irmão mais novo.

O Timing da trama é bem andante, tirando o começo. Lógico, a autora teve que ir mais lentamente por causa de uma série de fatores que seriam apresentados mais a frente e necessitavam de uma base sólida no começo. Porém mesmo assim, poderia ter enxugado mais o começo.

O crescimento que ela proporciona a Stephanie é surpreendente. Após o enredo finalmente se estabilizar em uma velocidade boa para a leitura, Márcia nos traz um romance épico, que toda garota na face da terra sonha em viver. E meninas realmente ela faz vocês irem às nuvens.

É quando a personagem principal começa a trabalhar em um hospital na grande São Paulo que tudo se intensifica. Márcia nos da uma refeição repleta de sedução, frustrações, intrigas, auto-análise e MUITAS risadas. Sério, teve páginas que eu caia na gargalhada, por causa das situações constrangedoras em que Steph passa.

Márcia demonstra um amplo conhecimento na área médica, o que me instigou em muito, pois fazia sua história ficar muito real. O timing realmente foi muito bem empregado. Steph se encontra apaixonada pelo mesmo homem em que ela sente profunda vontade de jogar pelo último andar de um prédio. Isso trás uma confusão em sua mente e quem se delicia com isso tudo somos nós, pois ela cai em cada situação que dá pena, e nós lógico, caímos na risada.

Uma coisa que realmente eu senti falta na trama foi das sensações da personagem. A história é narrada em primeira pessoa, então sensações como frio, calor, toque, deveriam ser mais exploradas na história. Márcia manipula com perfeição sentimentos, mas manipula pouco as sensações. A não ser é claro quando ela está com seu príncipe encantado, mas ai é outra história... srsrsr

E agora Stephanie se vê em um impasse. Só o sangue dele pode curá-la. [CURÁ-LA DO QUE?] – Leia o livro e você descobrirá. – Mas o sangue dela pode matá-lo. E aí? Você abriria mão da pessoa amada para poder ficar com ela apenas mais um pouco?

Embora o final não foi inesperado para mim, alguns pontos de viradas da história forem fracos e um tanto atropelados, gostei do final.

Critérios de Avaliação

a) Arte da Capa:
A capa de Adeus à humanidade é simplesmente linda. O capista Adriano de Souza fez um trabalho excelente que consegue transmitir a essência da história.

b) Trama:
A trama é bem desenvolvida com um timing bem gostoso. A autora mesca romance com cenas engraçadas e descontraídas. Peca em fatos que poderiam ser cortados no começo e em alguns pontos de viradas fracos no decorrer da história.

c) Caracterização das Personagens:
Marcia conseguiu fazer bons personagens. Cada um deles possui uma naturalidade excepcional. Estão realmente vivos entre as páginas e a personagem principal possui muita força. Não gostei das atitudes do pai de Steph, me pareceu muito robozinho, foi a única falha da autora com relação à personagens.

d) Qualidade do Livro (papel, letra, erros, etc):

A editora Novo Século realmente faz um excelente trabalho com seus livros. Eles não possuem um tamanho exagerado e é bem resistente, além de possuir as páginas amarelas que eu tanto gosto.

e) Comparação com outras obras do gênero:
Marcia nos trás uma típica história entre humano e vampiro. Sua inovação foi que o sangue da personagem principal pode matar seu grande amor. Esse é o fator chave em sua história e também os momentos de descontração, onde com momentos engraçados a autora proporciona um novo fôlego à historia.

Michael 10/01/2013

Quebrando esteriótipos com Adeus a Humanidade!

O selo de novos talentos faz jus a obra de Marcia Rubim que na minha opinião tinha tudo para ser mais um dos inumeráveis clichês sobre romances vampíricos que para dizer a verdade eu detesto. SÓ QUE NÃO. Como disse anteriormente na resenha de O Pássaro da Samanta Holtz e torno a repetir: EXISTEM DIVERSAS MANEIRAS DE CONTAR CLICHÊS, o que importa é como você o conta e a trama da Marcia foi bem contada e merece o devido reconhecimento. Por isso, eu digo, se você gosta de romances e de vampiros, “Adeus à Humanidade” é uma ótima indicação, e veja bem, está recebendo indicação de alguém que não gosta. Por que? Vou explicar sim, e sem spolier. ☺

Começarei então a explicar o porquê da estranha indicação e das minhas sensações durante a leitura.

INICIO DA LEITURA

O livro é narrado em primeira pessoa pela personagem Stephanie. Eu pensei que fosse me sentir desconfortável em algumas partes por questão disso, mas foi um mero engano. A narrativa de Marcia é muito gostosa de ler e o primeiro terço do livro conta bem como é Stephanie e o tipo de personalidade que ela possui. Os personagens secundários da estória aparecem de forma sutil o que fez me sentir como personagem ouvinte da história. Pra explicar melhor, a narrativa acontecia assim, primeiro surgiam os personagens e depois eles eram apresentados e a cada momento eu ia descobrindo as personalidades e defeitos que cada um possuía, por isso que o começo me fez pensar que estava vivendo junto com Stephanie. [risos] Doido não? Por que acham que eu conseguir nadar contra a corrente e ler um livro de um tema que eu não gosto?
Nesse inicio acontecem algumas coisas misteriosas que sustentam basicamente toda a história.

MEIO DA LEITURA

A parte mais empolgante da leitura pra mim. A Stephanie ou a Marcia me deram lições de medicina e nessa questão eu dou aplausos a autora. Ela soube escrever e detalhar o novo ambiente de trabalho de Stephanie, as teorias cientificas e até alguns termos médicos que não tornaram a leitura chata, pelo contrário, muito mais interessante.
O galã, ou digamos par romântico da Stephanie aparece na estória, o problema é que ela não o suporta e ao mesmo tempo o ama. Como é? É isso mesmo! O que eu mais gostei na Stephanie é que mesmo com todas as qualidades descritas anteriormente que nos faz pensar quer ela seja anormal em relação a outras garotas, ela nos mostra que tem um lado B meigo e carente. E o mais divertido é que ela tem a forma maluca de toda mulher amar um homem: gostar e rejeitar no começo e depois... LOVE! (sem machismo por minha parte!).
Nessa parte da estória, outros personagens são apresentados, entre eles Ava, que nessa parte é considerada a “pedra no caminho” de Stephanie. Algumas criticas sociais são feitas bem de leve, como agressão a mulheres e incentivo a drogas.

FIM DA LEITURA

Na parte final acontecem as surpresas e os mistérios foram esclarecidos. O que mais me motivou no fim da leitura não foi nem a solução do mistério. Foi a ideia da trama. Marcia Rubim nos traz um argumento muito bom e cientifico para uma suposta doença capaz até de matar um vampiro e a cura de alguém pode ser o veneno de outro alguém. O quem vem escrito na contracapa do livro define bem o desfecho da estória. Que surpreendeu até a mim!
É isso ai! o/ Finalmente um livro de vampiro que não termina com “ ♪♫ a luta épica entre vampiros bons e maus, ou vampiros contra lobisomens! ♪♫”. O livro da Marcia não tem momentos de luta ou ação excessiva e ainda assim a estória é muito bem sustentada até o fim.

Agora que terminei de falar das minhas impressões da leitura, hora de falar um pouquinho das personagens. ☺

STEPHANIE: Vamos começar pela protagonista é obvio. No começo eu senti que iria me abusar das reclamações sobre o vazio de Stephanie, mas me enganei e sabe por quê? Marcia Rubim soube dosar bem o humor dela, o que transformou ela apenas em uma personagem definida pelo popular “Antes só do que mal acompanhada”, o que me divertiu muito!

ANNE: A melhor amiga de Stephanie. Amei essa personagem. Sabe aquele amigo ou amiga que o conhece melhor do que você e que parece compartilhar do seu cérebro e o coração? Essa é a Anne.

RICHARD: Bem, quando ele aparece imaginei uma grande barra de chocolate... De tão sem sal que ele era. Detesto egocentrismo e foi o que ele demostrou quando apareceu na estória. Mas no decorrer da trama ele fica mais suportável, as juras de amor dele são lindas e o lado B de criança teimosa dele me divertiu muito.

AVA: Não vou revelar quem essa personagem é por que seria spoiler, mas eu gostei bastante dela. Ela não tem muita participação na trama em si, mas eu gostei dela.

DR. LUCIANO: Em todo romance tem que ter um amigo que quer ter mais do que amizade e esse é tipo de personagem que é o Dr. Luciano. Embora na estória Stephanie diga que ele era muito brincalhão, eu senti falta de todo o humor descrito sobre ele.

Bem, eu não vou falar dos outros personagens por que eles são mais secundários, e não que não sejam significativos na estória é que o pouco que eu tenho para falar deles acabaria “spoliando”.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como disse no começo do post, Marcia Rubim se faz merecedora de ser considerada um novo talento da literatura brasileira. Não apenas pela trama bem criada e explicada, mas pela estruturação de seus personagens, que para mim foi o que me manteve interessado na leitura, a narrativa e a semântica é muito boa também.
O que me surpreendeu nessa obra é que mesmo odiando o tema eu consegui lê-la. O que prova a competência de Marcia Rubim, eu poderia ter parado de ler e ter começado a ler os outros vários livros que ainda não li da minha estante (e não são poucos!), mas não consegui, quis ir até o fim e descobrir o que diabos iria acontecer.
Por ter vampiro na história eu imaginei que devesse ter milhares de assassinatos, lutas, disputa de poder e etc, que sempre tem em livros do segmento e novamente me surpreendi. Em Adeus à humanidade não tem, ou seja, sem repetições, sem coisas que todo mundo já cansou de ler e Marcia Rubim sustentou tudo com as teorias cientificas e explicações sobre uma doença.
No livro eu não consegui encontrar erros de digitação, então parabéns a Fernanda Guerriero que foi quem revisou a obra.
A capa do livro é linda e eu imagino as vezes que seja mesmo o Richard e a Stephanie na imagem. O material da capa e do miolo são muito resistentes e as paginas em papel polen soft deixaram a leitura prazerosa.
Por fim termino a resenha reafirmando minha indicação da obra.

Quando eu leio um livro eu jamais consigo vê-lo apenas como páginas, letras e palavras. Eu vejo a alma do autor, vejo a história em que ele acredita e tento acreditar nela, obrigado Marcia Rubim por me fazer acreditar na sua história e ver que estereótipos podem ser quebrados a todo momento. Adeus à Humanidade pra mim é mais interessante que The Vampire Diaries e ponto final. #precisava falar.

Diéssica 13/01/2013

Diferente, interessante, apaixonante!
Adeus à Humanidade é o primeiro livro da série escrita por Marcia Rubim. O livro foi escrito de uma forma muito particular: uma linguagem bastante coloquial que deixa a leitura leve e fluente, tendo espaço, inclusive, para algumas gírias.

Apesar do tema ser bastante tratado ultimamente, Marcia, conseguiu escrever uma estória diferente e envolvente.

O que eu mais gostei da estória é a forma com que a personagem principal enfrentava seus problemas, sem fugir, sem procurar atalhos, apenas os enfrentou de frente com todas as consequências. Uma personagem forte, com uma personalidade marcante.

O livro é narrado pela personagem principal, Stephanie, que após uma reviravolta em sua vida, precisa se mudar para São Paulo, onde conheceu o irresistível, impecável e perfeito Dr. Richard. Além dos problemas familiares e financeiros, Stephanie enfrentou o conflito entre seu coração e sua razão. E, quando finalmente pensou que seria feliz, uma doença bateu a sua porta, ameaçando sua tão recente felicidade. Porém, com a ajuda de seu pai ela teve uma pequena chance de vencer mais este desafio.

ou

Lina DC 19/01/2013

Em primeiro lugar, eu volto a reforçar o quanto fico emocionada ao ler uma obra nacional bem escrita. Temos tantos talentos por aqui que me deixa emocionada. Confissões à parte, vamos ao livro. É sempre importante observar que alguns autores conseguem utilizar temas que já são considerados “clichês” e reciclá-los, tornando-os uma leitura gostosa. Foi o que eu senti ao ler o livro da Marcia Rubim. Não sabia exatamente o que esperar do livro, mas tive uma surpresa maravilhosa durante a leitura.
O livro vai narrar a história de Stephanie, que começa a trama como uma jovem digamos “ingênua” e termina o livro totalmente ciente do mundo. Seus pais são separados, e seu pai é um hematologista mundialmente famoso. Stephanie apesar de ser amada por seus pais; irmão e melhor amiga, sente-se “desconectada” do mundo, sempre afastando as pessoas do seu verdadeiro eu. Em uma das suas viagens para visitar o seu pai, Stephanie vai descobrir sua vocação, tornando-se uma enfermeira realmente devotada a seus pacientes. Infelizmente uma notícia avassaladora faz com que Stephanie retorne ao Brasil, para cuidar de sua mãe e de seu irmão. Nesse meio tempo, descobre que o seu pai também sumiu! Tantas situações tristes deveriam ter derrubado a protagonista, mas não, ela segue em frente, mesmo com o coração despedaçado e muda-se do Rio para São Paulo em busca de um emprego para ajudar a pagar as contas de sua mãe. E é nessa rotina de trabalhar, comer e dormir que Stephanie dá de cara com um médico com uma reputação profissional perfeita, porém com habilidades sociais totalmente enferrujadas: o dr. Richard. Confesso que o Richard não me convenceu no início da trama, sendo sempre rude e totalmente inadequado, mas com o tempo ele fica um pouco melhor. E é nesse “meio hospitalar” que uma relação vai surgir. Isso até Stephanie descobrir o segredo do Richard. Será que ela vai aceitar a sua verdadeira identidade? E será que o desaparecimento do seu pai foi aleatório? São algumas das perguntas que serão respondidas. Alguns personagens são simplesmente fofos, como a melhor amiga de Stephanie, a Anne, que tem uma história também de superação e é muito observadora. Outros personagens ganham destaque e ajudam no desenvolvimento da trama, como a Ava e o Dr. Luciano. O final é uma graça e eu sinceramente não esperava uma continuação. Achei que a história poderia ter terminado no primeiro livro, mas estou bem curiosa para saber o destino deles em “Quando a humanidade prevalece”.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6