Por Isso a Gente Acabou

Por Isso a Gente Acabou Lemony Snicket

Resenhas - Por isso a gente acabou

Mokumura 11/04/2020

Odeio fazer resenhas, mas achei totalmente necessário para esse livro.
Num dia aleatório da minha vida me deu uma vontade maluca de ler esse livro, não sei porque, mas eu precisava ler imediatamente, então eu procurei ele e mandei pro Kindle.
Não posso negar que foi chatinho no começo, eu li bem devagar, mas quando eu falei "vou pelo menos tentar chegar em 40%" foi que as coisas começaram a andar. Eu li bem mais que 40%, em 50% eu já não podia mais parar.
Eu amei todas as referências de filmes, mesmo que não conheça nenhum desses filmes. E eu chorei com esse final porque tudo o que a Min disse doeu horrores e parecia que a cada palavra ela estava enfiando uma faca no meu coração e torcendo.
Lai Rocha 11/04/2020minha estante
Eu desisti da leitura desse livro, mas depois dessa resenha vou retomar.

Jhulia 09/04/2020

?Foi por isso que a gente acabou Ed, por uma coisinha pequena que sumiu ou quem sabe nunca tenha estado de verdade nas minhas mãos."

Cacau105 04/04/2020

Admito que do início até o meio foi bem "entediante" de ler. Mas depois eu ficava torcendo pra algo acontecer e eles acabarem juntos mesmo que o nome do livro é "Por Isso a Gente Acabou".
É lindo ver o amor da Min pelo Ed e o quanto ela se empenhou pra fazer dar certo, mas no fim não funcionou tão bem.
E eu queria MUITO que os filmes citados no livro fossem reais, e o Hawk Davies realmente existisse, ah se eu queria.

Lia 31/03/2020

História Arrastada
Todas as partes da história sendo explicadas com cenas exatas de filmes antigos tornou a leitura bem arrastada, prolongando capítulos e mais capítulos para o final ser corrido e mal explicado.
Gostei, mas nem tanto assim.

lisovskig 30/03/2020

Um livro bom, na medida do possível.
Por isso a gente acabou é uma obra um tanto diferente que me causou curiosidade desde a primeira página. A ideia de construir uma obra com cartas relacionadas a objetos que construíram um relacionamento foi muito interessante. Um dos pontos negativos com certeza foram os detalhamentos de muitos lugares e acontecimentos que me deixaram perdido durante todo o livro e que acabavam deixando a leitura um pouco arrastada. Com certeza é um livro que vale a pena ler, apesar destes pequenos pontos negativos.

Giovanna Leles 05/03/2020

Por Isso a Gente Acabou
esse é um livro escrito em cartas, uma narrativa muito pessoal e ilustrada, o que me fez imergir completamente na história e compor todo o ambiente dela. Por Isso A Gente Acabou é sobre romances adolescentes, o fato de que talvez os opostos podem até se atrair mas nem sempre podem dar certo, e toda a jornada de superação de um término de namoro. um livro talvez infantil demais, mas ainda assim, divertido.

Luana 06/02/2020

@O dia está lindo, ensolarado e tudo mais. É daqueles dias em que você acha que tudo vai dar certo etc. Não era o dia para isso, nem para nós, que saímos de 5 de outubro a 12 de novembro. Mas já é dezembro e o céu está claro, assim como tudo agora está claro para mim. Estou contando por que a gente acabou, Ed. Estou escrevendo, nesta carta, toda a verdade sobre o que aconteceu. E a verdade é que, porra, eu te amei demais.

@O Al só fez que não, provavelmente porque eu estava rindo, acho. Acho que eu estava rindo, a festa tinha acabado e aquelas tampinhas pegavam fogo no meu bolso. Pegue-as de volta, Ed. Aí estão. Pegue também o sorriso e a noite, pegue tudo de volta, era isso que eu queria que você fizesse.

@— Não — você disse, e me tocou, só no ombro, com certeza você não lembra, mas para mim foi de desmaiar.

@Suspirei e apontei o caminho. Eu te dei uma aventura, Ed, estava bem diante do seu nariz mas você não viu até eu ter que chamar a sua atenção, e foi por isso que a gente acabou.

@Parei de olhar para ela e olhei, meu Deus que lindo, para você. Eu te beijei. Ainda sinto a minha boca na sua, agora tenho um feeling do feeling que tive naquela hora, mesmo que não tenha mais.

@Foi isso que eu pensei, andando descuidada pela rua. Cinco de dezembro, foi isso que eu vi enquanto andávamos juntos em 5 de outubro, vamos, vamos juntos fazer algo extraordinário, e eu comecei a fazer planos, achando que íamos chegar lá.

@A noite depois de eu perder a virgindade, depois que você me deixou em casa e depois de várias horas vazias da tarde deitada na cama, cansada e inquieta, até que eu me sentei e fui lá fora ver o sol cair no horizonte — aí foram mais sete ou oito fósforos. E então a terceira noite foi aquela depois que a gente terminou, que valia um milhão de fósforos mas acabou sendo só o que sobrou. Naquela noite parecia que, ao acendê-los e jogar pelo telhado, os fósforos iam botar fogo em tudo, as centelhas das pontas das chamas queimando o mundo e todas as pessoas que existem nele de coração partido. Fumaça que eu queria por tudo, na fumaça eu queria você, embora num filme isso não fosse funcionar, efeitos demais, pomposo demais para como eu me sentia: tão diminuída e tão mal. Corte esse incêndio do filme, não importa quanto eu assista nos copiões. Mas eu quero assim mesmo, Ed, quero o que não tem como acontecer, e foi por isso que a gente acabou.

@Eu olhei para você, Ed, e, putz, você estava lindo naquele dia, você está fazendo com que eu me debulhe no caminhão agora, e todos os outros dias também. Fins de semana e dias de semana, quando você sabia que eu estava olhando e nem imaginava que eu estava viva. Mesmo com as estrelinhas em volta da cabeça você estava lindo.

@“Te vejo segunda!”, você gritou, como se tivesse acabado de descobrir os dias da semana. A gente achou que tinha tempo. Eu acenei mas não podia responder, porque finalmentetinha me permitido sorrir tanto quanto eu queria a tarde inteira, a noite inteira, cada segundo de cada minuto com você, Ed. Que merda, acho que eu já te amava. Condenada, como um taça de vinho sabendo que um dia vai cair, sapatos que logo vão ficar gastos, a blusa nova que logo você vai sujar.

@Primeiro encontro, o que eu ia fazer com o eu imbecil e essa emoção de “te vejo segunda”? Achando que havia tempo, bastante tempo para ver as fotos que a gente tinha feito? Mas a gente nunca revelou. Tudo mal revelado, a coisa toda, jogada numa caixa antes de a gente ter chance de saber o que tinha conseguido, e foi por isso que a gente acabou.

@Mas é por isso que já estava condenado, bem ali. A gente não podia ter só as noites de magia zumbindo pelos fios. A gente tinha que ter os dias, também, os belos e impacientes dias que estragavam tudo com os cronogramas inevitáveis, os horários obrigatórios que não se cruzavam, os amigos leais que não se gostavam, os absurdos imperdoáveis rasgados da parede independentemente das promessas feitas depois da meia-noite, e foi por isso que a gente acabou.

@Tome de volta, Ed. Tome tudo de volta.

@Lá fora o tempo tinha se aberto, repentino e mágico como um alvorecer vampiresco português com pássaros emplumados e harpias de trilha sonora. Não durou muito, não ficou aberto por muito tempo, e foi por isso que a gente acabou, mas quando fecho este livro para te entregar, não penso nisso, na gente segurando o livro nas mãos para comprar e levar, porque, porra, Ed, não foi por isso que a gente terminou. Eu amo, sinto falta, odeio ter que te devolver, essa coisa complicada, foi por isso que a gente ficou junto.

@Quem sabe é alguma semente, uma fruta, uma vagem, um unicórnio trotando pela grama onde a gente deitou juntos. Eu podia ter posto na água, podia ter cuidado dele e vai saber o que teria virado, o que podia ter acontecido com esta coisa do parque onde eu te amei, Ed, onde eu te amei tanto.

@Eu nunca te contei. Tem muita coisa, Ed, que eu nunca te contei.

@Mas elas estão aqui, Ed. Olhe para elas, fazendo peso e de pesar o coração quando abro a lata e as balanço nas mãos doídas de te escrever. Elas ficaram tão indeléveis, Ed, porque todo mundo desapareceu, então pode ficar com elas. Talvez, se for você que ficar com elas, seja eu que fique melhor.

@Como você vai encontrar de novo, bem o que você queria e na hora certa? Nunca, provavelmente. Agora está vazia e nada, não sei nem por que fiquei com ela, e não vou mais ficar. Foi por isso que a gente acabou, Ed, por uma coisinha pequena que sumiu ou quem sabe nunca tenha estado de verdade nas minhas mãos.

@— Não sei — você disse. Lindo naquele pôr do sol. Eu podia tocar em você, queria, não me aguentava. Quem era você, Ed? O que eu ia fazer com você?

@Eu soltei o corpo e aí, com os meus amigos, assumi o meu lugar. Então fique com o meu ingresso, Ed. Enquanto o mundo e a plateia estavam dando vivas para você, cocapitão, vencedor do estadual, eu ganhei os meus aplausos.

@Fechando a caixa com um empurrão, expirando como um caminhão que puxa o freio, largando-a na frente da sua casa com um gesto da Desperada. Logo vou estar me sentindo assim, a qualquer segundo, querida ou amada ou contente ou não sei que mais. Eu já vejo. Vejo e sorrio. Estou te dizendo, Ed, e agora estou dizendo para o Al, que é um feeling

Thabata 11/01/2020

Por que a gente começou
Essa deveria ser a pergunta, porque sinceramente, que relacionamento foi esse? Sabe aqueles erros que a gente comete na vida e depois de um tempo vemos que eles foram cometidos no momento certo, porque se tivéssemos feito mais tarde as consequências poderiam ter sido piores? É bem isso.

Minerva passa horas escrevendo uma carta que provavelmente nem será lida pelo destinatário, que não gosta de ler. Ela diz no começo que não o ama mais, mas ainda perde horas do seu dia escrevendo pra ele, remoendo o relacionamento e coisas que ela deveria ter visto mas não viu. No decorrer da narrativa ela vai apresentando pra gente e pro Ed, coisas que ela guardou numa caixa que lembravam um determinado momento do relacionamento deles, mas o curioso é que ela apenas guardava os objetos na caixa e eles ficavam ali, esquecidos. Estanho, não?

Eu detestei o Ed desde o primeiro momento. Típico modelinho de cara sem noção, machista e homofóbico. O cara é bom em matemática (o que é uma surpresa) mas acha que isso é coisa de gay, acha que um homem não anda com uma mulher se não tiver interesse ou se não for gay, acha que existe cafés para homens ou para mulheres e gays, taxa uma menina de rodada quando a lista de meninas que ele ficou é imensa. Enfim, o cara é um desastre. Com o passar do tempo, a gente percebe que ele só repete o que há tempos escuta do treinador, que meio que exerce uma figura de pai tanto pra ele quanto pro resto do time. Aí não sei se sinto raiva ou pena por ele ser como é.

A Minerva me pareceu inteligente, no inicio, mas depois de tantas citações repetitivas de filmes comecei a não gostar mais, fora que ela começa a sair com o Ed o superestimando, achando que ele é muito pra ela, receita pra não dar certo . Eles não tinham nada em comum, ela insistia em ceder as vontades dele, assistia aos jogos e treinos mesmo os achando chato, o defendia sempre que ele fazia besteira e não levava a sério suas falas preconceituosas. Durante vários momentos ele e a irmã dizem que ela é "diferente" das outras meninas que ele saia, mas conforme ela conta os fatos você percebe que ela está ficando igual as outras, virando mais uma "menina de arquibancada". Ela se torna mais um clichê.

A melhor personagem pra mim foi a Lauren. Sempre que ela aparecia eu ria. Ela tinha ótimos diálogos com a Min com seu humor cortante e direto. Ela dividia os segredos da Minerva e do Al, era uma base mediadora no tripé da amizade deles, uma pena ela quase não ter tido espaço na estória.

A única coisa boa era saber que eles não duraram muito tempo e a curiosidade em descobrir o que aconteceu acaba fazendo a gente insistir na leitura, mesmo não achando o livro muito bom. Aí quando, no final, você descobre o que é, você se decepciona mais uma vez com o livro. Ele acaba sendo só um monte de clichês mal feitos: Ed o atleta da escola que acha que as pessoas precisam agradá-lo e ele não precisa retribuir o tratamento; as meninas da escola que fazem ele ter certeza de que o mundo está ali pra servi-lo; a Joan, irmã do Ed, que vê as coisas que ele está fazendo e não fala nada; o Al, que acabou se tornando óbvio e deixando o Ed ter um pouco de razão nos seus preconceitos; a Min, que deixou sua vida e seus amigos de lado pra ficar do lado de um cara que todo mundo dizia que não era bom pra ela e por fim, a cereja do bolo, o motivo pro termino do namoro, que mais obvio não podia ser. Quando você pensa no perfil de cara que o Ed é, não é muito difícil de saber qual foi o motivo.

Esse livro foi decepcionante, essa é a palavra, não que eu esperava muito. Eu queria um livro bobinho mesmo, só pra relaxar, mas esse foi tão frustrante que nem pra isso serviu, e assim como a Minerva apagou da mente o filme os patetões III, esse livro vai sumir da minha também.
Stephanie295 08/02/2020minha estante
Obrigada pela resenha, eu ia ler o livro mas dps de ler oq vc disse vou me poupe dessa tristeza.

Stephanie295 08/02/2020minha estante
Vou me poupar*

Thabata 08/02/2020minha estante
hahaha. ah, foi a minha visão só neah. Pode ser que você goste, só lendo mesmo ;)

Natalia.Franca 30/10/2019

É uma historia legal.Alguns trechos engracados o que deixou xato foi tanta referencia de filmes que nunca vi

Pietra 26/09/2019

uma merda
Esse livro foi amor a primeira vista,o título original,a capa e as ilustrações ganharam meu coração,mas ao começar a ler, uma decepção,confesso que faltou umas 100 páginas para acabar,mas não consegui,odeio abandonar livro praticamente me obrigou a terminar mas esse era realmente ruim.
A história não me prendeu,a narradora vulgo min usa expressões (ela fala sobre um feeling o livro todo e eu nunca entendi direito) e referências que eu não consegui entender e tudo foi ficando extremamente chato.
Talvez eu seja muito burra para ler este livro e pegar as referências, talvez se você gostar de algo mas poético,com entrelinhas e muita enrolação,você possa gostar,abandonei faltando menos de 100 páginas e definitivamente não recomendo.
UMA DECEPÇÃO.

Julia Dalazen 09/09/2019

Esse livro é aqueles que a gente vai lendo achando que é só mais uma historinha boba e sem sentido. Porém, você vai começar odiando o fato do término e quando chegar ao último capítulo vai glorificar o fim, é querer agredir o personagem. Vale muito a pena.

Nai 01/07/2019

O livro me agradou em vários aspectos.
Por isso a gente acabou foi um livro muito recomendado por alguns leitores que acompanho. Quando comprei, estava realmente com muita vontade de ler. Fui com muito entusiasmo para conhecer a história, acabei me decepcionando um pouco, e vou agora contar o porque, dizendo assim os pós e os contras dessa história de Daniel Hendler.
O livro começa com uma narrativa simples e que na minha singela opinião da um engajamento bom para a história, dando a impressão de que será uma leitura rápida e objetiva. Porem, no decorrer do livro achei que a leitura foi ficando cada vez mais evasiva, sem nexo, com uma interpretação bem complicada e de difícil desenvolvimento. O livro ganhou três estrelas por que ele realmente conseguiu me roubar um pouco de atenção, as vezes ele cita alguns indícios de que o relacionamento de Min e Ed está se tornando um tanto quanto abusivo, oque nos leva a refletir um pouco a história. Só consegui gostar um pouco do livro e o considera-lo bom, pelo final, que mostra realmente o real motivo do termino do casal, e é quando verdadeiramente consegui entender e interpretar a história. Apesar dessas oscilações no desenrolar da história também consegui dar três estrelas pelo fato de ter absorvido aprendizados realmente importantes, apesar de serem ensinamentos meios óbvios, pelo menos para mim. Recomendaria este livro principalmente para adolescentes que estão começando na vida amorosa e para aqueles que estão passando por um fim de relacionamento, talvez seja reconfortante e seja uma boa maneira de superação e força.

maria gabriella 14/06/2019

Uma decepção
Fiquei decepcionada demais com esse livro, gostei da proposta mas acredito que ela foi muito mal executada.

Vamos lá. Min é a garota retraída da escola, a diferentona que curte fimes antigos e é apaixonada por café, o velho clichê e que de diferente não tem nada. Min começa a namorar Ed, o popular jogador de basquete bonitão que não costuma ficar com garotas como ela e faz questão de lembrar isso a todo instante. Same old clichê.

O namoro começa rápido e avassalador, as diferenças entre eles começam a não fazer tanta diferença, e tá tudo indo bem, mas já sabemos que eles terminaram e é essa a pauta do livro, nos mostrar através de cartas que Min esvreve para Ed todos os motivos do pq que eles acabaram.

Achei interessante, mas a forma que o autor escolheu pra fazer isso não me agradou. A escrita do livro se baseia em cartas, mas também tem momentos em que a Min fala no presente, e fica tudo muito confuso.

Outra coisa que me incomodou DEMAIS foram as coisas ditas sem nexo algum na leitura. Mil e um fatos sem nenhuma relevância são jogados na cara do leitor e tipo: pra quê???

Enfim, Min não superou o término e encontrou dessa forma uma maneira de deixar ir, e tudo bem, cada um faz isso à sua maneira, e o Ed é um imbecil.

Apesar de tudo li bem rápido, curti algumas partes e a proposta. O final foi bom.

zoni 08/06/2019

O fim de uma relação amorosa traz angústia, tristeza e raiva, esse livro faz o mesmo.
É previsível.

Nessa história nós temos aquela personagem genérica que ama café, filmes antigos, idealiza as relações perfeitas e todo aquele lenga lenga que pode gerar um ótimo clichê, mas não é o caso aqui. O livro se inicia com Min colocando todos os pertences do seu ex namorado numa caixa e preparando-se para devolver tudo, e então a gente pensa, é pode começar a ficar legal, não fica. É um blá blá blá sem tamanho, ela começa a contar as histórias por trás de cada item que está devolvendo, e isso é meio cansativo, principalmente porque cada item/história é uma razão para ela terminar os capítulos dizendo: foi por isso que a gente acabou.

A narrativa é alternada entre as lembranças do passado e o presente, que é quando a menina está prestes a entregar os pertences e a carta que está escrevendo para o babaca do ex, e livros assim são meio confusos, quando não são feitos da forma certa. Haviam momentos que eu nem sabia se era presente ou passado, a escrita é confusa, meio desconexa...

Ed, o ex namorado é tão escroto, e esse deveria ter sido a razão para eles terem acabado, mas Min é tão estúpida que nem me espanta ter passado tudo que passou.

Eu gostei do livro, mas também não gostei, e isso não faz sentido. Gostei porque é um romance que aborda uma perspectiva bem diferente da maioria dos outros, e isso o torna interessante em primeiro instante, mas odiei porque um livro com esse tema deveria ser mais profundo, só que a verdade é que os personagens não causam empatia alguma.

Foi um passatempo, mas com certeza não farei essa leitura novamente.

site: www.instagram.com/nomeiodatravessia

maria gabriella 14/06/2019minha estante
Então, li há pouco tempo e partilho das mesmas coisas que vc comentou sobre o livro kkk Na festa do Halloween eles brigaram pq na conversa da Min com o amigo do Ed ele deixa escapar que o Ed fala tudo sobre ela para ele, inclusive o "tudo com exceção de", que pelo que eu entendi ela falou pra ele que sexualmente falando já tinha feito tudo com exceção de: sexo. Eu tbm viajei muito em algumas partes entediantes, espero ter entendido isso pq tbm voei com essa frase kkkk

ametista 16/06/2019minha estante
valeu por explicar kkkkkk