Por Isso a Gente Acabou

Por Isso a Gente Acabou Lemony Snicket

Resenhas - Por isso a gente acabou

jur0driguees 24/06/2020

Eu me tornei quem eu mais temia...
... a pessoa que realmente gostou de Por Isso A Gente Acabou, tipo de verdade mesmo (rsrsrsrs).
Bom, acredito que esse livro não seja aqueles do tipo 'todo mundo que ler vai gostar', mas também acredito que se você ler de coração aberto e bastante persistência, bastante mesmo, você vai se apaixonar e se envolver muito com a história.
Min e Ed, tiveram um relacionamento super breve mas com muitos acontecimentos, e quando eles terminam, ela têm a brilhante ideia de devolver todas as coisas que já tinha ganhado dele, até as que geralmente ninguém guarda, como um bilhete de cinema.
Me interessei pela história logo de cara porque claramente, eu me vejo sendo essa garota que junta tudo em uma caixa para guardar de memória, e provavelmente, eu devolveria tudo com uma carta gigantesca (talvez não como essa que, no caso, têm mais de 200 páginas mas, tudo bem).
O começo do livro é bem confuso e confesso que você demora umas boas 50 páginas para começar a pegar o ritmo da história, até isso você passa por uns mil obstáculos para desistir da leitura. A narrativa é meio difícil e têm alguma coisa de diferente na forma como o autor escreve que não vai agradar a todos e que eu também não sei direito especificar o que é (mas que em algum momento eu me acostumei com ela).
O que eu achei mais louco (e real!) é que desde o primeiro dia, o primeiro momento juntos, a primeira conversa, ela já tinha motivos para 'acabar'... ela só não viu. E com o passar do tempo, esses motivos foram aumentando muito, e ela continuou não enxergando. Não julgo pois na maioria das vezes, fazemos exatamente a mesma coisa, e não vimos. E esse livro liga isso em nós, a gente se encontra várias vezes fazendo as mesmas coisas nos nossos relacionamentos e mais uma vez, fingimos não ver. Aquela velha história de já começar algo, sabendo que vai dar errado! Ou manter mesmo não dando certo. Essa frase é o resumo de todo o livro!
Ed Slaterton, é aquele típico cara popular mas idiota, principalmente quando está com os amigos, e que sempre se acha melhor que tudo e todos. Em nenhum momento consegui amar ou imaginar o casal em um namoro que realmente fosse saudável e bonito (mas em alguns momentos, você começa a torcer para ela conseguir melhorar um pouco ele!).
Min se mostrava cada vez mais interessante, inteligente e com seus objetivos trilhados, e eu, lendo, me perguntei inúmeras vezes como ela cogitou ficar com ele, sendo diferentes em um nível infinitamente perceptível.
Ler esse livro nas entrelinhas é ter o coração dilacerado, por se colocar no lugar dela, em todas às vezes que, gradualmente, ela foi abrindo mão de si mesma para estar perto dele. Todas às vezes que ela tentava compulsivamente convencer não só seus amigos, mas ela mesma, de que ele verdadeiramente era um cara legal.
Sobre o final (sem spoilers), muita gente reclamou de ser previsível e realmente é, mas isso não define o livro, desde o primeiro capítulo você já vê que o Ed não é flor que se cheire, e não teria como simplificar o término pelo o que aconteceu no final (mesmo o livro fazendo um suspense para isso), porque vemos que, claramente, existiram muitos motivos, alguns nítidos, outros não, mas que todos construíram uma história. Eu acredito que o final foi o que fez a Min enxergar, todos os outros motivos + o auge, mas que ele passou longe de ser a grande razão de tudo.
E sim, eu acredito que o Ed leria a carta! :)

EvelynSLG 23/06/2020

You either have the feeling or you don't...
A narrativa desse livro é rápida e descontraída, cheia de diálogos e referências cinematográficas - infelizmente, todas fictícias. Além disso livro é cheio de ilustrações lindas que complementam a história e fazem toda a diferença.

Min tem um senso de humor incrível e mesmo quando fala sobre coisas ruins ela não deixa o seu lado cômico. Já a personalidade de Ed não se mostra tanto, mas a forma como ele é descrito pela visão de Min, demonstra perfeitamente um olhar adolescente e apaixonado, então é difícil não se encantar e torcer pelo menos um pouco pelo casal. Entretanto, a história (conforme já descrito no título) é sobre um término, cuja motivação é descrita apenas nas últimas páginas. Mas posso dizer que até então eu torci por eles, me peguei conectada ao livro e ao casal principal em diversos momentos.

Esse é verdadeiramente um livro adolescente, há muito drama e problemas comuns da idade, mas é um bom livro que superou minhas expectativas. Eu me vi encantada pelo trabalho gráfico e por querer saber qual foi o principal motivo do rompimento de Min e Ed. Não é um romance pra chorar ou pra ficar com o coração aquecido, mas é uma história gostosa para uma tarde de distração.

Recomendo!

miawnam 21/06/2020

Comprei pela capa
Mais um livro comprado pela capa. Eu simplesmente amo esse livro e amo o modo como ele me mostrou que as vezes começamos alguns relacionamentos mesmo já sabendo que eles terão fim.

Helena.Porfirio 15/06/2020

Misto de amor e ódio
No começo achei confuso e no meio também, mas depois fui ligando os pontos e me apegando aos personagens, só ficava com o pé atrás em algumas situações. A Min é perfeita, tão espontânea e interessante, me identifiquei com ela, muitas vezes me sinto nada também. O Ed sempre me pareceu duvidoso, mas esse final me deu um ódio tão grande dele que qualquer parte que eu tenha gostado acabou pra mim,não merecia a Min. As vezes o melhor é acabar tudo e seguir em frente, nem a maior beleza do mundo pode nos fazer sofrer.

Isa 15/06/2020

Bem construído, mas um pouco previsível
Há um bom tempo vi este livro em inúmeras listas de favoritos. Como era recorrente, adicionei na minha lista de interesse e finalmente comecei a ler este ano. Bom, o que posso dizer é que cada objeto na caixa tem um motivo, carrega inúmeros significados dentro de um relacionamento que foi, no mínimo, tóxico. Todos os indícios apontavam para isso, desde o princípio. Ainda que a narrativa tenha sido previsível e o Ed seja a definição de boy lixo, Min é uma personagem intensa e que articula muito bem suas emoções (nas definições de cada objeto na caixa). A narrativa é interessante justamente por conta disso, não pelo enredo central da história, mas por desvendar o motivo de cada objeto estar na caixa.

Maria 12/06/2020

Eu realmente acho que o livro é bom mas comigo a leitura não funcionou. Precisei de 3 tentativas pra conseguir acabar (sério gente eu demorei uns 2 anos pra ler).

Geo 04/06/2020

Ao mesmo tempo que me identifiquei com a Min em alguns momentos de insegurança dela também teve outros momentos que achei ela uma chata, a escrita é um pouco diferente, mas divertida apesar de me sentir boiando no papo de cinema que é pertinente no livro, por fim fiquei bem decepcionada como a forma que o término do casal aconteceu mesmo que a gente já saiba que isso iria acontecer desde o começo

Bru 26/05/2020

Sofrido.. de chato!
Narrativa arrastada, história não prende muito menos cativa. Praticamente tudo que a personagem principal diz tem que ser comparado com uma cena de filme antigo (que nem sei se realmente existe) o que tornava o livro mais arrastado e os capítulos mais massantes ainda.
Confesso que a única coisa que me prendeu nesse livro foi querer chegar ao fim e descobrir o que tinha acontecido com os dois no final das contas.
O que foi uma grande decepção de tão genérico e besta também.
O livro inteiro ele é enrolado e arrastado, pra no final jogarem o "motivo Mor" na sua cara daquele jeito corrido e até mal explicado? Perda de tempo total.

sofia 25/05/2020

Bom, especialmente para um público adolescente.
Acabei de terminar de ler esse livro pela segunda vez... a primeira, há uns 6 anos atrás, tinha sido super impactante, por um lado consegui me identificar com vários elementos da história e, por outro, fiquei curiosa e surpreendida pelo final - o que tornou a leitura, na época, ainda melhor... dessa vez, não achei tão sensacional, mas talvez seja justamente por eu ja saber tudo que aconteceria e ai olhar a personagem e toda a história com outros olhos, olhos mais maduros e de quem já sabe... enfim, é um bom livro, mas não sei se o leria mais uma vez.

araujobruna_ 23/05/2020

Clichê
O fato de eu não me dar muito bem com gênero romance pode ter influenciado eu não ter gostado do livro.
Embora, seja um livro YA a leitura é longe de ser fácil, a personagem fica fazendo analogias sobre filmes e etc que não são nenhum pouco interessantes o que deixa a leitura mega arrastada. Falando em personagens, todos são chatos e eu não me apeguei a nenhum.

Uma questão que me irritou bastante no livro é mais uma vez essa classificação de mulheres.
Onde o galã se apaixona pela garota que é -diferente das outras- e isso é frisado várias vezes durante o livro. Essa questão de -classificar- mulheres entre os tipos que valem a pena e as que não já deu né?
O final ficou um pouco mais interessante, mas mesmo assim nada demais.

Gael Cardeal 19/05/2020

Amei, mas tô puto.
Comecei a ler esse livro na força do ódio porque era o livro do mês do clube do livro da Seguinte aqui em São Paulo. De primeira, não me senti atraído por ele, mas conforme fui lendo, fui ficando encantado com a maneira que foi escrito, diagramado e me vi completamente envolvido.

A escrita do Daniel neste livro é tão imersiva que você começa a acreditar que coisas fictícias são reais e a ficar desesperado quando o final está se aproximando, pois você sabe o final (o título é um "spoiler"), mas você não sabe como esse final aconteceu, pois o livro todo é tão perfeito, os dois parecem almas gêmeas improváveis, mas, do nada, você leva uma rasteira e fica sem chão.

Eu amei esse livro, mas o modo como tudo terminou me deixou extremamente puto. Leiam e sanem a curiosidade de vocês. Já adianto que vale a pena.

Brunatf 18/05/2020

Podia facilmente ser um dos filmes adolescentes novos da Netflix
Primeiro de tudo, pra você que ainda vai ler: as referências dos filmes não são reais. Não faça que nem eu que anotei várias e só descobri isso lá pela página 70 rs

Agora, minha opinião:
Fazia tempo que eu não conseguia mais terminar um YA, mas esse eu achei bem gostosinho de ler. A história tem um pouco daquele clichê clássico americano: o jogador de futebol que começa um relacionamento com uma menina de uma panelinha menos popular e tudo mais; o de sempre. Mas, apesar disso, o jeito que ela vê a situação é bem real, a Min é uma garota muito sensível e, ao mesmo tempo, também é bem esperta e cativante. Uma adolescente normal, que teve seu coração partido pela primeira vez e não tem medo dos seus próprios sentimentos, nem nessa hora e nem em momento algum do livro.
Pra ser bem sincera, fiquei um pouco decepcionada. Esperava que ela falasse mais do término em si, mas o livro é mais ela contando a história dos dois com o spoiler de que não deu certo.
Mas gostei bastante!

letty biachi 15/05/2020

ideia boa, narração nem tanto
a escrita é meio esquisita e não prende, por isso a gente demora pra acabar rs. eu comecei a ler em 2016 e só esse ano criei coragem pra terminar. a proposta da história é muito boa e interessante, mas o livro não

Danny 01/05/2020

É uma leitura okay, não tem uma grande historia, mas não é um tedio completo.

O livro trata da historia de Min que retorna uma caixa com todos os perteces do ex namorado Ed. Cada item tem uma carta e a historia por tras do item como casal e a partir dai nos vamos conhecendo a historia deles e os motivos do termino.

Letycia 13/04/2020

Um Drama adolescente.
Leitura feita para o Clube do Livro da Editora Seguinte (Mês Fevereiro), onde discutimos todas as opiniões positivas e negativas sobre esta livro.
📖 Min terminou com Ed, colocou todos os itens que a faziam lembrar dele numa caixa e neste livro vamos acompanhar a carta descrevendo cada item e os motivos para o fim deste relacionamento.
📖 Triste? Sim. Dramático? Sim. Afinal Min é uma adolescente comum, conhecida como “A garota das artes” e Ed é o atleta da turma, o popular. Eles se conhecem numa festa e se encantam com a atenção mútua entre eles. Porém os dois não tem nada em comum, dividem momentos especiais e únicos como qualquer relacionamento, mas uma hora as diferentes começam a entrar em conflito.
💬 Alguns leitores do clube gostaram outros nem tanto. Não senti uma empatia pela personagem principal, Min é egoísta ao seu modo e Ed é o atleta babaca. Gostei da escrita do Daniel, nos fazendo acreditar que todos os fatos são reais e fiquei curiosa para entender o que aconteceu entre eles para o fim do relacionamento. O que me prendeu até o final, não se tornou um preferido mas valeu a leitura.
Emma liz 26/04/2020minha estante
Eu estou trocando