Vários escritos

Vários escritos Antonio Candido




Resenhas - Vários escritos


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Paulo Silas 21/09/2021

Reunindo diversos ensaios de Antonio Candido, "Vários Escritos" aborda diferentes temáticas, incluindo questões literárias, sociais, sociológicas e biográficas. É uma obra em que se nota a erudição do ensaísta que aqui pode ser lido como intelectual. As abordagens que realiza sobre os temas tantos que compõem o livro são sutis ao mesmo tempo em que são profundas, tratando-se assim de uma leitura até certo ponto leve - por mais que se exija a atenção do leitor dada a escrita robusta do autor e a diversidade de temas trabalhados. Um bom livro para conhecer a escrita e qualidade do notório autor.

A obra é dividida em duas partes. Na primeira estão os textos propriamente literários, onde Antonio Candido reúne críticas literárias, ensaios sobre escritores e abordagens sobre fases ou escolas da literatura, oferecendo ao leitor leituras sobre Machado de Assis, Oswald de Andrade, Drummond, Guimarães Rosa e outros. Já na segunda parte as temáticas são mais amplas, não havendo um fio condutor que coloque todos os textos num mesmo sentido. São ensaios que tratam de questões como a classe média, o nacionalismo, direitos humanos e perfis de personalidades. O resultado é uma espécie de livro plural e bem escrito.

É nesse livro que se encontra o famoso texto "O direito à literatura" em que o autor elenca a literatura como sendo uma necessidade essencial de toda e qualquer pessoa, devendo assim ser compreendido como um direito que a todos deve ser garantido. A edição (4ª) conta ainda com uma nota prévia de Antonio Candido em que o autor explica a origem de cada um dos textos que reuniu na obra. "Vários Escritos" é assim um livro que merece a leitura atenta daqueles que estudam os temas próprios da literatura que são aqui muito bem trabalhados pelo autor.
comentários(0)comente



wesley.moreiradeandrade 11/01/2017

Antonio Candido figura hoje entre os maiores nomes da crítica literária brasileira e faz parte de uma geração especial de críticos oriundos do ambiente universitário e que contribuíram com um olhar especial para a construção de uma identidade nacional. Candido pode ainda dar-se ao luxo de ter travado contato com os principais nomes do Modernismo brasileiro (Mário de Andrade e Oswald de Andrade, entre eles) e seus escritos mostram a amplidão de sua visão que não somente abarca as letras em língua portuguesa como também passeia pela filosofia, sociologia e história com propriedade.
Vários Escritos, publicado pela editora Ouro Sobre Azul, de sua filha Ana Luísa Escorel, traz alguns dos seus mais conhecidos ensaios que revelam o vasto conhecimento que Candido possui da cultura nacional e do fazer literário. O livro é iniciado por um ensaio sobre Machado de Assis, agregando outro prisma de análise sobre a obra mais que reconhecida do Bruxo do Cosme Velho, fruto da investigação de outros tantos especialistas. Na sequência, a obra poética de Carlos Drummond de Andrade é interpretada em seus temas mais recorrentes; é nesse texto que o leitor vai ter o prazer de vislumbrar uma das melhores definições de poesia já feitas. Candido também rememora a persona polêmica de Oswald de Andrade e o quanto ela se inscreve em seus trabalhos como Memórias Sentimentais de João Miramar e os poemas de Pau Brasil e o Manifesto Antropofágico.
O Uraguai, de Basílio da Gama, e a participação dos poetas árcades brasileiros na célebre Arcádia Romana são temas analisados pelo crítico em mais dois outros ensaios. O famoso texto “O direito à literatura” também consta na publicação e discute a importância da literatura na formação do indivíduo e, por este motivo, torna-se uma necessidade a ser suprida tanto quanto outros meios de sobrevivência priorizados, em partes, pelas autoridades (saneamento, saúde, segurança e educação).
Encerram a coletânea reflexões sobre pensadores brasileiros que flertaram com o radicalismo, o conceito de nacionalismo e suas deturpações ao longo de nossa história e uma análise da trajetória de Sérgio Buarque de Hollanda, a influência de sua estadia em Berlim para a escrita de sua obra posterior, principalmente Raízes do Brasil.
Vários Escritos encerra parte do pensamento influente de Antonio Candido na crítica brasileira, a erudição e o brilhantismo de suas ideias comprovam o porquê dele ser um dos críticos mais respeitados e reconhecidos no mundo acadêmico e literário. Para os estudantes de letras ou os amantes de literatura, este livro é uma ótima pedida.


site: https://escritoswesleymoreira.blogspot.com.br/2015/07/na-estante-41-varios-escritos-antonio.html
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR