@mor Daniel Glattauer

Resenhas - @mor

Thais 05/04/2022

Indignada e ao mesmo tempo curiosa
Comprei esse livro na promoção do shopping, junto com a continuação e percebi logo de cara que a linguagem era diferente.
No começo foi um pouco difícil ler as coisas no formato dos emails, mas estava curiosa sobre como seria o relacionamento deles.
Algumas conversas não fizeram nenhum sentido pra mim, e o fato de Emmi ser casada me incomodou profundamente.
Mas ao mesmo tempo o livro me prendeu por conta dos plot twists, tive muita raiva de todos os personagens.

Só posso dizer que ao mesmo tempo eu gostei e não gostei!
Agora vou ler a continuação, e acredito que será ainda mais emocionante do que a primeira parte

Suliane Araújo 28/07/2021

@mor
O que uma inocente letra pode fazer, um email cai no endereço errado e duas pessoas aleatórias começam a se corresponder. Mas de maneira alguma devem se encontrar. Seu relacionamento é estritamente virtual! Muito bom vale a pena cada página!

Elaini 17/05/2012

@.M.E.I!!!!!
Estou com muita, MUITA raiva desse livro...PRECISO da continuação URGENTE!!!!Que ódio do livro ter acabado sem um final... AFFFFFFF!!!!!
Nana 17/05/2012minha estante
Ahahahaha, eu AVISEI!!! rsrs

carolfaxas 29/06/2021

Antes da última página ganharia 5 estrelas
Final mais merda do mundo. Não tenho o que dizer além disso. O livro estava excelente, eu estava de fato animada, euforia e muito ansiosa. Devorei ele todo praticamente nesta noite. Mas o final.... QUE FINAL MERDA. E nem vou me atrever a ler o próximo livro, se tiver outro final merda assim eu vou ficar muito chateada.

Erika Oliveira 26/07/2014

Não gostei muito do livro. Não por que é através de e-mails que o casal Emmi e Leo, mas por que não senti emoção nenhuma com a leitura.

Rubia 09/08/2021

Uma Surpresa muito boa esse livro
comprei esse livro naqueles feirões de livros de shoping por 10,00. Eu amo livros baseados em cartas, e esse era totalmente baseado em troca de emails.... Como amei essa história, e o final ? me deixou louca pelo livro dois... farei uma resenha mais completa no livro Emmi e Leo.

Dentro_deumlivro 12/02/2022

Leitura rápida
Esse livro tem uma proposta bem diferente dos livros que estou acostumada, isso porque ele é todo escrito como conversas por e-mail.

Como eu disse ele é bem curtinho então li os dois bem rápido, achei a leitura bem fluída.

É um romance bem fofo e gostoso de ler. Eu não tinha lido nada do autor e gostei do primeiro contato com a escrita dele.

A trama gira em torno de duas pessoas que se conhecem através de um e-mail e vivem um amor virtual.

No fim gostei bastante do livro, algo pra ler rapidinho.

Camilla Milla 11/09/2021

@mor
Achei muito interessante o livro ser escrito no formato de emails. Foi o que mais gostei na história!
A Emmi e o Léo me irritaram muito!! Ficavam "brincando com fogo", uma hora queriam uma coisa, depois não queriam mais. Brigavam por qualquer mal intendido, era ridículo.
A história começou bem mas ficou arrastada e cansativa.

luu 14/08/2021

AAAAA
sério, eu tô chocada, esse livro é bom demais, a escrita é ??, a relação dos personagens
>>>>>>>>>>>
VÃO LER ESSA BELDADE!!!!!

Lala 27/09/2021

Eu não esperava muito porém, me surpreendeu.
É leve, rápido e gostoso.
(Achei meio enrolado em certas páginas mas...)
Com certeza deixou o gostinho de quero mais

Raphael 04/07/2013

Tristão e Isolda virtuais.
Não sou nem de longe fã de romances, ainda mais daqueles totalmente sentimentais e monótonos, mas algo me chamou a atenção ao me deparar com a sinopse de "@mor", principalmente por conta da estrutura do livro, constituída por mensagens como se fosse uma caixa de entrada de emails.

Por distração, Emmi Rothner envia um email a Leo Leike, alguém que nunca conheceu em toda a sua vida, achando que o enviara à editora de uma revista solicitando o cancelamento de sua assinatura. Após a confusão, Emmi envia outro email a Leo lhe desejando "boas festas e um próspero ano novo". Esse foi o estopim para sessões de conversa gradualmente mais profundas onde ambos, Emmi e Leo, vão se conhecendo e se envolvendo numa paixão cada vez mais idealizada e platônica. Porém, existem vários obstáculos para que o amor dos dois se concretize. O principal deles é que Emmi já é uma mulher casada enquanto que Leo tenta se recuperar de uma desilusão amorosa. Portanto, um encontro físico entre os dois apaixonados virtuais não parece ser uma boa opção.
A conexão dos dois cresce cada vez mais,a níveis inimagináveis. Poderá esse amor sobreviver aos obstáculos existentes entre eles? Será que ocorrerá um encontro físico entre os dois? E se ocorrer, a visão real superará a idealizada?

Daniel Glattauer, o autor do livro, inova e abusa da criatividade usando um cenário diferente, onde a troca de mensagens entre duas pessoas atrai a atenção do leitor. O livro faz você torcer pelos protagonistas, faz você sentir o sofrimento, a alegria e a paixão dos dois, que vai crescendo de maneira tão espontânea, sendo que o livro não parece "mecanizado". Esses são os pontos positivos do livro.
Em contrapartida, a trama acaba ficando monótona e sem tanta emoção enquanto o livro avança, parecendo que a relação dos dois vai ficar em uma enrolação só, onde toda a situação parece tão boba e simples de ser resolvida. Mas isso não faz você perder o interesse pela trama, muito pelo contrário, dá mais vontade de saber logo como tudo irá se solucionar ou não.
Para um gênero que não gosto muito, o livro até que é bom - li ele em apenas um dia - mas não é algo que você tem vontade de reler, pois a primeira leitura já basta para se conectar de vez com o livro. Vale a pena ser lido e é recomendável, principalmente pelo modo que é escrito, algo que nunca vi em nenhuma outra obra até agora.

Saleitura 22/07/2012

@mor é amor sempre !
Quem nunca viveu uma história de amor virtual? nem que seja um namorico, uma amizade, enfim, desde que explodiu a onda da internet, muitas pessoas começaram a se relacionar via chat, e-mail e msn, além das redes sociais. Eu mesma, sou exemplo vivo disso, pois há 8 anos atrás encontrei o amor da minha vida graças ao mundo virtual e estamos juntos até hoje, o que começou como uma simples amizade, acabou virando um romance, que ainda não esta escrito em nenhum livro, mas quem sabe um dia eu tome vergonha na cara e faça a minha própria biografia neh mesmo?

Quando surgiu o lançamento de @mor há uns meses atrás, fiquei muito curiosa justamente pela história envolver dois personagens que se apaixonaram via internet, foi então que me inscrevi em diversos sorteios para tentar ganhar o livro. E não é que ganhei! Fui uma das felizardas no site Jezebel e aproveito a oportunidade para parabeniza-lo pelo sorteio maravilhoso e aconselho aos amigos a tentarem a sorte por lá também. Nem preciso dizer que quando chegou o prêmio em casa, meus olhinhos brilharam, iguais aos de criança quando ganha um brinquedo!

@mor é um livro apaixonante, primeiro por ser todo escrito através de troca de emails dos personagens principais, Emmi Rothner e Leo Like, segundo pelos diálogos inteligentes e muitas vezes irônicos, entre os dois. Emmi é uma web designer, casada e que diz ser “muito feliz em seu casamento”. Leo é o professor de linguística e pesquisador, solteiro e que sofreu recentemente uma desilusão amorosa. A história começa quando por engano Emmi manda um e-mail para Leo, tentando cancelar a assinatura de uma revista, o mesmo reponde, depois de algum tempo, informando-lhe o equívoco. Passado uns meses, Emmi manda um e-mail clichê natalino para todos de sua lista, inclusive sem querer para Leo novamente. A partir desse momento que ambos começam a se corresponderem diariamente, trocando confidências, desejos e vontades, chegando a um ponto de que necessitam, mesmo que por e-mail, um do outro. São diversas situações que acontecem ao longo do livro, na qual fica claro para o leitor que Emmi e Leo foram feitos um para o outro, porém ambos tem medo de se decepcionarem, caso ocorra um encontro, sem contar que Emmi é casada e não esta livre para viver nenhum relacionamento, além da amizade, com Leo.

"Querida Emmi,

demos uma pausa nos e-mails por três dias. Acho que agora podemos aos poucos retornar. Espero que você tenha um bom dia de trabalho. Penso muito em você, de manhã cedo, ao meio-dia, no fim da tarde, à noite, entre esses horários, e logo antes e depois deles - e também durante eles.

Com todo o carinho,

Leo" (pg. 73)

O que mais gostei nesse livro foi a narrativa irreverente e totalmente interessante que o autor desenvolve entre as conversas via e-mail trocadas pelos personagens, principalmente porque não sabemos de detalhes da vida particular de Emmi e Leo, só o que eles mesmos escrevem um para o outro. Sobre os dois, posso dizer que Emmi é muito insegura, imatura e chatinha em certos momentos do livro. Já Leo, desde o início sempre foi mais centrado, objetivo e muito mais romântico.

A história é muito bem escrita e sua leitura é rápida, pois são apenas 184 páginas que passam voando. Para quem ficou com vontade de ler @mor, aviso que esse livro terá em breve uma continuação. Torcendo para que chegue logo no Brasil!

Leitura e resenha de Vivian Pereira

Link Postagem Saleta de Leitura

Lygia 16/05/2012

@mor
Adorável. Eu definiria a 'troca de e-mails' narrada por Glattauer dessa forma. Como eu disse ali em cima, comecei a folhear @mor na livraria, e logo me vi envolvida nos e-mails de Leo e Emmi. Ele, um psicólogo da linguagem, ela, casada e dedicada à família. O que começa com um simples engano no envio de e-mail com solicitação de cancelamento de assinatura de uma revista, resulta em uma troca de farpas, diálogos inteligentes e interessantes através de palavras.

O que mais me encantou no livro é que, sem eu perceber, os e-mails foram ganhando vida na minha cabeça. Vou explicar: apesar da falta de descrição dos próprios personagens (inclusive, como forma de manter o mistério entre eles), Leo foi criando forma na minha cabeça. E voz, principalmente voz. Idem para a Emmi. A cada troca de e-mails, conseguia definir claramente as vozes um do outro na minha cabeça, de forma a tornar os diálogos mais verossímeis. Achei isso fantástico e só demonstra que o livro prende o leitor.

Acompanhamos no dia-a-dia (ou não, já que em algumas vezes os e-mails não eram diários), o desenvolvimento e amadurecimento do relacionamento entre os dois, por mais estranho que isso possa parecer. Tudo foi construído aos poucos, e por mais que no início ambos relutassem em falar sobre suas vidas pessoais, com o tempo, isso foi inevitável. Emmi sempre faz questão de reforçar que é muito bem casada, mas parece que os e-mails de Leo são uma quebra em sua rotina. Ele, por sua vez, carrega emocionalmente o peso de um relacionamento fracassado.

Depois de vários meses de correspondência, o desejo de se conhecerem pessoalmente vem à tona. Aliás, esse desejo aparece em vários momentos, mas o tempo é responsável por intensificá-lo. Mas aí entra o conflito: o mistério e a excitação não se dá justamente por não se conhecerem? E se isso acontecer, a 'magia' terminará? Em vários dos e-mails percebemos o receio dos personagens. Leo é um pouco mais decidido e respeita o tempo de Emmi, mas devo dizer, ela realmente me deu nos nervos em várias situações. Ela parece ser o tipo de pessoa que está acostumada a ter tudo o que quer sempre e a não perder nunca. Pode ser uma análise equivocada, mas foi isso que pareceu à mim. Leo é mais comedido e é simplesmente o responsável por segurar as pontas. Ele parece ser mais equilibrado, quando não está tomando várias garrafas de vinho à meia-noite em seu "encontro" virtual com Emmi. Mas no final das contas, estava eu lá, torcendo para se conhecerem pessoalmente e saber o que iria acontecer...

O livro é curtinho e as páginas passam rapidamente. Só me dei conta do término quando vi um certo e-mail e, em seguida, um grande 'CONTINUA'. Aliás, em um momento péssimo, devo acrescentar. COMO o autor fez isso conosco? É simplesmente muita maldade! A leitura é super válida, super gostosa e mal posso esperar pela continuação. Parece que a Suma de Letras planeja publicá-la ainda esse ano, então, agora é só aguardar.

jbeazinha 10/11/2021

10/10
QUE LIVRO!
@mor foi um livro que me deixou muito ansiosa/curiosa pra saber o que iria acontecer com Emmi e Leo. Passei a história querendo respostas para várias perguntas que eu tinha e as consegui muito bem!
A leitura é bem gostosa e simples. INCRÍVEL.

Mari 08/09/2013

@mor | Sem Querer me Intrometer
Certo dia, Emmi Rothner mandou um e-mail pedindo o cancelamento de uma revista que assinava, porém, por engano a mensagem foi enviada para Leo Leike, um psicólogo da linguagem.
Após algum tempo, mas um engano acontece, e Emmi entra novamente em contato com Leo. A partir de então, ambos começam a trocar e-mails cada vez mais pessoais, e aos poucos, vão se “conhecendo” virtualmente.

Emmi é casada, e garante a Leo que é feliz mantendo seu relacionamento de forma inusitada (apesar de morar com o marido, Emmi garante ter uma vida totalmente independente a ele). E o rapaz, por sua vez, acaba de sair de um relacionamento de forma muito dolorosa, o que faz com que não tenha uma percepção atual muito positiva sobre o amor.

Podemos perceber, através dos e-mails, que Emmi e Leo são totalmente diferentes: Ela é independente, vaidosa, segura de si, tem família montada e acha, inicialmente, que os e-mails trocados pelos dois não passam de um flerte inofensivo e divertido, enquanto ele não valoriza aspectos físicos, não se sente confortável em encontros reais, tem apenas uma irmã para conversar e usa os e-mails para desabafar suas maiores mágoas e sentimentos.

Mesmo assim, com todas as diferenças, os dois continuam trocando e-mails por meses. Emmi quer conhecer Leo pessoalmente, mas ele acredita que isso não é importante no momento. Esse assunto (entre outros) gera diversas discussões do “casal”, onde Emmi quer sempre ter a palavra final, enquanto Leo se mostra parcialmente indiferente (outra grande diferença entre os dois!).

O que me irritou profundamente nesse livro foi exatamente isso: esse chove não molha. Quando Emmi quer encontrar Leo, ele insiste que vê-la quebraria a magia de suas conversas e quando Léo quer encontrar Emmi (principalmente quando está bêbado!), ela diz que não quer que as coisas sejam daquele jeito. Eu simplesmente não entendo!

Outra coisa que achei um pouco estranha, também, foi que eles se ligaram muito facilmente. Na verdade, os primeiros e-mails dos dois não foram tão fascinantes para que ambos embarcassem nessa jornada de amor virtual. Acredito que os dois se entregaram muito rápido um ao outro, o que é, no mínimo, esquisito.

Ainda sim, @mor vale a pena por conter uma narrativa extremamente simples. Por ser inteiramente escrito em forma de e-mails, a leitura flui rapidamente, fazendo com que o livro seja terminado em pouco tempo, mesmo que não apresente grandes momentos de emoção ou adrenalina (o que normalmente aumenta a agilidade de leitura de qualquer um).

A maneira com que o livro acaba é o que mais me impressionou em toda a estória. Realmente, Daniel Glattauer me fez ansiar loucamente por Emmi & Leo (livro de continuação).
Então, aí vai a dica final: Se quiser uma leitura rápida, descontraída e com vocabulário simples, aposte em @mor, mas se quiser realmente se envolver com uma estória, procure outro livro.

site: http://www.semquerermeintrometer.com