@mor Daniel Glattauer

Resenhas - @mor

Taisa 17/02/2015

Ow Leo me passa seu e-mail!?
Emmi Rothner resolve mandar um e-mail para cancelamento de uma revista, por conta da adição de uma letra no endereço desse e-mail ele acaba sendo enviado para outro destinatário, seu nome é Leo Leike. Como consequência dessa pequena confusão eles começam a conversar via e-mail.

No início as conversas são inocentes, depois de um tempo começam com flertes leves, posteriormente vai ficando cada vez mais maliciosa para os dois e extremamente nociva para nós reles leitores.

A Emmi é uma alma livre, um pouco doida varrida, fala o que pensa, é tempestuosa e impulsiva. Já contrabalanceando o Leo é doce, gentil, consegue manter mais para si seus sentimentos. O engraçado é que muitos momentos há uma troca de personalidades entre eles, o Leo é o que toma a iniciativa e a Emmi é a temerosa.

Toda a narrativa é em formato de e-mail: "assunto", "dois minutos depois", "oito dias depois". Estou torcendo para o próximo livro ter um pouco de narração em primeira ou terceira pessoa, eu PRECISO saber o que está passando naquelas cabecinhas!!! O final foi angustiante, para mim foi um cliffhanger emocional, se é que isso existe.

Eu amei o livro, ele foi tão prazeroso ao mesmo tempo lancinante, eu fiquei com muita raiva dos dois (mais da Emmi), depois eu torcia logo para que eles pudessem se encontrar. Tiveram surpresas que me impressionaram e coisas deram errado. Não quero contar muito mais para não estragar a leitura, mas foi difícil ficar na pele da Emmi, acho que só quem esta na situação dela consegue perceber que não são tão simples as decisões que ela tem que tomar.

Super, ultra, mega, duper indico! Ele é original e te deixa alucinada pela continuação.
- See more at: http://leiturasdataisa.blogspot.com.br/#sthash.4vCX2WxM.dpuf

site: http://leiturasdataisa.blogspot.com.br/

Aione 10/02/2015

@mor, de Daniel Glattauer, foi mais um dos livros que permaneceu por anos intocado em minha estante, contrariando minha curiosidade em lê-lo. Após finalmente conhecer a história de Emmi e Leo, posso compartilhar minha própria experiência com a leitura.

Logo nas primeiras páginas pude compreender o fascínio despertado entre os leitores na época do lançamento do livro. É praticamente impossível não se envolver com as personagens e, principalmente, não se sentir curioso, tanto com os acontecimentos quanto com os protagonistas. Como toda a narrativa se dá por meio de emails, apenas temos conhecimento daquilo que os próprios Leo e Emmi compartilham entre si, sem sabermos do cenário que compõe suas vidas ou, até mesmo, como são fisicamente.

“Eu nunca tive a pretensão de conhecê-la mais de perto, não mais do que é possível por meio da correspondência eletrônica. Tampouco quis saber como você é. Eu crio uma imagem própria de você a partir dos textos que me escreve. Eu concebo a minha própria Emmi Rothner.”
página 28

Não simplesmente impulsionados pela curiosidade, os diálogos travados entre eles são tão interessantes a ponto de envolverem o leitor de forma ser inimaginável interromper a leitura. Emmi e Leo escrevem, em um primeiro momento, motivados pelo mistério e o divertimento, perceptíveis em cada uma de suas palavras. Aos poucos, a conexão se estabelece de tal forma que a profundidade da escrita se torna assustadoramente tocante.

Contudo, ao mesmo tempo em que me senti fascinada pela capacidade de envolvimento do autor com sua escrita, fui tomada por um controverso sentimento ao avançar das páginas: a situação das personagens me fazia tanto discordar do desenvolvimento dos fatos quanto dificultar a minha compreensão sobretudo da motivação de Emmi. Esse incômodo tornou inevitável minha avaliação final da leitura.

“Pra mim, você é como uma segunda voz dentro de mim, que me acompanha durante o dia a dia. Você fez do meu monólogo interior um diálogo. Você enriquece minha vida interior.”
página 68

Acredito que, até o momento, eu ainda não saiba dizer se gostei ou não do livro. Desconsiderando meu incômodo, foi uma leitura maravilhosa. Por outro lado, não consigo sucumbir ao romance por desaprovar os rumos tomados por ele.

O desfecho de @mor pode ser considerado cruel caso o leitor não tenha em mãos sua continuação. Não tive dúvidas: avancei para Emmi & Leo – A Sétima Onda com a mesma ânsia e velocidade que virei as páginas de seu antecessor.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2015/02/03/resenha-dupla-moremmi-leo-a-setima-onda-daniel-glattauer/

Bruna 04/02/2015

@mor - Daniel Glattauer
@mor é um livro romântico, engraçado e curioso, adjetivos presente nos personagens: O adorado e culto Leo Leike e a garota com uma vida intrigada, Emmi Rothner. Tudo começa com um simples e-mail de reclamação de um produto, que duas pessoas até então desconhecidas vê neste, uma forma de se conhecer. Deixando o livro com um começo exótico.

A estória é contada através de e-mails, dos quais o leitor e cada personagem irão descobrir aos poucos a vida de cada um. Foi criativa a forma que o escritor retratou a vida online que temos, principalmente nas nossas conversas, onde muitas vezes temos medo de nos abrir a pessoas estranhas, porém são essas pessoas sem rosto que passam a fazer sentido em nossas vidas.

Muitas vezes até lendo os diálogos percebi a forma que aquilo estava inserido diretamente na sociedade moderna. Os personagens buscaram em cada um, um ombro amigo, o "problema" foi o resultado dessas conversas.

O desenrolar da narração e um pouco metódica, em algumas situações onde os personagens passam um tempo a retratar de um único tema, mesmo assim não deixa o livro mal, já que na maioria dos diálogos são bem descontraídos e interessantes. Durante as conversas tive a rápida impressão desde o início dos verdadeiros sentimentos que já iam aparecendo da personagem Emmi e fui acabando não gostando de algumas atitudes dela, ela parecia apresentar as pessoas um papel para sua relação que não já estava ocorrendo.

O enredo foi o mais surpreso, quando cheguei à última página queria saber como iria ocorrer no suposto encontro, só que foi ai que me dei conta que o livro já tinha terminado, espero que no próximo livro as coisas melhorem.

site: http://literoma.blogspot.com.br/

Laaisy 28/01/2015

siimplesmente perfeito , nao precisa de resenha , todos tem que ler esse livro

Mandy 20/01/2015

Virtual e Real
@mor é o livro do Daniel Glattauer e conta a história da Emmi e do Leo que acabam se “conhecendo” por causa de um e-mail enviado errado.

Um casal de uns 30 anos que já tem seus trabalhos certos, já tem a vida pronta, já tiveram muitos amores e já passaram da época da adolescência, será que eles ainda estão jovens para ter um amor virtual?

O livro é muito engraçado, dei várias risadas ao longo da história. A Emmi é uma personagem muito engraçada e muito sarcástica, não tem como não se apaixonar pelas tiradas dela. E o Leo é um personagem super fofo que não tem como não suspirar por ele.

No começo os dois nunca haviam se falado, até que a Emmi mandou um e-mail por engano pra ele, depois de várias conversas falando sobre nada as coisas começam a se aprofundar e eles começam a ficar íntimos. Isso porque no começo eles estavam meio receosos, tanto que a Emmi acho que o Leo é como qualquer outro cara (safado) mas ela percebe que ele já passou dessa fase.

"Estou bebendo a nós. Já estou um pouco bêbado. Mas não muito. E agora é a sua vez de novo, escreva para mim, Emmi. Escrever é como beijar só que sem os lábios. Escrever é beijar com a cabeça. Emmi, Emmi, Emmi."

O livro é todo escrito em e-mail por isso dificulta um pouco a descoberta dos sentimentos das personagens mas com o tempo é possível se acostumar e até se apaixonar pela forma como é escrito esse livro.

E claro, a grande questão do livro é: Eles vão se encontrar?

Porque se fosse com você, você não iria querer conhecer a pessoa que você se corresponde virtualmente?

site: http://setimaondaliteraria.blogspot.com.br/2014/06/resenha-mor-daniel-glattauer.html

Handerson 17/12/2014

A obsessão pela "vida virtual", o esvaziamento das relações corpo a corpo e o medo da desilusão
Até o meio do livro, eu pretendia dar três estrelas porque achava o personagem masculino muito cheio de "fricotes" e a história um tanto fraca e irreal. Mas, a uma certa altura, vi que a história trata, sob certo aspecto, de algo que todos nós vivenciamos, que é a obsessão pela "vida virtual", a prevalência dos relacionamentos mediados pela internet (e-mails, redes sociais, mensagens de texto, etc.), em detrimento, muitas vezes, dos nossos relacionamentos do dia a dia, que se dá com aqueles que estão próximos de nós fisicamente (familiares, amigos, colegas, etc.).

Enquanto lia, lembrei da passagem de um livro de um certo "futurólogo", na qual ele afirmava que estaria ocorrendo a transferência de maior parte de nossa vida e de nosso viver aos meios virtuais. A internet se tornaria o lugar onde TUDO acontece, como bem afirmou a filósofa e psicanalista Viviane Mosé. Isso é especialmente perigoso quando afeta nossa vida física, quando interfere na quantidade e qualidade do tempo que dispomos com as pessoas a quem dedicamos afeto.

Outro ponto interessante, e que permeou toda a obra, é o medo da desilusão. O medo de arriscar um encontro físico e, enfim, perceber que a realidade não seria tão atraente, tão apaixonante quanto parecia ser. Afinal, pelo filtro da vida virtual, construída unicamente de palavras e imagens, o mundo parece muito mais atraente... Não seria sábio preservar esse mundo idealizado? Não seria o encontro com o real uma ambição desnecessária? Quem de nós nunca teve medo do encontro com o real, mesmo o desejando?

Talita 16/12/2014

“Prezada senhora Rothner,Que bom que a senhora me escreveu, já estava sentindo sua falta.”

Emmi Rothner cometeu um engano. Ela enviou um e-mail para o endereço virtual errado, e esse engano a fez entrar em contato com o instável Leo Leike. O que começou como uma tentativa de cancelar uma assinatura de revista, tornou-se uma fagulha de atração. E o fato de nunca terem se encontrado fazia com que essa fantasia fosse nada menos do que perfeita.

“Não precisa, Leo. Eu achei bonito o que você me escreveu ali sem querer, bem bonito mesmo. Você deveria ficar bêbado, mais vezes, aí você se transforma mesmo numa pessoa sentimental, muito aberta e sem rodeios, muito delicado, até certo ponto impetuoso e passional.”

Leo havia acabado de terminar seu relacionamento, e as mensagens de Emmi se tornaram um auxílio para superar o ocorrido. Enquanto para ela os e-mail eram mais um passamento, já que alegava ter um casamento perfeito e feliz. Mas o algo mais que ele a proporcionava era essencial, tão essência que tinha medo de estragá-lo com um encontro.

“Leo, por isso você se tornou tão indispensável para mim: você me aceita como eu sou.”

@mor é o primeiro livro, de dois, que contam a história desse relacionamento sustentado apenas pelas trocas de e-mails. O romance de estreia de Daniel Glattauer criou um romance moderno absurdamente encantador.

Um lindo romance, com um tema perfeito para essa nova era em que vivemos. Para todos aqueles que tem um relacionamento de base virtual, é impossível não amar. Ao terminar de ler o livro, é quase impossível não desejar ler ao próximo. A não ser que como Leo e Emmi, você tenha medo de estragar o romance, quando este se tornar real.

site: http://umlivroeu.blogspot.com.br/2014/11/resenha-mor-daniel-glattauer.html

BruBertoche 08/12/2014

Simples e intenso
A primeira vista o livro parece bem bobinho, mas não é! A história mexe com nosso imaginário, faz a gente suspirar, torcer e até chorar pelos personagens principais.

Quando o livro chegou até mim não dei a menor importância, achei que nunca o leria, tamanho meu desdém com a capa e sinopse. Até que uma tarde estava tranquila em casa, meu filho dormindo, uma chuvinha gostosa e resolvi pegar algo para ler. Escolhi esse ao acaso, e comecei a leitura sem muita vontade. Isso tudo mudou em pouco tempo! Não queria largar de jeito nenhum, estava cada vez mais envolvida pela história de Emmi e Leo.

O livro todo é com troca de e-mails. Não há pensamentos, nada além das trocas de mensagens e isso pode parecer maçante, mas não é.

A história começa com um e-mail de Emmi enviado por engano para Leo, pedindo cancelamento de assinatura. Depois Emmi envia outro e-mail desejando boas festas para Leo, novamente por engano. A partir do terceiro e-mail eles começam a conversar, e você percebe que não é nada forçado, sim a curiosidade de se corresponder com alguém que você nunca viu.

Para ler a resenha completa, entre no blog.

site: http://quartinhodabagunca.com/

Loja APL 24/11/2014

Resenha - @mor - Daniel Glattauer

Em uma tentativa de cancelar sua assinatura em uma revista mensal, Emmi, acaba por mandar um
e-mail para o endereço errado, a partir daí começa a estória de Emmi e Leo. Dois personagens com vidas distintas, que acabam por dar continuidade a sua "relação" virtual e o relacionamento entre eles surge de uma maneira bem inusitada, através de e-mails. Essa constante troca de mensagens entre Leo e Emmi, acaba durando mais que o esperado e mesmo sem qualquer tipo de premeditação ambos segue correspondendo-se, inevitavelmente o interesse pelo que o outro escreve,cresce com o passar da correspondência e também graças a curiosidade de não terem um rosto, um corpo, um perfil real de quem está por trás dos e-mails trocados.

Leo é psicólogo, e recém terminou seu relacionamento de longos anos e está trabalhando em uma pesquisa sobre a vida das pessoas através do relacionamento virtual, quais sentimentos podem surgir através de uma barreira eletrônica.

Emmi é a controvérsia de qualquer mocinha de livros românticos, ela é jovem, espirituosa, alegre, com personalidade marcante, doce, casada e feliz em seu casamento. Tem o que os demais em sua volta, classificam como a família perfeita, tem um marido compreensivo, dois filhos, um garoto de onze e uma mocinha de dezesseis, frutos do primeiro casamento de seu marido.

O livro é todo escrito através de trocas de e-mail entre Emmi e Leo, pouco aparecem outros personagens além dos principais na estória, pouco sabe-se da vida de ambos, tudo é muito misterioso e a principio apenas no campo em que é permitido por eles, o virtual. Ambos não querem saber o que se passa na vida real de cada um, não tem interesse em compartilhar coisas pessoais. Resumindo o livro teria tudo para ser cansativo e chato. E acontece justamento o contrário, ele acaba envolvendo o leitor de tal maneira a ansiar pelas próximas páginas e pela continuidade da estória desses personagens, mesmo com o passar da estória e com poucas coisas reveladas pelos personagens, acompanhamos nascer a relação de Emmi e Leo, de uma forma muito bem construída e natural, acontece pouco a pouco, sem pressa ou pressões.

Na constante troca de e-mails podemos acompanhar as confidências, a sedução a descoberta e a criação de laços entre eles, e quando finalmente o leitor pensa, poxa: agora eles vão se comunicar, vão sair se conhecer, ter uma história de amor como todos os casais de livros românticos, acontece justamente o contrário, surge um jogo perigoso de esconde esconde entre Leo e Emmi, o que pode por tudo a perder.

Emmi e Leo são personagens sumamente reais, o que torna o livro naturalmente envolvente, você entra na estória e nem se dá conta de que momento ou de que maneira isso aconteceu. Você torce, e fica angustiado para que eles saiam do mundo virtual e por fim se vejam, se toquem, se sintam, por vários momentos durante a leitura. Você fica com raiva de ambos, em alguns momentos. Nesse livro você não vai achar qualquer personagem previsível, nem mesmo o marido de Emmi ou a ex namorada de Leo que deveriam fazer os papeis de "vilões" de livros românticos, onde seus personagens naturalmente são pré definidos para desenvolver cada papel, entre maus e bons. Aqui cada personagem, inclusive os secundários tem papeis reais e muito bem construídos de tal maneira a temperar e incrementar esta estória.

No mais, acho que qualquer coisa que venha a escrever aqui sobre o livro não fará jus a estória criada por Daniel Glattauer, recomendo que você mesmo leia (caso ainda não tenha lido) e tire sua conclusões, achei a maneira e a forma de expressar os sentimentos desses personagens até o presente momento, muito viva e real, acima de tudo muito original. O livro é todo escrito de maneira epistolar, porém trazida para os tempos modernos, o meio virtual. E mesmo sendo assim, você mergulha de cabela na estória e não sente tanta falta do contato físico dos personagens como pensa que sentirá, você torce, lógico, para que aconteça o mais breve possível o felizes para sempre, e surge uma surpresa que te faz mudar de ideia, ou um imprevisto ou uma desistência e você volta a ficar louca e naturalmente envolvido pela trama. Em fim o livro tem o poder de despertar: angustia, ansiedade, risos, tristeza e outros sentimentos que você não sabe em que momento surgem dentro de você. Leia!!

Trechos Do Livro

Três dias mais tarde
Assunto: Falta algo Caro Leo, quando você fica três dias sem me escrever, duas coisas me ocorrem: 1) Sinto saudades. 2) Falta-me algo. Ambas não são nada agradáveis. Faça algo a respeito!
Emmi

Assunto: Encontro
E aí, Leo, vamos nos encontrar? Tenho todo o tempo do mundo. Bernhard foi passear com as crianças por uma semana. Estou sozinha.

CinEi, Leo, o gato comeu sua língua?
Não, Emmi. Estou pensando sobre o assunto.
Dez minutos depoiIsso não pode significar nada que preste. Eu sei exatamente sobre o que você está pensando. Leo, por favor, vamos nos encontrar! Não vamos perder o que pode ser talvez a última oportunidade razoável pra isso. O que você arrisca com isso? O que você tem a perder?
Dois m1) Você. 2) A mim. 3) A nós.

Emmi, eu preciso saber como é o seu cheiro. Eu tenho a sua voz em meus ouvidos, agora eu preciso de seu cheiro em minhas narinas. Sério, Emmi: venha até aqui. Eu pago o táxi. Não, você não quer que eu faça isso. Tanto faz, alguém vai pagar o táxi. Hochleitnergasse 17, apartamento 15. Venha até aqui! Ou eu devo ir até aí? Eu também vou aí! Só quero sentir seu cheiro. Só beijá-la. Sem sexo.

Quatro minutos depois
Re: Mas Leo, isso é arriscado. Eu não faço ideia se vou gostar do jeito que você beija. Como você beija? Mais pra firme ou suavemente, mais pra seco ou molhado? Como são seus dentes, afiados ou achatados? Quão agressiva e ágil é a sua língua? Ela parece um plástico duro ou uma espuma? Ao beijar, você deixa seus olhos abertos ou fechados? (Ok, isso pouco importa no caso da degustação no escuro.) O que você faz com suas mãos? Você me toca? Onde? Com quanta força? Você fica bem calmo ou respira alto e faz sons com a boca? Então, Leo, me diga: como você beija?
Três Eu beijo do mesmo jeito que escrevo.

site: http://www.oamantedelivros.com.br/2014/11/resenha-mor-daniel-glattauer-suma-de.html

Loja APL 24/11/2014

Resenha - @mor - Daniel Glattauer

Trechos Do Livro

Três dias mais tarde
Emmi

Assunto: Encontro

CinEi, Leo, o gato comeu sua língua?
Não, Emmi. Estou pensando sobre o assunto.
Dois m1) Você. 2) A mim. 3) A nós.

Quatro minutos depois
Três Eu beijo do mesmo jeito que escrevo.

Ale 23/09/2014

É um livro que te prende do início ao fim, que tu vai devorando as páginas por que tu precisa saber se eles vão se encontrar enfim.

É a história de Emma, uma mulher que procura o cancelamento da assinatura de uma revista por e-mail, porém ela acrescenta uma letra a mais no endereço para o qual vai enviar e acaba enviando-o ao Leo. Depois de receber uns quantos e-mails de Emma para cancelar sua revista ele responde avisando que ela os está enviando para o endereço de e-mail errado. Ela agradece seu esclarecimento.

Então quando chega o natal ela manda um e-mail para o Leo lhe desejando um feliz natal e próspero ano novo, e com isso os dois começam a trocar e-mails, porém não falando coisas pessoais. Eles não sabem nem a idade um do outro, nada.

E no vai e vem de e-mails os dois começam a se aproximar, porém Emma é casada e não esconde isso nos e-mails. Mas mesmo assim cada um cria um ideal do outro e começam a se apaixonar e a sentir falta um do outro. E mesmo que eles queiram muito se encontrar, os dois tem medo de destruir esse ideal que criaram e se desiludir, e então estragar tudo o que tiveram até então.
Jones 10/10/2014minha estante
Ficou ótimo, me passa uma vontade muito grande de ler ele.
:D

Rafaela 22/09/2014

@mor
É um livro bom! Porém sem nenhum efeito surpresa! Uma história bem linear, apesar de atual!

Ivi 06/09/2014

@mor
Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 42º livro lido em 2013 e foi @AMOR (Daniel Glattauer). Este livro não estava na minha lista de leituras e eu nem lembrava exatamente a premissa dele. Havia lido algumas resenhas, mas de alguma forma, este livro não me chamou a atenção de uma maneira intensa, porém depois que o meu Tablet ficou doente, eu parti pra esse livro sem grandes expectativas e me arrependo de não te lido antes. O livro é MUITO bom!
O livro vai nos trazer o romance virtual vivido por Emmi e Leo. Emmi mandou um e-mail de cancelamento para uma revista e por errar uma letra, Leo recebe este e-mail. Primeiro ignora, mas como Emmi insiste no "cancelamento" da revista, ele acaba esclarecendo que ela está escrevendo para o endereço errado. Este é o ponto de partida para um envolvimento virtual entre os dois. Emmi é casada, feliz e satisfeita com sua vida. Leo está terminando um relacionamento sem profundidade e assim, eles vão conversando, trocando e-mails diariamente, praticamente viciados em receber as mensagens que um tem para mandar para o outro.
De um jeito maduro, bonito, intenso e sutilmente sedutor, eles se apaixonam, se envolvem, sem nunca se encontrarem pessoalmente. Desenvolvem teorias um sobre o outro e de alguma forma se ajudam e assim, chega o momento decisivo do encontro real, de sair do virtual para a verdade em três dimensões.
Com diálogos muito bem construídos e várias situações corriqueiras a qualquer ser humano normal, consegui ter uma ideia exata de quem é o Leo e de quem é a Emmi e claro, torcer para que este amor seja tão bacana na realidade, quanto é na virtualidade. Com frases muito inteligentes e perspectivas diversas sobre o mundo dos relacionamentos o livro possui uma fluidez deliciosa, ainda que o livro seja totalmente composto pela troca de e-mails, para mim a leitura foi como uma narrativa comum, bem feita e sobretudo, interessante.
Porém eu não acredito que seja um livro que vá agradar a todos os tipos de leitores em função da estranheza de como a história se desenvolve, mas acredito para aqueles que gostem de arriscar um romance diferenciado, será uma leitura muito válida.
O livro é o primeiro de uma série e termina de uma forma intensa que se eu não estivesse com o segundo livro em mãos, eu teria ficado desesperada.
Super recomendo!

Quote escolhido: "Os móveis me fitam com reprovação. Eles farejam traição. Eles me ameaçam: Olhe como fomos caros, que cores que nós temos e que design!"

Erika Oliveira 26/07/2014

Não gostei muito do livro. Não por que é através de e-mails que o casal Emmi e Leo, mas por que não senti emoção nenhuma com a leitura.