Fogo Cruzado James Patterson

Resenhas - Fogo Cruzado

Marcos Pinto 14/08/2014

De tirar o fôlego
Apesar de fã do autor, começo achar que é impossível um admirador brasileiro do trabalho de James Patterson ler suas séries na ordem correta. Os livros são lançados por editoras diferentes e muitos estão esgotados há tempos. Porém, o lado bom é que os livros são independentes e, apesar de ser uma série, pouco se perde em ler as séries fora da ordem.

Em Fogo Cruzado, livro 17 da série Alex Cross, James cria mais uma obra que prende o leitor do começo ao fim. Neste livro, após uma estranha onda de calmaria, Cross é chamado para investigar dois assassinatos de figurões do alto escalão de Washington. Porém, ele terá que dividir a investigação com Max Singel, um detetive que esteve fora por muito tempo e voltou com sede de ação.

Os assassinatos eram realizados por um atirador de elite, altamente preciso, que acertava suas presas mesmo estando a mais de cem metros de distância. Além disso, o atirador parecia conhecer a rotina de cada uma das vítimas.

“Pensei no que Siegel havia dito no telhado do Edifício Moore. Esses caras são matadores de aluguel. Eu não havia excluído essa hipótese na ocasião e estava a ponto de acreditar nela. Só não gostava de pensar que Siegel havia sido mais rápido que eu” (p. 71).

Todas as vítimas assassinadas eram acusadas de fazer parte de um esquema financeiro de corrupção e favores. O Assassino deveria ser amado ou odiado pelo povo? Herói ou assassino? Vingador ou justiceiro? A opinião pública pode acabar jogando contra a polícia.

Se não bastassem os assassinatos e a estranha relação que tem com Singel, Cross começa a ser atormentado por seu maior inimigo: Kyle Craig. Ele havia escapado da cadeia e estava de volta a cidade, pronto para acertar as contas com Alex. Entre os cuidados com os filhos, a escolha dos detalhes do casamento e uma investigação dificílima, Cross terá que enfrentar seus piores medos.

Cross é um velho conhecido dos livros do James, mas, dessa vez, quem rouba a cena é Craig, o vilão. Estrategista e extremamente inteligente, ele não mede esforços para atormentar Alex Cross e ficar mais próximo do investigador que qualquer um imaginaria ser possível. Além disso, se mostra ser persuasivo, sádico, altamente perigoso e astuto: tudo que um vilão perfeito precisa.

“Quando Alex entrou na sala, Kyle se empertigou e olhou direto nos olhos dele. Defunto ambulante, pensou Kyle, e sorriu enquanto estendia a mão” (p. 53).

O livro tem um ritmo rápido e tenso, do início ao fim. Capítulos curtos, cenas fortes e muito mistério continuam fazendo parte da escrita de James, deixando o livro alucinante. A escrita continua simples, objetiva e muito fluída, dando agilidade à obra. As reviravoltas são muitas e o leitor fica preso, virando as páginas incessantemente.

“Os federais não sabiam de nada. A Polícia Metropolitana também não. Tudo o que qualquer um sabia era que Washington estava se tornando um lugar muito quente e apavorante para se viver” (p. 65).

Confesso que a capa não é das mais bonitas, mas existem outras piores, convenhamos. Porém, a diagramação é bem agradável, assim como o tamanho da letra. As folhas amarelas contribuem mais ainda para uma leitura rápida. Não é um livro profundo e que marcará o leitor para sempre, mas é excelente para quem gosta de muito mistério e ação.

Sem dúvida alguma, James mantém o seu nível de excelência nessa obra, justificando os mais de 230 milhões de exemplares vendidos. Para quem gosta do gênero policial e muito suspense, esse livro e os outros do autor são excelentes dicas. Quem não gosta do gênero, leia essa obra. Certamente você passará a amar.

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2016/08/resenha-fogo-cruzado.html
Lucas 19/08/2014minha estante
Estou doido pra ler esse livro. Pela resenha deve ser bom.

Thiago 09/09/2014minha estante
estou lendo um livro do Patterson e devo dizer que esta sendo uma boa experiencia.

Fogui 06/05/2014

Cross Fire
Alex Cross 17
James Patterson
Arqueiro
2012

Como já esperava, mais um maravilhoso livro da série Alex Cross. Amo esse personagem. Não só pela inteligência, senso de justiça e honradez. Mas principalmente por sua vulnerabilidade e suas imperfeições.

Infelizmente, não estou lendo na ordem que foram lançados, principalmente porque os primeiros já estão no mercado há algum tempo e está sendo complicado encontrá-los. E também porque vários volumes ainda não foram editados aqui no Brasil, e por serem antigos tenho encontrado dificuldade de encontrá-los em inglês.

Ainda não desisti, sempre escrevo a Editora querendo saber quando vão lançar os livros que ainda faltam, normalmente sou ignorada completamente, mas não me importo, continuo mandando mensagens e emails.

Acredito que um dia teremos a coleção completa.

Vamos ao que interessa, Fogo Cruzado, foi pra mim revelador, porque me colocou a par de assuntos que eu desconhecia. E também fiquei sabendo um pouquinho sobre a estória Ali, filho caçula de Alex.

Agora é esperar para ler o próximo...

ADORO!!!

RECOMENDADÍSSIMO!!!

Rnk 14/01/2014

Uma boa leitura de ação.
Um livro que em sua totalidade me agradou, apesar de, ter todo aquele clichê de ação americana e um contexto "hollywodiano". O início do livro não me agradou tanto, pensei que seria mais um livro de ação norte-americana descartável, mas que ao longo de suas páginas mostrou-se ser um pouco diferente do que eu havia pensado.

É um leitura fácil e, boa para quem gosta de um "filme" ou "livro" de ação, o suspense é bastante raro e em pouquíssimas partes. Já o final é bem comum.

HARRY BOSCH 29/11/2013

Fogo Cruzado
O Autor com uma inserção de vários elementos e personagens apresenta uma trama bem desenvolvida,que mantém o leitor em expectativas.

G. X. Vitoriano 22/05/2013

A vida de Alex Cross não poderia estar melhor: o Departamento de Homicídios passa por uma rara fase de calmaria, a família vai bem e ele se dedica a planejar seu casamento com a detetive Bree Stone, da Polícia Metropolitana.

Porém, como ele mesmo diz, nunca se sabe quando o mundo vai cair de novo na sua cabeça. Isso acontece quando um atirador de elite resolve fazer justiça com as próprias mãos e começa a matar figurões que apareceram recentemente nas manchetes por estarem envolvidos em escândalos ¬financeiros.

A onda de mortes continua e o FBI designa o agente Max Siegel para o caso. Enquanto ele e Cross disputam quem será o responsável pela investigação, fica claro que o autor dos disparos sabe de detalhes da rotina das vítimas que só alguém que conhece o círculo íntimo delas poderia descobrir.

Em meio às investigações para descobrir quem é o homem que está aterrorizando a cúpula da cidade, Alex recebe um telefonema de Kyle Craig, criminoso conhecido como o Estrategista. Ele está na cidade e pretende acabar com a vida de Cross e das pessoas que ele ama. Para isso, conta com um plano do qual nem o experiente detetive poderá suspeitar.

Fogo Cruzado é o décimo sétimo volume da série Alex Cross escrito por James Patterson. Neste volume temos o retorno de Kyle Craig, o Estrategista, maior inimigo de Alex Cross e um vilao muito melhor que o do primeiro livro. Pesquisei na internet para saber mais do vilão e ele aparece na história Dupla cilada para Cross.

A maneira que Kyle encontra para voltar a atormentar Cross é impressionante e logo nas primeiras páginas conhecemos o que ele precisou fazer para não ser notado por ninguém. Ele quer vingança e fará tudo para consegui-la. Kyle é extremamente inteligente e tem uma personalidade sem igual e em vários momentos ele rouba a cena, deixando o leitor em conflito entre gostar ou não do personagem.

A história é tensa do início ao fim, e nao perde o ritmo. Cross não imagina o quanto o seu maior inimigo está próximo e isso apenas aumenta o suspense do enredo. Confesso que gostaria de ter lido desde o começo da série para conhecer mais sobre a história desses dois personagens. A tensão da história é balanceada com os momentos em que Cross está com a família. Os diálogos com a Nana são ótimos e adoro a forma como ela se impõe na família, mostrando o quanto se importa com todos.

Sou suspeito em falar sobre a narrativa do James Patterson, pois fui conquistada desde o primeiro livro que li. As cenas fortes e cruéis características da série estão presentes na história. Os capítulos são curtos e narrados por diversos personagens, mas isso não deixa a história confusa. Como temos o ponto de vista tanto dos mocinhos como dos bandidos, conseguimos acompanhar melhor toda a narração, assim como o desfecho do livro. Outro ponto que gosto das histórias do Patterson é que elas são sucintas, não temos sobras no enredo e tudo é explicado.

Para quem gosta de livros de ação, intrigas, suspense, investigação, a série Alex Cross é uma ótima indicação. Infelizmente, a série a extensa, mas cada história é individual e você consegue acompanhar tranquilamente, independente de qual volume começar.

Os sinos da igreja já estão tocando. Em meio aos preparativos para seu casamento com a detetive Bree Stone, Alex Cross é chamado pelo Departamento de Homicídios de Washington para resolver o assassinato de dois dos homens mais poderosos – e corruptos – da cidade. Quando o ardiloso homicida, um atirador de elite, age novamente, exterminando outros integrantes da alta-roda, as opiniões ¬ficam divididas: será que ele é um herói ou apenas um justiceiro?

Enquanto se divide entre o franco-atirador, a rivalidade com Siegel e os planos para o casamento, o detetive recebe um telefonema de seu maior inimigo, Kyle Craig. Ele escapou da penitenciária de segurança máxima, para onde foi mandado por Cross, e não vai descansar até conseguir se vingar.

Porém, como ele mesmo diz, nunca se sabe quando o mundo vai cair de novo na sua cabeça. Isso acontece quando um atirador de elite resolve fazer justiça com as próprias mãos e começa a matar figurões que apareceram recentemente nas manchetes por estarem envolvidos em escândalos e financeiros.

Com uma mistura de ação, intrigas e suspense, Fogo cruzado é a aventura mais intensa e emocionante de Alex Cross.

Com 230 milhões de livros vendidos em mais de 100 países, James Patterson é um dos maiores escritores do mundo. Recordista de presença na lista de mais vendidos do The New York Times, é autor das consagradas séries Alex Cross.

Adriana 02/10/2012

Depois de ler Eu, Alex Cross, virei fã de James Patterson escrevendo livros policiais. Embora eu acredite que ele escreve mais divinamente ainda seus romances dramáticos como O Diário de Suzana para Nicolas.

Por isso, solicitei a Arqueiro que me enviasse o volume seguinte da série Alex Cross, intitulado Fogo Cruzado. Que eu amo romances policiais não é nenhuma novidade não é?! Por isso, não se surpreendam que eu tenha adorado este livro, apesar de algumas ressalvas…

O detetive Alex Cross está de volta. Apesar de algumas semanas de tranquilidade, onde ele e sua noiva Bree aproveitam para acertar os preparativos do casamento, Alex sabe que um dos seus maiores inimigos (e que um dia já foi seu parceiro), o procurado nº 1 do FBI, Kyle Craig está a solta e esperando por vingança.

Kyle liga constantemente para Cross com ameaças veladas, mas ninguém sabe seu paradeiro. Contudo, o caso central do livro, além deste, é o de um atirador de elite que vem assassinando as figuras políticas corruptas de Washington. Apoiado pela população, ele assina seus e-mails à imprensa como um Patriota, e tem respaldo da sociedade para continuar a matança.

Cross precisa correr para descobrir o misterioso atirador de elite por trás destes crimes, antes que a cidade vire um pandemônio total.

Em meio a tudo isso, surge novamente Christina, a mãe do filho de Alex, Ali, que parece não ter outras intenções além de abalar as estruturas da família. Sob este aspecto, o lançamento dos livros fora de sequência prejudicou muito a leitura, já que o leitor fica “boiando”, sem saber como tudo aquilo começou.

O livro é repleto de ação, investigação e muito suspense. Um ponto interessante é que o autor mostra de cara quem são os assassinos e quais seus planos, então acompanhamos angustiados torcendo para que Alex descubra tudo logo.

Porém, o ponto negativo do livro para mim, assim como foi em Eu, Alex Cross, foi a mistura de muitos casos e muitos dramas em um mesmo livro. Geralmente neste gênero vemos um crime e acompanhamos a rotina do investigador. Já aqui, Cross sempre tem uns 10 inimigos e mais uns 10 dramas familiares acontecendo ao mesmo tempo.

Temos o atirador de elite que ele precisa investigar. Temos Kyle Craig na cola do detetive, temos um assassino dos números que aparece lá pelas tantas para complicar ainda mais, temos a volta de Christine que abala todo mundo e mais algumas outras coisas que eu não posso contar porque seria spoiler.

É tudo junto, ao mesmo tempo, agora. Isso não chega a ser um graaande problema, mas faz com que o livro caia de ótimo, para muito bom “apenas”.

Recomendo Patterson e sua série Alex Cross para todos que curtem um bom romance policial, com certeza será garantia de diversão por algumas horas!

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=5064

Maria Clara | @mariaclarabruno 10/07/2012

James Patterson tornou-se um dos meus autores favoritos com o primeiro livro da série Alex Cross que eu li, e sinto dizer que estou um tanto quanto desapontada com este livro.

O livro flui da mesma maneira que todos os outros dois que eu tive a oportunidade de ler. É recheado de suspense, mas os criminosos por trás de cada um dos casos do detetive não são um mistério para os leitores. Cada capítulo é narrado por um ponto de vista diferente, e desde o início você já sabe o que vai acontecer e quem está fazendo o quê.

Mas isso não atrapalhou em nada a emoção com qual eu lia todas maravilhosas páginas escritas por James. Eu sou completamente apaixonada por Alex e por seu “parceiro” Sampson, e este é um dos únicos livros que me fez gostar de um vilão.

Uma das únicas coisas que me deixaram desapontadas com este livro da série foi o fato de só agora você receber uma descrição física de Alex e Sampson. E foi finalmente aí que eu consegui entender porque o Alex Cross do filme é o Morgan Freeman! Ele é negro, o que destrói toda a minha visualização de Gerard Butler.

Voltando, a história é bem construída, assim como nosso vilão principal: Kyle Craig (que fez pequenas aparições em outros livros da série).

E o que determinou o desconto de mais uma estrela em minha avaliação foi o final. James foi capaz de escrever um livro muito bom, mas ao chegar à última página ele cometeu o pior erro, em minha opinião.

Suas três últimas frases quebraram o clima. Pareceu, pelo menos para mim, que ele estava querendo terminar o livro rápido para entregar para sua editora que optou por terminar de qualquer jeito e continuar no próximo.

Fora isso, ainda é um bom livro, mas não é o melhor da série.

www.coffeesandbooks.com
Laura 06/08/2012minha estante
Maria Claura, se vc ler os primeiros livros da série vc já saberia que Alex e Sampson são negros, em vários livros ele é descrito!

Maria Clara | @mariaclarabruno 09/09/2012minha estante
Só que a série não é bem uma "série", como o autor mesmo disse: é feita de "companion". Você NÃO precisa ler na ordem. :D

julio monteiro 09/07/2012

Otimo livro
Mais um ótimo livro da série Alex Cross. Ótima história, adrenalina e suspense até o final. James Pettertson mostra realmente que sabe se superar a cada livro que escreve.

Gabi 29/06/2012

O melhor de Ales Cross
Mais uma resenha de livro policial do grande autor James Patterson! E mais um da série Alex Cross!

Em “Fogo Cruzado” podemos ficar mais íntimos de Alex Cross e sua família! Conhecemos mais sobre o passado do detetive e de sua personalidade. E nos é revelado mais alguns acontecimentos envolvendo sua família. Por se tratar de um livro de uma série e de essa série estar sendo lançada fora da ordem de lançamento original alguns fatos e características se perdem e vamos juntando as pontas aos poucos. Mas isso de nenhuma forma atrapalha o entendimento do enredo e da trama do livro em questão. Pelo contrário, em cada livro vamos ficando mais e mais íntimos do detetive Cross!

Esse é o livro do detetive Cross mais surpreendente para mim até o momento. Nessa trama temos um vilão forte e muito bem construído pelo autor! O vilão chega a roubar a cena de Cross nesse livro! Até o fim do livro não sabemos que caminho o vilão escolherá para si. Ele oscila entre o bem e o mal o livro inteiro! Kyle Craig é o VILÃO! Assim, com letras maiúsculas mesmo! Kyle Craig é conhecido como Estrategista e é dono de uma personalidade e inteligência fantásticas. Quero ressaltar que pessoas como esse vilão fariam a diferença no mundo e na sociedade para algo construtivo se canalizassem a inteligência e a força para causas justas e nobres. E Cross terá muito, mas muito trabalho com ele, justamente quando Cross pensava estar em um momento mais tranquilo na vida pessoal e profissional.

Alex Cross continua eficiente e profissional como sempre. Não canso de dizer que a armadura e o coração desse homem são enormes, porque vivenciar o que ele vivencia e manter a humanidade e o respeito não é pra qualquer um não!

Além da trama principal existem algumas tramas paralelas e Cross vai cuidando de cada uma com seu jeito profissional e humano de ser!

As cenas fortes, cruéis e bem detalhadas ao estilo do autor estão presentes neste livro também. Porém achei que a trama foi mais intensa e menos apelativa para cenas cruéis e sanguinárias que nos livros anteriores! Talvez por isso tenha me surpreendido tanto e gostado tanto desse livro em particular!

Uma dose de romance também toma conta desse livro! Cross e Bree finalmente decidem se casar!

Trama policial repleta de ação, suspense, aventura, intrigas e emoção, sim emoção. Claro que isso vai muito dos olhos e análise de cada leitor! Mas eu, Gabriela, me emocionei em várias partes do livro, não só com Cross, mas com o vilão também.

Mais do que recomendado! Até mesmo para quem se mantém relutante em ler as tramas policiais de Patterson até o momento.