Deslembrança Cat Patrick

Resenhas - Deslembrança

Bru | @umoceanodehistorias 23/12/2012

Deslembrança
Cada bilhete é importante para London, cada palavra que ela escreve ou deixa de escrever pode mudar seu dia. A vida de London pode mudar de acordo com cada escolha que ela faz na noite anterior. Sua mente se apaga todos os dias às 04h33min, e isso, tem um motivo, que descobrimos perto do final do livro, mas não vou estragar isso pra vocês. A história de amor entre a London e o Luke me encantou, porque mostra que muitas escolhas podem ser feitas e isso muda tudo.

O livro, em si, é muito legal com uma leitura fácil e eu o indico. No final, há dupla interpretação, pois há um final razoável, mas ainda há chances de uma continuação.

Se você perdesse a memória todos os dias e dependesse de bilhetes o que faria com isso?
Renata CCS 16/01/2013minha estante
Gostei da sua resenha! Livro interessante.

Laura P. 09/12/2012

O livro é legalzinho até a metade, mas um tanto quanto parado. Quando finalmente alguma coisa realmente começa a acontecer, o livro simplesmente acaba, sem dar grandes explicações ou qualquer tipo de aprofundamento.

Uma pena, a história tinha grande potencial, mas o final foi extremamente corrido e forçado.

Renata Linhares 19/11/2012

A história é razoável. Enrola, enrola, enrola.... e quando finalmente tem alguma coisa importante para acontecer, acaba! Mas eu curti.

Camila 17/11/2012

Deslembrança
Fiquei curiosa para ler esse livro assim que li a sinopse. Impossível não pensar que o livro teria alguma coisa a ver com o filme "Como Se Fosse a Primeira Vez", mas as semelhanças se resumem ao fato de que ambas as protagonistas sofreram um acidente e o cérebro delas não consegue mais guardar algumas memórias. Fora isso, o que encontramos nesse livro é uma história totalmente original e fofa!!
London Lane acorda todos os dias e não se lembra de nada do dia anterior e de nenhum antes dele. Tudo o que London já viveu é um mistério para ela e para isso ela precisa recorrer às suas milhares de anotações. Em compensação, apesar de não ter nenhuma recordação do passado, London tem várias memórias do futuro... Como assim?? Pois é... A menina se lembra de coisas que ainda vão acontecer. Isso permite com que ela saiba quem é a mãe dela e também sua melhor amiga, afinal são pessoas que estão no seu futuro...
E então surge Luke e muda tudo!! Luke é lindo e logo os dois se apaixonam... O problema é que London não se lembra dele pela manhã e muito menos tem qualquer lembrança de Luke em seu futuro. O que isso pode significar?
A história é levinha e uma graça... Fiquei encantada com London e em como ela tenta levar uma vida normal apesar de tudo! E Luke é outro fofo!! rs...
Enfim, uma história gostosa de ler e que vale como uma boa diversão!

www.leitoracompulsiva.com.br

Moonlight Books 02/11/2012

Deslembrança, resenha de Cida Oliveira
Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, em http://www.moonlightbooks.net/

Sem passado, o presente é um fugitivo, mas o futuro é certo.

Deslembrança nos apresenta London Lane, uma jovem que todos os dias às 04:33 horas, perde a memória, ela reinicia completamente, o que viveu hoje será uma grande novidade amanhã. Para que consiga manter sua vida o mais próximo do normal, escreve bilhetes, ali anota quem conheceu, com quem conversou e o que conversou. A cada manhã London revisa os bilhetes e dá continuidade a sua vida. Ela é uma menina bem inocente, no sentido de não ter a vivência que garotas da sua idade teriam, uma personagem que me cativou logo de cara.

O livro é narrado em primeira pessoa por London, conseguimos perceber o quanto ela é insegura e ansiosa, quando perde um bilhete, ela mostra uma aflição que toca profundamente o leitor. Conforme eu fui conhecendo a estranha situação que ela vivia, eu ficava tentando saber se era uma doença, um dom ou uma maldição. Seus bilhetes me deixavam triste, imaginem depender deles para continuar uma conversa, lembrar dos amigos, para viver, mesmo ela não reclamando, não afirmo que ela era feliz, mas sim conformada.
No começo a naturalidade com que sua mãe tratava este problema parece muito absurda, mas conforme o tempo vai passando, percebemos que ela tem seus motivos para agir assim. Este comportamento da mãe até que é um fator positivo, pois não temos em London uma menina super protegida e alienada.

London tem sonhos onde o futuro se apresenta em vislumbres, ela sabia o que estava por vir sempre e muitas vezes tentava mudar o futuro para ajudar as pessoas. Seu coração é enorme, inclusive para considerar Jamie, uma colega de escola, sua melhor amiga. Esta menina é super egoísta, eu tive vontade de sacudir London, para que ela não fosse tão boa com a outra.

Claro que temos romance no livro, um dos mais fofos que conheço, Luke Henry é o namorado de nossa protagonista, um menino maravilhoso, juntos eles nos brindam com um relacionamento super meigo. Esta parte do livro me lembrou o filme Como se fosse a primeira vez, pois da mesma forma que acontece no filme, o rapaz precisa conquistar sua amada todos os dias. Eu que sou apaixonada por este filme, fiquei encantada.

Ao lado do namorado, London tenta entender o que suas visões significam e também tenta redescobrir seu passado, mesmo com todas as dificuldades que ela possui, nada a desanima, e logo muitos segredos virão a tona.

Misturando romance e também mistério, Deslembrança consegue nos passar uma bonita mensagem de fé e esperança, faz acreditar que podemos sim tirar o melhor de nós e ver o melhor nos outros, apesar de tudo, London mostra que existe muita bondade no mundo, e que mesmo com uma vida cheia de dificuldades, podemos realizar nossos sonhos.

A capa do livro é a descrição perfeita da protagonista, ela é bem novinha e ruiva, a narrativa é leve, são 250 páginas de entretenimento garantido. Foi um livro bem gostoso de ler, é muito bom sentir carinho pelos personagens, London foi como uma irmã caçula.

Eu recomendo com certeza.

"Não tenho passado. Minhas únicas lembranças estão no futuro"

Erica Carla 08/10/2012

Gracinha
Leitura fácil, leve, bonitinha. Romance Gracinha. Apaixonada por London e Luke!

Segundo a autora uma música que sempre a fará lembra de London e Luke: Kings of Leon - Use Somebody.

Júlia da Mata 06/10/2012

Você conseguiria levar uma vida normal sem ter nenhuma lembrança da tua vida? Você conseguiria levar uma vida normal só com bilhetes sobre o seu dia? Você conseguiria levar uma vida normal só com lembranças do que ainda vai acontecer? Essa é a idéia matriz do livro Deslembrança, da autora Cat Patrick.

Deslembrança, por Cat Patrick
Editora Intrínseca
256 páginas
Minha Nota: 2

London Lane é uma adolescente quase normal. Vai para a escola todo dia, tem uma melhor amiga meio exagerada e não vive sem celular. Além, é claro, de não ter lembranças alguma do passado. Seu cérebro rebobina sempre as 4:33 e as únicas coisas que ela sabe sobre o dia anterior é o que ela anota numa folha de papel antes de dormir. Todas as lembranças que ela tem vem do futuro, e ela se lembra da cena até que ela aconteça e aí, ela a esquecerá para sempre.

Mas um dia ela conhece um garoto novo na escola, Luke Henry, que não fora citado em seus bilhetes, em uma simulação de incêndio. Ela vestindo uma blusa emprestada e realmente constrangedora e um shortinho que se esconde debaixo da camiseta. Ele empresta-lhe a jaqueta que vestia e ela acaba levando-a para casa. Só que London omite de seus bilhetes o dono da camiseta, e continua a não ter lembranças desse garoto.

Além disso, ela começa a ter sonhos, lembranças de um enterro, mas ela não sabe quem era o morto. E a cada dia, o mistério desse enterro a perturba mais e mais.

"Eu me lembro do que ainda vai acontecer.

Lembro o futuro, mas esqueço o que já passou.

Todas as minhas lembranças, boas, ruins ou tanto faz um dia vão se concretizar.

Então, goste ou não – e eu não gosto –, vou continuar me lembrando de estar em pé num gramado recém-aparado, rodeada por pedras e pessoas vestidas de preto, até que isso se torne realidade. Vou me lembrar desse funeral... até que alguém morra."

Eu gostei muito da London. Ela não é uma daquelas personagens “mimimi” que só sabem reclamar, e age muito bem com sua situação, principalmente porque ela tem esse problema na memória desde os 7 anos de idade. Eu também curti muito o Luke, sendo ele o meu personagem preferido. Mas eu não entendi o porque de ele não aparecer nas “lembranças” da London. A Cat realmente não explicou esse ponto da historia.

Eu, sinceramente, gostei desse livro. É um daqueles livros ótimos para se ler num dia de tédio, só para distrair, com um romancinho simples e uma historia até que com uma ótima idéia. Ver o futuro não é uma idéia inovadora, mas esquecer o passado e apenas lembrar do futuro é algo inédito. Cat Patrick tinha tudo para fazer um livro maravilhoso, dois personagens ótimos, com personalidades próprias, um mistério envolvendo o passado e o porque do dom de London, mas ela simplesmente não soube usar as cartas que tinha em mãos. Foi como se ela tivesse a idéia inicial, mas não sabia como chegar num bom final. E realmente não ficou tão bom quanto parecia que seria.

Mas apesar de tudo, eu acho que a explicação desse problema da London foi bem feito. Não direi aqui qual é, porque é um spoiler muito grande, mas quem leu, eu acho que concorda comigo.

Apesar de tudo, a Intrínseca como sempre fez um trabalho incrível com o livro. A capa não deixou a desejar e a tradução também foi muito boa. Eu acho que esse livro pode entrar para aqueles que a gente compra pela capa – mas eu já tinha lido a sinopse, então não vou dizer que eu o comprei só pela capa.

Se você quiser ler o livro, leia, não é ruim de todo – mesmo com a nota péssima que eu dei. E eu sei que há quem gostou do livro, também há resenhas muito positivas por aí. Leia-o e me diga o que achou.

Evy 24/09/2012

Interessante.
Romance adolescente tem que ter uma história muito boa pra me cativar. E quando eu percebi que Deslembrança era adolescente eu já comecei a ler com muita desconfiança. Mas, Cat Patrick me envolveu. O livro tem história, é bem escrito e os personagens são cativantes.

London Lane, é uma jovem que todas as noites no mesmo horário perde toda a sua memória recente. Portanto ela não tem lembranças do seu passado, mas tem do seu futuro. No meio do dia, ou através de sonhos, London vê flashes de situações e cenas que ainda estão por vir. É confuso no início, mas depois de algumas páginas já fica fácil entender como o cérebro de London funciona. A interessante idéia narrativa da autora que começa quase todos os capítulos com as anotações de London do dia anterior, nos ajuda bastante com isso.

Além da idéia, que achei realmente original, há uma história triste e bem real que as lembranças futuras de London vão ajudar a desvendar. Não dá, é claro, pra dizer que é um livro com um super fundo moral, que te faz refletir e tudo mais. Mas perto da maioria dos livros que temos visto pipocar nas livrarias hoje em dia, sem nenhuma história, este tem o que contar. Como leitura de entretenimento vale a pena conhecer!

Bitinha 08/09/2012

Deslembrança é um livro que eu estava desejando antes mesmo de ser lançado. Além de morrer de amores por essa capa, o nome me pareceu interessante e a sinopse intrigante.

"É engraçado como uma possibilidade pode levantar o astral de uma pessoa; É engraçado como a realidade pode jogá-lo para baixo."

Assim como a sinopse nos diz, a personagem principal, London, é uma garota que sofre um tipo de amnésia-que-não-é-bem-uma-amnésia. Vocês conhecem o sistema operacional Linux? Se conhece, sabe bem que ao reiniciá-lo, tudo que foi feito e gravado anteriormente será perdido. London é meio que um Linux, que perde todas as informações absorvidas, durante o dia, às 4h33 da manhã. Ela consegue se lembrar até uma parte de sua vida, após isso, não consegue se lembrar de nada que não seja o futuro - London consegue se "lembrar" (lê-se: prever) o futuro. Sua rotina baseia-se em seus bilhetes escritos antes de dormir, o que são, além de sua mãe e sua melhor amiga, seu único auxílio para tentar ter uma vida normal.

Li tantas críticas sobre esse livro, sobre a sua superficialidade, que foi mal contado, mal explicado e bla. Bom, o livro carrega um desenvolvimento legal, a narração é leve e tem desenvoltura. Digo que no começo, senti, realmente, uma superficialidade na narração e na personagem (algo meio: como ela consegue lidar tão naturalmente com esse esquecimento? Tipo, dã) mas logo entendi: London esquece tudo, seu dia-a-dia se desenvolve basicamente a partir dos bilhetes que ela escreve para si mesma todas as noites; E se ela não escreve algo, ela esquece. Então, não é como se pudéssemos exigir uma narração estupenda da personagem, porque ela... não se lembra. Ao meu ver, a narração é impecável para os limites da personagem. Vocês conseguem entender?

Mais legal ainda é como Cat Patrick soube expor o dia-a-dia da personagem e seus pensamentos, as falhas que London traz de vez em quando, como esquecer de escrever alguma coisa em seus bilhetes e isso acabar em uma gafe no dia posterior... London não é chata e nem lhe dá motivos para odiá-la. O contrário de Jamie, sua melhor amiga; Teve horas que eu queria dar um tapa na cara da guria, juro, que personagem mais insuportável! E, claro, Luke... Fofíssimo. Lindo. Tudo de bom. Cat, hello-uuu, onde eu clico para poder comprar um Luke para mim? (Peraí que que eu preciso de um parágrafo só para falar do romance dos dois).

(Ok, pronto, um parágrafo só para o romance). Gente, que coisa mais fofa é esse romance? Digo porque acreditei nos dois. É tão.. conveniente, confortável, lindo e fofo de se ler London apaixonar-se por Luke ao fim do dia, todos os dias. A maioria dos leitores dizem que esse é um livro que lembra o filme "Como se fosse a primeira vez", mas eu total discordo! Não me canso de pensar o quão querido é ler o desenrolar do romance dos dois.

Também há o lance de dizerem o quão mal explicado é o mistério da memória de London. Em defesa da história, eu acredito que foi explicado sim, a autora só não se aprofundou em explicações porque, simplesmente, não era o "x" da questão, no caso, da história - e também não é algo que eu possa comentar aqui, já que seria um mega spoiler. E quanto ao desfecho, não nego que achei estranho, muito estranho, acabar tão de repente. É como se o epílogo estivesse todo escrito mas fosse cortado no meio, finalizando-se em uma frase de efeito. Não tenho tantas defesas para essas pontas que não foram bem amarradas, mas talvez seja a autora querendo que nós voltássemos e lêssemos as entrelinhas desse último capítulo... quem sabe.

Como vocês podem ver, as pessoas dizem muito sobre esse livro, não é mesmo?! Mas, tudo depende do ponto de vista que é usado para ler 'Deslembrança'. É uma leitura leve, que pode ser feita rapidamente em uma tarde, quando você só quer realizar uma leitura gostosa. Avalio em 4 (de 5) porque há prós e contras - repito, depende do ponto de vista, rs; Não há reviravoltas ou mistérios mirabolantes na história, mas há algo que cativa e te faz gostar do livro.

Liz 01/09/2012

Na surpresa de uma lembrança
Confesso que tenho um certo preconceito com livros com capa com fotos de gente. Não sei porque, mas tenho. Então quando fiquei sabendo sobre a história de Deslembrança, fui correndo ver que livro era esse afinal. Toda a ideia de só lembrar do futuro e nunca do passado fazia minha cabeça ficar tão curiosa quanto confusa. Mas daí me deparei com a capa. Gente. Fiquei na dúvida, enrolei, enrolei, li uns três livros até que ( felizmente ! ) minha curiosidade venceu.

No começo não fiquei muito animada. Não sei se foi meu ensino médio chato e o fato de ter acabado de me livrar dele, mas voltar ao high school foi bem chatinho. Todo aquele negoço de garotinhas populares não me convenciam mais. Apesar de na faculdade não ser tão diferente assim XD. Pulado isso, continuei o livro mesmo assim. E ainda bem.

Do nada o livro começa a te prender. As dinâmicas do colégio ficam de lado e London e seu '' talento'' ganham o plano principal. Do nada você se apaixona por Luke. Do nada você começa a pensar nas visões de London enquanto toma café. Do nada você se surpreende sendo surpreendida por aquele livro que era tão menininha no início.

Cat Patrick trabalha bem o dom de London, sem deixar bordas mal feitas ou contradições. O que é impressionante porque toda a coisa é bem confusa. Me peguei várias vezes me perguntando coisas como '' Como ela faz as provas do colégio? '' ou '' Como ela sabe aonde é a escola? '' . Mas depois de um tempo, sempre a resposta vinha na minha cabeça. Só acho que o final poderia ter sido mais incrementado. Talvez uma diminuída no colégio feliz e uma alargada no final seria bem legal. Queria muito ver a ultima visão de London no livro se tornando verdade. Mas enfim, o livro é ótimo, recomendo a todos que gostam de um mistério e um romance fofo :D

Gabriela 26/08/2012

Deslembrança - Cat Patrick
“Passado. Presente. Futuro. O que é mais importante?”

London Lane, uma garota aparentemente normal, se não fosse pelo detalhe que ela todas as noites, as 04h33 sua mente apaga o dia anterior. Lembrou de um certo filme “Como se fosse a primeira vez” ? Esqueça. A historia é bem diferente principalmente pelo detalhe de London não lembra o passado, mas sim do futuro. No começo estranhamos como a garota lida com seu problema, mas depois de algumas paginas já entendemos e estamos apaixonadas pela historia dessa querida desmemoriada. Por bilhetes que a garota escreve para ela mesma e com a ajuda de sua mãe e sua melhor amiga Jamie(uma personagem legal, apesar de algumas atitudes) a garota tenta levar sua vida sem querer bancar a vitima, o que considero mais um ponto forte na historia.

Mas quando seus lampejos de futuro começam a mostrar previsões não muito boas, London começa a procurar no passado as respostas do futuro. A vida de London, como descobrimos no decorrer do livro, é um monte de segredos “facilitados” pela falta de memória da garota. E mesmo com a reviravolta na previsão não achei que o livro perdeu o ritmo, na verdade me empolguei mais ainda em continuar a historia, que tomando um rumo totalmente diferente que me fez gostar mais ainda da historia. As revelações que descobrimos junto com London conseguem nos envolver na historia de uma maneira diria até, sufocante. Torcemos pelo melhor para a protagonista e aqueles que estão em sua vida e torcemos também para que tudo saia bem no final e as previsões ruim não se realizem.

A historia te prende logo nas primeiras paginas, seja por conta das previsões sombrias a respeito do funeral, seja pelo mais que lindo romance de London e Luke. Realmente o romance da protagonista é muito lindo, destaque para o primeiro encontro deles. Luke é o namorado mais querido que uma garota poderia desejar e é mais um dos pontos fortes da historia. Devo dizer que pensei que o livro poderia acabar me decepcionando com o final que London e Luke poderia ter (pensei até que podia acontecer de eles descobrirem serem irmãos e estragar a historia deles). Por isso mesmo gostei do final, um pouco corrido devo dizer, mas acabou como eu gostaria que acabasse a historia, então foi mais uma ponto forte para mim.

“Deslembrança” é um livro gostoso de ler, mas já alerto que quando você começar não vai querer parar. A mescla de romance super fofo e alguns mistérios tem um equilíbrio perfeito. O fato do livro ser narrado por London nos deixa mais próximos com o que a garota sente, mais um ponto forte. Dizem que não se deve julgar um livro pela capa, porém ela faz total jus, é linda e tão atrativa quanto a sinopse. É o livro que vale a pena para uma tarde livre (é bom ler em uma tarde de uma vez só) porém é o tipo de livro que quando acaba torcemos por mais (vou sentir falta desse casal muito lindo).

Vamos começar a campanha por uma continuação e talvez um filme (não me batam aqueles que não gostam de adaptações). Afinal esse é um livro que não vamos esquecer( desculpem o trocadilho).