Ponto Cego

Ponto Cego Felipe Colbert

Resenhas - Ponto Cego

Books Friends & News 05/06/2012

Instigante, Eletrizante e Revelador

O livro Ponto Cego nos traz um romance policial, cheio de mistérios, grandes revelações, apesar do meu estilo de leitura no momento não seja tramas policiais ele realmente me conquistou.

A trama envolve Daniel Sachs um jornalista que após receber uma encomenda, contendo símbolos que indicam a cidade de Veneza, além de descobrir que sua ex-mulher, Nilla, uma fotógrafa internacional conceituada, está em Veneza, fazendo a cobertura de um show de ilusionismo a mando do seu chefe e amigo Marvin, unindo-se a isso descobre que Nilla está desaparecida em Veneza.

Paralelamente as descobertas de Daniel, em Veneza sobe o clima de carnaval veneziano, o detetive Pacino investiga um desparecimento misterioso de uma jovem, no inicio achavam que fosse apenas um encontro frutífero de carnaval, mas quando o proprietário do bar onde essa moça trabalhava comunica que ela recebeu um caixa antes do desparecimento, e nessa caixa continua um bilhete suspeito, Pacino tem certeza que existe algo bastante sério atrás do desparecimento.

Pacino vai atrás de informações e descobre uma nova onda de crimes em Veneza, um comércio obscuro de filmes snuff (explico daqui a pouco melhor sobre o termo snuff), que pode estar ligado diretamente ao desaparecimento das jovens.

Enquanto isso Daniel chega a Veneza para descobrir o que realmente aconteceu com a ex-mulher, recebe ajuda da dona do hotel onde Nilla estava hospedada, e a partir dai começa uma investigação que ao mesmo tempo a vida de Nilla está correndo perigo, mas também a vida do próprio Daniel, apesar dos casos das jovens desaparecidas e Nilla terem uma relação, porém os motivos e consequências são bem diferentes.

O livro de Felipe Colbert é um verdadeiro romance policial, já que a narrativa é rápida e eletrizante, o autor não fica explicando o explicável, ele começa de uma maneira simples e objetiva expor a trama aos olhos do leitor, que colabora bastante são os capítulos curtos, e a interligação do caso de Daniel com os desparecimentos do detetive Pacino.

As informações descritas de uma maneira instigante pelo autor, leva o leitor não querer largar o livro até o final, já que o autor (acho que propositalmente) deixou o verdadeiro culpado ou culpados para as últimas páginas do livro, e para ficar com trama mais interessante, quando pensamentos que tudo estava solucionado tem mais motivos escusos para o final.

Podem me chamar de desinformada, mas até ler Ponto Cego, não tinha conhecimento do termo “snuff”, ou melhor, o que seriam filmes snuff, realmente depois que descobri entendi porque talvez nunca descobrisse pessoalmente, somente através de um livro...

Filmes snuff para quem não sabe, são filmes que mostram torturas, de qualquer tipo, apesar que nem de ficção veria um filme desse gênero, para piorar a situação, tem pessoas que fazem esses filmes com situações reais e comercializam para pessoas “doentes” gastarem uma fortuna para pagar e assistir, essas mentes doentias que retratam no livro.

Apesar de o assunto ser digamos bastante “indigesto” o autor conduziu de uma maneira que mostrou o terrível processo, mas não tão descritivo, apenas instigou o leitor a imaginar o que ocorreria numa situação dessas, mas também não sei o que é pior se o descritivo ou a indução a imaginação.

Como citei anteriormente os verdadeiros culpados, nos conhecemos durante todo o livro como Próspero (o que prepara os vídeos) e Entregador (o que entrega os DVD’s com as filmagens), além de outros que só descobrimos no final, e posso dizer que o autor nos induz a desconfiar de outras pessoas, e como já comentei os motivos do caso de Nilla e das outras vitimas são parcialmente os mesmo, porém os motivos são completamente diferentes.

Outros aspectos que por um lado são irrelevantes na trama, são as partes emocionais dos personagens, como do detetive Pacino que estava literalmente com a corda no pescoço, caso ele não revolvesse o caso poderia ser afastado da policia, já que tem problemas com alcoolismo.

Também os motivos da separação de Daniel Sachs e Nilla, o acidente que aconteceu no início do livro que acarretou uma perda para ambos. Apesar de algumas coisas pessoais ligarem diretamente a trama, mas não explicarei detalhadamente já que para descobrirem terão que ler o livro.

Conclusão: Eu acho difícil fazer resenha de livro com trama policial, principalmente Ponto Cego, que é um livro tão eletrizante com bastantes informações, porém expostas de uma maneira direta, e ao mesmo essas informações é o que rege todo mistério e o suspense do livro, que fico com receio de acabar detalhando demais e estragar a emoção da leitura.

Mas o livro é indicadíssimo para quem gosta e uma instigante trama policial, com emoção do inicio ao fim, e já dou um conselho, comecem a ler o livro em um dia que não tenham nada para fazer, final de semana talvez... Porque vocês não irão conseguir largar até chegar o final.

Para ler a resenha completa com citações ilustrativas acessem -->> http://www.guardiadameianoite.com.br/2012/06/resenha-ponto-cego-felipe-colbert.html
Mari 25/09/2012minha estante
Gostei da sua resenha, fiquei interessada no livro!
Sobre os filmes Snuff, talvez vc já tenha visto meio sem perceber direito caso tenha assistido ao filme 8MM (8 milímetros) com o Nicolas Cage.

Danielle 30/01/2013minha estante
Outro filme que fala sobre Snuff é Temos Vagas 1 e 2...
Amei o livro acabei de ler ontem...