Nós matamos o Cão Tinhoso!

Nós matamos o Cão Tinhoso! Luís Bernardo Honwana

Resenhas - Nós matamos o cão-tinhoso

Julia 23/05/2024

Eu particularmente não gosto de livro muito metafórico, então não amei esse livro. Li, pois é leitura obrigatória da fuvest, mas se não fosse provavelmente teria abandonado. Além de não gostar de muitas metáforas achei que o livro enrola muito e repete muitas coisas, sei que é proposital, mas isso acabou me frustrando com os contos. Meus favoritos foram ?Nós matamos o cão tinhoso? e ?as mãos dos pretos?.

São contos fortes e que denunciam uma realidade de pobreza e dificuldades vividas durante o período colonial. É muito bem retratado a hierarquia social que existia ali e a relação violenta entre os brancos portugueses e os africanos.

É um livro bom, só não faz muito o estilo de livro que eu gosto. Eu não releria novamente, porém indicaria, é uma leitura importante que faz muito sentido ser obrigatória da fuvest.

Luizaâ¡â 23/05/2024

O homem sendo o lobo do homem
8/9 pro vestibular (tá acabando)
O livro tenta mostrar, através de uma linguagem literária, o sentimento da população oprimida durante a colonização portuguesa em Moçambique. Isso faz com que o livro tenha uma atmosfera extremamente pesada, ainda mais quando se percebe que nada ali é ficção, mas sim a realidade retratada de outra forma. No começo a leitura é meio difícil, já que o autor mistura o português com as línguas faladas naquela região, mas depois a leitura flui. Gostei, mas não leria de novo, é muito pesado.

Beatriz.Milz 19/05/2024

Livro de contos importante na literatura de Moçambique, está na lista da FUVEST
O autor é de Moçambique, e o livro foi escrito em 1964, quando o país ainda era uma colônia de Portugal (apenas em 1975 Moçambique se tornou independente). Esse ponto é importante para entender o contexto em que foi escrito, pois os contos refletem esse contexto.

É um livro de contos, e muitos são contados pelo ponto de vista de crianças ou idosos. As opressões vividas pela população colonizada aparecem nos contos, as vezes sem ser o foco, mas sempre presente.

"Nós matamos o cão tinhoso!" é o nome do primeiro conto.

A Editora Kapulana fez um trabalho muito bom, e tem explicações das palavras que não são comuns para nós como notas de rodapé.

Helena.tbo 17/05/2024

Um livro muito forte!
É muito triste como em TODOS os contos o oprimido sofre demasiadamente e no final tudo volta ao normal. Alguns até tentam se revoltar, mas recebem punições e tudo volta a estar como estava.

Laura2415 17/05/2024

Nós matamos o cão tinhoso
Gostei bastante do livro apesar dele ser um livro para vestibular, no fundo eu achava que seria chato mas não. Eu só li 4 contos mas esses quatro me encantaram desde do começo ao fim, tem uma escrita não muito difícil de entender e ótimas representações culturais

Gabriela 11/05/2024

Que dó
Tadin do cachorro gente.
Li esse livro por causa da bendita da fuvest.
Nao tenho muito a declarar, apenas que: provavelmente vou precisar ler de novo ate a prova pq vou esquecer tudo (ja esqueci boa parte) ?

Mânica 06/05/2024

Fuvest 02/09 - Tenso.
Alguns contos são bem pesados explicitamente, principalmente o primeiro, e outros são pesados implicitamente. O mais importante desse livro de verdade é o contexto histórico e o simbolismo por trás de cada história, deixa tudo bem mais compreensível.
Topzeira, ainda vou pesquisar mais afundo mas me conquistou

maysa 06/05/2024

1/6 fuvest
Confesso que só li por ser obra obrigatória da fuvest mas a história é muito interessante e me prendeu de um jeito, o modo que o autor escreve na visão das crianças como elas veem a colonização, a escravidão de forma inocente, sem entender de fato a realidade delas, é forte

skdv 29/04/2024

Surpreendente
Eu tenho muitas opiniões sobre este livro, muitos sentimentos que precisam serem digeridos. É uma leitura intensa, mostrando uma realidade difícil, e o mais surpreendente, é extremamente recente.

Contos que abordam racismo, abuso, estrutura social e muito mais. É mostrado o período de colonização de Moçambique, com pontos de vistas diferentes, e os que mais me afetaram, foram as histórias narradas por crianças, por que elas realmente viveram aquilo, e é preocupante.

Apesar de ter sido uma leitura "obrigatória", eu me sinto completamente grato por ter lido, eu acho que eu e muitas pessoas, precisava ou precisam dessa leitura, é intenso e forte, mas extremamente necessária, porquê apesar de tudo, as pessoas retiradas não deixam de ter esperança, e isso, é inspirador.

rayssadioli 26/04/2024

Neste livro, temos acesso a vários contos que, apesar de diferentes, convergem quanto à crítica. Tais contos, de modo geral, abordam a realidade da vida das pessoas moçambicanas durante o período de colonização portuguesa. Para isso, o livro utiliza metáforas e outros recursos que deixam o que o autor deseja transmitir ao leitor nas entrelinhas.

Os contos têm suas particularidades, de forma que cada um denuncia de uma forma a vida que os moçambicanos eram obrigados a levar. Alguns contos são narrados por crianças, e a visão da criança sobre o que estava ocorrendo me marcou profundamente.

Além da denúncia à colonização, há também contos que abordam sobre o racismo, com destaque para ?As mãos dos pretos?.

Apesar da difícil realidade que nos é narrada, há um certo tom de esperança em relação ao fim dessa colonização, culminando para, no fim, o narrador do último conto, que na verdade não é o último devido ao conto extra, não aceitar mais tal exploração e se mobilizar.

É uma leitura curta e de fácil entendimento que recomendo a todos lerem, principalmente os brasileiros, já que a literatura africana influencia diretamente a nossa.

Janete75 24/04/2024

Submissão
Contos que contam sobre a violência, o racismo, as injustiças vividas pela população moçambicana no século passado. Mas, também tem contos singelos, amorosos.

cris.serpa 22/04/2024

2/9 FUVEST
Amo as histórias contadas pelo ponto de vista de crianças, muito doido ver como pessoinhas tão inocentes tentam entender e navegar por uma realidade tão brutal de colonialismo, ditadura, racismo
linguagem super de boa, lerdei um pouco pra ler só porque procrastinei mesmo

Clara 22/04/2024

Sempre que eu assisto ou leio algo triste relacionado a cachorro eu sou muito afetada
E esse livro não foi diferente
Fiquei com um aperto no coração durante toda a leitura