Duna

Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

Daniarj 08/05/2024

A força do deserto
Umas das histórias mais incríveis que já li!

Para qualquer apaixonado por ficção científica, esse livro é obrigatório. Nele, não existe o típico embate entre bem e mal, mas sim uma batalha entre pessoas ruins e outras nem tão melhores, enquanto inocentes são usados como peões.

Durante a leitura, é impossível não notar como os temas políticos e religiosos continuam tão relevantes nos dias de hoje, fora a questão da inteligência artificial e os impactos na vida humana. Acho que o Frank Herbert sabia de alguma coisa que a gente não sabe kkkkk

É impossível não comparar com os filmes. Apesar do primeiro filme ser fiel ao livro, lento igual, talvez chato kkk achei interessante como no livro Paul é mais audacioso desde o início, já Lady Jessica e a Chani têm personalidades menos fortes do que as retratadas na tela, o que não gostei tanto, prefiro as dos filmes.

Aliás e esses nomes hein?! Seu filho pode ser o Messias e você dá o nome de Paul pra ele?kkkkk

Sobre o filme dois, foi bastante adaptado, o buraco no livro é bem mais embaixo kkk

Resumindo, essa é definitivamente uma obra-prima da ficção científica que vale a pena ser lida e relida.

Disposable.things 08/05/2024

Uma leitura muito fluida, o livro se desenrola em pouco tempo, para quem gosta de ficção científica é um prato cheio

Bianca 08/05/2024

Tudo que prometeram e um pouco mais
Achei o livro INCRÍVEL, simplesmente impecável.

A coisa que mais me surpreendeu foi o universo que o Frank Herbert criou, com novos planetas, autoridades, religiões e até mesmo línguas. Esse homem é fenomenal.

Apesar de ser um livro enorme ( pra mim) e não representar uma grande parte da história da lenda que será paul, a leitura é bem tranquila, claro que no começo todos aqueles nomes diferentes não é fácil, mas depois disso a leitura se torna prazerosa e muito eletrizante de acompanhar.

Posso dizer, talvez, que senti falta de saber mais da intenção de alguns personagens, mas creio que saber desses fatos não mudaria nada na história, seria apenas para matar a curiosidade.

O filme: quando estava perto do final do livro decidi assistir o primeiro filme, e meus amigos que adaptação, uma coisa aqui e ali que foi mudada mas se entende por conta do orçamento, mas mesmo assim se mantém a essência do que é Arrakis. Ainda não assisti ao segundo filme mas creio que se mantém a qualidade do primeiro.

Yago FS 08/05/2024

Uau ?
Que livro incrível, é que universo o de duna. Ao mesmo tempo que você fica sem palavras pra descrever, você fica pensando nas inúmeras coisas que tem pra falar.
Duas coisas que mais gostei foram, o desenvolvimento de Paul como, a maneira com ele vai se desenvolvendo e meio que até mudando do início ao fim, e você ali acompanhando, nem percebe que aos pouco ele vai mudando e crescendo. Só fica mais claro no final, onde se vê a confiança dele e mostra tudo que aprendeu com seus mestres e outras pessoas como sua própria mãe.
A outra coisa que me chamou a atenção foi o universo em si, do livro, sinto que so vi uma parcela minúscula do universo. Tem tantas outras coisas que são citadas e podem ser muito mais abordadas, com a guiada, outras casas maiores, outros planetas, etc. Na minha concepção só com oque nos foi introduzido aqui da pra fazer vários e vários livros fácil.
Enfim ansioso pra ler o próximo, esse é um dos melhores do gênero que ja li ou o melhor kskskk

Carolina 07/05/2024

Foi sim por causa do segundo filme, bateu a vontade e nossa? é muito bom, que universo incrível, muita descrição de detalhe típico de livro de fantasia

Eduardoow 06/05/2024

Duna, que desafio de leitura
Depois de 25 dias, finalmente finalizei esse aqui. Me sentindo guerreiro ??kskksksks. Bem, é um livro bem interessante, muito complexo, muito bem explorado também. Confesso que no início foi bem difícil e tive que forçar algumas vezes a leitura para me sentir conectado, entender o universo do livro e como tudo funcionava, mas aos poucos tudo foi melhorando bastante e ficando muito melhor.

Gostei dos personagens, gostei do universo da trama e de como explora diversos tópicos que no início me deixaram meio intrigado de como tudo iria se encaixar, mas no final, se encaixam e muito bem. Poderia ter sido facilmente 5? se eu tivesse tido mais tempo para ler e focar mais no livro, mas é o tipo de livro que eu não conseguia ler todos os dias e às vezes lia pouquíssimas páginas, mas é isso, ainda assim é ótimo.

(Não sei quando pretendo continuar a saga, mas acredito que não seja tão breve assim, porém não tenho certeza, nunca se sabe ksks).

Caio Timbó 06/05/2024

Uma fantasia futurista. Uma obra diferente do esperado com senhores feudais, armas lasers, escudos corporais invisíveis, vermes gigantes, magia e ciência, religiões interligadas, etc..
Mas principalmente a força dos personagens e o terrível planeta de Arrakis que leva todos ao limite. O filme com certeza me incentivou à leitura da obra, mas a qualidade do primeiro volume vai me fazer ler os demais livros desse universo.

Thalezito 06/05/2024

Lisan Al-Gaib
Duna é um marco da ficção científica e introduziu muitos elementos marcantes para esse gênero literário.
A história de Paul Atreides segue a mesma fórmula da jornada do herói, entretanto Frank Herbert consegue mostrar o perigo que existe com figuras extremamente carismáticas e como elas se ligam a religião.
A presença do tema da ecologia no livro é muito interessante também, a forma na qual os fremen alteram a flora de Arrakis através de suas ações, subornando a Guilda Espacial e plantando novas vegetações.
A intriga política é fascinante também, a disputa entre os Harkonnem e os Atreides me lembrou a de uma série de livros de fantasia, Game Of Thrones, com a disputa entre os brutais Lannister e os honrados Stark.
O tema do messianismo religioso, das profecias, das Bene Gesserit é construído de forma muito inteligente no livro, fazendo uma crítica à ideia do herói escolhido ou profetizado.
É uma ficção científica muito singular também porque ela não possui robôs e nem inteligências artificiais, dois temas que são amplamente discutidas em outras obras de ficção científica.
Um verdadeiro marco.

Leandro Zanata 06/05/2024

Uma obra digna de estar entre as melhores ficções já produzidas.
O autor enlaça política, religião e ciência com uma habilidade ímpar.
O início é difícil, mas persista, pois a narrativa flora em pouco tempo.

Anna Leticia 05/05/2024

Muito envolvente
É muito animador ver de onde várias histórias da cultura pop beberam. A história de Paul e Arrakis é o que inspirou diversas histórias de ficção muito populares até hoje.
Por ser uma história de construção de universo eventualmente alguns termos podem te deixar confuso porém, nem por isso deixa de ser extremamente cativante.
A cada passar de páginas queremos saber o que vai acontecer com Duna!

DidiVioletta 05/05/2024

Que incrível! Passei literalmente anos lendo. Li a primeira parte pra assistir o primeiro filme e só agora conclui. Amei a leitura. Mais um calhamaço finalizado?? E um calhamaço épico diga-se de passagem.

Matheus Mf 05/05/2024

!!! Livraço!!!
O começo foi meio morno. Muitos termos, o autor ainda está estruturando a história. Depois da "marca de arrebentação" que é quando vc engata na leitura aí sim vc não quer parar mais. Livros com tantas camadas, aborda tanto assuntos. Talvez um dos primeiros que começou aquilo de ninguém é bom ou mal, mas sim cinzas. Assistir aos filmes e o livro é mil vezes melhor, não que o filmes também não sejam bom. Recomendo começarem pelo livro.

Pablo 05/05/2024

O melhor livro da minha vida
Lento, mas tempo não é uma preocupação quando a gente fala sobre a saga de Frank Herbert, e ele faz questão de demonstrar isso, não importa o quanto o agora vai demorar, junto com o protagonista Paul Atreides a gente vive anseando por um futuro que não se sabe ao certo como vai acontecer, mas em diversos momentos temos vislumbres de como tudo pode terminar. É um livro que pode ser comparado com o vinho, apesar de velho, não perdeu em nada a qualidade, tendo pautas extremamente atuais, e importantes, como consequências de um regime facista e como a religião é um perigoso artifício de manipulação das massas.